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Thu Mar 16 00:04:04 BRT 2023
Empreendedorismo | DIFERENCIAÇÃO
Superapps integram serviços e são tendência para negócios on-line

Saiba por que plataformas são chamadas de super apps e começam a revolucionar a forma como o usuário consome informações e produtos na internet.

· Atualizado em 16/03/2023
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A evolução do telefone celular para o smartphone permitiu que o usuário tivesse na palma da mão vários aplicativos para mandar mensagens, pagar contas, pedir refeições e chamar um táxi, entre outras tantas funções. Para facilitar ainda mais a vida on-line e a forma de fazer negócios, a nova tendência é que todas essas funcionalidades estejam integradas em apenas uma plataforma, chamada de superapps, ou super aplicativos. 

Essa mudança pode ser percebida, por exemplo, com a inclusão recente da função pagamento no WhatsApp. Assim, o usuário não precisa abrir uma nova interface para fazer uma transação e depois voltar ao aplicativo de mensagens para enviar um comprovante ao destinatário.  

PIONEIRO DOS SUPERAPPS 

A plataforma chinesa WeChat foi o primeiro aplicativo a concentrar várias funções em um ecossistema integrado. Criado originalmente como plataforma de mensagens de texto e voz, passou a permitir pagamentos, compras on-line e uso de cupons de desconto, entre outras coisas.  

A vantagem para o usuário é reduzir o tempo gasto e a instalação de grande número de aplicativos. Ainda, é possível desabilitar funções que não são interessantes às necessidades de cada um. Já os superapps destacam-se porque passam a ser acessados muito mais vezes do que outras plataformas, tornando-se parte da vida da população em geral. 

NEGÓCIOS INTEGRADOS 

Os super aplicativos integram serviços desenvolvidos pelo próprio fabricante ou por terceiros, o que aumenta a possibilidade de personalização da experiência e a praticidade para o usuário. No caso do WeChat, por exemplo, a plataforma permite o acesso a redes sociais, compra e entrega de alimentos, marketplaces, transporte de pessoas ou cargas e carteiras digitais. 

Dessa forma, é importante ao empreendedor ficar atento a formas de consumo de usuários e às possibilidades de adesão aos superapps, que é semelhante ao que ocorre nos já conhecidos marketplaces. Para plataformas que são abertas, o que significa que aceitam adesão de aplicativos de terceiros, é possível ainda criar um módulo próprio de integração à plataforma.  

DESAFIOS 

Existem algumas preocupações no uso de superapps, principalmente relacionadas à privacidade dos usuários. Os módulos com diferentes funções fazem com que a plataforma tenha acesso a uma ampla quantidade de dados pessoais e de hábitos de consumo, o que serve como vantagem para as empresas e levanta a polêmica sobre a segurança do usuário.  

Existe o desafio de quebrar essa barreira na cabeça da população em geral, mas várias marcas brasileiras já começaram a trajetória de integração de várias funcionalidades em um único aplicativo. Entre as que se destacam estão Magalu, Mercado Livre, iFood, Nubank e Banco Inter. 

Os marketplaces passaram a oferecer sistemas únicos de pagamento, programas de benefícios, cartões de crédito, chips de celular, entre outras funções. Já os apps de delivery de alimentos passaram a atender também farmácias, supermercados, petshops e programas de assinatura. Os aplicativos de bancos também estão conectados a marketplaces e oferecem cupons, descontos e cursos sobre finanças. 

Empreendedor que conhece as tendências em tecnologia chega primeiro ao futuro! 

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