this is an h1

this is an h2

Thu Feb 09 19:22:51 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Turismo de aventura: salto de paraquedas

Emocionante como empreender, o paraquedismo oferece ótimas oportunidades de negócio para agentes de turismo com os pés no chão.

· Atualizado em 09/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Poucos movimentos podem ser mais radicais do que estar a bordo de um avião e se lançar ao solo. Fato é que os paraquedistas são apaixonados por esse esporte de aventura repleto de beleza, adrenalina e emoção. O frio na barriga, a visão espetacular da natureza e a camaradagem que se estabelece entre os praticantes são alguns dos motivos apontados. Do ponto de vista de quem fica no solo, oferecendo serviços relacionados ao ecoturismo, o salto de paraquedas é uma oportunidade dos céus para empreendedores.

Apesar de acontecer em uma curta duração – cerca de um minuto de queda livre, atingindo velocidades de 200 km/h a 350 km/h até abrir o paraquedas, e mais cinco minutos de descida suave, admirando a paisagem, o esporte de aventura que mobiliza cada vez um maior número de adeptos é capaz de gerar negócios rentáveis e duradouros.

Os praticantes precisam de toda uma estrutura de apoio, gerada pela equipe que possui e faz a manutenção da aeronave; pessoal técnico que fabrica e cuida do paraquedas em si, inclusive, oferecendo o serviço de dobra e preparação do equipamento; pousadas e hotéis. 

Além dos profissionais envolvidos no esporte propriamente dito, toda uma oferta turística pode vir acoplada ao turismo de aventura que encontra sua justificativa no salto de paraquedas, mas não se limita a ele: restaurantes, tour gastronômicos, passeios turísticos diversos pela região e muito mais.

Pés no chão

Enquanto os paraquedistas “voam”, os empresários do setor devem buscar bases sólidas para expandir os seus negócios. Nas ações ligadas ao salto, é necessário agir cercado de cuidados e segurança. Não há espaço para amadorismo quando a vida dos clientes está sob a responsabilidade de agentes de apoio, inclusive porque qualquer eventualidade ganha as manchetes e pode afetar os negócios da região como um todo.

A estrutura de apoio que o paraquedismo demanda é bastante complexa: equipamentos, instrutor, transporte de avião, equipe de profissionais, roupa especial e agências de turismo com experiência no setor. Alguns municípios brasileiros se especializaram em oferecer serviços especialmente voltados para os praticantes, com destaque absoluto para Boituva (SP).

A cidade, que tem o esporte como principal atração turística, abriga o Centro Nacional de Paraquedismo (CNP), famoso no mundo todo pela excelente infraestrutura, composta por hotel, área de camping, bares e restaurantes. Não à toa mais de 20 escolas de salto de paraquedas se estabeleceram no entorno.

Empreender sem ‘cair de paraquedas’

Calcular riscos e saber o que está fazendo, contando com a melhor assessoria possível, é a essência tanto do paraquedismo quanto do empreendedorismo. 

Assim como o praticante conta com um paraquedas de segurança, que pode ser usado em caso de falha do principal, o micro e pequeno empresário devem ter, e seguir, um bom plano de negócio. 

A ousadia é outro elemento que faz parte do esporte e move o empreendedor. Uma boa ideia que não sai da cabeça é como planejar um salto de paraquedas deitado no sofá da sala: não oferece risco, mas também não alcança a satisfação. Ter medo do desconhecido é saudável e compreensível, mas se excessivo, torna-se uma trava que impede o sucesso.

Estudar, entender e pesquisar são atitudes que servem para garantir um salto e, especialmente, um pouso tranquilo. E, também são os principais instrumentos para ter sucesso no negócio. Bons cursos, consultoria com quem entende do assunto e rodas de conversa para estabelecer contato com empresários mais experientes são ferramentas excelentes para quem deseja lançar-se com emoção e aterrissar com segurança.

Para entender a melhor forma de atender o público crescente do salto de paraquedas e outros formatos de turismo de aventura, conte com o Sebrae. 

Saiba mais:

O turista mudou, e agora? Conheça as novas tendências nesse segmento

Inovação nas agências de turismo

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?