this is an h1

this is an h2

Fri Dec 02 00:30:33 BRT 2022
Empreendedorismo | NEGÓCIO
Recife, exemplo de requalificação dos espaços que favorecem o turismo

Repensar espaços urbanos para aumentar o potencial turístico e fortalecer empreendedorismo e negócios locais gera emprego e renda; veja o exemplo de Recife.

· Atualizado em 02/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um dos maiores desafios das cidades é saber a melhor forma de usar espaços urbanos que estão abandonados ou degradados. Esta reorganização chega como um conjunto de ações que busca recuperar os centros urbanos sem perder o foco em questões econômicas, ambientais e socioculturais, promovendo, assim, a melhoria da qualidade de vida da população. A requalificação surgiu de forma pioneira em Barcelona, na Espanha, e disseminou-se por países da Europa, pelos Estados Unidos e pelo Brasil. Em terras brasileiras, o Projeto Porto Novo, em Recife, capital de Pernambuco, é uma referência. 

Este modelo de modernização torna-se uma estratégia para criar novas funções para os espaços, como turismo, negócios, comércio, residências e cultura. No caso de Recife, esta ressignificação foi importante para valorizar e incentivar as iniciativas empreendedoras de artesãos, e funciona tanto para o comércio deles quanto como atrativo para os turistas. O artesanato brasileiro, devido à sua grande diversidade, é desejado em todo o mundo e torna-se uma importante fonte de renda para seus produtores. Além disso, valorizar a cultura local, expressa nas artes, na arquitetura e na história, faz com que os visitantes se sintam familiarizados com o destino escolhido. Vamos conhecer algumas das alternativas em Recife?

Espaços recifenses requalificados

O Centro de Artesanato de Pernambuco - Roberto Lessa reúne em um local com amplos corredores e vista para o mar uma vasta gama de diversidade de artesanatos que atraem turistas e recifenses a preços acessíveis. A loja tem mais de 25 mil peças para venda, produzidas por 1,8 mil artesãos, feitas com matérias-primas que vão de madeira, cerâmica e vidro até metal. O espaço ainda tem ambientes decorados para que o consumidor possa pensar na utilização das peças em seus ambientes residenciais. O Centro de Artesanato é uma iniciativa conjunta do governo de Pernambuco com o Pape Programa do Artesanato de Pernambuco. 

Já o Museu Cais do Sertão é um  museu interativo sobre o Sertão e sobre Luiz Gonzaga na capital pernambucana. Está instalado no Armazém 10 do Porto de Recife, local de convivência e diversão que permite a geração de novas ideias e experiências. O Cais do Sertão traz para beira-mar a rica e generosa cultura do sertão nordestino, utilizando recursos expositivos e tecnológicos para proporcionar aos visitantes uma imersão no universo sertanejo. 

O museu conta com atrações  que vão de espaços de visitação até cabines de karaokê. Um segundo módulo, inaugurado em 2018, chamado Espaço Umbuzeiro, tem 1.120 m² e pé direito de seis metros e, no segundo andar, fica o Auditório do Povo, com capacidade para 272 pessoas. O museu também conta com um espaço destinado ao desenvolvimento de oficinas e atividades educativas, além de exposições, chamado Sala de Produção. Enfim, um amplo equipamento cheio de atrativos culturais para recifenses e turistas.

Terminal Marítimo do Recife

Situado na Praça do Marco Zero, em um antigo armazém no porto da cidade, o Terminal Marítimo de Passageiros é o ponto de chegada dos turistas que vêm em cruzeiros marítimos, além de manter a tradição portuária de Recife. Tem lanchonete, sanitários e recebe os turistas com feirinha de artesanatos. Atuam no local os Caboclos de Lança do Maracatu Rural, já recebendo os visitantes com a cultura regional.

Outros armazéns também foram requalificados e oferecem lanchonetes, bares, restaurantes e sorveterias a empresas de tecnologia e serviços de turismo.

A requalificação do Porto de Recife também trouxe de volta ao local os moradores da cidade, tornando o espaço propício para oportunidades de negócios para o turismo recifense.

Um exemplo de fomento empreendedor

A experiência da capital pernambucana em requalificar os espaços urbanos serve como exemplo para outras localidades que necessitam incentivar o desenvolvimento econômico, gerando oportunidades para empreendedores criarem emprego e renda.

Criar possibilidades de crescimento a partir da inovação é uma das bandeiras defendidas pelo Sebrae. A entidade também oferece cursos on-line que te ajudam a elaborar metas claras, plano de ação e a refletir sobre suas atividades empreendedoras, assim como desenvolver estratégias para aumentar as suas vendas.

Além disso, os consultores do Sebrae estão sempre a postos para te auxiliar no seu desenvolvimento profissional. Conte conosco na sua jornada de crescimento.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?