Antes de se comprometer com despesas adicionais, certifique-se da real necessidade de buscar crédito para sua empresa.
Quando empresários precisam de aporte financeiro, recorrer a empréstimos ou financiamentos costuma estar entre as primeiras alternativas. Isso pode ser útil para melhorar as condições da empresa em momentos de crise ou contribuir para seu crescimento, caso o objetivo seja a expansão.
Mas, em muitos casos, a questão pode ser resolvida internamente, sem necessidade de acrescentar novos valores às despesas atuais. Por isso, é preciso fazer essa escolha de maneira racional e somente após intensa análise.
Para todo negócio, é importante que diversos controles sejam implementados. Entre eles, os diários de caixa e de vendas, além dos mensais de despesas e estoque.
Com isso, será possível identificar falhas, como a inadequação dos preços – de venda e de compra – e o alto custo de despesas operacionais. São muitos os aspectos de gestão envolvidos, e as chances de você encontrar outro caminho, com menor custo, é muito grande.
O Sebrae possui uma metodologia que pode te ajudar a identificar a origem das suas necessidades financeiras. Procure um ponto de atendimento mais próximo e agende a avaliação da capacidade de pagamento da sua empresa.
Independentemente da fonte escolhida, será sempre necessário elaborar estudo de viabilidade econômico-financeira. É ele que indicará se o investimento deverá ou não dar retorno.
Já que as taxas de juros mudam, não deixe de comparar diversas ofertas no mercado. Isso vale para as garantias exigidas para liberação dos recursos.
Nunca faça uma proposta sem antes se certificar de que todos os sócios estão com o nome limpo e que a empresa também está em dia com as responsabilidades fiscais. E quando buscar a instituição financeira, tenha em mãos todos os documentos exigidos.
Saiba mais
Confira a cartilha “Como obter financiamentos?”
Acesse a lista de documentação exigida de pessoas jurídicas para obtenção de financiamento.
Dicas para fazer o financiamento render, veja como aplicar corretamente os recursos de crédito.
Se necessário, procure a orientação de um especialista nos nossos Canais de Atendimento.
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Planilha Excel de controle de Fluxo de Caixa e simulação de crédito
Fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira com a finalidade de apurar o saldo disponível em seu negócio para que haja sempre capital de giro na empresa, para aplicação, investimentos ou eventuais gastos. Com a utilização constante dessa ferramenta, você empresário poderá ter uma visão de curto, médio e até longo prazo da situação financeira da sua empresa. Para facilitar, disponibilizamos uma planilha detalhada para controle do fluxo de caixa. É importantíssimo que os dados sejam preenchidos com o maior nível de detalhe possível. Quanto mais dados, mais correta estará a planilha e, consequentemente, suas decisões. Atenção aos itens: Preciso reduzir minhas despesas urgentemente? e Indicativo de problema? Esses itens demonstram se você precisa tomar alguma atitude em relação às finanças da sua empresa a curto prazo. Precisar reduzir despesas urgentemente significa que suas despesas estão maiores que sua receita, mesmo quando o caixa ainda esteja positivo. Quanto o indicativo de problema estiver indicando SIM em algum mês específico, significa que seu caixa é negativo e você precisa de recursos na sua empresa. A primeira ação SEMPRE deve ser a de redução das despesas, elas precisam ser avaliadas com frequência, principalmente em momentos de crise onde o aumento de receitas é ainda mais difícil. Negocie com fornecedores, corte custos em despesas possíveis como água, energia, telecomunicações, etc. Verifique a possibilidade de pagar uma dívida que possui altas taxas de juros, substituindo por uma com taxa de juros menores, se for o