this is an h1

this is an h2

Sat May 13 03:24:12 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
Invista em 'Customer Experience’ e conquiste clientes satisfeitos

Oferecer uma boa experiência do cliente é fundamental para fidelizar os clientes e atrair novos consumidores, tornando-se referência no mercado.

· Atualizado em 13/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você se preocupa com a percepção que os clientes têm sobre sua empresa?

Chamamos de Customer Experience (CX) - ou experiência do cliente - o conceito que avalia a opinião do cliente sobre uma empresa e seus produtos ou serviços. Isto inclui todas as interações que o cliente tem com a empresa, desde o momento em que toma conhecimento da marca até a pós-venda. É influenciada por vários fatores, como a qualidade dos produtos e serviços, a facilidade de uso, a eficiência do atendimento ao cliente e a rapidez na resolução de problemas, entre outros. 

Oferecer uma boa experiência do cliente é fundamental para fidelizar consumidores e atrair novos. Afinal, o sentimento que as pessoas experimentam ao interagir com sua loja é um fator decisivo na escolha do que você oferece em relação aos concorrentes. Por isso, investir em Customer Experience é fundamental para se diferenciar no mercado. 

Entenda os três pilares da CX 

A CX estrutura-se em três pilares:  

  • conexão emocional entre consumidor e empresa;
  • redução do esforço do cliente durante a experiência de interação com a marca; 
  • alcance de sucesso na satisfação do cliente no processo de busca, comunicação, transação e pós-venda com a empresa.  

Para alcançar esses três pilares é preciso investir em tecnologia, capacitação de pessoas, integração de canais e uso inteligente de dados. 

CX em queda 

O CX Index, realizado pela consultoria Forrester Research, aponta que 2022 não foi um ano positivo para a experiência do cliente. O índice apresentou queda pela primeira vez desde 2017 e a principal motivação foi o recuo das experiências implementadas durante o período da pandemia. 

Muito embora os benefícios ao cliente implementados durante a crise sanitária tenham sido bem recebidos pelos consumidores, muitas empresas acabaram deixando de investir na área, posicionando-se “um passo atrás” em relação ao atendimento das expectativas dos clientes.  

Diante desta realidade, a consultoria alerta que as empresas precisam retomar as iniciativas de CX, e quem começar antes vai se diferenciar no mercado a curto e médio prazo. 

O primeiro passo é investir nas equipes, afinal, 4 em cada 5 times de CX não dominam habilidades fundamentais da área, como design thinking, design de experiências inclusivas, design baseado em pesquisa, mapeamento de jornada, alfabetização de dados e storytelling. 

Para se reposicionar no mercado, as empresas precisam tomar medidas como:  

  • estabelecer, financiar e dimensionar a função da CX, reconhecendo a importância estratégica que ela tem para o sucesso do negócio; 
  • coletar e analisar dados sobre o cliente, para obter os insights necessários, melhorar a fidelidade dos clientes e fazer crescer o volume e o valor das transações; 
  • transformar os insights em ações concretas focadas nos clientes, gerenciando suas jornadas e desenvolvendo produtos e serviços que atendam às expectativas dos consumidores;
  • priorizar as experiências que realmente fidelizam o cliente, atendendo às expectativas e necessidades, cumprindo a promessa da marca; 
  • usar tecnologia de forma estratégica, integrando os dados dos clientes a todo o sistema do negócio, priorizando a melhoria no atendimento;
  • medir continuamente o desempenho da estratégia de CX com as métricas certas, para avaliar a sua eficácia e manter uma visão completa de como o cliente se relaciona com a marca, nas jornadas e em cada ponto de contato, convertendo esse relacionamento em valor para a empresa. 

A experiência do cliente pode ser especialmente interessante para as micro e pequenas empresas (MPE), pois aumenta a fidelização dos clientes e diferencia a empresa dos concorrentes, principalmente em mercados muito competitivos.  

Se você está à frente de uma MPE, não perca tempo: invista em treinamento de equipe, ferramentas de atendimento ao cliente e soluções personalizadas para melhorar a experiência dos seus consumidores. Comece agora mesmo a investir nesta estratégia e torne-se uma referência no mercado! 

Saiba mais 

Melhore a jornada do cliente em sua empresa com investimento em conveniência  

Conheça estratégias para manter a fidelidade dos seus clientes 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?