Fortalecendo o desenvolvimento local com soluções criativas e sustentáveis que geram riqueza, preservam o ambiente e melhoram a qualidade de vida
Inovação
Quando se fala em inovação, muitas vezes associamos o termo às transformações tecnológicas e digitais, como inteligência artificial, robôs, carros autônomos e todas as novidades que vêm invadindo o nosso cotidiano. Mas o processo inovador não precisa da tecnologia para existir; ou melhor, é bem mais amplo do que qualquer ferramenta tecnológica. Inovação significa criar novas formas de fazer algo. É gerar riqueza e crescimento econômico por meio de ideias e soluções criativas.
Em 1939, o economista austríaco Joseph Schumpeter já enfatizava que a inovação é o motor essencial para o desenvolvimento econômico de um país capitalista e que à medida em que as indústrias se tornavam cada vez mais competitivas, era preciso inovar para garantir relevância e diferencial competitivo no mercado, com novos produtos e incrementos, como novos modelos de carros. Já em 1987, um outro austríaco, o professor e escritor Peter Drucker falava de inovação como a capacidade de transformar o que já existe em algo lucrativo, ou seja, que todas as mudanças que geram riqueza são consideradas inovação.
Ecossistema de inovação
O Brasil vem se destacando no quesito inovação e, em 2023, alcançou a 49ª posição no ranking do Índice Global de Inovação, da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Na América Latina, o país ocupa a primeira posição de economia mais inovadora. Financiadoras e fundações - ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) -, subsidiam investimentos em pesquisa, inovação e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, conhecidos pela sigla PD&I. É importante destacar também que o cenário regulatório brasileiro é um dos mais completos em inovação. O Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é o arcabouço jurídico e técnico para que universidades, empresas, poder público e outros stakeholders promovam a inovação no país e atuem em sinergia.
E esse potencial de gerar riqueza é de extrema importância, sobretudo no cenário econômico atual, cada vez mais dinâmico. O Sebrae vem promovendo a inovação apoiando os pequenos negócios para que possam se sobressair no mercado por meio de um diferencial criativo.
Ajudar os pequenos empreendedores a criar e impulsionar o seu negócio é a nossa meta. E para isso, o Sebrae vai além! Oferece também ferramentas para que o poder público municipal atue junto aos diferentes atores da sociedade na busca pelo progresso econômico local, incentivando a criação e ampliação de novos negócios por meio de ideias inovadoras de empreender.
O Sebrae apoia e estimula a formação de um ecossistema de inovação, com a união de organismos da sociedade civil e do poder público: universidades, startups, parques tecnológicos, centros de pesquisa, grandes empresas, pequenos negócios, investidores e organizações. É o que chamamos de inovação aberta, ou seja, aquela que surge com a colaboração de vários atores e não apenas com recursos próprios, como ocorre no processo de inovação fechada.
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Mesmo com várias iniciativas em curso, quando se olha para a cultura de inovação, aquela que engloba novas ideias, projetos, riscos e colaboração mútua, as instituições brasileiras ainda estão atrasadas, sobretudo as instituições públicas. Por isso, é tão importante trazer a inovação para dentro das prefeituras, oferecendo aos gestores municipais ferramentas e métodos inovadores em benefício dos cidadãos.
Por que a sua prefeitura deve aderir ao eixo Inovação do Cidade Empreendedora?
Quando pensamos na necessidade das cidades se reinventarem, pensamos em projetos que estimulem a inovação em todas as instâncias. O eixo Inovação do Cidade Empreendedora tem como objetivo estimular a criação de grupos que pensem em inovação com uma veia empreendedora. O projeto de fomento prevê a união do poder público, empresas, universidades e a sociedade civil para a implantação e o desenvolvimento de ações e projetos criativos e diferenciados que possam alcançar bons resultados. Essas iniciativas são capazes de atrair investimentos e negócios inovadores, além de formar talentos, desenvolver competências e atitudes, ampliar o conhecimento científico e tecnológico, impulsionando, enfim, o ecossistema de inovação da região e contribuindo para o desenvolvimento do município.
O poder público como indutor de ideias e iniciativas inovadoras
Ao tratar inovação como algo transversal, a prefeitura, com a ajuda do Sebrae, pode inovar em diversas áreas: saúde, educação, cultura, empreendedorismo. A inovação permite gerar riqueza e desenvolvimento ao município, além de abrir espaço para a participação popular. Com o eixo Inovação, o Sebrae também orienta a prefeitura a implementar ações, processos ou alterações no marco legal, com objetivo de reduzir a burocracia, otimizando o tempo de abertura e regularização dos empreendimentos. Além disso, a gestão municipal também pode adotar práticas inovadoras em processos internos, promovendo a celeridade de alguns serviços.
Exemplos de práticas inovadoras na gestão municipal
Pelo Brasil afora já encontramos prefeituras que mantêm um setor de inovação. Práticas inovadoras são percebidas principalmente na área de compras, com soluções desenvolvidas por startups. Muitos gestores vêm inovando também na comunicação e prestação de serviços à população. É o caso, por exemplo, da utilização do WhatsApp ou mesmo de aplicativos para facilitar o pagamento de impostos e agendamento de consultas em hospitais, postos e órgãos públicos.
A criação de uma moeda social, alternativa ao real, para fomentar a economia local e solidária também é uma forma de inovar que algumas prefeituras já vêm adotando para promover a inclusão das pessoas em situação de vulnerabilidade e o desenvolvimento econômico local.
Não podemos esquecer que utilizar recursos tecnológicos e até mesmo a inteligência artificial é importante na administração pública para modernizar processos e agilizar atendimentos, entre outros benefícios. No entanto, não podemos esquecer que o cidadão é o foco e que toda inovação deve estar a seu serviço!
Por tudo isso, conte com o apoio e a orientação do Sebrae. Nossa especialidade é fomentar a estimular a educação empreendedora e desenvolver o potencial econômico-social do município por meio da maturidade em ecossistemas de inovação. Ajudamos na inovação de arranjos locais, produtos, serviços e processos, incluindo sustentabilidade e tecnologia.
Cases de sucesso:
Gestores Públicos de Ponta Porã participam de oficina de inovação promovida pelo Sebrae/MS
Eixo de inovação do Cidade Empreendedora apoia o projeto “Aliança Frederico Inova Mais”
Dom Pedrito realiza pré-lançamento do eixo Inovação do Cidade Empreendedora
Sustentabilidade: Busca pelo equilíbrio entre preservação do meio ambiente e crescimento econômico
A ideia de sustentabilidade se fundamenta em três pilares básicos: o ambiental, o econômico e o social. O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972. Desde então vem se aprofundando o debate global em torno da necessidade da busca pelo equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
As crises climáticas, resultantes do processo de aquecimento global provocado pelo aumento das emissões de carbono e pela elevação do “efeito estufa” na atmosfera são cada vez mais frequentes no planeta. E as sucessivas ocorrências de eventos climáticos extremos têm trazido consequências desastrosas: enormes prejuízos materiais; migrações em massa, com a expulsão de famílias de suas terras; desequilíbrio nos ecossistemas; elevação do nível dos oceanos, ameaçando zonas costeiras; surgimento de pandemias; alteração no regime de chuvas; quebras na produção agrícola, entre outros; provocando prejuízos à economia de municípios, estados e países pelo mundo afora. Tudo isso implica na necessidade urgente de transformar as cidades - onde residem a maior parte da população global -, em lugares resilientes, capazes de se adaptar às mudanças e aos efeitos das crises climáticas.