caso. Todos os itens em cinza não podem ser alterados e em branco ou vermelho precisam ser preenchidos por você. Atenção ao item de Saldo anterior, ao final da planilha Fluxo de caixa, logo no primeiro mês. Esse é o valor que existe no caixa da sua empresa antes de você começar a controlar o fluxo de caixa, ou o valor que representa o fechamento do ano ou período anterior. Atenção: todos os valores da linha “Necessidade de capital de giro” são estimativas. Essa é a forma mais simples de calcular necessidade de capital de giro. O Sebrae informa que há várias outras para empresas que possuem balanços controlados com mais detalhe e por contadores. Qualquer decisão deve ser validada com o contador. Nessa planilha você também vai encontrar nosso simulador de parcela de empréstimo, com ela você saberá quanto vai custar a prestação do crédito a partir de alguns dados: Valor do empréstimo Taxa de juros Carência Prazo A partir desses dados, a planilha calculará quanto vai custar cada parcela do empréstimo e, com isso, você poderá projetar o cenário de despesas da sua empresa (na planilha de fluxo de caixa) e saber se esses custos podem ser absorvidos no curto, médio e longo prazo.Baixe a planilha:
Sat Mar 29 00:02:18 BRT 2025
Novo Emissor de NF-e Sebrae
Atenção! Você sabe a diferença entre Nota Fiscal Eletrônica de venda de produtos/mercadorias (NF-e) e Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)? Entenda a diferença entre as Notas Fiscais. Então, se você é prestador de serviço e precisa emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) clique aqui ou entre em contato com a sua Prefeitura. O Sebrae disponibiliza o Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e o Emissor de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) gratuitos para todo o país, totalmente acessível em nuvem. Vantagens Pode ser acessado em qualquer computador, celular ou tablet; Não precisa ser instalado, o acesso é feito via navegador web; Atualização automática; Armazenamento e backups gratuitos. Como acessar? Disponível no portal do Sebrae: Versão de Homologação: https://emissornfe-homologacao.sebrae.com.br Versão de Produção: https://emissornfe.sebrae.com.br Para ter acesso ao emissor o usuário deverá estar logado no portal do Sebrae por meio do autenticador de acesso AMEI. Se você ainda não possui cadastro clique aqui e cadastre-se. Como será feita a migração? O Sebrae/SP atualmente disponibiliza o emissor de NFe gratuito na versão 4.0.1 e a versão 3.0 do emissor de CTe, porém, ambos precisam ser instalados no computador. O sistema foi aprimorado e agora será oferecido na versão web, facilitando o acesso e utilização. Para quem ainda usa o sistema instalado, a migração para o sistema web continua ocorrendo até que as atualizações do sistema instalado sejam suspensas. Ao acessar o sistema instalado, você verá um pop-up para iniciar a migração de NFes ou CTes, basta clicar no botão "Veja como iniciar sua migração agora" para acessar esta página. Importante Para cadastrar a empresa no emissor, será necessário ter em mãos um certificado digital (A1 ou A3). Tem dúvidas de qual certificado escolher e onde adquirir? Clique aqui e saiba mais. O preenchimento da NFe e CTe deve ser apoiado pelo seu contador ou profissional da área de sua confiança. O Sebrae não fornece serviços contábeis. Acesse o manual e saiba como preparar o sistema para a correta utilização. Canais de Apoio Portal Nacional da NFe: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx Portal Nacional do CTe: http://www.cte.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx No emissor web o usuário poderá criar um chamado e acompanhar o andamento do mesmo. Central de Atendimento Sebrae: 0800 570 0800 ou através do nosso Atendimento Online, clicando aqui.
Sat Mar 29 00:01:56 BRT 2025
Como e por que digitalizar o setor financeiro da sua empresa?
