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Sat May 20 14:22:39 BRT 2023
Inovação | REDE SOCIAL
Saiba como empreender no Facebook

Descubra como aproveitar a rede social para divulgar o seu negócio e crescer ainda mais.

· Atualizado em 20/05/2023
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O Brasil está entre os países onde há mais usuários de internet. São mais de 165 milhões de usuários (Digital 2022 – Brazil). A cada quatro minutos gastos pelos brasileiros no universo on-line, um é nas redes sociais.

Nesse cenário, é essencial que o empresário pense em uma estratégia de relacionamento com o cliente por meio da internet.

O Facebook é uma das redes sociais mais acessadas do mundo e permite que empresas e organizações criem, por exemplo, páginas de fãs, ou fanpages, que são um meio barato e eficiente de aproximar o cliente do seu negócio.

Criado em 2005 por um grupo de estudantes em Harvard, o Facebook tinha como foco principal manter uma rede de contatos entre universitários. O negócio cresceu e tomou outras proporções. Além de ter o objetivo de socializar, também adquiriu caráter profissional.

Pesquisa

Estudo realizado pela Hi-Mídia em parceria com a M. Sense mostrou como as redes sociais estão envolvidas no relacionamento do cliente com a marca.

Segundo os dados, 65% dos usuários publicam o que acharam de algum produto ou serviço nas redes sociais. No Facebook, um pouco mais que a metade dos usuários curte fanpages de produtos.

Grande parte dos brasileiros está no Facebook, são mais de 116 milhões de usuários (Digital 2022 – Brazil), e estas pessoas costumam comentar e seguir novidades de produtos e serviços.

Confira, a seguir, vantagens e dicas de como administrar sua fanpage e alcançar bons resultados para o seu negócio.

Vantagens 

Segundo o Resultados Digitais, o Facebook é a quarta rede social mais acessada pelos brasileiros e a primeira mais acessada no mundo. A primeira, atualmente no Brasil, é o WhatsApp, que também faz parte da Meta, proprietária do Facebook.

Atualmente, existem 2,96 bilhões de perfis ativos no Facebook. Isso o torna um eficiente canal de comunicação entre as pessoas.

Algumas funções sociais do Facebook:

  • Compartilhar conteúdo em texto, foto ou vídeo;
  • Receber notícias e informações da sua rede (as pessoas que você adiciona e páginas que você curte).

Lembretes  de aniversários, eventos e solicitações de amizades.

A plataforma ainda dispõe de diversos aplicativos, bate-papo, criação de páginas com conteúdos diversos, jogos, grupos de pessoas com interesses em comum, entre outras possibilidades.

Ter uma página ativa é uma ótima estratégia de propaganda. Além disso, é possível divulgar sua página pagando por anúncios de baixo custo na rede, uma das formas mais baratas de investimento em publicidade, atualmente.

O Facebook Ads, plataforma de anúncios do Facebook, permite a criação de divulgação de anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram e no Whatsapp.

A página da sua empresa no Facebook pode ser um cartão de visitas. É mais fácil ver sua empresa pela página do que cair em seu site “por engano”.

Se os conteúdos forem interessantes, usarem uma identidade visual atrativa e forem sempre atualizados, as pessoas terão boas impressões do seu negócio, antes mesmo de conhecer o seu negócio pessoalmente.

Sua empresa no Facebook

Para criar uma página na rede social, você precisa ter um perfil próprio. Para isso, entre na página inicial do Facebook e cadastre sua conta comercial. Após completar todas as informações necessárias, um e-mail de confirmação irá chegar em seu correio eletrônico.

Siga as instruções e entre na sua conta nova. Se você já tem um perfil, veja as opções para criação de uma página empresarial. Depois, selecione a categoria do seu empreendimento e as subcategorias que vão direcionar os usuários para a sua página.

Atenção: essa parte não pode ser modificada depois. Veja se está tudo correto e, somente depois de ter certeza, passe adiante.

Logo após, escolha a foto que será utilizada. Essa foto pode ser adicionada ou alterada depois nas configurações da página. Em seguida, haverá um espaço destinado a uma breve explicação sobre a sua empresa.

Mais adiante, você terá de escolher o endereço para sua fanpage. Mas cuidado, pois esse endereço não poderá ser modificado posteriormente, assim como o nome da página.

O próximo passo é convidar pessoas para curtirem sua página. Você terá boxes com instruções em cada passo, leia-os com atenção e aperte “próximo” quando terminar. Essa parte é muito importante, pois, para começar a divulgação, além dos relatórios de sua página, ela precisa ter pelo menos 30 curtidas.

Você poderá ver o que acontece na sua página com base nas notificações e no painel de controle. Este último gera relatórios sobre a visualização da sua página e o alcance de suas postagens. Há, ainda, a opção mensagens, onde seus seguidores podem falar com você e esclarecer dúvidas.

Dicas para sua fanpage

Veja como manter uma fanpage de sucesso e ampliar suas vendas:

  • Use outras redes sociais para conquistar fãs: ajude sua fanpage a crescer, divulgando-a em outras redes. O Twitter e o Instagram, por exemplo, são redes sociais muito utilizadas e que podem atingir outro perfil de pessoas e multiplicar as chances de conquistar fãs para a sua página empresarial;
  • Acrescente o endereço da fanpage no seu site oficial: use o seu site oficial para levar as pessoas à sua fanpage. Acrescente um link para a página em um lugar visível no seu portal;
  • Conheça melhor os detalhes de aplicativos do Facebook para promoções: o Facebook possui uma infinidade de aplicativos que você pode utilizar em promoções criativas para conquistar fãs. Enquetes, jogos, sorteios de brindes, concursos, testes criativos etc. Lançadas no momento certo, como datas comemorativas, podem resultar em mais fãs curtindo a sua página. Caso precise de ajuda e possua orçamento, procure um profissional especializado. Veja mais na seção Ajuda do Facebook, em “Aplicativos em Páginas”.
  • Anúncios pagos no Facebook: você pode criar anúncios do Facebook ou histórias patrocinadas a partir da sua publicação. Todas as vezes em que se criar uma nova postagem, há entre as opções “Impulsionar Publicação“. Caso aceite, você passará por uma série de etapas, que explicam como funciona, quanto custa e quantas pessoas você poderá atingir. Ao impulsionar uma publicação, seu anúncio atinge mais pessoas, inclusive pessoas que não acompanham sua página. Você pode selecionar filtros para que esse investimento seja melhor direcionado atingindo um público com maior potencial para comprar seu produto, você pode escolher a faixa de idade, região, interesse, entre outros detalhes possíveis.

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Saiba mais: Qual é o valor de uma ideia?

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