this is an h1

this is an h2

Fri Apr 14 02:06:32 BRT 2023
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Produzir farinha de batata-doce é uma ótima opção de negócio

Desenvolvido com excelência, produto natural atende nichos específicos, mas também tem potencial para ser escoado em diversos mercados.

· Atualizado em 14/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se você já é ou gostaria de se tornar um empreendedor agrícola, que tal apostar em um produto atraente tanto para um nicho específico quanto para o grande público? Foi assim que mais de 70 agricultores familiares associaram-se para fundar a Cooperativa dos Produtores de Batata-Doce de Moita Bonita, município no agreste de Sergipe. A alta aceitação dos consumidores e inúmeros benefícios do vegetal estão transformando a história de vida desses empreendedores, permitindo a geração de renda e desenvolvimento sustentável. Cada propriedade rural tem cerca de três hectares. Juntos, eles são responsáveis pela produção aproximada de mil toneladas de batata-doce por safra.

Com o apoio das oficinas de capacitação promovidas pelo Sebrae, os colonos se profissionalizaram no cultivo, desenvolveram expertise – inclusive nas questões sanitárias – para produzir a farinha da batata-doce. Além disso, eles aplicam os conhecimentos para melhorar toda a cadeia produtiva, até alcançar o consumidor final, incluindo desenvolvimento de embalagens resistentes, bonitas e informativas, qualidade logística etc. 

Na safra, a raiz é comercializada para abastecer o mercado de outros estados do país, como Ceará, Bahia, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e estados da Região Sul, estes últimos principalmente quando as geadas afetam o cultivo local da hortaliça. Nos picos de produção, a batata-doce sergipana representa até mesmo um artigo de exportação para outros países. No auge da colheita, aproveita-se o alto volume para fabricar também a farinha da batata-doce, com um ganho de validade de cerca de 180 dias de armazenagem em contêineres, garantido por mais tempo também o seu alto poder nutritivo.

A parceria com o Sebrae permitiu o aprendizado necessário para chegar a uma modelagem de negócios capaz de abrir mais mercado a cada dia. Isso porque, na forma de cooperativa, inúmeras são as vantagens:

  • maior capacitação para atender a um mercado que exige volume, regularidade do fornecimento, diversidade e qualidade do produto;
  • conhecimento necessário para se adequarem a todas as exigências de vigilância sanitária para oferecer um produto de total excelência;
  • constante priorização pela qualidade do produto e do processamento envolvido; 
  • além de vendas diretas, força coletiva para acessar novos mercados, escoando produtos para redes de supermercados etc.

Criatividade para vender

Uma das formas mais eficientes de comercialização da farinha de batata-doce é a venda direta ao consumidor, principalmente nas feiras livres e exposições, modelos de comércio que ficaram prejudicados na época da pandemia de covid-19, atrapalhando o escoamento do produto por conta do distanciamento social. A saída para o impedimento foi adotar novas estratégias, como a busca de parceiros representantes comerciais, que ajudaram a levar o produto para mercados de bairro, lojas de produtos naturais e fitness, e, claro, a divulgação e venda nas redes sociais, principalmente o Instagram.  

A farinha de batata-doce é um produto que atende a todos os consumidores que buscam uma dieta mais saudável, bastante procurado também por quem tem restrições alimentares, como as pessoas celíacas (com intolerância ao glúten). Além disso, o consumidor está cada vez mais consciente e não olha apenas para o produto na gôndola do supermercado, mas tem interesse em saber sua origem, ou seja, toda a história por trás da embalagem. 

 Benefícios da batata-doce (e de sua farinha também!) 

  • Previne o envelhecimento precoce e o câncer, é um produto natural que desintoxica, aumenta a serotonina e aumenta a imunidade, devido aos betacarotenos, vitaminas A, B, C e E, além de antioxidantes que combatem os radicais livres;
  • Fornece energia e auxilia o ganho de massa muscular para quem faz atividades físicas;
  • Favorece o trânsito intestinal e combate a prisão de ventre, graças às fibras solúveis e insolúveis;
  • O elevado teor de fibras aumenta o tempo de saciedade e, portanto, ajuda a emagrecer.
  • Evita “picos” de glicose, devido ao baixo índice glicêmico por permitir uma absorção mais lenta de açúcar.  

Nós do Sebrae ajudamos o produtor de batata-doce e farinha de batata-doce a fazer essa conexão do campo até o consumidor. Uma boa opção é participar da imersão Empretec na sua região. Quer aprender mais? Acesse a página e saiba mais.  

Quer aprender como controlar a praga broca da batata-doce? Consulte a resposta técnica divulgada pelo Instituto Euvaldo Lodi – RETEC/IEL - BA e publicada no portal do Sebrae.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?