A atual conjuntura exige dos prefeitos uma agenda estratégica para adoção de medidas de prevenção e mitigação dos efeitos provocados pelo calor extremo ou o excesso de chuvas, como, por exemplo, garantir água, alimentos e energia para a população. Outras medidas que devem ser planejadas são: remoção dos moradores de áreas de risco para regiões seguras; implantação de alertas e sistemas de monitoramento de situações de risco, bem como estudos sobre os impactos do clima na economia do município.
É importante que haja um amplo planejamento. Para isso, você, gestor, deve alinhavar uma série de ações visando à uma economia de baixo carbono (baixos níveis de emissões de gases do efeito estufa). Isso implica na adoção de iniciativas junto à população - e com a participação de lideranças locais -, como reciclagem e destinação correta de resíduos; proteção de rios e mananciais; reflorestamento de áreas degradadas; política de redução progressiva de emissões de gases poluentes pelas indústrias; e, na área de mobilidade urbana, campanhas de estímulo ao uso de veículos não poluentes, como a bicicleta.
Adoção de práticas sustentáveis para não comprometer o bem-estar das gerações futuras
No Brasil, assim como em vários países, os indivíduos se preocupam cada vez mais com a adoção de um consumo consciente, buscando produtos e serviços de empresas que estejam alinhadas ao pilar do ESG (critérios que avaliam o desempenho ambiental, social e de governança de uma empresa ou organização). Pesquisa realizada pela Opinion Box (plataforma de pesquisa de mercado) revelou que pelo menos 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade um tema importante e 62% levam em consideração a postura da marca em relação ao meio ambiente no momento da compra. Além disso, 37% dos brasileiros já deixaram de consumir produtos de empresas que não se preocupam com a agenda da sustentabilidade.
O Sebrae, com o intuito de orientar pequenos empreendedores e gestores sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis, criou o Centro Sebrae de Sustentabilidade, para compartilhar conhecimentos e estimular a sustentabilidade nos negócios e na administração pública.
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É importante que os gestores entendam que os princípios do ESG, de governança ambiental, social e corporativa, valem não só para os empresários mas também para o setor público.
Mas o que quer dizer, na prática, realizar uma gestão pública sustentável? Significa que todas as decisões tomadas pelo poder público devem priorizar a manutenção dos recursos e o melhor uso dos espaços. Tanto na área tributária quanto na administrativa, deve haver uma preocupação com regras e fiscalizações que cumpram as metas sustentáveis. Deve também promover ações sustentáveis nos setores de compras governamentais e gestão de resíduos, além da responsabilidade social corporativa e combate ao desperdício na máquina pública, com uso racional de papel e economia de energia, entre outras iniciativas, o que é feito, principalmente nos dias de hoje com o uso da tecnologia.
Você, gestor, precisa estar atento para implementar tudo isso! Neste processo, é fundamental incluir as micro e pequenas empresas, bem como os empreendedores individuais (MEI), a fim de garantir a transição para uma economia pós-carbono. Conte com o Sebrae nesta jornada. Junte-se à mudança! O Sebrae apoia os gestores na promoção da sustentabilidade junto aos pequenos negócios.
Por que a prefeitura deve aderir ao eixo Sustentabilidade do Cidade Empreendedora?
A missão do Sebrae, com o eixo Sustentabilidade do Cidade Empreendedora, é apresentar aos gestores do município as boas práticas das iniciativas de inovação e sustentabilidade, fortalecendo a rede de gestores e agentes de desenvolvimento com o intuito de impulsionar um conjunto de políticas públicas que tragam benefícios à população e aos empreendedores locais. Mostramos que o desenvolvimento econômico deve ser estruturado no viés sustentável, social e de governança pública. Essa tríade deve ser a base central para se alcançar o desenvolvimento econômico de forma integrada.
O que a gestão municipal pode fazer pela Sustentabilidade?
- Implementar o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, dando uma destinação correta para os resíduos produzidos no município, eliminando ou evitando a presença de lixões a céu aberto;
- Promover campanhas e atividades de conscientização nas escolas sobre a importância da sustentabilidade;
- Conceder incentivo fiscal para moradores e empreendedores que utilizam fontes de energia renovável em suas casas ou empresas;
- Criar o Plano Municipal de Resiliência Climática – com a instalação de sistemas inteligentes de monitoramento e alerta -, para o enfrentamento de eventos climáticos extremos, como enchentes e queimadas;
- Implantar um programa para remoção de moradores das áreas de risco de enchente, deslizamento de encostas, incêndios florestais e outros tipos de desastres ambientais;
- Elaborar programas de reflorestamento de áreas degradadas e de conservação de parques e áreas florestais remanescentes, além de proteger as áreas de nascentes e matas ciliares;
- Substituir a frota de veículos da prefeitura por veículos não poluentes, promover mudanças no sistema de transporte coletivo, criar ciclovias pela cidade e estimular a redução do uso de carros particulares;
- Estimular investimentos em geração distribuída de energia limpa (a energia é produzida próximo de onde é consumida). Fontes de energia distribuída, como a solar e a eólica, têm baixo ou nenhum impacto ambiental.