Precisamos falar de digitalização nas empresas. Na série de artigos “Como Digitalizar”, vamos tratar da digitalização do setor financeiro. Seja qual for o tamanho do negócio, a gestão financeira é de fundamental importância para um empreendimento já consolidado ou mesmo para uma empresa em vias de ser aberta. Há quem considere a digitalização da gestão das finanças uma das primeiras estratégias para assegurar que a empresa fique protegida de contratempos. Como é um conjunto de ações para cuidar dos recursos financeiros, nada mais natural que a gestão financeira conte com a otimização dos processos, com a eliminação do trabalho manual repetitivo e com a maior eficiência traduzindo-se em maior produtividade e, por consequência, em mais lucros. Para qualquer tamanho de empresa, ser competitivo no mercado é ter os processos internos organizados. Para as micro e pequenas empresas, contar com a digitalização é ter um diferencial de competitividade em mãos e sair na frente de concorrentes ainda analógicos. Os benefícios da digitalização na gestão financeira? Agilidade e praticidade Aumento da produtividade Eliminação de erros manuais Mais competitividade Maior segurança na obtenção de dados corretos Redução de custos Lembrando que a digitalização na gestão financeira não espera substituir o trabalho humano e sim facilitar a execução de algumas tarefas. Digitalização em tempos de pandemia Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o primeiro ano da pandemia de Covid-19 no Brasil (2020) gerou recorde de demissões e fechamento de empresas comerciais. Mais de 400 mil empregos foram perdidos e mais de 100 mil empresas encerraram suas atividades. Em 2020, o País tinha um total de 1,3 milhão de empresas, uma redução de 7,4% em relação a 2019, totalizando 106,6 mil estabelecimentos a menos. Outro fator marcante da pandemia do Coronavírus é que ela acabou acelerando o processo de digitalização das empresas. Segundo membros da Emerging Multinationals Research Network (EMRN), rede internacional de pesquisadores, a pandemia acelerou a digitalização das empresas em 10 anos. Com as restrições de circulação, a concentração de serviços na internet, a transformação dos canais de venda presenciais em digitais e a necessidade do trabalho remoto no home office foram responsáveis por essa aceleração. Como digitalizar a gestão financeira O primeiro passo para digitalizar a gestão financeira da empresa é verificar quais processos dentro do setor financeiro realmente precisam ser automatizados. Também é preciso envolver toda a gestão para avaliar a integração de todos os processos. A padronização dos processos agiliza e facilita a implementação das ferramentas digitais. Com os outros setores envolvidos e integrados, tem-se a certeza de receber dados confiáveis. Antes de investir em softwares de gestão financeira, é preciso estar ciente de que as ferramentas digitais precisam se comunicar em toda a gestão; assim como a comunicação interna dos setores da empresa também deve estar sempre alinhada. Isso porque um software sozinho, por melhor que seja, não melhora a empresa. Todos os colaboradores e setores precisam estar envolvidos na transformação digital. Para saber mais com Sebrae Precisa de mais dicas sobre como cuidar da saúde financeira da sua empresa? O Sebrae disponibiliza gratuitamente um e-book sobre Gestão Financeira. Tem também as 6 estratégias para organizar o planejamento financeiro da sua empresa.
Sat Mar 29 00:01:32 BRT 2025
Planilha em Excel para auxiliar na construção do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o movimento de entrada e saída de recursos financeiros da empresa. Quando a entrada de recursos é maior do que a saída, o saldo é positivo, caracterizando uma situação superavitária. Por outro lado, quando a saída de recursos é maior do que a entrada,é deficitária. O fluxo de caixa tem uma característica temporal, pode ser diário, semanal, mensal ou anual, e traz componentes de projeção ou estimativa. É importante considerar os saldos de ciclos anteriores para compor as disponibilidades (ou indisponibilidades) nos ciclos posteriores. O fluxo de caixa é uma das mais importantes ferramentas de gestão financeira de uma empresa. Visa demonstrar e também projetar, em períodos futuros, o resultado de todas as entradas e as saídas de recursos financeiros em regime de caixa (e não contábil). Ele permite ao empresário lançar suas contas a pagar e seus direitos a receber, além de estimativas de receitas e despesas, apurando assim o saldo disponível ou mesmo indisponível, permitindo medidas antecipadas de gestão. É um poderoso instrumento gerencial na antecipação de problemas de liquidez e endividamento, sintomático de rentabilidade, lucratividade e eficácia empresarial. Quanto maior for a proximidade entre a projeção do fluxo de caixa e o efetivamente realizado, maior será o conhecimento do empresário sobre seu negócio. O fluxo de caixa deve ser utilizado como controle e, principalmente, instrumento na tomada de decisões. O empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. Com as informações, é possível elaborar a estrutura gerencial de resultados e a análise de sensibilidade, calcular a rentabilidade e a lucratividade, entre outros pontos. Manter as contas em dia é muito importante para a saúde do negócio e para poder planejar uma gestão empresarial eficiente. Use a planilha que o Sebrae preparou para ajudar a organizar as contas do seu negócio. Entenda como fazer o fluxo de caixa Baixe a planilha do fluxo de caixa
Sat Mar 29 00:01:26 BRT 2025
Empréstimo para MEI e Pequenas Empresas: compare taxas e bancos
Se você é um Microempreendedor Individual (MEI) ou possui uma pequena empresa, sabe que, muitas vezes, é necessário buscar recursos financeiros para alavancar o seu negócio. Mas como conseguir um empréstimo de forma eficiente? O primeiro passo é pesquisar, comparar taxas, juros e serviços ofertados pelos bancos e estudar as opções disponíveis para que você possa tomar uma decisão com mais clareza e segurança. Vamos te explicar isso tudo agora!
