this is an h1

this is an h2

This Content Component encountered an error Fri Mar 31 00:33:42 BRT 2023
Cooperação | COOPERATIVA
Conheça o Programa Felicidade Interna das Cooperativas

Criado em 2013, o Programa Felicidade Interna das Cooperativas ajuda as entidades do cooperativismo a aumentar o engajamento de associados e colaboradores.

· Atualizado em 31/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Em qualquer ambiente de trabalho, é fundamental que as pessoas estejam felizes e motivadas. Não é diferente no cooperativismo, modelo de empreendimento que se caracteriza por um perfil igualitário e solidário. Com esse espírito, foi criado o Programa Felicidade Interna das Cooperativas (FIC), que tem como objetivo mensurar e promover a satisfação de empregados e cooperados.  

Como surgiu o programa 

O Programa Felicidade Interna das Cooperativas surgiu em 2013 por iniciativa do Comitê Nacional de Promoção Social, composto por representantes das unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Como funciona? A ferramenta aborda nove dimensões: bem-estar psicológico, padrão de vida, educação, saúde, meio ambiente, cultura, governança, uso do tempo e vitalidade. Embora não implique adesão obrigatória, o programa é sugerido às entidades do cooperativismo que desejam fortalecer a qualidade de vida de seus colaboradores e associados.  

Como funciona o programa 

Você deve estar curioso para saber como funciona o Programa Felicidade Interna das Cooperativas. A equipe que aplica essa ferramenta do cooperativismo cria grupos de conversas entre os colaboradores para que sejam estabelecidos um diagnóstico e planos de ação voltados para o desenvolvimento das áreas apontadas como as que necessitam de maior atenção. Um ano depois, o mesmo questionário é refeito para que as demandas sejam atualizadas.  

Exemplo prático 

Para dar um exemplo, no Sicoob Credicom (primeira cooperativa de Minas Gerais a implantar o programa, em 2014), a partir do diagnóstico inicial, foram implementados programas de incentivo à atividade física, gestão de carreira e desempenho, cursos de capacitação em finanças pessoais, melhoria nos canais de comunicação interna, revisão da arquitetura organizacional, couching para gestores de nível estratégico. 

Inspiração do conceito 

Como curiosidade, saiba que uma das inspirações do Programa Felicidade Interna das Cooperativas foi a decisão tomada nos anos 1970 por um rei do Butão, pequeno país asiático fundado por monges tibetanos. Ele decidiu substituir os critérios universais de mensuração de riqueza do Produto Interno Bruto (PIB) pelo conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) pela ideia básica de que todo cidadão tem direito à felicidade, que tem tudo a ver com o cooperativismo.  

Assim, além do crescimento econômico, é importante considerar aspectos como a promoção de um desenvolvimento sustentável e igualitário, a preservação dos valores culturais, a conservação do meio ambiente natural e o estabelecimento de uma boa governança. Aliado aos princípios do cooperativismo, o FIB motivou a criação do programa Felicidade Interna das Cooperativas pelo Comitê Nacional de Promoção Social do Sescoop, bem como iniciativas similares em países como França e Reino Unido. 

Programa consolidado no Brasil 

Por último, devemos lembrar que a ideia foi apresentada pelo consultor da Fundação Dom Cabral, Benedito Nunes, estudioso da temática da felicidade e das grandes mudanças que o FIB proporciona. Em 2013, ele foi convidado a integrar o Comitê Nacional do Sescoop para oferecer uma diretriz de promoção social às entidades do sistema de cooperativismo, a partir de três eixos estruturantes: cultura da cooperação, sustentabilidade e qualidade de vida. Foi quando surgiu o programa Felicidade Interna das Cooperativas, hoje, uma ação plenamente consolidada e de grande sucesso. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?