this is an h1

this is an h2

Fri Feb 17 21:45:13 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Varejo off-line: analisando os concorrentes

Saiba como analisar os concorrentes e quais são as vantagens dessa estratégia no varejo off-line.

· Atualizado em 17/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Compreender como funciona o mercado em que sua empresa está inserida é fundamental para o sucesso do seu negócio de varejo. Esse processo de entendimento é conhecido como análise da concorrência e tem como principal objetivo melhorar a oferta dos seus produtos e o posicionamento da sua marca no mercado.

Fazer essa análise é importante não somente para a sua empresa, mas para o consumidor, visto que propicia inovação e incorporação de diferenciais aos produtos que são disponibilizados, afinal, ninguém sobrevive oferecendo sempre o mais do mesmo, certo?

Outro aspecto a considerar sobre a análise da concorrência - ou análise de mercado, se preferir - é que ela permite saber como o cliente se comporta na hora da compra, quais são as necessidades que ele busca satisfazer, quanto ele está disposto a pagar, quais são os valores e propósitos que estão postos, entre outros aspectos.

É exatamente a análise da concorrência que leva você a errar menos e buscar a excelência que o consumidor procura, por isso nada de meras espiadinhas: analisar a concorrência deve ser uma estratégia desenvolvida de forma organizada e planejada, além de ocorrer com certa regularidade.

O que é a concorrência no varejo off-line

Antes de mais nada, é preciso saber o que é a concorrência e definir quem são os concorrentes. Uma definição que podemos utilizar é a que se refere à competição entre dois ou mais negócios que disputam a mesma fatia de mercado. Outro aspecto interessante a considerar é que o concorrente nem sempre é aquele que vende o mesmo produto que o seu, mas quem compete pela renda do seu cliente, ou seja, quando o cliente tem que decidir por produtos similares, por exemplo.

No varejo off-line (lojas físicas), em que a disputa pelo cliente acontece no corpo a corpo, no bom e velho diálogo presencial, uma das grandes apostas tem sido a experiência do cliente, tendência que, somada a outras estratégias, fideliza os clientes diante da concorrência. Por isso, é importante saber o que está sendo oferecido pelo mercado ao seu cliente, levando em consideração critérios de comparação previamente estabelecidos. A análise deve incluir diversos pontos de contato, tanto on-line como off-line.

Como fazer

A análise do mercado deve servir como base para a sua marca alinhar objetivos, estratégias e planos de ação. Existem muitas formas de buscar informações sobre os seus concorrentes: visitar outras lojas (físicas e on-line, ou até mesmo as redes sociais dos concorrentes, observando os comentários dos usuários/clientes), buscas no 'Reclame aqui', observando as campanhas publicitárias, comparando preços. Outros indicadores: Google Alerts, ferramenta Ubersuggest.

O importante é iniciar definindo objetivos da análise e, junto com eles, estabelecer os critérios de análise (preço, produto, campanhas, entre outros). O que você vai observar e considerar deve ficar bem claro para não perder o foco. Defina, então, quem são os seus concorrentes com base no nicho de mercado em que você atua.

Depois, pense em qual método de coleta, organização e análise de dados de pesquisa você vai usar. Um bastante utilizado é o SWOT: sigla em inglês para a tradução da identificação de forças (strenghts), fraquezas (weaknesses) oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de cada concorrente. Por fim, é o momento de estabelecer um plano de ação com a participação de toda a equipe. Quando todos colaboram e decidem junto, o comprometimento é maior!

Acompanhe também os outros artigos da série Concorrência no varejo off-line (Como concorrer com os grandes varejistas; Analisando os concorrentes; Aprendendo com a concorrência). Aproveite para ler o nosso e-book Gestão por resultados: saia do escuro e tome melhores decisões.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?