this is an h1

this is an h2

Wed Mar 22 01:23:29 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Turismo rural oferece roteiros com história das fazendas de café

Visitantes se deleitam com degustação de café em meio a histórias e costumes do campo, longe do estresse da cidade. Explore o turismo rural.

· Atualizado em 22/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O turismo rural está em alta, e agora está se diversificando a ponto de ter roteiros voltados a interesses específicos. É o caso do turismo em fazendas históricas do ciclo do café. Além da degustação da bebida, os visitantes se deleitam com o estilo de vida rural, a história local e os costumes preservados, além do ambiente aconchegante do campo, longe do estresse da cidade. 

Os principais roteiros do ciclo do café no Brasil, atualmente, se concentram no interior dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde há várias fazendas históricas que foram restauradas e, hoje, estão abertas à visitação. Elas promovem visitas guiadas que mostram como era a vida nelas no século XIX, época áurea do ciclo do café no Brasil, e algumas oferecem produtos adicionais, como a possibilidade de o visitante ver a torra do café e participar de refeições temáticas e saraus históricos.  

Assim, os turistas ficam sabendo que o café nasceu na Etiópia e de lá se espalhou pelo mundo. A bebida chegou ao Brasil em 1726 com mudas contrabandeadas da Guiana Francesa por Francisco Melo Palheta. O cultivo da planta começou no país  no Maranhão, mas, foi avançando para a Bahia e depois para o Sudeste, onde se firmou, e, posteriormente, para o Sul do país. O Brasil passou a ser o principal produtor mundial de café do mundo no século XIX e até hoje o produto brasileiro é muito apreciado internacionalmente. 

As fazendas de café de São Paulo e do Rio de Janeiro entraram em decadência e atualmente a produção brasileira do grão concentra-se nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O turismo rural tornou-se, assim, uma forma de reativar a economia do Vale do Café Fluminense e do interior paulista, onde algumas fazendas históricas foram restauradas e voltaram a produzir o grão, mas, com uma filosofia diferente do século XlX. O plantio é para a colheita de cafés especiais, baseado na sustentabilidade e no favorecimento ao meio aAmbiente.

Os visitantes podem hospedar-se nas próprias fazendas ou em hotéis e pousadas próximas. Os turistas constituem um público eclético, atraídos pelos mais diversos motivos, como fugir do estresse urbano, curiosidade sobre o café, interessados em conhecer história e cultura locais, apreciadores de degustação da bebida... 

Para adequar uma propriedade rural para o turismo, é preciso manter as características originais do lugar e criar atividades educativas relacionadas ao campo. Para isso, é possível criar parcerias com universidades e órgãos governamentais da região. Investir em marketing também é importante.  

Saiba mais: 

Para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece uma série de cursos e assistência em suas unidades para empreendedores que desejam explorar turismo em uma propriedade rural.  

Entre os cursos por WhatsApp disponíveis para ajudar empreendedores que queriam investir no turismo rural, recomendamos o Associativismo e Cooperativismo: a União faz a Força e o programa Como devo Agir para Liderar e Promover a Criatividade e a Inovação?.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?