this is an h1

this is an h2

Fri Mar 10 20:42:40 BRT 2023
Inovação | STARTUP
Tudo o que você precisa saber sobre internacionalização de startups

Ecossistema de inovação é robusto no Brasil, o que alavanca a internacionalização das startups do país.

· Atualizado em 10/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Brasil é um país pródigo em inovação e a prova disso são os diversos ecossistemas de inovação espalhados de norte a sul de nosso território. Fomentar esse ecossistema é uma tarefa desafiadora, mas que tem demonstrado resultados positivos a partir de inciativas públicas e privadas. Isso nos leva a crer que é também possível dar um passo além e pensar na internacionalização de nossas startups.  

Antes de tudo, o que são os ecossistemas de startups? 

Para resumir, é um grupo que tem como objetivo criar negócios inovadores e fomentá-los cada vez mais. Nos ecossistemas de inovação, estão presentes startups, faculdades e universidades, além de provedores de financiamento, incubadoras, aceleradoras, provedores de serviços, órgãos de apoio governamental, mentorias e consultorias, entre outros atores. Esse ambiente favorável à inovação é essencial para impulsionar as startups em direção à internacionalização de suas atividades.  

Entre outras coisas, os ecossistemas de inovação: 

* Fornecem para as startups oportunidades de networking;  

* Fomentam a criatividade e a inovação.  

Exemplos de ecossistemas de startups famosos 

Alguns ecossistemas são famosos no mundo e você, certamente, já ouviu falar deles. Quem aspira à internacionalização de sua startup precisa estar atento a eles. É o caso do Vale do Silício, nos Estados Unidos. Outros centros globais, como Barcelona, Londres e Nova York, também abrigam seus próprios ecossistemas. Por aqui, no Brasil, podemos dizer que São Paulo é o maior ecossistema, seguido por Minas Gerais e pela capital de Santa Catarina, Florianópolis.  

Dados de 2020 apontam que, no Brasil, temos mais de 13.400 startups mapeadas, pouco mais de 70 comunidades e milhares de atores públicos e privados, líderes e empreendedores. Naquele ano, São Paulo ocupou a 30ª colocação do Top 30 + Runners-up do Startup Genome, ranking de uma das maiores organizações mundiais que produzem estudos e dados sobre o ecossistema de startups. São Paulo é a única cidade brasileira que compõe a lista, liderada por Vale do Silício, Nova York, Londres, Pequim e Boston. 

Programas de apoio às startups 

Podemos dizer que o Brasil é um grande player e pode inserir suas startups nos maiores e mais promissores ecossistemas do mundo. Ou seja, as portas estão abertas para a internacionalização de nossas startups. Mas elas precisam de apoio, e esse suporte é dado por programas como o Start Out Brasil, criado em 2017, com apoio dos Ministérios da Economia e das Relações Exteriores, Apex-Brasil, Sebrae e Anprotopec. O foco é a expansão internacional das empresas deste segmento, capacitando-as por meio de consultoria em internacionalização, treinamento de pitch e mentorias.  

Além disso, as startups selecionadas realizam uma semana de imersão em ecossistemas inovadores a cada ciclo para promover a conexão com investidores, potenciais clientes e parceiros, além de facilitar a geração de negócios no exterior. Estes programas também oferecem apoio para definição da estratégia de internacionalização das startups. 

Então, empreendedor, o que mais você está esperando? Vamos lá, internacionalizar sua startup!  

Saiba mais 

Você pode obter mais informações sobre a internacionalização das startups aqui.   

Veja também como funciona na prática um ecossistema de inovação. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?