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Mon May 22 00:47:45 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Como e por que digitalizar o setor de pós-vendas da sua empresa?

É no pós-vendas que as empresas têm a chance de estreitar o relacionamento com a clientela. Digitalizar essa operação pode torná-la mais eficiente.

· Atualizado em 22/05/2023
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Precisamos falar de digitalização nas empresas. Da série de artigos “Como Digitalizar”, neste artigo, vamos tratar do pós-vendas. Responsável pelo estreitamento das relações com o cliente, o setor de pós-vendas é um investimento importante para os negócios. E, em tempos cada vez mais tecnológicos, um pós-vendas digitalizado é mais que uma necessidade, é uma obrigação. 

Os clientes dessa nova era digital estão conectados o tempo todo e buscam acesso fácil também às marcas, produtos e serviços que consomem. Principalmente, as gerações mais novas, já nascidas na era da internet como os millenials. São consumidores empoderados com conhecimento digital e muito questionadores. 

As empresas não escolhem mais como falar com o cliente e, sim, é ele, o cliente, que seleciona como entrar em contato. Telefone, redes sociais, e-mails ou tudo ao mesmo tempo. Múltiplos canais dão o tom às interações entre marca e consumidor. Mas, se as plataformas são digitais, o lado humano não pode ser ignorado no pós-vendas. 

Vale dizer que o pós-venda não pode ser apenas reativo e ficar apenas esperando por reclamações ou sugestões dos consumidores. Fazer o cliente se sentir lembrado e valorizado é um dos pontos principais do pós-vendas. 

Digitalizando o pós-vendas 

O termo em inglês Customer Relationship Management (CRM) pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente foi criado para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente. Ou seja, as ferramentas do pós-vendas digitalizado. 

E é exatamente por isso que as plataformas de CRM estão entre as tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras para empresas. Com elas, as informações dos clientes são utilizadas no gerenciamento das contas e oportunidades de vendas. 

A importância de um pós-vendas eficiente vem de um dos ensinamentos do guru do marketing Philip Kotler, “conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais que manter um atual” 

A transformação digital é um caminho sem volta para as empresas, e o setor do pós-vendas é dos que mais se beneficiam disso, considerando o quão conectados estão os consumidores. Mas, a dica valiosa é a de que o empreendedor deve sempre manter sua identidade.

Para saber mais com Sebrae 

Segue uma lista de artigos com dicas para aumentar as vendas e fortalecer a relação com clientes. 

Saiba como prospectar clientes e melhorar suas vendas 

Aposte no engajamento para fortalecer o relacionamento com os clientes 

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