Sat Mar 29 00:01:22 BRT 2025
Conheça as linhas de crédito disponíveis para MEI
Você que trabalha de forma autônoma ou se enquadra nos demais requisitos da categoria MEI (Microempreendedor Individual) já passou por alguma situação em que precisava de dinheiro e não sabia a quem recorrer? Se pedir empréstimo estava fora de cogitação devido às burocracias, o Sebrae te ajuda a compreender as melhores linhas de crédito que você pode contratar. Profissionais individuais, que não são donos propriamente de uma empresa, mas possuem CNPJ, têm possibilidades bem satisfatórias de conseguir uma linha de crédito. Confira a seguir! Pré-requisitos Uma das premissas para a contratação de um empréstimo bancário é o comprovante de renda. Mesmo que você não trabalhe com o sistema de carteira assinada, não se preocupe, pois a comprovação pode ser realizada tranquilamente a partir do extrato da conta bancária. O restante da documentação exigida inclui CPF, RG, comprovante de residência e o número do CNPJ, que é fornecido pelo Portal do Microempreendedor. Pesquise, se informe, avalie Antes da contratação de um empréstimo, é importante estar em dia com a taxa de Declaração de Arrecadação Simplificada (DAS) e buscar conhecer qual proposta o banco tem a oferecer. Saber o prazo para a liberação do dinheiro, a taxa de juros, o número de parcelas para pagamento e os critérios de aprovação também é fundamental antes de fechar um acordo. Supondo que você tenha duas semanas para pagar uma conta e que o prazo de aprovação de cadastro seja em torno de um mês, será de fato vantajoso fechar com essa instituição bancária? Todos os pontos devem ser bem analisados para evitar surpresas desagradáveis no decorrer do período de quitação da dívida. Tenha um planejamento financeiro Pense na dívida a longo prazo e se organize financeiramente para não comprometer sua renda de forma significativa, com um controle de gastos preciso e um canal de renda estável durante o período de contratação do empréstimo. Assim você se organiza para que o seu benefício não se transforme em mais uma dívida cumulativa. Linha de crédito da Caixa Você sabia que a Caixa Econômica Federal oferece uma linha de crédito especial para microempreendedores individuais, sejam eles Pessoas Físicas ou MEI? É preciso comprovar, no mínimo, 12 meses de trabalho para poder dar seguimento à solicitação. O dinheiro pode ser utilizado na manutenção da sua empresa, pagamento de contas e fornecedores, aquisição de insumos ou áreas correlatas. Como contratar? A solicitação pode ser realizada por meio do aplicativo do Caixa Tem, disponível nas plataformas Android ou iOs, ou em uma das agências da Caixa. Quais valores são oferecidos? Se você é MEI, a linha de crédito disponível para a sua categoria é de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil. No caso de ser empreendedor Pessoa Física, a linha de crédito varia de R$ 300 a mil reais. A taxa de juros não é alta e o valor do empréstimo pode ser dividido em mais de 12 vezes. Programa do Governo Federal para MEI O Governo Federal possui o chamado Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CRED+), que viabiliza algumas soluções estratégicas para a administração do seu negócio. Dentre as soluções ofertadas, estão disponíveis opções de crédito, cartões empresariais, seguros e investimentos. O primeiro passo para ter acesso a todas essas informações é criar uma conta no Gov.Br. Na sequência, por meio do Portal do Microempreendedor, você pode requerer acesso a produtos e serviços financeiros, depois de informar o que precisa para seu negócio. O CRED+ é gratuito e te conecta com os melhores bancos do país, sendo até mais de um por vez. O acesso é facilitado por meio do computador ou do seu aparelho celular. Tem alguma dúvida complementar sobre este tema? Leia o artigo completo do Sebrae sobre o acesso de MEI a serviços financeiros ou sobre crédito assistido. E não deixe de conferir o site do Sebrae, o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor.
