this is an h1

this is an h2

Wed Dec 28 09:10:30 BRT 2022
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Tendências: como surgem e por que são essenciais para o seu negócio?

Veja como o estudo do mercado e do comportamento do consumidor são importantes para a criação de coleções.

· Atualizado em 28/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você ouve e lê a todo momento sobre a importância das tendências, mas já parou para pensar o que é uma tendência e como elas surgem? E mais: já se perguntou como elas podem direcionar o seu negócio?

É importante saber que reconhecer tendências é bem diferente de ficar tentando adivinhar o futuro. Identificar uma tendência e usá-la a favor do seu negócio envolve uma cuidadosa análise de mercado, com base em dados históricos e estatísticos. A partir disso, é possível pensar em estratégias de atuação para se posicionar no mercado. Em poucas palavras, podemos falar em comportamento do mercado, que inclui o comportamento do consumidor: seus desejos, necessidades, percepções de mundo, aceitações e rejeições.

E é nesse momento que precisamos falar de drivers. Você sabe o que é um driver? No estudo de tendências, driver é um acontecimento que ocorre na sociedade (social, ambiental, legal, político, cultural) e que pode desencadear uma macrotendência (comportamento que sofre a influência de fatores globais, como a questão da sustentabilidade). Assim, driver é um movimento que gera desejo de mudança e de novos comportamentos no consumidor e no mercado.

Como o estudo de tendências envolve comportamento, estatística e posicionamento no mercado, você deve estar pensando: quem pode ajudar o meu negócio a compreender o cenário no qual ele está inserido? Profissionais de diversas áreas trabalham na análise de tendências: antropólogos, sociólogos, psicólogos e coolhunters (profissionais que analisam tendências globais).

Evidentemente, as tendências guiam as empresas na hora de produzir, inovar e divulgar seu produto ou serviço. Desse modo, é fundamental estar atento e ter acesso a esse tipo de informação, já que as tendências representam uma forma de se comunicar com o seu público e, no mundo da moda, são o fator-chave para o sucesso de uma marca. 

As ruas e a mídia, normalmente, são indicadores de tendências. Por isso, é importante analisar os vários aspectos que dizem respeito às tendências, pois são esses comportamentos e posicionamentos que se traduzem no desenvolvimento de peças e de coleções - o que quer dizer que essa análise deve ser feita com uma certa antecedência.

E onde buscar essas informações? Fique de olho em semanas internacionais de moda, feiras, exposições e desfiles de grandes marcas para traduzir as tendências e criar versões que atendam às necessidades do seu público-alvo. Aqui, é fundamental o papel do profissional denominado coolhunter, especializado justamente em interpretar tendências e guiá-las de acordo com as especificidades e as possibilidades do negócio.

 No infográfico, veja como a análise de tendências pode auxiliar o seu negócio e aproveite também para se inscrever no curso Criatividade, que o Sebrae preparou para você. Se precisar de mais informações, ligue no 0800 570 0800.

Infográfico


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?