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Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
January, 2025
Adote comportamentos empreendedores e fique mais próximo do sucesso
“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre!”. Essa frase é do autor brasileiro Rubem Alves. Ou seja, somente se colocando como protagonista, enfrentando as situações diárias é que amadurecemos, pois as grandes transformações acontecem quando passamos pelo “fogo”. Em mais um artigo baseado no podcast Uber Avança, uma parceria da Uber com Sebrae, vamos falar sobre como fortalecer comportamentos empreendedores. Em um mundo conectado, em que as mudanças acontecem com uma velocidade cada vez maior, somos desafiados a nos reinventar a todo tempo, alterar hábitos e desenvolver novas competências, posturas e comportamentos profissionais. Aquele que adota uma atitude arrojada e inovadora frente a esses desafios, ganha destaque. Se, por um lado, encontramos profissionais extremamente capazes que preferem se acomodar, em vez de se reinventarem ou aprenderem a reagir de maneiras diferentes quando as dificuldades lhes são impostas, existem aqueles que agem corajosamente, vão lá e fazem acontecer. Nesse contexto, quais são as competências necessárias para você se transformar e se tornar um empreendedor? É importante ter em mente que empreender vai além de gerenciar seu negócio e pagar contas. Para empreender é necessário praticar comportamentos empreendedores, que exigem ação. Não basta a intenção. Empreendedor é aquele que realiza, vai lá e faz. Vamos falar de dez características empreendedoras que são representadas por vários desses comportamentos. De onde tiramos a lista? De um estudo profundo feito com empreendedores de sucesso que identificou o que eles tinham em comum. 1. Busca de Oportunidades e Iniciativa Aposte na iniciativa, faça antes que todos façam. Para isso, algumas perguntas devem sempre ser feitas: Do que a sua comunidade precisa e ainda não tem? De quais produtos ou serviços os consumidores estão precisando em sua região que ainda não existem? O que você pode fazer de diferente dos demais? Oportunidades estão aí para todos e o empreendedor que chega antes e tem iniciativa e uma visão mais sistêmica pode melhor aproveitá-las. Procure sempre se diferenciar e inovar. 2. Correr Riscos Calculados Apesar de ser algo necessário para quem deseja abrir um empreendimento ou busca ampliar seu negócio, é essencial avaliar bem as alternativas, calcular aspectos financeiros e analisar se deve ou não usar suas reservas antes de investir em um negócio ou em uma oportunidade. Então, é preciso definir e escolher com os pés no chão. Para correr riscos calculados, é necessário buscar informações. Analise aonde você deseja chegar, calcule os riscos para atingir esse objetivo e siga em frente. 3. Exigência de Qualidade e Eficiência Esta característica significa fazer sempre melhor, da forma mais rápida e econômica possível. Isso é eficiência para seu cliente. É você ser exigente com você mesmo para fazer um produto ou prestar um serviço que supere as expectativas, com entrega pontual, conforme prometido aos consumidores. Com a alta concorrência, atualmente o bom não é mais suficiente. Para se destacar é preciso ser ótimo. Porém, é preciso ter cuidado com o excesso de exigência quanto à qualidade. Isso é o chamado lado obscuro do comportamento, a prática em excesso. Portanto, busque trabalhar com nível mais elevado que a média praticada no mercado, para garantir seu diferencial e inovar bastante. 4. Persistência Ser persistente é superar obstáculos e fazer sacrifícios pessoais para alcançar seus objetivos. É importante não colocar o foco no problema e sim na solução. Mas, atenção: persistir sem foco é apenas teimosia. Faça dez vezes, se for necessário, mas sempre sabendo onde você quer chegar. A persistência é uma característica forte na vida dos empreendedores que perseveram todos os dias e não desistem quando encontram obstáculos. 5. Comprometimento Comprometimento é cumprir o que prometeu. Ser comprometido é assumir a responsabilidade de atender às necessidades do mercado, ter compromisso com seus clientes. Muitas vezes é melhor ter um cliente satisfeito e fiel, do que querer ganhar todo o dinheiro de uma só vez no negócio, agindo sem compromisso. 6. Busca de Informações Buscar informações com especialistas para entender melhor o mercado ou solucionar dúvidas e conhecer melhor os clientes, concorrentes e fornecedores é o caminho para encontrar oportunidades de negócios, elaborar planejamentos eficientes e ter uma base para tomar decisões em momentos de incertezas. 7. Estabelecimento de Metas Uma das mais importantes características do empreendedor de sucesso. Ao se definirem metas, é possível determinar exatamente onde se quer chegar e o que se precisa fazer para chegar no ponto desejado. Porém, é essencial estabelecer metas reais e possíveis, de curto, de médio ou de longo prazo. Resultados muito ousados, a ponto de serem quase inalcançáveis, atrapalham mais do que ajudam, por trazerem a sensação de fracasso. Por isso, o alvo precisa trazer brilho a seus olhos, te desafiar, ser alcançável e relevante para você. 8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos Ao traçar metas, é possível identificar aonde se quer chegar. Depois, é preciso descobrir qual o caminho a ser trilhado e como chegar até ele. É o que chamamos de planejamento. Ele deve conter os objetivos, o prazo, as etapas, o orçamento, as formas de se arrecadarem os recursos necessários e todas as informações que irão ajudá-lo a ser bem-sucedido. O monitoramento do plano avalia se os seus estágios estão sendo cumpridos e se o caixa está organizado. Com um acompanhamento constante é possível identificar riscos, erros e gargalos com antecedência, a tempo de corrigi-los e acertar o rumo. Pare e planeje antes, anote e acompanhe o seu dia a dia, para o sucesso de seu trabalho. 9. Persuasão e Rede de Contatos Ter uma rede de contatos é um dos maiores ativos para gerar oportunidades. Ao negociar com fornecedores, parceiros e clientes, aquele que tem maior poder de persuasão consegue obter vantagens que podem fazer toda a diferença. Com o tempo, sua rede de contatos se amplia se você passa a se relacionar bem com os parceiros do seu negócio. É importante conversar e se manter próximo de outros empresários, divulgar e oferecer parcerias, pois isso pode consolidar sua rede e abrir novas oportunidades. 10. Independência e Autoconfiança Aquele que atua com independência expande sua visão e se abre para novas oportunidades. Quem atua com autoconfiança, por sua vez, tem mais segurança na hora de tomar decisões e de correr riscos. Por isso, é primordial aprender a confiar em seu potencial e acreditar na sua própria capacidade de enfrentar desafios. Conheça o Empretec As características do comportamento empreendedor citadas nesse artigo você poderá conhecê-las, detalhadamente, no Empretec, o principal programa de formação de empreendedores no mundo. Se trata de um seminário intensivo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e promovido em 40 países. No Brasil, o seminário é exclusivo do Sebrae. Durante uma semana, o participante do seminário aprende mais do que técnicas de empreender. Ele descobre seu perfil empreendedor, suas habilidades, desenvolve suas capacidades e passa por uma imersão de 6 dias com desafios para despertar sua identidade empreendedora. Para participar, o candidato deve passar por uma entrevista de seleção. Saiba mais sobre o Empretec.
