this is an h1

this is an h2

Mon Dec 19 01:30:19 BRT 2022
Empreendedorismo | SERVIÇO
Um próspero ano novo com ótimos negócios para seu restaurante!

Conheça as possibilidades de tornar a virada do ano novo mais do que especial para o cliente do seu restaurante.

· Atualizado em 19/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Réveillon - termo  originado do verbo francês réveiller e que, traduzido, tem o significado de despertar - é uma das datas que carrega consigo diversas tradições e simbologias, passadas de pais para filhos, muitas vezes, trazidas de outros países e culturas.

O evento acontece em 1º de janeiro, mas as comemorações começam ainda na véspera, seguindo diferentes ritos, conforme as culturas. No Brasil, por exemplo, existe o hábito de vestir-se de branco e realizar simpatias para garantir sorte e prosperidade para o ano novo.

É claro que essa é mais uma data que pode ser lucrativa para o setor de alimentos e bebidas. Para ofertar o evento, entretanto, deve-se conhecer bem o perfil do cliente, a infraestrutura do estabelecimento e realizar um planejamento financeiro.

Sobre o cardápio

Como o Brasil é um país formado por diversas culturas, o cardápio do Ano Novo também é bastante farto e variado, pois sofre a influência dos costumes desses diversos povos: arroz, grãos, peixes, frutas, vinhos, espumantes e champanhe são algumas das iguarias tradicionais que compõem o cardápio da ceia de Ano Novo.

É importante lembrar que o cardápio deve estar de acordo com o seu restaurante e com o perfil do seu público. Saiba também que os pratos servidos têm seus significados e tradições que variam de acordo com o país e a cultura de origem. Que tal conhecer algumas?

ARROZ: alimento praticamente mundial, é servido no Ano Novo na Coreia, no Japão, Líbano e na Dinamarca. Sua cor é representativa da divindade, e o consumo simboliza riqueza, abundância e fertilidade.

CHAMPANHE, ESPUMANTES, VINHOS FRISANTES: essas bebidas feitas da uva simbolizam a celebração da vida, da alegria e atraem felicidade. Há um costume em algumas culturas de tomar três goles de champanhe e, para cada um, fazer um pedido.

CORDEIRO: tradicional das ceias de Natal e Ano Novo, é bastante apreciado no Oriente, mas, aos poucos, vem conquistando espaço na mesa dos brasileiros.

FIGO E UVA: tanto uma fruta como a outra eram enaltecidas por gregos e romanos, que atribuíam ao deus Dionísio ou Baco a introdução do figo e da uva “para a alegria e riqueza da humanidade”. 

LENTILHA: a superstição italiana - que chegou ao Brasil pelos imigrantes - manda utilizar esse alimento para trazer fartura à mesa. O costume diz que uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura. No Brasil e no Chile, algumas pessoas acreditam que o consumo da lentilha na ceia deve acontecer logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que está chegando.

MELANCIA: os costumes dão conta de que a fruta atrai prosperidade, devido à grande quantidade de água e sementes. Pela capacidade de produzir muitos frutos, acredita-se que a melancia é símbolo de vida, fartura  e renovação.

NOZES, AVELÃS, CASTANHAS E TÂMARAS: trazidas pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.

PEIXES: o peixe é o símbolo dos milagres de Cristo. Na verdade, peixe em grego é Ichtus, que é também a junção das iniciais de Iesus Christus Theos Uios Soter, que em português significa Jesus Cristo, filho de Deus, o Salvador. Além disso, é um prato bastante saudável.

PORCO (LEITÃO): como esse animal está sempre andando e fuçando para frente, é visto como símbolo de prosperidade.

ROMÃ: simboliza fartura e fertilidade. É uma planta mágica, cultuada em antigas tradições do oriente por ter poderes de atrair riquezas para quem a cultiva.

Por outro lado, existem os alimentos que não são recomendáveis para serem consumidos no Ano Novo, como, por exemplo:

AVES: os mais supersticiosos alegam que as aves ciscam para trás e que isso indica retrocessos e atraso de vida. Na dúvida, opte por outros tipos de carnes.

FRUTAS COM ESPINHOS: não sirva à mesa frutas com espinhos, pois, segundo a crença, os espinhos significam sofrimento, dificuldades e entraves.

Tradição x  inovação

As tradições e os costumes devem ser respeitados, mas não se esqueça de que o seu negócio tem um estilo, um cardápio e um tipo de público. Por exemplo, se a comida for japonesa, por que não inovar e fazer uma ceia de comida japonesa? Nesse caso, vale a pena fazer uma pesquisa para saber como é comemorado o Ano Novo no Japão, e a decoração e bebidas podem ser no estilo oriental.

Uma tendência mundial é a comida saudável, a qual também pode ser uma oportunidade. Por isso, é uma inovação ofertar uma alimentação saudável e rica em nutrientes para festas de fim de ano, voltada ao vegetarianismo/veganismo e ao consumo consciente. Nesse caso, o tema da festa pode destacar o consumo consciente, o veganismo, o vegetarianismo, os orgânicos, além de processos de produção e fabricação. Para a decoração, que tal usar a criatividade e utilizar material reciclável nas mesas?

Ressignificar a comida tradicional com a tendência saudável será uma forma inovadora e com muito valor agregado na hora de divulgar o seu cardápio de fim de ano.

Cheklist para a festa da virada

O Natal é uma data geralmente celebrada em família. Por outro lado, muitas pessoas saem em busca de uma boa festa de Réveillon para comemorar a virada do ano. Para quem atua no segmento de alimentos e bebidas, é a oportunidade de atender à demanda de quem procura opções de eventos na própria cidade.

Por isso, seja na praia, na cidade, no campo, em bares, restaurantes, hotéis, buffets, enfim, no vasto segmento de alimentos e bebidas, o importante é atrair o público e proporcionar experiências únicas. Seguem algumas dicas básicas para sua organização:

  1. planeje o número de pessoas que irá atender na noite da virada do ano. Se necessário, contratar mais colaboradores. Esse é um pré-requisito para as demais viradas de ano que você vai atender;
  2. defina a equipe que vai trabalhar e promova capacitação e treinamento;
  3. organize a decoração, ambientação e cenografia de forma coerente com o cardápio a ser oferecido;
  4. contate bons fornecedores;
  5. faça a precificação adequada;
  6. é interessante contratar atrações especiais, que podem incluir shows de pirotecnia (com os devidos cuidados, é claro!);
  7. planeje cuidadosamente o marketing e a divulgação do seu evento de virada de ano.

Lembre-se de que cada tópico deve ser pensado, levando em consideração a viabilidade financeira do seu estabelecimento. Calcule os riscos e faça venda antecipada.

O Sebrae está sempre de olho nas inovações e tendências de negócios. Não fique por fora, procure o Sebrae.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?