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This Content Component encountered an error Wed Mar 08 18:43:08 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Saiba como ter sucesso no comércio varejista

O comércio varejista é o setor que precisa se reinventar constantemente. Veja aqui algumas dicas valiosas que separamos para você usar já!

· Atualizado em 08/03/2023
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Uma das grandes questões que todo empresário tem que pensar diariamente em resolver é como ter sucesso no segmento em que atua. Isso vale para qualquer segmento de mercado, e no segmento varejista de moda não é diferente. Aliás, o segmento varejista de moda, dependendo da sua atuação, é tão perecível quanto o de alimentação, já que estamos falando em uma tendência, um costume que está no auge – como o próprio conceito indica. Uma vez que essa “moda” já não está mais sendo desejada pelo consumidor, não está mais em voga, ela pode perder completamente o seu valor de revenda. Inspirados no post feito pelo Sebrae Santa Catarina, vamos falar um pouco sobre dicas para o varejo de moda

O varejo digital, em seus diversos canais, ganhou força na pandemia, quando foi utilizado emergencialmente por muitas empresas. Aliás, foi uma verdadeira “tábua de salvação” onde muitos negócios se agarraram. E, desde então, o mundo digital caiu no gosto do consumidor que procura estes canais para diversos fins – pesquisa, entretenimento e compras! Quando o assunto é uso de internet, o Brasil é o segundo país no mundo no tempo de uso e o terceiro no uso das redes sociais.

A força das redes sociais no segmento de moda

E o setor da moda sabe – e utiliza – muito bem isto! Hoje, as redes sociais são uma ferramenta de relacionamento extremamente importante. Os consumidores deste segmento são fortemente impulsionados a comprar ou consumir qualquer tipo de artigo relacionado à moda por meio destas redes.

E como diferenciar-se num mar de informação no qual o consumidor é bombardeado constantemente? É importante trabalhar as redes sociais com estratégia. Pense qual conteúdo o seu público-alvo gostaria de consumir, qual conteúdo tem conexão com a sua marca, o que é importante você falar com o seu consumidor. Preste atenção para que este conteúdo nas redes sociais tenha uma linha interessante e criativa de relacionamento com o seu cliente. Traga conteúdos que ele possa utilizar e que estejam em conexão com o seu produto e com a sua marca. Não utilize as suas redes sociais apenas para divulgar produtos: crie uma conversa envolvente com o seu cliente e faça com que a compra seja uma consequência de um conteúdo de valor gerado por intermédio das redes sociais.

Quem não é visto não é lembrado

Um valoroso aprendizado que precisamos trabalhar cada dia mais é que a loja precisa estar presente nos vários pontos de contato com o cliente. A jornada do consumidor passa por um momento disruptivo, onde as velhas regras não servem mais. O novo formato de consumo é híbrido e não é linear: começa on-line, passa pelo ponto físico, volta para o formato on-line, muitas vezes volta para o ponto físico. Ou seja, o consumidor passa pelos meios físicos e digitais na mesma jornada de compra – conforme sua preferência.

Um exemplo bem comum é quando o cliente compra em um canal on-line (site, aplicativo, WhatsApp, rede social) e decide pegar a mercadoria na loja física. Depois, entra no on-line novamente para fazer uma reclamação e, por fim, retorna à loja física para solucionar o problema. Então, é necessário que o varejo se adapte a essas novas formas de consumir.

Os canais de vendas digitais fazem com que o seu ponto de venda esteja presente de outras formas na vida do consumidor. A partir do canal onde o cliente deseja iniciar o relacionamento, você precisará estar presente. Então, facilite a jornada de compra do seu cliente, entenda essa jornada e crie opções para que ele te encontre onde desejar. Esteja presente onde fizer sentido para o seu cliente. Não necessariamente você precisa estar presente em todos os canais, mas naqueles em que fizer mais sentido para estabelecer este relacionamento.

O novo papel da loja física

A loja que se posicionava apenas como espaço físico de venda de produtos está com seus dias contados. Nenhum produto sozinho, por melhor que seja, é capaz de ser um diferencial competitivo. Há urgência em inserir posicionamento, cultura e contexto social no ponto de venda. A loja física precisa proporcionar integração com o consumidor de forma que ele se sinta pertencendo ao ecossistema da marca.

Novas formas de ofertar mercadorias exigirão clareza do que a empresa quer conversar com o cliente. Isto quer dizer que os negócios devem acompanhar a realidade do momento do consumidor. E o processo de venda deve respeitar este momento, desenvolvendo um relacionamento genuíno. O processo é mais importante do que o produto.

O novo ponto de venda deve favorecer experiências significativas, positivas e memoráveis aos clientes. O espaço deve mostrar a cultura da marca, proporcionar convivência e experimentação dos produtos, além de oferecer apoio em todos os problemas que aconteçam.

A loja física assume a materialização da imagem que o consumidor fez da marca no ambiente virtual. Neste sentido, o ambiente e os colaboradores formam a primeira impressão para o cliente. A equipe de vendas precisa ser tratada com o mesmo cuidado que você espera que ela cuide do seu cliente. Um funcionário feliz será mais comunicativo e proporcionará uma experiência de qualidade para o cliente. Na hora de atender, é essencial preocupar-se primeiro com a qualidade de toda a interação que o cliente terá junto de sua marca, deixando as estratégias de venda como um objetivo final.

Facilidades no pagamento

Assim como a jornada de compra mudou, o cliente pode comprar no ponto de venda físico e no ponto de venda on-line, os seus meios de pagamento também precisam acompanhar esta nova mudança. Quais são os meios de pagamento físicos e eletrônicos que a sua loja disponibiliza para o seu cliente? Tenha sempre em mente que quanto mais fácil for a jornada, menos atrito você criará. E quanto menos atrito, mais fluida e prazerosa será a experiência. Então, facilite os meios de pagamento para que, no final da jornada, o cliente não tenha uma experiência negativa.

Foco no cliente

E, para você entender quais são as estratégias que fazem sentido para o seu cliente, invista cada dia mais em soluções que te possibilitem conhecer o perfil do seu cliente. Quais são os hábitos de compra, qual a frequência de compra, quanto ele costuma comprar, que tipo de produto ele costuma comprar. São questões importantes que vão fazer você ajustar cada dia mais a estratégia do seu negócio. Conheça os números do seu negócio e crie o hábito de registrar em sistema ou em planilhas. A análise correta e o conhecimento destes números farão com que você tome as soluções e as estratégias direcionadas da melhor forma.

De modo geral, o comércio varejista de vestuário e acessórios acompanha as tendências atuais do varejo. Este setor precisa estar sempre à frente e desbravar as novas estratégias e tendências – tal como faz com seus produtos.

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