this is an h1

this is an h2

Sat May 13 00:55:44 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como fazer marketing de conteúdo na prática?

Separamos dicas práticas para você iniciar a sua produção de conteúdo e alavancar as suas vendas.

· Atualizado em 13/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Produzir conteúdo pode te ajudar e muito a alavancar as suas vendas! Você duvida? Então, no vídeo ao final do artigo, compartilhamos várias dicas para você atuar no mercado digital. As empresas que adotam a produção de conteúdo precisam saber que, neste cenário, a venda é uma consequência do relacionamento criado entre a marca e a persona.  

Nesse modelo, a empresa entrega conteúdo de valor, e quando o consumidor achar que está pronto para realizar a compra, ele o fará. A produção de conteúdo em plataformas digitais pode ser realizada de diversas formas: blogs e comunidades on-line, cases e infográficos, e-books, newsletters, podcast e vídeos. 

É importante lembrar que, na produção de conteúdo, ficar falando somente da sua empresa é um grande erro. O que as pessoas realmente querem saber são as informações e novidades que geram valor na hora de decidir pela compra de um produto ou serviço. 

Ser autoridade do marketing de conteúdo é saber falar bem sobre todos os temas que giram em torno dos valores e da personalidade da sua marca. Entregar um conteúdo relevante é o maior objetivo dessa estratégia. Ainda não está convencido? Então, olha só por que você deve investir na produção de conteúdo: de acordo com o Gloogle Trends 2018, 86,7% das pessoas utilizam o Google para se informar, ou seja, o seu site é a porta de entrada principal para novos clientes, e o Google é o caminho até ele. 

A produção de conteúdo contribui para que mais pessoas reconheçam a sua marca e os produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Enquanto o reconhecimento aumenta a quantidade de pessoas que conhecem e possuem uma percepção positiva sobre a sua marca, o engajamento busca construir um relacionamento próximo e constante com uma audiência mais seletiva. 

Muitas vezes, seu público-alvo não entende bem o que você faz ou para que servem os produtos oferecidos pela sua empresa, por isso, desenvolver conteúdos explicativos pode ser útil para mostrar e até exemplificar o seu negócio. Neste caso, aumentar o número de vendas significa focar sua produção de conteúdo para guiar os líderes por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão. Escolher o canal adequado e a mensagem é muito importante, portanto, identifique os meios de comunicação que oferecem o máximo de vantagens para a exposição do seu conteúdo.

Preste atenção também nas possibilidades que Facebook, Instagram e Twitter ofererecem, pois são as redes sociais mais frequentadas e permitem desenvolver comunidades selecionadas para você divulgar um conteúdo adaptado. Use e abuse da criatividade nas plataformas! 

Você sabia que existem sites nos quais você pode participar das notícias, como sendo uma fonte, você pode oferecer seus artigos para serem publicados em veículos on-line? Muitas plataformas aceitam conteúdo, e isso pode ampliar a visibilidade da sua marca! Que tal a dica dos e-mails marketing, por exemplo? Eles permitem transmitir informações em uma esfera privada e selecionada. A vantagem aqui é que você tem o controle absoluto dessa ferramenta. Ela cria uma lista de clientes e prospects e envia conteúdo relevante ao interesse dessas pessoas. 

Já os blogs permitem produção de conteúdo em texto, vídeo e podcast, e são focados, muitas vezes, em segmentos de negócio que são chamadas comunidades. E falando nisso, você já deve ter percebido que algumas mídias sociais possuem comunidades de acordo com a área de interesse, né? Você pode pesquisar comunidades no Facebook, sites e no Instagram. 

E por falar nisso, você sabia que o Sebrae possui várias comunidades para diferentes segmentos de mercado? Então, eu te apresento agora a comunidade Sebrae. Era um espaço colaborativo com mais de 45.000 leitores que todos os meses compartilham conteúdo e conhecimento. Você pode utilizar esta plataforma para falar sobre um produto ou serviço que a sua empresa oferece na forma de compartilhamento de conhecimento, dicas ou ajuda. Ficou interessado, né? Então, vá lá e inscreva-se já! Depois de conhecer sobre os canais, precisamos te falar sobre outro detalhe fundamental: não existe uma regra fixa, mas os bons conteúdos escritos, geralmente, são os que possuem entre 200 e mil caracteres. Já os vídeos têm que ter um tempo entre um e dois minutos. Se você quiser que o conteúdo seja consumido rapidamente e desperte atenção de quem está assistindo. Agora, se você pretende gravar um áudio e transformar este material em um podcast, o ideal é que este material tenha um plano de 15 a 20 minutos. 

Outra dica importante é que quanto mais relevante e inédito for o conteúdo, maior é a chance do Google index posicionar na primeira página do mecanismo de busca simples. Você não vai gastar um centavo com isso. Não esqueça de terminar seu conteúdo com um “call to action” ou seja uma mensagem estimulando a pessoa a tomar alguma atitude ao terminar de consumir o seu conteúdo, como por exemplo preencher um formulário, baixar um e-book e acessar seu site. 

Quantas vantagens! Então, não perca tempo e comece a produzir seus conteúdos hoje mesmo. Produção de conteúdo não é mais tendência de mercado. Hoje, é uma realidade. Diversas empresas estão fazendo isso, então, não fique para trás! Com essas dicas que trouxemos, esperamos ter despertado o seu interesse pelo tema. Então, agora é com você. Sucesso!

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você: 

“Você sabia que sessenta e seis por cento dos brasileiros são ativos nas redes sociais? Nessa onda, estão consumidores em busca de produtos e serviços para comprar na internet. Para fisgar potenciais clientes, veja algumas dicas do Sebrae para a sua empresa.”

Curso Marketing digital: planejar para vender pela internet: "Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio." 

Essas foram algumas das principais informações sobre a definição de metas e objetivos no varejo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?