January, 2025
Inteligência emocional e empreendedorismo: uma dupla de sucesso
A inteligência emocional é uma habilidade importante para qualquer pessoa, especialmente para os empreendedores. Ela se refere à capacidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros, e pode ajudar os empreendedores a tomar decisões mais eficazes, a construir relacionamentos mais saudáveis e a lidar com o estresse e o fracasso de maneira mais positiva. Uma das principais vantagens da inteligência emocional para os empreendedores é a capacidade de tomar decisões mais eficazes. Os empreendedores precisam tomar decisões rapidamente e frequentemente, e a inteligência emocional permite que eles façam isso de maneira mais consciente e equilibrada. Ao reconhecer suas próprias emoções e as emoções dos outros, os empreendedores podem evitar a tomada de decisões impulsivas e tomar decisões mais informadas e equilibradas. Outra vantagem da inteligência emocional para os empreendedores é a capacidade de construir relacionamentos mais saudáveis. Os empreendedores precisam construir relacionamentos fortes com clientes, parceiros e colaboradores, e a inteligência emocional permite que eles façam isso de maneira mais eficaz. Ao reconhecer e gerenciar as emoções dos outros, os empreendedores podem se comunicar de maneira mais clara e construir relacionamentos mais confiáveis e duradouros. Além disso, a inteligência emocional também pode ajudar os empreendedores a lidar com o estresse e o fracasso de maneira mais positiva. O empreendedorismo é uma jornada desafiadora, cheia de altos e baixos, e os empreendedores precisam ser capazes de lidar com esses desafios de maneira saudável. A inteligência emocional permite que os empreendedores reconheçam e gerenciem o estresse de maneira eficaz, além de serem capazes de aprender e crescer a partir do fracasso. Desenvolver a inteligência emocional é um processo contínuo que requer consciência, prática e dedicação. Algumas das maneiras de desenvolver a inteligência emocional incluem: Praticar a auto-consciência: isso envolve reconhecer e compreender suas próprias emoções e como elas afetam suas ações e decisões. Pode-se fazer isso através de meditação, diário de reflexão, entre outras técnicas; Aprender a controlar e expressar suas emoções de maneira saudável: Isso pode ser feito através de técnicas de relaxamento, como yoga ou tai chi, ou através de terapia; Desenvolver habilidades de empatia: isso envolve tentar entender e se relacionar melhor com as emoções dos outros. Pode-se fazer isso através de práticas como ouvir ativamente e colocar-se no lugar do outro; Buscar educação e treinamento: há muitos cursos e programas disponíveis para ajudar as pessoas a desenvolver suas habilidades de inteligência emocional; Buscar orientação de mentores ou terapeutas: eles podem ajudar a trabalhar através de questões emocionais específicas e fornecer feedback e orientação; Incorporar a inteligência emocional no dia a dia e praticar constantemente, a fim de torná-la uma parte natural do seu comportamento. É importante lembrar que o desenvolvimento da inteligência emocional é um processo contínuo e requer tempo e dedicação. Não há uma "fórmula mágica" para desenvolver a inteligência emocional, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. É importante encontrar as técnicas e estratégias que funcionam melhor para você e incorporá-las em sua vida diária. A inteligência emocional também pode ser desenvolvida no ambiente de trabalho, promovendo a comunicação eficaz, a colaboração e a resolução de conflitos. Os líderes e equipes podem trabalhar juntos para estabelecer metas e objetivos claros, e criar um ambiente de trabalho positivo e saudável. Os empreendedores podem aplicar técnicas de inteligência emocional para gerenciar a sua equipe, promovendo a motivação e a satisfação no trabalho. Eles podem fazer isso através da criação de oportunidades de desenvolvimento de carreira, reconhecimento de desempenho e estabelecimento de metas claras. Além disso, é importante lembrar que a inteligência emocional não é apenas sobre reconhecer e gerenciar suas próprias emoções, mas também sobre reconhecer e gerenciar as emoções dos outros. Os empreendedores precisam ser capazes de liderar e inspirar equipes, e a inteligência emocional é essencial para fazer isso de maneira eficaz. A inteligência emocional é uma habilidade importante para qualquer pessoa, especialmente para os empreendedores. Ela pode ajudar os empreendedores a tomar decisões mais eficazes, construir relacionamentos mais saudáveis e lidar com o estresse e o fracasso de maneira mais positiva. O desenvolvimento da inteligência emocional requer consciência, prática e dedicação, e pode ser feito através de técnicas como a autoconsciência, gestão das emoções, empatia, educação e treinamento, orientação de mentores ou terapeutas, e incorporando a inteligência emocional no dia a dia. Saiba mais: Curso A liderança na gestão de equipes Curso Como administrar um pequeno negócio Artigo criado a partir do conteúdo do Blog Sebrae PR
January, 2025
Já ouviu falar da síndrome do impostor?
Se você sente constantemente que o que você faz não é bom o suficiente, você pode ter a chamada síndrome do impostor. É um termo psicológico que descreve um padrão de comportamento no qual você duvida de suas realizações e tem um medo persistente de ser exposto como uma fraude, como incompetente. Ela refere-se a uma crença dentro da pessoa de que ela não é boa o suficiente. Por mais que ela consiga vários resultados positivos, ela não consegue se perceber dentro disso. Acha que suas conquistas são fruto de sorte ou qualquer outro fator. O mérito não vai para ela. É uma síndrome ligada às capacidades, habilidades e o não-merecimento. Um nível alto de cobrança na infância é uma das grandes causas dessa sensação, mas também vem do convívio social, principalmente entre os tímidos. Existem alguns sinais característicos da síndrome, a saber: 1. Sentimento de não pertencimento Muitas vezes, as pessoas que sofrem com a síndrome do impostor podem pensar que não merecem estar onde estão. Quando isso ocorre, é comum que haja um sentimento de não pertencimento aos locais que, como consequência, leva as pessoas a se afastar dos grupos. 2. Procrastinação Outro sintoma presente na vida de quem sofre com esse problema é a procrastinação. Nesse caso, no entanto, ela vem a partir de uma insegurança dos indivíduos sobre as tarefas a executar. É preciso ter certeza sobre a origem da procrastinação para saber se ela está associada à síndrome do impostor. 3. Autossabotagem Pessoas que convivem com a síndrome também podem apresentar quadros de autossabotagem. Ou seja: elas criam mecanismos para fugir de certas experiências em que não se sentem seguras para desempenhar um bom papel. Por isso, costumam perder boas oportunidades e acabam se arrependendo muito regularmente. 4. Autodepreciação Se você costuma falar mal de si mesmo com muita frequência, fique atento ou atenta: isso também é um sinal importante. Aliás, pessoas com a síndrome tendem a gostar menos de suas qualidades e características, tornando-se amarguradas e tóxicas consigo mesmas. 5. Ingratidão Por não aceitarem que são boas em algo, as pessoas nessa condição acabam tendo muita dificuldade para aceitar que os outros encontrem boas características nelas. Assim, acabam rechaçando elogios e contrapondo as pessoas o tempo todo. Torna-se mais difícil, então, apreciar qualquer tipo de reconhecimento recebido. 6. Autocrítica excessiva É válido que as pessoas façam análises críticas sobre suas ações. No caso de quem convive com a síndrome do impostor, porém, isso se torna completamente excessivo e as avaliações perdem contato com a realidade. É como se as pessoas perdessem a capacidade de encontrar boas lições de erros e se punissem o tempo todo. 7. Comparação E o principal sinal da síndrome do impostor: a comparação. Aqui, é quase regra que os indivíduos só consigam encontrar boas características nos outros e nunca em si próprios. Isso, sem dúvida, os coloca numa corrida sem fim em direção a um ideal de perfeição que não condiz com a realidade de ninguém. No caso de serem identificadas características da síndrome do impostor, é importante que a pessoa realize sessões de psicoterapia para ajudar a internalizar suas capacidades e competências, diminuindo a sensação de ser uma fraude. Além disso, algumas atitudes podem ajudar a controlar os sintomas desta síndrome, como: Ter um mentor, ou alguém mais experiente e confiável para quem possa pedir opiniões e conselhos sinceros; Compartilhar as inquietações ou angústias com um amigo; Aceitar os próprios defeitos e qualidades, e evitar se comparar aos outros; Respeitar as próprias limitações, não estabelecendo metas inalcançáveis ou compromissos que não possam ser cumpridos; Aceitar que as falhas acontecem a qualquer pessoa, e procurar aprender com elas; Ter um trabalho de que goste, proporcionando motivação e satisfação; Realizar atividades capazes de aliviar o estresse e a ansiedade, que melhorem a autoestima e promovam autoconhecimento, como yoga, meditação e exercícios físicos, além de investir em momentos de lazer são ações muito úteis para o tratamento deste tipo de alteração psicológica. Se precisar de ajuda, procure o Sebrae no seu estado. Saiba mais: Curso A liderança na gestão de equipes Curso Aprenda a planejar as estratégias do seu negócio Curso Como agir de maneira empreendedora Artigo criado a partir do conteúdo do IG Sebrae Delas MG
January, 2025
Como cuidar da saúde mental do empreendedor
Depois da pandemia da covid-19, cerca de 30% dos empreendedores brasileiros buscaram apoio psicológico e tratamento para a Síndrome de Burnout, um distúrbio laboral diagnosticado na década de 1970. Este e-book mostra como esse distúrbio se desenvolve, quais são os seus sintomas e suas diversas fases e dá dicas para que os empreendedores possam manter o foco e se manter no jogo com sua saúde mental em dia, equilibrando sua vida pessoal e profissional.
