this is an h1

this is an h2

Mon Jun 05 16:05:51 BRT 2023
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Quer abrir um negócio de delivery? Saiba o que ter em atenção

Para montar um delivery de sucesso, não basta começar a entregar comida em domicílio: é preciso planejar e organizar as operações.

· Atualizado em 05/06/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O delivery é uma realidade há muitos anos, no Brasil. Mas, com a chegada da pandemia e as regras de distanciamento impostas, ele se tornou a escolha de muitos donos de restaurante para adaptar-se à situação e não perder dinheiro, assim como de muitos consumidores.

Em função desse crescimento, a concorrência do setor é elevadíssima, e você precisa se destacar em todos os aspectos para conseguir vender bem. Se antigamente as pessoas imaginavam que, para possuir um restaurante ou lanchonete de sucesso bastava produzir uma comida boa, atualmente, só isso não é suficiente, tornando-se necessário desenvolver outras áreas do seu estabelecimento. 

Mas, atenção: o delivery é tradicional no segmento de alimentação, mas pode ser implementado em qualquer setor de mercado, necessitando para tal as devidas adaptações e o conhecimento do público que se pretende atender.

A seguir, algumas dicas para implantação do delivery no seu estabelecimento:

  • Planeje seu investimento

O delivery é um canal com alto potencial de aumentar a sua clientela e o seu faturamento por um valor de entrada relativamente baixo. De qualquer modo, como tudo no mundo dos empreendimentos, é preciso avaliar se o investimento vale a pena para a sua realidade.

O ideal é que o serviço comece pequeno. Em vez de fazer entregas por toda a cidade, inicie as operações com testes na sua região. Se for um restaurante, uma boa dica é ofertar no delivery apenas os pratos de montagem simples, de modo que não seja necessário gastar muito em embalagens específicas nessa fase. Se os testes derem certo, aí sim você pode — e deve! — trabalhar no crescimento do serviço.

  • Compre embalagens inteligentes

Um dos maiores contratempos enfrentados pelos restaurantes que oferecem delivery está relacionado à qualidade da comida que chega na casa do cliente. Problemas como massas com molho vazando da embalagem, pizzas com recheios misturados e bebidas quentes não passam despercebidos pelo consumidor. Para evitar casos como esses, é preciso investir em embalagens apropriadas para o armazenamento e transporte dos produtos que você entrega. Busque empresas especializadas no assunto para criar compartimentos a fim de preservar ao máximo as características dos seus pratos, mantendo a temperatura ideal e evitando vazamentos.

  • Divulgue o serviço

Não adianta oferecer delivery se ninguém ficar sabendo do serviço. As redes sociais são excelentes ferramentas para divulgar as suas novidades. Por meio de anúncios, você pode fazer a segmentação de público, atingindo as pessoas que vivem ou trabalham nos bairros que você vai atender.

  • Crie um cadastro de clientes

O atendimento personalizado ao cliente é um ponto que garante uma enorme vantagem competitiva a qualquer negócio. O consumidor se sente valorizado quando o atendente de um estabelecimento o chama pelo nome, conhece seus gostos e indica novas opções de produtos com base nas suas preferências pessoais.

Por isso, mantenha um cadastro de clientes — especialmente os fiéis — e encoraje os colaboradores a trabalhar como consultores em vez de meramente “empurrar” qualquer produto para o consumidor.

  • Tenha um sistema de delivery 

Sem dúvidas, criar um delivery de sucesso é uma tarefa desafiadora. Superar as possíveis dificuldades fica muito mais simples se você conta com um sistema de gestão. Com uma ferramenta do tipo, você consegue administrar os custos e os lucros que essa frente traz ao restaurante. Assim, entende se o serviço de fato traz o retorno esperado ou se é apenas uma fonte de gastos.

  • Esteja presente nos aplicativos

Com o crescente uso da tecnologia por parte dos usuários, é cada vez mais importante que os estabelecimentos estejam presente nos aplicativos especializados em delivery. Com poucos toques, seu cliente não apenas faz o pedido, como também paga por ele. Se você deseja conquistar e manter essa fatia de mercado ligada nas atualizações tecnológicas, é essencial trabalhar com os aplicativos.

  • Mantenha o cardápio atualizado

Se o seu negócio é na área da alimentação, mantenha o menu sempre atualizado para não correr o risco de o cliente encomendar algo que não está mais disponível.

  • Avalie os resultados

Depois de algum tempo de serviço de delivery, não deixe de avaliar os seus resultados. É preciso considerar alguns fatores, como:

  • O real interesse dos consumidores: verifique se a proposta do seu estabelecimento realmente combina com o perfil dos clientes, ou seja, se eles preferem ir até a loja ou receber os produtos em casa;
  • O nível de procura: os pedidos de delivery tendem a ser maiores nos finais de semana. Caso a movimentação nessa frente não seja vantajosa nos demais dias, pode ser interessante restringir o serviço às sextas, sábados e domingos;
  • O retorno financeiro: se, durante o período de teste, o delivery nem ao menos se pagou, então, ele provavelmente não vale a pena.

Saiba mais

Se quiser praticar antes de criar o seu negócio, jogue com o Sebrae, o Pizza Delivery, um jogo focado no atendimento a uma demanda, explorando de maneira lúdica e divertida os conceitos de: planejamento e estratégia comercial.

Além disso, pode fazer os cursos:

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae, no seu estado.

Fonte: Portal Sebrae PE

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?