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Sat May 13 21:10:42 BRT 2023
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Como fazer uma transmissão ao vivo

Aproveite as transmissões ao vivo para gerar proximidade e identificação com o seu cliente.

· Atualizado em 13/05/2023
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Com as redes sociais, empresas de qualquer porte podem fazer suas transmissões ao vivo com pouco investimento. Você pode aproveitar para fazer demonstrações de produtos, webinars, entrevistas e eventos. Com as transmissões, você pode se aproximar ainda mais do seu público e interagir. Entenda alguns benefícios:

Confiança e transparência

As pessoas preferem comprar de quem elas confiam. A transmissão ao vivo pode te ajudar a construir confiança, porque os clientes vão te conhecer, ver como você conversa e responder suas dúvidas, por exemplo. Aproveite para demonstrar processos, deixar seus colaboradores falarem e demonstrar a utilização de seus produtos.

Custo baixo

Como as ferramentas são gratuitas, você pode fazer uma transmissão sem gastar nada. Claro, quanto melhor a qualidade, mais confiança você ganha. Por isso, se puder, invista em um bom equipamento de vídeo, iluminação e cenário.

Engajamento

Se você busca mais engajamento nas suas plataformas, realize transmissões ao vivo. As pessoas tendem a comentar dez vezes mais em vídeos ao vivo nas redes sociais porque elas vão participando, respondendo, perguntando. 

Antes de entender como fazer transmissões ao vivo, saiba quais situações são mais adequadas para esse formato: 

Serviço ao consumidor 

Uma das melhores maneiras de ajudar os consumidores da sua marca é conversando com eles em tempo real. Que tal produzir um webinar sobre o seu produto ou serviço? Ou promover uma sessão de perguntas e respostas? Você também pode convidar clientes fiéis para testar um novo produto, recebendo feedback instantâneo. 

Anúncios e demonstrações 

Se você quer contar novidades de qualquer gênero, não existe forma melhor do que um evento ao vivo. Com isso, você incentiva o engajamento e propaga a notícia, fortalecendo o reconhecimento da sua marca. Além disso, você esclarece dúvidas preliminares relacionadas à novidade.

Eventos

Se você vai promover um evento presencial, como um seminário ou feira, é possível realizar transmissões ao vivo também. Dessa forma, você incluiu quem não pode participar, aumentando o público. 

Bastidores

Como é trabalhar na sua empresa? Como um produto é feito e entregue? Você pode realizar transmissões para mostrar os bastidores do seu negócio, trazendo engajamento não só de consumidores, mas também de possíveis talentos. 

Como fazer transmissões ao vivo 

Para fazer uma boa transmissão ao vivo, é preciso planejar uma estratégia e um roteiro. Cuidado que um vídeo sem direcionamento pode prejudicar sua empresa em vez de trazer resultados. 

Suas transmissões precisam ter relevância para sua audiência e, somente, pesquisando e planejando antes, é que você poderá direcionar o seu conteúdo. Outro ponto importante é que seu vídeo deve ter uma proximidade ideal com a pessoa que está assistindo.

Seja profissional, mas ao mesmo tempo identificável. Uma das formas de fazer facilitar a proximidade é criando um roteiro em tom de conversa. 

Veja um checklist para fazer uma boa transmissão ao vivo:

  • Crie um teaser para chamar a atenção para o seu vídeo, divulgando data, horário e tema da transmissão;
  • Ofereça algo útil. Quando escolher o tema da sua transmissão, procure assuntos que interessem à sua audiência. Dessa forma, suas chances de engajar as pessoas serão maiores; 
  • Escreva um roteiro simples para não se perder durante a transmissão. Você pode colocar somente os principais pontos. Assim, você não confunde a audiência e mantém a atenção, sem cansá-la;
  • Construa uma conexão entre conteúdo e marca. Lembre-se de conectar o tema ao seu propósito e imprima sua marca durante a transmissão;
  • Incentive a participação, oferecendo cupons de desconto para quem participar da transmissão; 
  • Escolha uma ferramenta adequada ao seu negócio e cliente;
  • Compartilhe o vídeo para quem não pôde participar e não se esqueça de deixar um vídeo salvo para alcançar mais pessoas.

Quais ferramentas utilizar nas transmissões ao vivo?

Confira algumas ferramentas muito utilizadas em transmissões ao vivo:

  • Google Hangouts on Air: é uma ferramenta gratuita para perfis da rede social do Google, o Google Plus. Qualquer empresa com uma conta na rede pode acessar o vídeo por meio de um link.
  • Vimeo Live: ferramenta paga, ideal para quem precisa realizar transmissões com alta qualidade. Além disso, usuários não veem anúncios publicitários em nenhum momento do vídeo.
  • Facebook Live: é uma ferramenta gratuita para páginas do Facebook. É possível divulgar para qualquer pessoa cadastrada na plataforma. É possível acessar o vídeo inclusive pelo celular e a pessoa pode receber notificações. Instagram Live Video: É possível compartilhar as transmissões com seguidores do perfil e enviar notificações.
  • Periscope Producer (Twitter): plataforma exclusiva para transmissões que foi comprada pelo Twitter. Usuários que utilizam a função dentro do microblog também podem acessar as transmissões, automaticamente. 
  • YouTube Live: a maior plataforma de vídeos do mundo também possui o recurso de transmissões ao vivo. Usuários também recebem notificações e os vídeos ficam salvos no canal.

Utilize essas ferramentas e dicas para começar a fazer transmissões ao vivo nos seus perfis das mídias sociais. É uma oportunidade de alcançar mais clientes e engajar, gerando proximidade e identificação.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: Como fazer transmissão ao vivo para seu negócio

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