this is an h1

this is an h2

Sat Mar 25 01:32:12 BRT 2023
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Dicas na hora de tomar um empréstimo

Confira os cuidados necessários no momento de fazer um empréstimo. E o que as instituições financeiras avaliam para concedê-lo.

· Atualizado em 25/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A decisão de tomar um empréstimo é muito séria porque vai gerar um comprometimento mensal do resultado de sua empresa. Então, antes de dar esse passo, é preciso descobrir quais são os problemas da empresa que geraram a necessidade do empréstimo. É a hora de avaliar suas vendas, seu fluxo de caixa e outros controles de gestão. Até para saber se o negócio é viável ou se o empréstimo apenas irá aumentar o tamanho da crise. 

Se depois dessa análise, você concluiu que o empréstimo vai ajudar na retomada do crescimento de seu negócio, é preciso tomar alguns cuidados ao escolher a instituição financeira e as condições da negociação. Veja as dicas a seguir: 

As exigências dos bancos 

Para que as chances de aprovação de seu pedido de crédito sejam maiores, confira o que as instituições financeiras analisam habitualmente para decidir concedê-lo ou não. 

Capacidade de pagamento: Os bancos analisam qual é a capacidade de pagamento da empresa por meio do fluxo de caixa, DRE e suas projeções, registros contábeis e faturamento. 

Histórico do cliente: O candidato já pediu empréstimos anteriormente? Foi pontual no pagamento de suas dívidas no passado? Os bancos também fazem consultas no sistema de informações do Banco Central sobre ocorrências registradas no Serasa, SPC, Cadin, cartórios, envolvendo ainda sócios e avalistas. 

Capital: Análise dos indicadores da empresa, como margem de lucro e reservas para arcar com seus compromissos. 

Garantias: As instituições avaliam as garantias oferecidas na hora do empréstimo: investimentos, imóveis, títulos a receber etc., que podem ser apresentadas pela empresa ou por seus sócios. 

Conjuntura econômica: O ambiente da empresa, mas também a conjuntura econômica e social do país fazem parte das análises dos bancos ao decidirem por conceder ou não um empréstimo. Quando a situação geral da economia é complicada, a tendência das instituições financeiras é sempre de serem mais conservadoras, temendo que os tomadores não consigam quitar os empréstimos.  

Para te apoiar, o Sebrae oferece um curso gratuito, on-line, sobre gestão financeira. Aproveite e fique mais preparado para enfrentar o desafio de manter seu negócio sustentável e perene. 

Com essas informações em mãos, é hora de partir para o mercado em busca do empréstimo mais favorável para a recuperação e a continuidade de seu negócio. Se ainda tiver dúvidas, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?