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Wed Apr 19 10:53:15 BRT 2023
Empreendedorismo | INTERNACIONALIZAÇÃO
Como planejar a internacionalização de sua empresa

No debate sobre a conquista de mercados externos, apresentam-se diversas opções para as empresas em termos de investimentos.

· Atualizado em 19/04/2023
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O segundo bloco do programa Negócios em Debate, do Canal Inova SC, continua o bate-papo com os convidados Felipe Gallotti, gerente de Internacionalização do Sebrae-SC, e Thiago Raitez, diretor da Father Estratégias Internacionais, sobre o tema internacionalização. 

O debate busca esclarecer o empreendedor sobre como ele deve se preparar, qual é o caminho a percorrer e de que forma ele pode se sentir seguro para iniciar os primeiros passos rumo à internacionalização do seu negócio.   

Conforme analisa Thiago Reitz, partindo de um planejamento estratégico e de um estudo de viabilidade, procura-se entender aonde a empresa quer chegar, ou seja, aonde o produto ou o serviço dela pode chegar. Nesse estudo de viabilidade serão colocadas as opções para a empresa: mercados mais desenvolvidos e pujantes ou mercados menores, vizinhos. 

No primeiro caso, o próprio planejamento deve indicar os desafios a serem enfrentados por quem fizer esta opção: a concorrência é maior e o investimento e o risco também são maiores. Trata-se, portanto, de um risco calculado, pondera Thiago.   

Por outro lado, caso a empresa opte por mercados menores, vizinhos, os custos deverão ser menores de entrada e os retornos, mais rápidos. Estes mercados menores podem proporcionar bons resultados, dando “tração” às empresas que, a partir daí, criam musculatura para poder partir para mercados mais competitivos. 

Felipe Galotti explica que é importante observar que os programas de internacionalização, como o Go To Market do Sebrae, por exemplo, são extensos, desenvolvidos no médio e no longo prazo para que as empresas possam ter uma preparação mais completa. Ele lembra que a internacionalização é um processo de médio e longo prazo, em que não há cobranças por resultados imediatos.  

Sobre a necessidade de se montar um time específico para a internacionalização em uma empresa, Thiago lembra que, de uma maneira geral, os pequenos e médios negócios não têm uma estrutura própria para essa função, nem uma equipe qualificada para atuar com o comércio exterior. Porém, a dinâmica para atuar nos mercados internacionais demanda uma atenção especial para este canal de venda.  

Desta forma, é natural que as empresas acabem terceirizando ou montando uma estrutura interna para atender todo este novo mercado, depois da consolidação de um volume mínimo de vendas para o exterior.  

É aqui que entra o papel do Sebrae. O importante é que as empresas estejam cientes de que existem profissionais especialistas, técnicos em comércio exterior que podem auxiliá-las nos mais diversos serviços. Seja na parte documental, de custeio e logística, entre outros, além de toda a prospecção, negociação e contatos com os potenciais clientes no exterior.  

No programa Go To Market, do Sebrae, nota-se uma grande evolução do empresário que dele participa, avalia Thiago. Inicialmente, ele vê o mercado externo como algo distante ou difícil. Ele até quer chegar lá, mas muitas vezes não tem o conhecimento necessário para tanto. E, no programa, ele ganha confiança e percebe rapidamente a importância da internacionalização para agregar valor aos seus produtos e serviços.    

Todos os empreendedores evoluem fortemente com a internacionalização, reforça Galotti. Trata-se de um processo em que são adquiridos muitos conhecimentos, colocados vários desafios e agregadas uma série de atividades a uma empresa. Ele explica que as oportunidades estão aí, seja com o objetivo de exportar, seja com o objetivo de se proteger dos concorrentes estrangeiros.   

Os empresários devem iniciar esta preparação para a internacionalização a fim de aplicar os conhecimentos adquiridos e gerar os resultados, que muitas vezes irão impactar nas ações da empresa até no mercado interno. 

O Go to Market, Galotti ressalta, é um programa que entrega benefícios de planejamento, consultoria, estruturação do negócio, mas também acesso a mercados, não apenas externos, mas também nacionais.  

Empreendedores, mesmo pequenos, precisam ter as ferramentas necessárias para se preparar para a internacionalização. E o Sebrae, juntamente com seus parceiros e especialistas, busca identificar, planejar e orientar os empresários para que o processo de expansão de suas vendas para o mercado externo, bem desenhado, aumente a produtividade e dê lucros. 

Para você ver a íntegra do programa com Felipe Gallotti, gerente de Internacionalização do Sebrae-SC, e Thiago Raitez, diretor da Father Estratégias Internacionais, acesse: 

Programa Negócios em Debate #3 - Bloco 1

Programa Negócios em Debate #3 - Bloco 2

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