this is an h1

this is an h2

Mon Apr 17 12:28:35 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Série: Os dilemas de Seu Freitas - Parte 1

Ao se aposentar, Seu Freitas montou uma mercearia com dois sobrinhos, mas precisou aprender a se organizar, mesmo sendo uma empresa pequena

· Atualizado em 17/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Seu Freitas, contador com 40 anos de experiência, decidiu se aposentar. Ele sempre foi um funcionário exemplar. Durante sua vida profissional, trabalhou em apenas quatro empresas, cresceu em todas elas até se tornar chefe, e os donos sempre podiam contar com ele para tudo.

Seu único problema é que, ao invés de se sentir cansado e com vontade de parar de trabalhar, ele percebia que ainda tinha energia para dar e vender. E agora, o que fazer?

Seu Freitas nunca tinha pensado em empreender. No entanto, depois de assistir a alguns vídeos do Sebrae, ler e conhecer mais sobre empreendedorismo, ficou entusiasmado com a possibilidade.

Ele aprendeu algo sobre empreendedorismo chamado “busca de oportunidades”. Era um comportamento em que o empreendedor buscava em seu ambiente oportunidades de negócio inexploradas. E, por serem inexploradas, boa parte delas precisavam ser construídas.

Ele reparou que em seu bairro havia apenas um supermercado e que seus vizinhos (e ele também) reclamavam por ter que gastar muito tempo ao se deslocar para ir ao mercado, e muitas vezes para comprar pouca coisa.

  • Ora, pensou seu Freitas, e se eu abrisse uma mercearia bem aqui?

E, assim, ele fez. Montou o “Mercadinho do Seu Freitas”. Para não gastar muito, fez uma reforma na sua casa, que era de esquina, e montou a mercearia. Aproveitou e chamou para ajudá-lo seus dois sobrinhos: André, de 22, e Tarcísio, de 18 anos.

Para sua surpresa o mercadinho começou muito bem. As notícias sobre o negócio do seu Freitas corriam de vento em popa.

A empresa era pequena, todo mundo fazia de tudo e o atendimento tinha aquela cara de vizinho simpático. À medida que o mercadinho do seu Freitas crescia, mais gente vinha, comprava, e mais os três corriam para manter tudo em ordem.

O empreendimento cresceu tanto que seu Freitas e os dois sobrinhos ficaram sobrecarregados e não estavam mais conseguindo dar conta do recado. Desavenças e pequenas brigas começaram a atrapalhar o negócio. Como contador, seu Freitas sempre gostou de tudo muito certinho e ficou preocupado ao perceber que as coisas estavam fugindo de seu controle. 

Ele então resolveu procurar o Sebrae, onde um especialista lhe perguntou como é que ele organizava as funções de cada um. Seu Freitas disse que não tinha essa preocupação, pois todo mundo fazia um pouco de tudo.

O especialista então lhe explicou que ele precisava se preocupar com a gestão de pessoas e apresentou-lhe alguns modelos de descrição de cargos. Primeiro, ele ficou assustado com o nome chique, mas, depois percebeu que isso nada mais era do que a divisão do trabalho.Fazendo uma boa descrição, seu Freitas era capaz de dividir as tarefas e fazer com que cada um assumisse responsabilidades específicas com setores ou atividades da empresa.

Isso facilita a organização do trabalho e o controle já que, quando alguma coisa estiver fora do eixo, basta ver quem é a pessoa responsável por aquela área ou atividades e ver o que está acontecendo. Tudo bem cada um fazer de tudo um pouco, mas cada um precisa ser responsável por sua área.

Voltado à lida, seu Freitas designou André para cuidar do atendimento e das compras, e colocou Tarcísio para cuidar do estoque. Finalmente, chamou para si a tarefa de gerenciar e administrar o empreendimento. Para não ficar só no gogó, seu Freitas pegou seu caderno, listou o nome de cada um em uma folha e escreveu quais as atividades que cada um deveria fazer. No final do dia, entregou para eles e explicou como cada um assumiria as devidas responsabilidades dali em diante, inclusive ele próprio.

Com essa divisão do trabalho, cada um passou a fazer apenas aquilo que era de sua alçada, podendo ser cobrado por tarefas específicas, bem como aprimorar as atividades e apresentar melhores resultados.

Pronto, a confusão estava encerrada e o mercadinho do seu Freitas podia continuar indo em frente!

Saiba mais:

Quais são os perfis dos cargos da sua empresa?

Como fazer o recrutamento e seleção de pessoas?

Confira os critérios para recrutar novos funcionários para a sua empresa

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?