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Mon Apr 24 01:01:49 BRT 2023
Planejamento | PLANO DE NEGÓCIOS
Os erros que você deve evitar no provador da sua loja

E se tem um ponto onde a conversão de venda é alta dentro da loja, esse ponto é o provador.

· Atualizado em 24/04/2023
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O provador é um local onde o seu cliente finalmente vai provar, experimentar o seu produto, e esse deve ser um dos momentos mais importantes, mais fundamentais, dentro da experiência de compras. Afinal, é ali que ele irá decidir se  leva o produto ou não. E sim, um provador feio, mal iluminado, desconfortável pode impactar negativamente na experiência de compras do cliente e diminuir as suas chances de venda. 

Selecionamos três erros comuns que acontecem no provador, inspirados pelo conteúdo da Viviane Giron para você garantir que não está cometendo nenhum deles. Confira!

Um dos primeiros erros comuns nos provadores é que eles são desconfortáveis. Ou seja, pisar no chão gelado, não ter onde sentar para se apoiar na hora de trocar de roupa, não ter ganchos o suficiente para seu cliente colocar os cabides com as peças escolhidas, as roupas do seu consumidor, as bolsas e sacolas que ele possa estar carregando. São fatores que impactam negativamente na experiência do seu cliente dentro do provador. O tamanho do provador também irá influenciar nesse momento, se seu provador for muito pequeno, ou seja, extremamente apertado, será mais difícil que seu cliente se sinta à vontade. Ele precisa estar confortável, pois trata-se de um momento especial e fundamental para a decisão de compra. Os pontos negativos do seu provador podem acabar com a vontade do seu cliente de provar as peças. 

Então, o espaço destinado à prova de roupas precisa ter um tapete confortável, um banquinho, ou um pufe para o cliente se sentar, ganchos o suficiente para colocar as peças e itens que ele possa estar carregando e uma dimensão de pelo menos um metro por um e vinte ou um e vinte por um e vinte. 

Para o segundo ponto, podemos salientar a importância da estética dentro dos provadores. É muito comum vermos espaços feios, antigos e sujos. Isso demonstra um descaso enorme com o seu cliente. Um provador não precisa ser caro para ser bonito, sua loja pode ser simples, mas é essencial que esse espaço esteja em perfeita ordem, com conforto, que tenha uma decoração atraente e que esteja limpo, para que seu consumidor queira ficar e provar quantas peças forem necessárias. Seu provador não precisa ser chique para ser bonito, mas atente-se aos detalhes, eles são importantes.

O terceiro erro mais comum é a questão da iluminação. Um provador escuro prejudica qualquer experiência de compra do seu cliente. A iluminação de um provador é crucial para influenciar positivamente. Uma boa iluminação deve valorizar e destacar o formato do corpo do seu cliente. Por esse motivo, deve-se evitar luminárias de teto no provador, pois elas fazem sombra e desvalorizam completamente a silhueta. 

O tipo de iluminação ideal para o provador é aquela colocada em frente ao espelho, contornando o espelho ou no formato de lâmpadas tubulares. Quanto à temperatura de cor, geralmente, indica-se trabalhar com 3.500 a 4.000 K, pois é a temperatura mais natural, ideal para os provadores. Ter um provador bem iluminado é super importante e pode aumentar a conversão de vendas das suas peças. 

Por fim, a falta de espelhos suficientes ou de boa qualidade nos provadores também podem prejudicar a experiência do seu cliente. Muitas vezes, as lojas têm apenas um espelho pequeno e mal posicionado, o que pode dificultar a visualização, especialmente no caso de peças complexas ou que exijam uma visão traseira. Além disso, espelhos de baixa qualidade podem distorcer a imagem, o que pode desencorajar o cliente a comprar a peça. É importante investir em espelhos suficientes e de boa qualidade para garantir uma boa visibilidade ao seu cliente e para que ele possa tomar uma decisão informada sobre as peças experimentadas.

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

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