January, 2025
10 ideias de como ganhar dinheiro na internet sem sair de casa
São muitas as oportunidades que o mercado disponibiliza para quem deseja abrir um negócio. Com o avanço da tecnologia, uma janela de possibilidades se abriu para os profissionais que procuram a sua independência financeira trabalhando remotamente. Neste artigo, você vai conhecer 10 alternativas para empreender e começar a entender como ganhar dinheiro na internet sem precisar sair de casa. 1. Ganhe dinheiro como afiliado digital Pode ser que você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas provavelmente você já entrou em contato com um desses profissionais em compras realizadas via internet. Primeiramente, trataremos do afiliado digital, profissional que comercializa produtos em determinado site e é remunerado com uma comissão por cada venda realizada. Sim, muitas empresas disponibilizam suas plataformas para que pessoas se cadastrem como vendedores on-line. Em alguns deles, é possível tirar uma comissão de até 20%! Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae no ano de 2021, considerando uma disponibilidade mensal de 120 horas, o potencial de renda média mensal é de R$ 2.400,00. Para esse tipo de trabalho, deve-se escolher os modelos com o quais você gostaria de trabalhar a divulgação: blogs, loja virtual, redes sociais. Uma dica para a escolha é pensar nas plataformas que você teria maiores facilidades em fazer o trabalho de vendas. Em seguida, busque pelos melhores programas de afiliados para os modelos escolhidos.Criar uma estratégia de marketing digital e colocá-la em prática será o foco do seu trabalho. Para ter sucesso é fundamental gerar tráfego para o seu site, use e abuse de SEO, redes sociais, e-mail marketing e muita, muita técnica. E então? Achou interessante? Antes de iniciar, pesquise bastante. O Sebrae preparou um conteúdo para de ajudar a começar a ganhar dinheiro na internet e se formalizar. 2. Ganhe dinheiro em casa como infoprodutor Já pensou em ganhar dinheiro online compartilhando o seu conhecimento com o mundo? Os infoprodutos se destacam pelo seu caráter facilitador, despertando automaticamente a simpatia do usuário, que enxerga neles uma solução prática para a sua necessidade de adquirir informações com simplicidade. Aomesmo tempo, em termos de venda, os infoprodutos são fáceis de comercializar pela sua adaptabilidade. Assim, é possível adequá-los a diversos tipos de negócio, garantindo a máxima de não colocar todos os ovos da sua empresa em um mesmo cesto. Produtos digitais como e-books estão em alta e são uma ótima oportunidade para quem deseja empreender. Isso porque você só precisa produzi-los uma única vez e pode vender quantas vezes quiser. Livros de receitas? Aulas de música? Dicas de marketing? São infinitas as possibilidades. Pense em algo no qual você é muito bom e invista nisso! Os formatos possíveis para a produção do conteúdo são diversos: e-books, e-magazines, vídeo aulas, audiobooks, podcasts e webnars. Essas são algumas das alternativas para produzir conteúdo sem sair de casa e comercializá-los e ganhar dinheiro na internet. Ficou interessado? Saiba mais sobre infoprodutos nessa cartilha preparada pelo Sebrae. Decidiu começar a produzir e comercializar? Veja como estar em dia com a receita federal ao produzir os conteúdos digitais. 3. Venda cursos on-line sem sair de casa Nosso terceiro tópico trata da venda de cursos online. Esse trabalho é semelhante ao do infoprodutor, pois você também empreende produzindo cursos pela internet. Além do e-book, você oferece cursos on-line voltados para o público interessado no assunto que você domina. É possível, inclusive, vender os dois produtos em conjunto e aumentar o seu faturamento. Uma outra possibilidade interessante é lançar cursos para outros profissionais interessados nesse mercado. 4. Monte uma revendedora e ganhe dinheiro na internet A revenda de produtos não é novidade para ninguém. Todo mundo conhece alguém que trabalha com isso, não é mesmo? Mas hoje em dia essa atividade está se transformando. Isso porque a quantidade de empresas que permitem que isso seja feito de forma totalmente on-line vem crescendo a cada dia. Nos últimos anos, o mercado se expandiu e, agora, vai muito além do comércio porta a porta. Grandes marcas de chocolate, beleza e perfumes procuram pessoas interessadas em negociar mercadorias de modo totalmente virtual. Revender produtos online é uma excelente maneira de montar uma loja virtual e começar a ganhar dinheiro na internet. Além disso, em geral não é necessário investimento financeiro para começar um negócio desse tipo. E aí? Essa opção é para você? Pensando nisso, o Sebrae oferece um curso gratuito te ajudar a montar sua primeira loja virtual. Não perca a oportunidade! 5. Agente de viagem Se você gosta de trabalhar com turismo, essa pode ser uma boa fonte de renda! Você sabia que algumas empresas do setor contratam profissionais para vender seus pacotes on-line? Isso mesmo! A maioria delas oferece um curso básico e um modelo de franquia para quem deseja trabalhar por conta própria, e de casa. Por meio da internet, você capta clientes e recebe uma comissão por cada pacote fechado. 6. Importação Já pensou em lucrar até 300% em um produto? Conhecido como dropshipping, o meio de comercialização de itens importados que tem atraído o interesse de muitas pessoas. Isso porque além da margem de lucro alta, o lojista não precisa de estoque para começar a trabalhar. E como funciona? O profissional atua como intermediário entre o cliente e o fornecedor. A partir de uma conta criada no site da empresa, você começa a vender os produtos sem se preocupar com o estoque nem com a entrega final, pois essas são responsabilidades do fornecedor. É uma ótima alternativa para quem deseja empreender, mas ainda não tem capital para investir. 7. Pesquisas on-line Quanto vale a sua opinião? Essa pergunta pode parecer estranha, mas muitas plataformas de pesquisas on-line pagam as pessoas por suas participações. As empresas contratam esse serviço para saber a opinião do público sobre novos produtos, ou sobre como melhorar aqueles que já estão no mercado. 8. Cuidado com pets Você gosta tanto de animais que até toparia cuidar dos pets de outras pessoas? A procura por esses profissionais tem crescido e aberto uma boa oportunidade para se fazer dinheiro. Atualmente, alguns aplicativos conectam os donos de cachorros a pessoas que possam passear com eles ou mesmo hospedá-los por algum período. Os passeios chegam a custar cerca de R$ 45, enquanto as hospedagens variam entre R$ 20 e R$ 200. 