this is an h1

this is an h2

Tue Mar 28 22:15:19 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Problemas elétricos que causam grandes prejuízos podem ser evitados

Rede elétrica pode afetar máquinas e paralisar produção. Conheça meios de evitar grandes prejuízos com algumas medidas para aumentar a segurança.

· Atualizado em 28/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para uma indústria, um setor crítico é a sua produção, que deve ser realizada de forma contínua e segura. Por isso, a possibilidade de problemas na rede elétrica das plantas industriais e empresas é uma grande dor de cabeça para gerentes, analistas e técnicos de manutenção. Quando há alguma complicação na rede elétrica de qualquer empresa, as consequências podem ser muito graves. 

Entre os principais contratempos na rede elétrica de uma planta estão as flutuações de energia ou apagões completos, curtos-circuitos, problemas de fator de potência com instalações elétricas, vazamento de corrente e picos de tensão. Tudo isso pode prejudicar seriamente a produtividade de uma planta industrial.  

Além de interromper a produção pela interrupção de energia elétrica, há um risco grande em relação à segurança dos trabalhadores. Os prejuízos podem ser enormes. Sem produção, o lucro da empresa cessa. Indenizações trabalhistas por algum acidente também podem ser onerosas, além do dano em relação à imagem da empresa.  

A melhor solução é antecipar-se e fazer planos para evitar problemas com a rede elétrica. Embora haja uma variedade enorme de possibilidades, selecionamos abaixo os mais comuns e o que fazer caso ocorram: 

  • Falha de energia (Blackout/Apagão): É quando ocorre uma queda de energia e interrompe a produção. Tais falhas são raras, mas quando acontecem, podem, em alguns casos, custar caro devido à perda de produto, matéria-prima ou da própria máquina. Quedas de energia podem ser causadas por vários fatores, como relâmpagos, queda de postes/árvores, ventos fortes, surtos elétricos e rompimentos de cabos. Para manter o funcionamento de processos que não podem parar, recomenda-se a instalação de geradores para os ativos críticos. Em caso de queda da rede elétrica, a equipe deve acompanhar o retorno da energia até que ela chegue em um nível estável para reativar os equipamentos gradualmente, evitando queima ou sobrecarga. 
  • Distorções harmônicas/Ruído: É um problema na qualidade da energia elétrica em que ocorre uma distorção dos harmônicos nas ondas senoidais de energia e, por isso, a máquina não consegue mais operar da mesma forma. O ruído pode vir de interferências eletromagnéticas ou distorções harmônicas por ter cargas não lineares muito elevadas. Uma forma de prevenir esse problema é com o uso de reatores DC e filtros, que ajudam a reduzir a distorção da onda. Nesses casos, destacam-se a importância de uma gestão da energia elétrica e do monitoramento ativo da qualidade da energia. 
  • Baixo fator de potência: O fator de potência indica a eficiência do uso de energia em uma planta. Se esse índice for abaixo de 92%, a empresa utilizadora deve pagar uma multa, que costuma constar na conta como “energia reativa excedente”. Para evitar isso, os consumidores devem verificar se há equipamentos ociosos ou superdimensionados, que podem resultar em energia reativa excedente. Vários motores de pequena potência também contribuem para um baixo fator de potência, além das lâmpadas que utilizam reatores, como as de mercúrio e as fluorescentes. Uma solução eficiente é a instalação de bancos de capacitores. A redução na conta de energia levará à recuperação do investimento em três ou quatro meses. 
  • Surtos/Picos de tensão: Ocorrem quando há raios ou uma descarga elétrica muito forte que causam um pico de tensão instantâneo na rede. Para prevenção, é necessário certificar-se de que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), obrigatório para consumidores com potência superior a 75kW, está revisado e obedece à Norma Regulamentadora número 10. Além disso, é importante ter um sistema de aterramento robusto que consiga escoar a desarga para que ela não atinja a rede. 
  • Oscilações de energia: Quando as lâmpadas começam a piscar, geralmente, é sinal de instabilidade na rede elétrica, o que pode causar sérios danos aos equipamentos. Essa situação também pode ocorrer quando há o acionamento de motores de grande porte. Por isso, há a necessidade de verificar estratégias de acionamento de motores por meio de métodos indiretos, tais quais partida suave ou rampas por inversor de frequência. Sempre que possível, instale relés do tipo falta de fase para os sistemas de acionamento de máquinas elétricas. O relé falta de fase é um dispositivo de proteção para o motor trifásico e para o circuito de comando, pois com a falta de alguma das fases na rede de distribuição, o motor pode queimar durante o funcionamento. Esse dispositivo pode detectar a inconsistência de uma das fases, a sequência incorreta das fases, a assimetria nos ângulos de defasamento das fases e a tensão incompatível com os níveis mínimo e máximo. 

Evite prejuízos para a sua empresa, tomando medidas de prevenção contra problemas elétricos, uma atitude simples que pode evitar prejuízos grandes. Basta evitar o acúmulo de problemas elétricos e realizar a revisão periódica dos equipamentos com a ajuda de sistemas de manutenção preditiva da rede. Assim, você poderá ter certeza de que os problemas e falhas serão identificados em estágio inicial. O Sebrae se preocupa com a segurança e a gestão de energia da sua empresa e pode ajudá-lo nessa tarefa. 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está disponível para ajudar empreendedores que desejam melhorar a segurança dos dispositivos elétricos de sua empresa. Procure auxílio na agência do Sebrae de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?