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Sat May 13 20:57:27 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Entenda o que é arquétipo de marca

Conheça os arquétipos da marca e veja como usá-los no seu marketing digital.

· Atualizado em 13/05/2023
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Com a definição dos arquétipos é mais fácil criar uma comunicação que se conecte com os valores dos seus clientes. Isso porque os arquétipos de marca são características que sua marca assume e transmite para o consumidor.  

O conceito de arquétipo foi criado pelo psicólogo Carl Jung. Ele definiu 12 tipos de personalidades hereditárias. Para Jung, cada pessoa segue um desses tipos, o que transcende a linguagem, a cultura e o tempo e influencia no comportamento.

Não confunda os arquétipos com as personas, que são personagens fictícios que representam o cliente ideal. O arquétipo de marca está relacionado aos valores e ao propósito da empresa. São eles:

O Criador

O Criador está conectado à criatividade. São marcas inovadoras que não seguem padrões preestabelecidos e estão, constantemente, criando produtos e serviços criativos. 

Para os consumidores, essas empresas inspiram criatividade, autenticidade e utilizam arte e tecnologia para inovar. Apple e Adobe são alguns exemplos.

O Sábio

Marcas que estão ligadas à sabedoria e acreditam que conhecimento é fundamental para a sociedade. O Sábio inspira outras pessoas a buscar conhecimento para inovar. Esse arquétipo é das marcas que estão atentas ao ensino e que são mentoras da sua audiência.

Para os consumidores, o principal retorno ao se conectar com esse tipo de marca é ganhar conhecimento e compartilhar sabedoria. O TED é um exemplo clássico.

O Cuidador

Os Cuidadores se guiam pela compaixão e pelo cuidado com o outro. Dentre seus valores, está a vontade de oferecer segurança e de defender os mais vulneráveis. Marcas desse arquétipo também se encaixam em uma figura materna, de amor e cuidado.

Quem se conecta com essa marca, tem a necessidade de se sentir seguro e depositar confiança na empresa. Negócios do setor da saúde e pet shop, geralmente, seguem esse modelo.

O Inocente

Marcas nesse arquétipo são positivas e querem sempre transmitir uma imagem otimista. Seu valor é levar felicidade a seus consumidores. A ideia é espalhar a alegria por onde passam e transmitir ideais como honestidade e simplicidade. Walt Disney é um exemplo.

O Bobo

Marcas que transmitem bom humor e fazem as pessoas rirem. Elas deixam o ambiente mais leve e a brincadeira é seu propósito principal. 

Consumidores que se conectam com essas marcas querem ver o lado mais leve da vida. O tom de voz da Netflix Brasil no Twitter transmite bastante o arquétipo do Bobo, criando chances para rir com a audiência sobre seus programas.

O Mágico

O Mágico ou Mago utiliza seus poderes para fazer com que os sonhos se tornem realidade. Marcas nesse arquétipo são visionárias e encantam a audiência com novas experiências. Clientes dessas marcas procuram soluções inovadoras e querem que seus sonhos se realizem. A Disney, Mastercard e Omo são exemplos desse arquétipo.

O Governante

As marcas incluídas nesse arquétipo exercem poder e controle sobre sua audiência. Têm apego pelas regras, são confiantes e com habilidades de liderança. Elas se veem como sólidas e dignas da confiança das pessoas.

Consumidores dessas marcas buscam estabilidade e produtos de alta qualidade. A Mercedes-Benz é um exemplo.

O Herói

Procuram fazer a diferença e vencer injustiças e problemas. Sabem diferenciar o certo do errado e acreditam que o sucesso vem com esforço e coragem para enfrentar desafios.

Clientes dessas marcas querem ser incentivados a ultrapassar limites. A Nike é um exemplo.

A Pessoa Comum

A Pessoa Comum é aquela com quem podemos nos conectar, que não age de maneira ofensiva. É “alguém como você”, um membro da sua comunidade, que causa sensação de pertencimento.

Essas marcas oferecem segurança aos seus clientes, além de uma conexão sólida. A Ford é um exemplo.

O Rebelde ou Fora da Lei

Marcas nesse arquétipo querem desafiar o status quo e causar disrupção na indústria. Regras são desconsideradas, e os paradigmas existentes são transformados. 

Não inspiram a simpatia de todos, mas quem as segue é definitivamente um defensor. A Harley Davidson se insere nesse tipo.

O Explorador

Marcas nesse arquétipo têm como valor o desejo por liberdade e independência. Querem explorar novos horizontes e desafiar limites, procurando novas oportunidades de crescer.

Essas marcas atraem clientes que tentam se inspirar por uma visão inovadora e de descoberta. A Nasa é um exemplo.

O Amante

Marcas desse arquétipo são movidas pela paixão e pelo desejo. São sensuais e emocionais, geralmente com um apelo físico. Também podem ter uma faceta de espiritualidade e senso de família.

São marcas que atraem pessoas que se conectam com a emoção e acreditam que a paixão torna as pessoas mais especiais. Victoria’s Secret é um exemplo.

Agora que você sabe o que é arquétipo de marca e quais são os 12 tipos, o que você acha de investir na estruturação do seu branding? Com base nos arquétipos, você também consegue definir o tom de voz e a linguagem da sua comunicação e se conectar com clientes que se identificam com o seu propósito.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: O que é arquétipo de marca

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