Sat Mar 29 00:01:02 BRT 2025
Controle as finanças e tenha mais dinheiro
Gerir as finanças corretamente traz tranquilidade para pensar em novos investimentos em diversas áreas, como inovação, produtos e melhorias estruturais. Os controles financeiros são úteis para as decisões empresariais. Fazer esse acompanhamento é fundamental para o dia a dia do seu negócio. Pode-se dizer que as informações geradas com esses controles representam o primeiro estágio para a gestão do capital de giro. Quando se consegue administrar o capital de giro de maneira eficiente, resolve-se basicamente a maioria dos problemas de natureza financeira. Conheça quais são os controles financeiros mais básicos. Controle diário de caixa Registra todas as entradas e saídas de dinheiro, além de apurar o saldo existente no caixa. A sua principal finalidade é verificar se não existem erros de registro ou desvio de recursos. O caixa é conferido diariamente, e as diferenças porventura existentes têm de ser apuradas no mesmo dia. Quando a diferença ocorrer por erro de registro, corrigem-se os erros e a diferença está zerada. Na hipótese de a diferença ocorrer por desvio de recursos, resta ao empresário tomar imediatamente uma decisão drástica: demitir a(s) pessoa(s) responsável(eis) pelo problema e acionar a justiça. Além disso, o controle de caixa fornece informações para: Controle bancário É o registro diário de toda a movimentação bancária e do controle de saldos existentes, ou seja, os depósitos e créditos na conta da empresa, bem como todos os pagamentos feitos por meios bancários e demais valores debitados em conta (tarifas bancárias, juros sobre saldo devedor, contas de energia, água e telefone). O controle bancário tem duas finalidades: a primeira consiste em confrontar os registros da empresa e os lançamentos gerados pelo banco, além de apurar as diferenças nos registros se isso ocorrer; a segunda é gerar informações sobre os saldos bancários existentes, inclusive se são suficientes para pagar os compromissos do dia. Controle diário de vendas Sua principal finalidade é acompanhar as vendas diárias e o total das vendas acumuladas durante o mês, possibilitando ao empresário tomar providências para que as metas sejam alcançadas. Pode ser organizado para fornecer as seguintes informações: Controlar o total das vendas diárias e os respectivos prazos de recebimentos: à vista ou com 7, 15, 30, 45 ou 60 dias. Totalizar as vendas mensais pelos prazos de recebimento. Fornecer dados para conferência de caixa (para se certificar de que os valores das vendas à vista foram registrados no caixa). Controlar os registros dos valores das vendas a prazo em contas a receber. Dar informações para compras e fluxo de caixa. Controle de contas a receber Tem como finalidade controlar os valores a receber, provenientes das vendas a prazo, e deve ser organizado para: Fornecer informações sobre o total dos valores a receber de clientes. Estimar os valores a receber que entrarão no caixa da empresa, por período de vencimento. Por exemplo: 3, 5, 7, 15, 30, 45 e 60 dias. Conhecer o montante das contas já vencidas e os respectivos períodos de atraso, bem como tomar providências para a cobrança e o recebimento dos valores pendentes. Fornecer informações sobre os clientes que pagam em dia. Fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa. Controle de contas a pagar Chegou a hora de honrar os compromissos financeiros. Organize os totais a pagar, obedecendo aos seus períodos de vencimento: dia, semana, quinzena etc. Mantendo as contas em dia, você evita estresse e ainda adquire uma série de vantagens: Controle mensal de despesas Serve para registrar o valor de cada despesa, acompanhando sua evolução. Algumas delas necessitam de um controle mais rigoroso ou até de providências urgentes, como cortar gastos que podem ser eliminados. Controle de estoque Controlando o estoque, você evita desvios, fornece informações para reposição dos produtos vendidos e ainda facilita as providências para redução dos insumos parados. O controle de estoque deve ser organizado para fornecer as seguintes informações: O montante financeiro do estoque e o valor por linha de produto; As quantidades em cada item de estoque; A quantidade e o custo das mercadorias vendidas; Os estoques sem movimentação; A necessidade de compras/reposição do estoque. Com o conhecimento adquirido nesse conteúdo, agora é hora de colocar em prática! O Sebrae disponibiliza diversas ferramentas de controle financeiro que podem te auxiliar na hora de fechar as contas! Para saber mais clique aqui!
Sat Mar 08 00:00:48 BRT 2025
Concessão de crédito: Crescimento ou dívida?
