this is an h1

this is an h2

Thu Apr 20 12:32:40 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Quando o varejo precisa de ERP?

Veja como funciona a implantação do sistema de ERP no varejo.

· Atualizado em 20/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Existem, hoje, no mercado muitos sistemas disponíveis para ajudar na gestão do seu negócio, entre eles o ERP (em inglês, Enterprise Resource Planning) ou  Planejamento de Recursos Empresariais que, entre outras funcionalidades, integra os setores e auxilia na estratégia omnichannel. E como saber se a sua empresa precisa de um ERP?

Quando o seu negócio começa a ter dificuldade de acessar informações importantes para o empreendimento, como estoque de produtos e logística, podemos afirmar, com certeza, que este é um motivo que justifica a necessidade de uma plataforma ERP.

Além disso, analise a quantidade de softwares diferentes que estão sendo utilizados para gerenciar assuntos e dados distintos, porém, relacionados. Por fim, fique de olho também se estão ocorrendo problemas no departamento de vendas, se há atrasos na entrega ou trocas de produtos, se estão acontecendo dificuldades no controle de estoque.

Todos esses pontos são indicativos de que o seu negócio demanda uma solução para fazer uma gestão otimizada dos recursos da empresa. Para implantar o sistema no seu varejo, deve-se observar alguns critérios e etapas:

  • planeje a implantação, fazendo a análise do sistema e do fornecedor. É preciso escolher uma plataforma que atenda às necessidades da sua empresa, ou seja, cujas funcionalidades disponíveis realizem as funções necessárias. Não se esqueça de escolher um fornecedor que garanta uma boa equipe de suporte. Se necessário, peça um teste grátis;
  • faça a análise do impacto do projeto de implantação do sistema, tanto no que diz respeito às mudanças que ele vai proporcionar nos aspectos relacionados a recursos humanos, integração dos setores, bem como os impactos financeiros e os custos para implantação;
  • treinamento e capacitação da equipe para a utilização do sistema são fundamentais, afinal, o lançamento de dados deve ser feito de forma hábil;
  • gestão ativa do projeto: é preciso o monitoramento constante do sistema a fim de reduzir e até eliminar gargalos operacionais. Além disso, o monitoramento permite potencializar os resultados positivos e garante maior segurança na tomada de decisões.

Saiba mais sobre como gerir os recursos da empresa acompanhando a nossa série ERP no varejo (O que é e qual é a importância do ERP no varejo; Funcionalidades e vantagens do ERP no varejo; Quando o varejo precisa de ERP?; Como escolher o ERP no varejo?).

Se precisar de apoio, procure o Sebrae. Faça também os nossos cursos de capacitação on-line, acessando os links para inscrição: Comunicação e relacionamento com seus clientes e Planejamento estratégico para empreendedores.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?