this is an h1

this is an h2

Tue Feb 21 21:40:11 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA
Você conhece as práticas ESG?

Entenda os conceitos fundamentais da ESG, que incluem fatores de governança ambiental, social e corporativa.

· Atualizado em 21/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A sigla ESG (environmental, social, governance), praticamente, substituiu o termo sustentabilidade no mundo corporativo. Você conhece esse conceito? A sigla faz referência aos critérios ambientais, sociais e de governança corporativa e tem como objetivo proporcionar um desenvolvimento mais sustentável, seja na tomada de decisões ou na implementação de novas iniciativas.

Hoje, o papel das empresas na sociedade vai além de estar focada no seu crescimento e na sua lucratividade. Muitas organizações, por exemplo, são maiores do que o PIB de vários países juntos e se relacionam com as pessoas, passando a ter responsabilidades.

No passado, aprendemos sobre externalidades positivas ou negativas. A poluição, por exemplo, é uma externalidade negativa. É difícil imaginar o conceito de externalidade, pois uma empresa necessita internalizar, ou seja, assumir responsabilidades que, antes, não eram consideradas suas. 

Com as práticas ESG, esse entendimento tem mudado. A geração de valor para todas as partes interessadas passa a ser a razão de existir de uma empresa. E essa visão ficou conhecida como capitalismo de stakeholder. Os stakeholders são todos aqueles que são impactados por uma organização: colaboradores, clientes, comunidade, fornecedores e investidores. 

Um dos principais motivos para essa preocupação com o environmental, social, governance é a urgência em combater as mudanças climáticas, limitar o aquecimento global, preservar os recursos hídricos, evitar a perda da biodiversidade, a gestão de resíduos e reduzir a zero as emissões de carbono até 2050. Nos próximos anos, novas regulações surgirão, e os maiores emissores terão que mudar processos ou vão correr o risco de perder espaço para empresas menos poluentes. A regulação da emissão de carbono impacta de forma diferente os setores, trazendo riscos para alguns e oportunidades para outros.

Como adotar práticas ESG?

As empresas buscam a agenda ESG para gerar um impacto positivo na sociedade e, com isso, reduzir os riscos, melhorar o relacionamento com clientes, fornecedores e as comunidades, além de mostrar aos investidores que estão olhando para o negócio de maneira holística e transparente. Para se tornar uma empresa ESG, o primeiro passo é descobrir o seu propósito e como a sua atuação pode melhorar a sociedade. Se a sua empresa deixar de existir hoje, que falta faria para a sociedade?

O segundo passo é fazer o levantamento de suas emissões em todos os níveis e definir metas de redução alinhadas com as melhores práticas. Também é importante investir no relacionamento com os stakeholders. Você pode criar canais de diálogo e mapear interesses e dores. Como esses problemas se relacionam com a atuação da sua empresa? 

Por fim, deve-se implementar políticas de governança e transparência claras e objetivas. Como adoção de ações de controle dos processos, de práticas anticorrupção e de combate ao trabalho escravo, por exemplo. A governança também envolve transparência na política de remuneração dos diretores e a valorização da prestação de contas e da responsabilidade corporativa. 

As empresas adaptam suas práticas seguindo o environmental, social, governance para orientar seus produtos em mercados específicos cada dia maiores. Os consumidores estão mais conscientes e procuram cada vez mais mercadorias produzidas por empresas que se declaram protetoras do meio ambiente. Também há o nicho dos clientes veganos, que preferem alimentos, roupas e produtos em geral de empresas que não realizam testes em animais, por exemplo.

Além disso, já existem grandes empresas que aplicam o Eenvironmental, social, governance, comprando, exclusivamente, de pequenas empresas, fornecedoras de matéria-prima ou produto semiacabado. Os benefícios são para ambas as empresas envolvidas nesse processo.

Sebraetec disponibiliza vários serviços de consultoria que apoiam os pequenos negócios a adotarem práticas ESG.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como implantar uma agenda ESG 

Como aplicar o conceito de ESG na sua empresa 

Tags ESG

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?