O universo do empreendedorismo é vasto e repleto de tomada de decisões. Um equívoco pode comprometer muito a sua empresa. É por isso que, antes de decidir algo, o empreendedor deve ter um mínimo de planejamento. Várias instituições financeiras oferecem linhas de crédito para empresas, mas afinal, será que vale a pena mesmo a contratação de um empréstimo? O Sebrae te explica! E as notícias sobre esse tema são boas, o Governo Federal aprovou, no final de abril, uma medida provisória (MP) que promove R$ 23 bilhões em financiamentos para micro, pequenas e médias empresas, além dos microempreendedores individuais (MEIs). A MP de crédito destinará R$ 21 bilhões ao Programa Emergencial de Acesso ao Crédito, por meio do Fundo Garantidor para Investimentos. Quando devo solicitar um empréstimo? Para pedir um empréstimo ou financiamento, o empreendedor deve ter bem definido quais são os objetivos. Você precisa pagar uma dívida? Quer alavancar seus negócios? Ainda que seja para resolver pendências financeiras, não decida por impulso, organize as suas finanças para poder se comprometer com um empréstimo. Lembre-se que o objetivo do crédito é dar aquela famosa “mão na roda” para a sua empresa e não ser o causador de mais um prejuízo. Então, é preciso de uma ordem para o pagamento das parcelas. Dito isso, vamos explicar como o empreendedor pode utilizar o crédito de maneira saudável e garantir o crescimento da sua empresa. 1. Investimento em equipamentos Uma das oportunidades de investimento está diretamente relacionada com a compra de equipamentos e ferramentas de trabalho. A qualidade do seu suporte técnico implica na produção e, consequentemente, nos lucros. Suponhamos que você trabalha em uma loja que confecciona camisetas a partir da sublimação, então você precisa de uma prensa térmica de qualidade para executar o seu trabalho. Certo? Mas, e se a sua prensa quebrasse ou não funcionasse como o esperado? Como você faria a sublimação das camisetas? Logo, a concessão de crédito seria bem-vinda para o conserto do equipamento. Mas não é só em caso de imprevistos que o empréstimo deve ser acionado. Sempre que houver o desejo do empreendedor em renovar o seu maquinário, para viabilizar uma produção maior em número e qualidade, o investimento é super válido. 2. Manutenção O empreendedor deve conhecer o seu negócio como ninguém! Sendo assim, ele saberá exatamente quais aspectos da sua empresa precisam ser trabalhados de forma preventiva. Ou seja, antes de ter um problema de fato. Existem três tipos de manutenção mais comuns em lojas ou estabelecimentos: - Preventiva – aquela em que se previne um acontecimento (ex: renovar a fiação elétrica para evitar riscos de incêndio ou curto-circuito). - Corretiva – aquela para corrigir um problema já existente (ex: trocar os telhados para combater a incidência de goteiras no período da chuva).- Estrutural – aquela que aprimora a estrutura e estética da empresa (ex: trocar a placa, pintar a fachada da empresa, etc). 3. Tecnologia E que tal usar tecnologias digitais para tornar os processos de trabalho mais ágeis? Essa pode ser uma grande estratégia para a sua empresa! Você pode automatizar suas vendas por meio de um site ou utilizar softwares de gestão para organizar seu fluxo de caixa e demais setores organizacionais. Observe quais tecnologias se adaptam ao seu negócio e não tenha medo de investir em algo que possa potencializar suas vendas no mercado. O suporte tecnológico faz parte da maioria do cotidiano de micro e pequenas empresas. 4. Ferramentas digitais Aumente a sua produtividade e o marketing do seu negócio com o uso de ferramentas digitais. Existem várias possibilidades de aumentar a visibilidade do seu negócio com o marketing, por meio da contratação de agências. O próprio fato de impulsionar posts nas redes sociais e o que está em alta no Instagram: contratação de influenciadores digitais. Para todas as sugestões, um ponto em comum: investimento financeiro. É válido ainda, dentro dessa vertente, investir em gestão de relacionamento para proporcionar uma experiência satisfatória ao seu cliente e gestão financeira para organizar as entradas e saídas do seu empreendimento. 5. Benchmarketing Por fim, a nossa última dica se concentra em Benchmarking ou estudo de concorrência. Com esta prática, você analisa qual o seu diferencial do seu concorrente, o que ele oferece e você não? Dessa forma, você busca parâmetros para estudar como pode melhorar seus resultados e a eficiência dos processos de trabalho da sua empresa. Esta técnica te dá mais conhecimento de mercado e te ajuda a identificar quais são as tendências do momento para o seu setor de atuação. Gostou das nossas dicas? Então agora você já sabe que solicitar crédito pode ter muitas funções além de te “tirar do sufoco”. Conheça também o Prospera Finanças – o crédito para o seu negócio crescer e conheça algumas opções de crédito que podem salvar a sua empresa. Sebrae, o nosso compromisso é alavancar os seus negócios.
