this is an h1

this is an h2

Thu Mar 23 01:50:58 BRT 2023
Cooperação | COOPERAÇÃO
Cooperativas: alternativa também para corretores

Embora a maioria dos corretores trabalhem como profissionais autônomos, vem crescendo o movimento de constituição de cooperativas de corretores no país.

· Atualizado em 23/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Atualmente, existem cerca de 500 mil corretores atuando legalmente no Brasil, de acordo com a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor). São profissionais que trabalham como intermediários nas negociações de imóveis, de seguros e de planos de saúde, entre outras atividades. 

A grande maioria dos corretores trabalham como profissionais autônomos. Mas, vem crescendo, em várias partes do país, o movimento de constituição de cooperativas de corretores, visando a obter melhores condições de trabalho. 

As vantagens 

O cooperativismo oferece muitas vantagens em relação à atuação individual no mercado. É possível, por exemplo, compartilhar espaços de trabalho, materiais e serviços de escritório, jurídicos, de tecnologia de informação, comunicação e publicidade ou de contabilidade. 

A cooperativa também permite a emissão de nota fiscal, possibilita a criação de um website e operar nas redes sociais em busca de mais clientes, assim como disputar licitações públicas em melhores condições. E ainda pode oferecer cursos de capacitação em vendas, gestão financeira e apresentação pessoal, acelerando a formação de seus colaboradores. 

Sem contar que os corretores organizados em cooperativas ganham condições de trocar experiências, buscar benefícios comuns, compartilhar dificuldades, enfim, trata-se de transformar concorrentes em parceiros, o que estimula o profissional a ir mais além. 

Este material do Sebrae apresenta a você uma síntese das vantagens de formar uma cooperativa.  

Casos de sucesso 

Já existem várias experiências de sucesso entre as cooperativas de corretores no Brasil. É o caso da Cooperativa dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CoopCorrMT), fundada em 2018. A ideia nasceu do encontro de profissionais que não conseguiam manter sozinhos estruturas capazes de alavancar os negócios e ampliar sua presença no mercado. 

Com apenas cinco anos de vida, a CoopCorrMT já conta com duas unidades de atendimento e com profissionais especializados em diversas especialidades do setor imobiliário. Entre eles, avaliadores credenciados, advogados, engenheiros civis, peritos judiciais etc. 

A primeira cooperativa de corretores de seguros do país foi a UNICS Brasil, de Caxias do Sul (RS), criada em 2003. O pioneirismo fez com que a UNICS Brasil tivesse que esperar até 9 de junho de 2008 para que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) regulamentasse as cooperativas de corretoras de seguros, por meio da Circular 367. 

Cooperativas financeiras de corretores  

Outra opção que vem se revelando interessante para corretores é associar-se em uma cooperativa financeira. Algumas delas, aliás, foram formadas especificamente por corretores. Era o caso da Credicor-RS, uma cooperativa de crédito mútuo composta e administrada por corretores de seguros. Em maio de 2021, em decisão aprovada em assembleia geral, a Credicor-RS passou a integrar a Sicoob CredSeguro, uma cooperativa que nasceu em 1999 para oferecer serviços financeiros a empresas e empresários do setor de seguros. E, desde 2007, funciona sob o regime de livre admissão de associados. 

Corretoras de seguros para cooperados 

Existem, ainda, as corretoras formadas dentro de sistemas cooperativos, para atender aos cooperados. É o caso da Sicoob Administradora e Corretora de Seguros, que atua desde 2006 no mercado de seguros, oferecendo opções como seguros de vida, automotivos e residenciais aos associados do sistema Sicoob, de serviços bancários e financeiros.  

Neste caso, a associação de corretores em cooperativas tem uma vantagem a mais, já que transações dentro do sistema cooperativista são classificadas como “atos cooperativos”, conforme definição da Lei 5.764/71 (Lei do Cooperativismo).  O que lhes garante grandes vantagens tributárias. 

Que tal, então, você conhecer um pouco mais sobre as vantagens de associação em cooperativas? Confira este material do Sebrae.  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?