9. Monte um delivery de comida Se as suas habilidades estão relacionadas à culinária, essa é a sua chance de transformar a sua cozinha em um restaurante! Você pode cadastrar o seu negócio em aplicativos de delivery e selecionar a opção de plano com entregador. Assim, você não precisa se preocupar com os custos de entrega ou com a criação de uma loja virtual própria. 10. Serviços e soluções digitais Como não poderia ser diferente, trabalhar com soluções digitais é perfeitamente possível de ser feito de casa. Isso porque, como visto acima, área de tecnologia está em alta e a demanda por mão de obra qualificada não para de crescer. Se a sua especialidade é relacionada à área, essa é uma ótima alternativa para empreender. Alguns exemplos de serviços são: desenvolvimento de sites, criação de softwares e aplicativos e web design. Até mesmo alguns serviços de suporte de informática podem ser realizados de modo virtual. Por fim, sabemos que empreender demanda tempo, conhecimento e persistência. Como vimos aqui, são muitas as oportunidades e diversos os ramos em que você pode atuar de casa e sem precisar de um grande investimento financeiro para começar. Descubra outras ideias e dicas que podem te interessar10 ideias de negócios para ganhar mais de 4 mil reais por mêsAcesse todas as Ideias de Negócios do Sebrae
January, 2025
Gestão do tempo: como otimizar o uso do seu tempo
Uma boa gestão de tempo pode fazer toda a diferença no dia a dia de um empreendedor e também pode ser uma das chaves para o sucesso a médio e longo prazo. Neste artigo, baseado no podcast Uber Avança, o Sebrae traz dicas de gerenciamento de tempo que podem ajudar a a obter melhores resultados no seu negócio. Ao falarmos de tempo, temos uma certeza: ele é imutável e igual para todos. É impossível esticar os minutos, encolher as horas ou acrescentar mais um dia na semana. Assim, mesmo se não o utilizarmos adequadamente, ele nunca mais voltará. Importante também destacar que não é possível fazer uma gestão do tempo, em si. O que é possível é gerenciar o nosso comportamento frente à forma por meio da qual lidamos com o tempo, no intuito de utilizá-lo de maneira mais eficiente e proveitosa. E compreender que isso irá fazer toda a diferença em nossa vida e em nosso trabalho. Quando se tem prioridades, metas e planos bem definidos, é possível organizar as atividades e encontrar tempo para tudo. Assim, a gestão do tempo vai além de métodos, relógio e velocidade; ela está mais voltada à visão que se tem do mundo, de planos e de desejos. Por esse motivo, cada pessoa tem uma rotina própria, bem como prioridades e sonhos diferentes. Então, analise sua vida, seus objetivos, suas metas, suas prioridades e sua rotina e verifique qual é a média de tempo demandada por cada atividade do seu dia a dia. Se organize com base nesses dados, não se esquecendo de reservar momentos para o lazer, o descanso, a saúde e a família. Tudo que for imprescindível para você deve estar dentro do gerenciamento de seu tempo. Quando administramos bem o tempo gasto com o trabalho, consequentemente beneficiamos todas as outras áreas da nossa vida. Confira algumas dicas a seguir: Defina as suas metas e seus objetivos e depois estabeleça as ações necessárias para alcançá-los. Não existe uma única maneira de organizar o seu tempo. Você só precisa encontrar aquela que melhor se adapta ao seu dia a dia. Importante: não confie na memória. Tenha tudo sempre anotado. Você pode escolher um método simples, como uma agenda ou um bloco de anotações, ou opções que envolvam as tecnologias, como o celular, a agenda de e-mail, os sites e os aplicativos. Classifique a prioridade das ações em função dos resultados que você quer e precisa alcançar. Ou seja, o que é mais importante para que você consiga atingir as suas metas? Planeje o que, onde e quando fazer, bem como quem poderá ajudá-lo, quanto tempo levará e quanto custará. Muitas vezes, quebrar as ações maiores em atividades menores é recomendável, pois isso leva à realização da atividade maior com mais eficiência. Dessa forma, cada etapa pode ser comemorada, para se sentir mais motivado para seguir em frente. No caso das tarefas diárias, você pode fazer uma lista mensal, uma semanal e uma diária com as tarefas importantes, colocando-as em ordem de prioridades. Outro ponto importante a ser destacado são os chamados drenos ou ladrões de tempo. Comportamentos que desviam a atenção ocasionam na perda de minutos ou horas preciosas. Confira: Perfeccionismo: o foco sempre deve estar na excelência dos produtos ou serviços prestados, mas o excesso de zelo e o perfeccionismo podem prejudicar a produtividade, ao se gastar muito tempo com uma atividade específica, em busca de uma suposta perfeição. Dificuldade de filtrar as distrações: conferir as redes sociais a cada cinco ou dez minutos parece não interferir, mas é um grande ladrão de tempo. Por isso, evite essa prática. Reserve momentos para navegar nas redes, se atualizar sobre as notícias e até para bater papo com os amigos, mantendo sua atenção no trabalho durante o período que foi a ele destinado. Não definir prioridades: quando tudo é urgente, nada é urgente. Assim, fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode parecer produtivo, mas atrapalha o foco e organização do tempo. Portanto, realizar tarefas por completo, seguindo uma ordem de prioridade podem aumentar a produtividade. Procrastinação: é uma grande inimiga da produtividade. Se trata de um dreno usado para delongar tarefas. Por exemplo, se você tem o prazo de um dia para executar algo, vai buscar fazê-lo em um dia. Se o prazo for de dois dias, a tendência é deixar para fazer no final do segundo dia. Outro exemplo ocorre quando se tem uma tarefa realmente significativa para desempenhar, mas pequenas coisas, menos importantes naquele momento, são colocadas na frente, como lavar a louça, checar as redes sociais. O importante é ter foco e seguir o seu gerenciamento de tempo, de acordo com as prioridades, buscando fugir das distrações. Transforme tudo em hábito: com disciplina, comprometimento e organização, é possível transformar todo o seu planejamento em hábitos. Dessa forma, se internaliza a mentalidade produtiva. É um processo gradativo, mas que é viável e que pode trazer resultados efetivos para sua vida e para os seus negócios. Reforçando: não esqueça dos momentos de descanso e lazer. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial para o sucesso. Com organização e planejamento, é possível ser um empreendedor com ótimos resultados e ter tempo de qualidade para você. Acesse aqui cinco dicas sobre como melhorar o gerenciamento do tempo. Coloque em prática esses conhecimentos e torne seus dias mais produtivos.