Sat Jan 11 00:01:20 BRT 2025
O que é a margem de contribuição e como utilizá-la na Black Friday?
Não podemos negar que a Black Friday é uma das datas mais atrativas para o comércio brasileiro. Além da chance de firmar o seu negócio no mercado, o empreendedor que sabe vender na Black Friday pode aumentar vendas e conquistar novos clientes que buscam por condições de preços e descontos melhores. Porém, para saber se o seu negócio pode oferecer condições especiais de preço, é preciso saber qual é a margem de contribuição unitária dos seus produtos. Mas, o que é margem de contribuição? Como o nome sugere, é a margem de valor que a venda de um produto ou serviço terá para contribuir na quitação de algum compromisso. Em outras palavras, a margem de contribuição indica o quanto sobrou da venda de uma mercadoria, se essa sobra pode contribuir para que o empreendedor pague os gastos operacionais (aluguel, energia elétrica, salários e outros) do negócio para, então, gerar lucro. Mas, quanto é possível lucrar em cada produto na Black Friday? Para responder, é preciso calcular a margem de contribuição unitária. Saber qual é a margem de contribuição que as vendas proporcionam é fundamental para o planejamento de qualquer negócio. Importante lembrar: um valor positivo para a margem de contribuição não representa necessariamente lucro. Seu objetivo é garantir o valor para pagamento dos custos fixos do negócio e ainda sobrar certa quantia como lucro. Para concluir, faça os cálculos da margem de contribuição das mercadorias que a sua empresa irá oferecer na Black Friday e tenha a segurança de poder oferecer bons preços e aumentar as vendas. Caso precise de mais informações sobre o assunto, não deixe de buscar auxílio no Sebrae mais próximo ou entrar em contato com a nossa central de relacionamento: 0800 570 0800. Continue lendo: Quais são os controles empresariais que a sua empresa precisa ter? Já ouviu falar dos custos invisíveis na formação do preço de venda?
Sat Nov 09 00:01:35 BRT 2024
Seu negócio está preparado para os pagamentos na Black Friday?
A maré mundial de descontos em produtos e serviços motivados pela Black Friday está chegando de novo. Em um momento no qual os consumidores estarão voltados para a compra dos produtos que desejam, facilitar as vendas com os meios de pagamentos digitais é um diferencial super bem-vindo. Importante lembrar: facilitar as formas de pagamento não significa apenas vender parcelado. É preciso estar atualizado com o mercado e passar a oferecer todos os meios de pagamentos possíveis, inclusive PIX e QR code. Aproveite essas dicas e escolha a melhor opção para o seu negócio ganhar dinheiro com a Black Friday. Caso precise de mais informações sobre o assunto, não deixe de buscar auxílio no Sebrae mais próximo ou entrar em contato com a nossa central de relacionamento: 0800 570 0800. Saiba mais: Curso: Como controlar o fluxo de caixa WhatsApp: Controle da movimentação financeira
Mon Oct 21 12:11:17 BRT 2024
O que é Planejamento Financeiro e como fazer a sua planilha de gastos
Você já ouviu falar sobre planejamento financeiro? Se você é um microempreendedor ou pequeno empresário, esse é um termo que deve estar sempre em mente. O planejamento financeiro é uma ferramenta essencial para o sucesso dos negócios, pois permite projetar receitas, despesas e avaliar a saúde financeira da sua empresa. Neste artigo, vamos explorar o que é o planejamento financeiro, suas vantagens e como fazer a sua própria planilha de gastos usando um modelo simples e gratuito disponibilizado pelo Sebrae. O que é Planejamento Financeiro? O planejamento financeiro é o ato de organizar e controlar as finanças de uma empresa. É uma maneira de projetar as entradas e saídas de dinheiro a curto prazo, com base no fluxo de caixa. Mas, mais do que apenas lidar com números, o planejamento financeiro consiste em pensar na saúde financeira do negócio, sua viabilidade e sua perenidade. Ele fornece um mapa para orientação, coordenação e controle dos passos que a empresa tomará para atingir seus objetivos. É um hábito que deve ser incorporado à sua rotina diária, onde todas as decisões e ações são cuidadosamente avaliadas e registradas, para que você sempre esteja no controle, evitando surpresas desagradáveis no caminho. Por que você deve fazer o Planejamento Financeiro da sua empresa Realizar um planejamento financeiro traz diversas vantagens para micro e pequenas empresas. Entre elas, destacam-se: Organização: Um planejamento financeiro bem estruturado ajuda a manter as finanças em ordem, evitando surpresas desagradáveis. Economia de recursos: Permite identificar e eliminar gastos desnecessários, otimizando o uso dos recursos financeiros disponíveis. Previsão de necessidades de capital: Ajuda a determinar o quanto será necessário investir, gastar e lucrar para alcançar o sucesso empresarial. Tomada de decisões: Facilita a tomada de decisões financeiras, baseadas em dados concretos e projeções realistas. Controle de fluxo de caixa: Mantém o controle do dinheiro que entra e sai da empresa, evitando problemas de liquidez.
