this is an h1

this is an h2

Tue Mar 28 14:17:31 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Fintechs: um jeito prático e seguro de contratar empréstimos

Chamadas de bancos digitais, as fintechs oferecem soluções de baixo custo e sem burocracia para empresários que buscam empréstimos para alavancar seus negócios.

· Atualizado em 28/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Muitos empresários consideram a tomada de empréstimo uma decisão arriscada, pois muitas vezes não têm certeza sobre a necessidade de captar recurso externo, não sabem ao certo como aplicá-lo ou se terão fluxo de caixa para quitar a dívida posteriormente. Neste contexto, as fintechs surgem como parceiras, oferecendo soluções de empréstimo seguras e de baixo custo.   

Essas empresas estão inseridas no mercado financeiro e muitas vezes são chamadas de bancos digitais. Fintech é a junção das palavras financial e technology (em tradução livre, tecnologia financeira). Em geral, são empresas focadas no desenvolvimento de tecnologias inovadoras que oferecem uma série de produtos e soluções financeiras pautadas no digital. 

Entre os produtos e serviços estão contas digitais, que podem ser abertas pelo aplicativo; cartões de crédito físicos e digitais sem anuidade; contratação de empréstimos pelo app, etc. A premissa é usar e abusar do digital, por isso tudo é feito on-line pelo cliente.  

Também são instituições seguras, legalizadas e reguladas pelo Banco Central do Brasil, pela Comissão de Valores Mobiliários e pela Superintendência de Seguros Privados. 

Um desafio, especialmente para pequenos empreendedores, é conquistar a confiança das instituições financeiras. Se por um lado os bancos tradicionais costumam dificultar a adesão e a liberação de crédito, por outro, a tecnologia traz novos jeitos de ajudar os empreendedores. Este é o trabalho das fintechs. 

Vale ressaltar que, quando a tomada de crédito é realizada de maneira planejada, a juros baixos e com boas condições de pagamento, ela pode alavancar um negócio ou até mesmo permitir o passo inicial de uma trajetória empresarial. Pensando nisso, saiba como a parceria com uma fintech pode te ajudar a incrementar seu negócio. 

A premissa de toda fintech é oferecer serviços financeiros sem burocracia e a custos nulos ou muito reduzidos. Com isso, seu funcionamento é, em essência, baseado na tecnologia e na otimização dos recursos utilizados.  

Estes são alguns tipos de fintechs: de gestão financeira; de crédito ou empréstimos; de pagamentos; de seguros. Embora as vantagens de uso das fintechs sejam claras em comparação às instituições tradicionais, é importante se resguardar.  

Veja alguns cuidados que você deve ter ao usar os serviços de uma fintech: 

  1. Pesquise a reputação da fintech no mercado, inclusive em redes sociais. Evite as que recebem muitas reclamações; 
  2. Verifique se a instituição financeira parceira da fintech está sujeita à fiscalização do Banco Central; 
  3. Entenda a política de proteção à privacidade da empresa, cheque se ela investe em segurança da informação, se adota medidas de combate a fraudes e se tem canais eficientes de comunicação com clientes; 
  4. Leia os termos do contrato de serviços antes de assinar ou clicar em “aceitar” nos sistemas digitais; 
  5. Verifique de quem é a responsabilidade por ressarcir seus investimentos caso a empresa não cumpra o acordado ou saia do mercado. 

Com um planejamento financeiro eficiente e o suporte das fintechs, você pode levar sua empresa a outro patamar. Que tal buscar essa solução para começar a crescer agora?

Se ficou com dúvidas sobre fintechs, procure a unidade do Sebrae mais próxima ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?