January, 2025
10 Ideias para empreender com menos de 500 reais
Dar os primeiros passos em uma jornada empreendedora demanda estratégia, planejamento e, principalmente, recursos financeiros. Muitas vezes, a vontade de abrir um novo negócio deixa de ser colocada em prática por causa da necessidade de um investimento inicial alto. No entanto, existem diversas formas de empreender investindo valores baixos. Para te auxiliar nessa jornada, destacamos neste artigo, dez ideias de negócios para serem exercidas por profissionais liberais ou MEI com investimento inicial de até R$ 500 reais. Espaço para bronzeamento Antigamente, conseguir uma pele bronzeada só era possível quando a pessoa ia até a praia, mas, hoje em dia, ter o bronze perfeito é possível com os espaços de bronzeamento natural. Essa técnica consiste em expor o cliente a raios solares, de forma segura, com ações que aceleram o bronzeamento corporal. Esse modelo de negócio demanda um investimento de cerca de R$ 300 reais, uma vez que é preciso ter um kit de bronzeamento, assim como, uma área com exposição solar que disponha de um mínimo de privacidade. Renda média: R$ 2.400. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Montador de Móveis O serviço de montagem de mobiliário é um negócio que possui demanda em diversos locais. Eles podem ser contratados em residências ou estabelecimentos comerciais e, para exercer o serviço, é preciso investir em ferramentas específicas. Dessa forma, as pessoas interessadas em abrir este negócio devem investir cerca de R$ 300 reais. Renda média: R$ 6 mil. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Comerciante de Cosméticos e Artigos de Perfumaria Um comerciante de cosméticos e artigos de perfumaria trabalha vendendo itens direcionados ao bem-estar e à higiene pessoal, como perfumes, colônias e desodorantes. Para exercer a profissão é fundamental conhecer os produtos para investir nas melhores marcas e indicá-los de forma mais assertiva aos clientes. Para iniciar este negócio é necessário investir nos produtos que serão comercializados, o que pode ser realizado com um valor de cerca de R$ 300 reais. Renda média: R$ 4 mil. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Afiliado O mercado de vendas digitais é um dos que mais cresce no Brasil e este profissional atua na divulgação e venda de produtos e serviços de forma online. O afiliado é responsável por selecionar produtos e indicá-los Assim, este profissional recebe uma comissão por cada venda realizada. Renda média: R$ 2.400. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Bartender O bartender é especializado no preparo de bebidas e coquetéis para eventos, bares, restaurantes e hotéis. Com oportunidades em buffets, aniversários e casamentos, esse profissional é responsável por criar experiências únicas no serviço de bebidas, sendo uma excelente opção para empreender no segmento. Renda média: R$ 2.400. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Animador de Festas Neste negócio, o profissional garante a alegria de um evento. Sejam casamentos, formaturas, shows, homenagens, inaugurações ou lançamentos de produtos e serviços, este profissional precisa ter carisma e humor para entreter. Para apostar neste negócio é fundamental investir na divulgação do trabalho e na locomoção, com cerca de R$ 100 reais. Renda média: R$ 2.400. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Cuidador(a) de animais domésticos O cuidador de animais domésticos, ou pet sitter, oferece um serviço essencial ao garantir cuidado personalizado e responsável para pets enquanto seus tutores estão ausentes. Em um cenário de longas jornadas e rotinas atarefadas, a demanda por esse serviço cresce, tornando-se uma excelente oportunidade para empreendedores apaixonados por animais. Renda média: R$ 3.840. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Cartazista Pintor(a) de Faixas Publicitárias Os cartazes de ofertas e promoções que estão presentes na grande maioria dos mercados por todo o Brasil são produzidos pelo profissional chamado de cartazista. Esses cartazes de oferta ou promoção são feitos com técnicas, cores e linguagem para chamar a atenção dos clientes. Para exercer essa profissão, não é necessário ter formação específica, mas demanda boa técnica de caligrafia e desenho. Para apostar neste negócio, o investimento é de cerca de 80 reais, uma vez que é preciso investir em um kit com pincéis apropriados para a escrita em cartaz. Renda média: R$ 2.400. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Locutor A sua voz pode ser o seu negócio de sucesso. Basta utilizá-la para interpretar e anunciar falas em diferentes veículos de mídia. O locutor tem variadas opções de atuação no mercado, especialmente atualmente, com as redes sociais privilegiando os vídeos e com o crescimento do ramo dos podcasts, por exemplo. Para exercer essa atividade e apostar neste negócio, é preciso adquirir equipamentos para gravação, além de investir em cursos profissionalizantes. O investimento se refere a cerca de R$ 500 reais. Renda média: R$ 6 mil. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Lavador(a) de carro O lavador de carro realiza a limpeza interna e externa de veículos, além de serviços como polimento e cristalização de pintura. Com baixo investimento inicial e um bom plano de negócios, é possível expandir no mercado. A paixão por carros no Brasil torna o serviço de qualidade um diferencial para fidelizar clientes e atrair novos por indicação. Renda média: R$ 2.400. Baixe a Ideia de Negócio em PDF Confira também o artigo: 10 ideias de negócios para MEI com rendimentos superiores a 4 mil reais Clique e confira todas as ideias de negócios para o MEI
January, 2025
10 ideias de negócios para ganhar mais de 4 mil reais por mês
Empreender também envolve correr riscos, por isso é fundamental, antes de abrir um negócio, estar atento aos setores mais rentáveis. Existem diversos negócios lucrativos por aí. E, para te ajudar a encontrar o ramo ideal para investir, separamos dez ideias de empreendimentos com renda acima de R$ 4 mil. Confira a seguir. Montador de móveis O serviço de montagem de mobiliário é um negócio que possui demanda em diversos locais. Eles podem ser contratados por meio de proprietários de residências ou estabelecimentos comerciais, ou de seus representantes. Para prestar esse serviço, é preciso investir em ferramentas específicas. Renda média: R$ 6 mil. Acesse o PDF dessa ideia Designer de sobrancelhas O ramo da beleza apresenta-se crescente no Brasil. Nesse negócio, os profissionais cumprem a função de desenhar as sobrancelhas de seus clientes de forma a harmonizá-las perfeitamente ao formato do rosto. Renda média: R$ 5 mil. Acesse o PDF dessa ideia Locutor Utilizar a voz como uma forma de empreender é possível. Basta utilizá-la para interpretar e anunciar falas em diferentes veículos de mídia, como redes sociais, podcasts e anúncios publicitários. Renda média: R$ 6 mil. Acesse o PDF dessa ideia Passeador de cães Este profissional oferece passeios regulares que promovem o bem-estar dos cães, atendendo à demanda crescente de tutores com rotinas agitadas. A atividade requer responsabilidade, empatia com os pets e conhecimentos básicos sobre comportamento animal. Com baixo investimento inicial, é possível conquistar clientes fiéis e crescer no mercado pet. Renda média: R$ 4 mil. Acesse o PDF dessa ideia Designer gráfico Este profissional está habilitado para desenvolver projetos gráficos de comunicação visual, como panfletos, cartões de visita, artes para redes sociais e outros produtos. Renda média: R$ 7 mil. Acesse o PDF dessa ideia Agente funerário Diariamente, muitas pessoas vão a óbito, e cabe a este profissional remover e preparar os corpos, organizar urnas, ornamentar salas de velório, conduzir o sepultamento e acompanhar os registros de atestados de óbito e demais documentos necessários. Renda média: R$ 10 mil. Acesse o PDF dessa ideia Guardador de móveis Muita gente viaja por um tempo estipulado e não sabe exatamente o que fazer com os seus móveis. É aí que surge o guardador de móveis. Nesse ramo de negócio, o cliente paga uma taxa para que seus pertences fiquem armazenados em um local seguro, por um período determinado. Isso promove praticidade e segurança para quem busca esse serviço. Renda média: R$ 5 mil. Acesse o PDF dessa ideia Churrasqueiro O churrasqueiro independente transforma paixão em profissão, cuidando de cada detalhe do churrasco, do preparo das carnes à apresentação. No Brasil, onde o churrasco é tradição e celebração, essa profissão tem alta demanda e oferece excelente potencial de crescimento, flexibilidade e rentabilidade. Renda média: R$ 5 mil. Acesse o PDF dessa ideia Antenista Esse profissional presta serviço de manutenção em antenas, decodificadores e aparelhos eletrônicos. Configurações ou instalações desses aparelhos de som ou TV também estão entre as atividades mais comuns. Renda média: R$ 5 mil. Acesse o PDF dessa ideia Comerciante de cosméticos e artigos de perfumaria Um comerciante de cosméticos e artigos de perfumaria trabalha vendendo itens direcionados ao bem-estar e à higiene pessoal, como perfumes, colônias e desodorantes. Renda média: R$ 4 mil. Acesse o PDF dessa ideia Clique e conheça mais de 100 ideias de negócios para o MEI
January, 2025
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
January, 2025
Como empresas de alimentação podem se posicionar nas redes sociais?
