this is an h1

this is an h2

Tue May 16 00:56:59 BRT 2023
Inovação | INICIATIVA SUSTENTÁVEL
Série ODS/ONU: Quais os impactos da IBT na ODS 15 sobre vida na terra?

O conhecimento gerado pela IBT tem papel fundamental na preservação da vida na terra e na conservação da biodiversidade, contribuindo para o ODS 15 da ONU.

· Atualizado em 16/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o número 15 discorre sobre a vida na terra e como proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. Todo o conhecimento abarcado pela indústria de base tecnológica (IBT) contribui diretamente para que os países alcancem este objetivo, incluindo o Brasil.

Entre as metas previstas pelo ODS 15 da lista de 17 objetivos sustentáveis da ONU está, até 2020, assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores, em especial florestas, zonas úmidas, montanhas e terras áridas.

Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar o florestamento e o reflorestamento global e, até 2030, combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradado e assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha.

O ODS 15 prevê, ainda, reduzir a degradação de habitat naturais, deter a perda de biodiversidade e proteger e evitar a extinção de espécies ameaçadas, além de garantir uma repartição justa e equitativa dos benefícios derivados do uso dos recursos genéticos.

Tomar medidas urgentes para acabar com a caça ilegal e o tráfico de espécies da flora e fauna protegidas e abordar a demanda e a oferta de produtos ilegais da vida selvagem, além de evitar a introdução e reduzir o impacto de espécies exóticas invasoras em ecossistemas terrestres e aquáticos e controlar ou erradicar as espécies prioritárias completam a lista.

Integrar os valores dos ecossistemas e da biodiversidade ao planejamento nacional e local nos processos de desenvolvimento, nas estratégias de redução da pobreza e nos sistemas de contas deve ser implantado pelos países signatários até 2020, assim como mobilizar e aumentar os recursos financeiros para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas.

Mobilizar recursos significativos de todas as fontes e em todos os níveis para financiar o manejo florestal sustentável e proporcionar incentivos adequados aos países em desenvolvimento para promover o manejo florestal sustentável, inclusive para a conservação e o reflorestamento e reforçar o apoio global para os esforços de combate à caça ilegal e ao tráfico de espécies protegidas, inclusive por meio do aumento da capacidade das comunidades locais para buscar oportunidades de subsistência sustentável, finalizam a lista de metas do ODS 15.

A indústria de base tecnológica pode desempenhar um papel importante na preservação da vida na terra e na conservação da biodiversidade. Estas são algumas ações que a IBT pode tomar para colocar em prática as metas do objetivo sustentável 15 da Agenda 2023 da ONU:

  • Desenvolvimento de tecnologias de monitoramento e detecção, que permitem a coleta de dados precisos sobre as condições dos ecossistemas terrestres e das florestas. Essas informações são fundamentais para avaliar o estado atual dos ecossistemas terrestres e desenvolver estratégias de conservação mais efetivas.
  • Podem ajudar a combater a desertificação e a degradação da terra com o desenvolvimento de tecnologias de manejo do solo e de reflorestamento. Soluções como a agricultura de precisão e a utilização de drones para monitoramento de áreas florestais são essenciais para a conservação dos ecossistemas terrestres.
  • A IBT também pode contribuir para a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento de tecnologias de manejo e conservação de espécies ameaçadas, bem como de soluções para o combate ao tráfico de animais e plantas. A utilização de tecnologias de mapeamento e de monitoramento de habitats naturais também pode ajudar na conservação da biodiversidade.
  • Além disso, a indústria pode contribuir para a promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, com o desenvolvimento de tecnologias de energia limpa e renovável, como a energia solar e eólica, e de soluções para o manejo sustentável de recursos naturais.

Saiba mais:

Saiba como o Sebrae contribui com a Agenda 2030

Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?