this is an h1

this is an h2

Sat Apr 22 03:52:28 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Transição agroecológica: práticas agrícolas e a gestão do seu negócio

Saiba como o protocolo de estímulo à produção orgânica de São Paulo tem capacitado e gerado valor aos pequenos produtores do estado.

· Atualizado em 22/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Alguns estados brasileiros vêm desenvolvendo políticas públicas de combate ao uso de agrotóxicos nos alimentos e incentivado a produção de alimentos orgânicos. Um dos exemplos é o estado de São Paulo que, este ano, aprovou o Protocolo de Transição Agroecológica.  

O protocolo visa a estimular a agroecologia e produção orgânica em São Paulo para o uso sustentável de produtos naturais e aumento da oferta e consumo de alimentos saudáveis no estado. 

Na ocasião, o processo de transição agroecológica foi apresentado pela professora Drª Araci Kamiyama, mestre em gestão de recursos agroambientais e chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, durante a Semana do Alimento Orgânico, que ocorreu em Brasília, no Distrito Federal, e apoiado pelo Sebrae. 

A transição agroecológica é um passo importante para os agricultores que desejam abrir mão do uso de agrotóxicos e adubos químicos por insumos naturais e orgânicos nas suas produções. Além disso, aderir a ele é uma maneira de agregar valor aos produtos e aumentar o volume de venda.

Processo para a declaração ou certificado

Persistência e aceitação das mudanças são fundamentais para o agricultor. Isso porque a transição leva em média cinco anos. Porém, durante esse tempo, o produtor é acompanhado por profissionais para o redesenho da propriedade. 

A adesão da transição agroecológica passa por algumas etapas. A primeira é o diagnóstico, que é realizado pelo extensionista rural. Nesse momento, o profissional aplica um checklist com intuito de saber se a área de produção está ou não em conformidade com o protocolo. Com base nas informações, é elaborado o plano de transição. 

“Quando um produtor decide aderir ao protocolo, ele está se comprometendo a inúmeros procedimentos técnicos, que vão desde a conservação do solo, utilização adequada de fertilizantes orgânicos, manejo ecológico de pragas e doenças até a destinação adequada de resíduos sólidos”, comenta a professora. 

Ao final da análise, o produtor recebe minimamente um documento que pode ser uma declaração ou certificação. O certificado e a declaração podem ser apresentados em feiras, eventos, mercados e até mesmo para compras coletivas de grupos de consumidores e compras institucionais (públicas e privadas). Eles possuem validade de um ano. Desde a publicação do protocolo, mais de 400 agricultores já foram atendidos em 78 municípios.

Para saber mais detalhes sobre o protocolo de transição agroecológica, acesse.

Leia também:

Agronegócios - Gestão e Comercialização

Gestão do negócio - Semana do Produtor Rural

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?