No atual cenário, é mais importante do que nunca saber se posicionar nas redes sociais e utilizá-las de maneira eficaz para atrair clientes. Utilizar a internet, pode ajudar (e muito!) nesses tempos de crise. Já parou para pensar como você se comunica com seus clientes? Raion Almeida, especialista em marketing digital do maior canal de comunicação voltado para restaurantes de Brasília, o Gula Certa, fez uma apresentação com dicas importantes sobre como utilizar as redes sociais a seu favor. Confira o resumo que o Sebrae fez e a apresentação do Raion na íntegra, realizada durante um encontro virtual com o ramo de sorvetes!
January, 2025
Como empresas de alimentação podem se posicionar nas redes sociais?
No atual cenário, é super importante saber se posicionar nas redes sociais e utilizá-las de maneira eficaz para atrair clientes. Usar a internet pode ajudar (e muito!) a superar desafios e alcançar melhores resultados. Já parou para pensar como você se comunica com seus clientes? Raion Almeida, especialista em marketing digital do maior canal de comunicação voltado para restaurantes de Brasília, o Gula Certa, fez uma apresentação com dicas importantes sobre como utilizar as redes sociais a seu favor. Confira o resumo que o Sebrae fez e a apresentação do Raion na íntegra, realizada durante um encontro virtual com o ramo de sorvetes! Canais de comunicação Existem diversos canais que você pode utilizar para se comunicar com seu cliente. Cabe à empresa entender qual será mais adequado e eficiente para seu tipo de produto e tipo de cliente. As redes sociais, como Instagram e Facebook, são ótimas para divulgar seus produtos ou serviços. Avalie, ainda, a possibilidade de realizar propagandas pagas nas redes sociais, que ajudam a impulsionar seu produto e alcançar mais pessoas por um custo normalmente baixo. Alimentos e bebidas merecem boas fotos, promoções e abordagens que gerem engajamentos. Avalie que tipo de postagem seus seguidores mais gostam! Enquanto as redes sociais são importantes para se relacionar, o WhatsApp é uma ótima ferramenta para ser um contato direto com os clientes e para aceitar pedidos. O delivery é um modo de venda em constante crescimento e as empresas devem avaliar se utilizarão aplicativos de entrega ou se pretendem entregar seus produtos sem terceirizar esse serviço. Lembre-se de garantir ao cliente que o produto será entregue com todo o cuidado com higiene necessário. Além de campanhas nas redes sociais, você pode, ainda, criar uma lista de e-mails dos clientes para divulgações ou fazer ligações. O importante é estar perto do seu cliente e manter um relacionamento com ele, respeitando a preferência de cada um. Entender qual meio de comunicação que seu consumidor prefere é um passo importante para a fidelização. Foque na experiência Hoje em dia o cliente não procura somente um bom prato para jantar, ele quer se sentir especial ao comprar de uma empresa. Pense sempre na experiência que o cliente terá ao comprar seu produto. Por mais que as compras sejam feitas online e por entregas, é possível utilizar a criatividade e surpreender seu consumidor. Pensando na experiência, a empresa deve gerar sentimentos nos clientes, lembranças e emoções, que são pontos chaves para uma boa comunicação. Crie propagandas que irão mexer com o psicológico das pessoas, mostre empatia e como a sua empresa pode melhorar o dia do seu cliente! Marcas humanas Marcas humanas são aquelas que se aproximam das pessoas, com sentimento, emoções, expectativas e empatia. Elas estão em constante conexão com os clientes, assim conseguem entender melhor seu público e entregam seu produto ou serviço de maneira real, honesta e não mecânica. É importante não focar somente na transação do seu produto, e sim em atitudes que aproximam a marcas às pessoas. Trazer histórias reais e de pessoas reais podem ajudar a se aproximar do seu público. Pense sempre na transparência com seu cliente, pois isso traz uma maior confiança para a marca. Os clientes precisam ver que as marcas estão pensando neles, e em como podem ajudá-los. Na apresentação do Raion, ele traz vários exemplos de empresas que estão se posicionando e mostrando que se importam com seus clientes. Inovação Pense na importância da inovação para sua empresa e como você pode inovar para estar na mente dos clientes. Essa inovação pode ser feita em várias áreas da empresa, como por exemplo: Produto; Processo de produção (dependendo de como o produto é feito, é possível diminuir bastante seus custos); Aparência do produto; Atendimento ao cliente. O relacionamento é algo que sua empresa deve sempre trabalhar, tanto com o cliente quanto com impulsionadores da sua marca. Os impulsionadores são aqueles que irão ajudar a divulgar a sua marca, os chamados influenciadores digitais. Fazer parcerias com pessoas que possuem uma grande influência na internet pode ajudar bastante a sua empresa a ficar conhecida junto a um nicho de mercado. Por fim, é importante ressaltar que o marketing deve sempre ser visto como um investimento. Criar conteúdo faz a empresa alcançar mais clientes e aumentar sua rede de relacionamento, o que no atual cenário, é mais necessário do que nunca. Não deixe seu cliente se afastar de você, e ele se lembrará de seu estabelecimento na hora de adquirir aquele alimento ou bebida especial que você oferece. Leia dicas de posicionamento digital no ramo de sorvetes na publicação (em PDF) da Stay Cool Veja também este vídeo “Como atrair clientes usando as redes sociais”: Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, do Sebrae Nacional.