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Sat May 13 15:18:51 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como usar o WhatsApp na sua estratégia digital

O WhatsApp pode ajudar a melhorar o seu atendimento e aumentar suas vendas.

· Atualizado em 13/05/2023
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O WhatsApp pode ser tão importante para o seu negócio quanto suas redes sociais. Isso porque o WhatsApp não serve, apenas, para enviar mensagens de texto ou conversar por vídeo chamada. Ele também pode ser usado para negócios.

O WhatsApp Business foi criado para atender as pequenas empresas. Ele pode ajudá-lo a se conectar com seus clientes e apoiá-los com um atendimento imediato e personalizado. Algumas vantagens do aplicativo são:

  • Gratuito: as únicas cobranças que você pode receber são de roaming de dados;
  • Confiável e disponível: conectado ao Wi-Fi ou com dados móveis, é possível usar o WhatsApp para se comunicar com usuários de todo o mundo;
  • Diversos formatos: não se trata apenas de mensagens de texto. Você pode usar o WhatsApp para mensagens de voz, chamadas e videochamadas, além de compartilhar fotos, vídeos, documentos ou localização.

Personalize e humanize suas mensagens

O WhatsApp, como qualquer outro serviço de mensagens, está configurado para detectar e bloquear qualquer pessoa que envie publicidade em massa.

Se você enviar textos genéricos, promoções visuais ou qualquer outra mensagem que seu cliente não queira, eles podem considerar o seu conteúdo como lixo eletrônico (spam) e te bloquear.

Por isso, envie mensagens personalizadas e que agreguem valor ao seu cliente. Assim, você terá um diferencial e pode gerar uma conexão maior com o consumidor. O WhatsApp é uma ótima ferramenta de relacionamento e você deve aproveitar isso.

Esqueça os grupos. Utilize as listas de transmissão. Uma mensagem do WhatsApp que é enviada para várias pessoas da sua lista de assinantes de uma só vez, com apenas um clique, é chamada de mensagem de transmissão.

Os destinatários verão a mensagem em seu bate-papo privado com você e poderão responder para iniciar uma conversa individual com sua marca. 

Se você não usar a API de negócios do WhatsApp, poderá enviar uma mensagem de transmissão apenas para os contatos que salvaram seus números.

Com a API, você pode enviar uma transmissão para qualquer pessoa que tenha optado por receber sua mensagem do WhatsApp, enviar para dez mil clientes por vez e ainda saber quantas pessoas abriram e interagiram com sua mensagem. 

Assim, a dica é usar uma mensagem de transmissão do WhatsApp para oferecer:

  • Ofertas em todo o site;
  • Lançamento de um novo produto;
  • Dicas de compartilhamento ou conteúdo valioso; 
  • Enviar atualizações sobre problemas técnicos.

Mantenha um relacionamento com o seu cliente

A melhor maneira de se relacionar com o seu cliente pelo WhatsApp é conversar de maneira natural como você falaria com qualquer um de seus contatos. Lembre-se de sempre ser gentil e respeitoso. Seja amigável, mas não muito informal.

As pessoas não querem ler uma enciclopédia toda vez que recebem uma mensagem. Esta é uma conversa em que a outra pessoa precisa sentir que você está oferecendo algo de valor.

Assim como faria com um amigo, envie mensagens curtas e diretas. Você pode expressar emoções e dar um toque mais caloroso aos seus textos. Contanto que você não exagere.

Aproveite os recursos disponíveis no WhatsApp:

  • Você deve utilizar a ferramenta de catálogo do WhatsApp Business como uma vitrine do seu negócio. Ele permite que seus clientes naveguem em seus produtos sem sair do aplicativo. É prático e demonstra profissionalismo; 
  • Você pode fazer upload de no máximo 500 produtos ou serviços com esse recurso. Cada produto ou serviço deve incluir um título, preço, descrição, código do produto e link para o produto em seu site. Cuide das imagens do seu catálogo, fazendo fotos de qualidade e com destaque para o produto; 
  • Outro recurso interessante é o WhatsApp Pay, que permite que os usuários enviem e recebam dinheiro no aplicativo de mensagens. Você não precisa baixar um aplicativo separado para enviar dinheiro se já tiver adicionado os dados do seu cartão no aplicativo.

Você também deve fechar a venda pela ferramenta, evitando enviar os clientes para o site, pois a chance de eles desistirem da compra aumenta. Além do WhatsApp Pay, você pode utilizar o PagSeguro e o Mercado Pago para fechar suas vendas.

Com os anúncios, você pode lançar uma campanha de marketing do WhatsApp em algumas etapas:

Crie uma lista de assinantes 

Para que todos possam receber atualizações suas no WhatsApp, você pode: publicar seu número do WhatsApp em seu site e redes sociais; sugerir aos clientes que eles recebam notificações sobre pedidos e envios e incluir um link de clique aqui para conversar em seus boletins informativos, e-mails promocionais ou campanhas no Facebook.

Identifique suas metas 

Planeje suas ações da campanha e pense no que você deseja dos destinatários das suas mensagens. O que você espera alcançar com esta campanha? Que ação você deseja que seus contatos realizem depois de ver sua mensagem?

Responda a todas as perguntas 

Use uma caixa de entrada compartilhada para que todos os membros de sua equipe possam responder às mensagens, sem perder o contexto das conversas com seus clientes potenciais. 

Seja ágil no atendimento e utilize as mensagens programadas quando não estiver no horário comercial. Assim, você se mostra sempre disponível ao seu cliente. 

É importante lembrar que você só deve enviar mensagens quando as pessoas autorizarem. Você também deve permitir que elas desativem o recebimento, sem qualquer dificuldade.

Aplicativos de mensagens como o WhatsApp Business são ótimas maneiras de melhorar o atendimento ao consumidor. Além disso, você pode melhorar a comunicação com seus clientes e gerar conexão. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR: Como vender pelo WhatsApp Business todos os dias? Confira nossas 6 dicas incríveis!

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