Sat Oct 19 00:00:55 BRT 2024
Gestão de estoque na Black Friday: dicas para aumentar suas vendas
A Black Friday está próxima e com ela a oportunidade de alavancar as vendas da sua empresa. O festival de ofertas atrai os consumidores para comprarem as mercadorias desejadas com um custo menor. Para vender bastante nessa data, é importante que o seu estoque esteja previamente organizado e preparado para atender à demanda. Você sabia que um estoque mal administrado pode ser um dos fatores para a falência de uma empresa? Por isso, como um bom empreendedor, você precisa estar atento à gestão do seu estoque. Gerenciar um estoque é saber a quantidade ideal que se deve ter de cada item comercializado em seu negócio. É controlar com rigor toda a movimentação de produtos e matérias-primas. Importância da gestão de estoque O estoque representa custo e lucro. Por exemplo, se você tiver muitos itens para vender e poucos registros de saídas, significa que o seu investimento foi maior que o seu retorno, ou seja, prejuízo financeiro. Agora, se há um bom giro de estoque no seu depósito, e com uma administração eficiente, isso fará com que o dinheiro circule e gere lucros para a empresa. Fazer o controle do estoque com o registro de dados, movimentação e fluxo de vendas auxilia o empreendedor a fazer uma reposição inteligente. Afinal de contas, não faz sentido adquirir um produto que não tem saída, isso impacta diretamente no setor financeiro da empresa, pois gera mais economia e maior índice de lucratividade. Passo a passo para um estoque de sucesso Agora que você já sabe o quanto o estoque é uma peça fundamental no bom funcionamento da sua empresa, nós do Sebrae selecionamos um passo a passo simples que certamente vai te ajudar a ter um estoque rentável em todas as épocas do ano. Confira: Faça uma lista com todos os produtos armazenados no seu estoque: ajuda a identificar, classificar e determinar o valor de cada produto. Conheça os prazos de entrega e os volumes de vendas da sua empresa: esse conhecimento é importante para não ter o estoque demasiadamente vazio ou cheio, de modo a atender bem à sua demanda. Tenha o estoque necessário para períodos determinados. Tenha um planejamento para as datas comemorativas: essas datas podem representar aumento de vendas e procuras específicas. Quando você está bem preparado, a chance de aumentar o faturamento é bem maior. Tenha um histórico de vendas: ele será um excelente indicador do seu potencial de vendas e da média de produtos ou serviços oferecidos ao público mensalmente, por exemplo. Associado a esse tópico, há muita dedicação, planejamento e estudo de mercado. Invista na sua equipe: capacite os profissionais que irão atuar na linha de frente do seu estoque, é importante ter pessoas de confiança no exercício da função. Ao considerar o segundo tópico sobre ter um planejamento específico para as datas comemorativas do ano, o Sebrae preparou dicas especiais para você aproveitar a Black Friday e vender mais que o habitual! Gostou das dicas? Então, aproveite para colocá-las em prática! O Sebrae também oferece os cursos de Gestão Financeira e Como Manter Seu Estoque em Dia gratuitamente para otimizar seus resultados. Boas vendas!