Com o crescimento do setor, o Sebrae aponta as melhores práticas para empreendedores que buscam se destacar e garantir o sucesso.

Dessica Menezes – estagiária em Jornalismo - sob supervisão de Agda Bomfim e Ariana Gonçalves.
· Atualizado em 14/03/2025
O mercado de papelaria segue em alta, representando uma excelente oportunidade tanto para os novos empreendedores quanto para aqueles que já atuam na área. A busca por produtos diferenciados, sustentáveis e voltados para a criatividade tem atraído tanto clientes quanto empreendedores interessados no setor. Além disso, o fortalecimento das vendas online e a valorização das lojas físicas durante períodos sazonais reforçam a importância do segmento. Com esse cenário favorável, há espaço para inovação e crescimento.
Para aproveitar essas oportunidades e se destacar da concorrência, é fundamental adotar estratégias inteligentes e práticas eficazes de gestão. Pensando em você, reunimos 5 dicas essenciais para impulsionar ainda mais o seu empreendimento e garantir um crescimento sólido e sustentável no mercado de papelaria:
Entender seu cliente é um dos pontos principais para alavancar o seu comércio, você precisa saber para quem está vendendo. Dessa forma, é possível criar um estoque mais assertivo, baseado no seu público-alvo. Se uma empresa não conhece seus clientes, como saber o que melhorar ou oferecer? Lembre-se que os consumidores ditam o mercado, com isso, é importante estar sempre atento para oferecer o que eles buscam.
Com o avanço do mercado, novos conceitos surgem para ajudar o empreendedor a entender de forma mais abrangente o comportamento de consumo. Dentre esses conceitos, o de personificação do público-alvo nasceu dessa necessidade. A criação de uma persona, ou seja, a definição do cliente ideal, com as principais características dos compradores, aproxima o empreendedor de seu público.
Esse processo de criação de uma persona, ou várias, fica mais fácil quando você entende as perguntas certas a serem feitas e as estratégias e ferramentas adequadas. Por isso, o Sebrae disponibiliza diversos mecanismos para auxiliar no desenvolvimento do seu empreendimento.
Uma das mais poderosas ferramentas das organizações é o marketing. Possuir um planejamento é essencial para qualquer empreendimento, por isso aplicar estratégias de marketing facilita a criação de táticas de vendas, o entendimento do mercado e a construção de uma relação com os clientes.
No contexto atual, o marketing digital tem se mostrado um aliado essencial para alcançar um público maior e mais segmentado. Investir em estratégias online, como redes sociais, anúncios pagos e e-mail marketing, pode gerar um impacto significativo na visibilidade e nas vendas. Além disso, ações de marketing tradicional, como promoções no ponto de venda e parcerias com escolas e empresas locais, também continuam sendo eficazes, principalmente para criar um vínculo mais próximo com o público local.
Para apoiar esse e outros processos, o Sebrae oferece consultorias de hora marcada (CHM), sessões de 1 hora que você pode agendar gratuitamente para uma orientação personalizada, online ou presencial.
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Uma boa gestão financeira é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Mantenha um controle rigoroso sobre as entradas e saídas, estabeleça metas financeiras claras e evite surpresas. Utilize ferramentas de gestão ou mesmo planilhas para acompanhar seus custos, lucros e investimentos. Isso ajuda a identificar oportunidades de economia e a tomar decisões mais assertivas para o crescimento da sua empresa.
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O sucesso de um negócio próspero inclui também possuir a equipe certa. Ter uma equipe engajada e participativa influencia diretamente em clientes satisfeitos e retorno financeiro. Independentemente do tamanho da sua empresa, o importante é que exista um investimento e treinamento para os responsáveis pelo atendimento. Construir uma equipe forte é um investimento que reflete no crescimento e sucesso do empreendimento.
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No mercado competitivo de hoje, inovar é essencial. Seja dinâmico e busque sempre oferecer algo único aos seus clientes. Isso te ajudará a construir a fidelidade do público e se destacar no mercado. E acredite, inovar não significa apenas comprar um material diferente.
A verdadeira inovação acontece quando você entende as necessidades do seu público e propõe algo que vai além do esperado. Estar aberto ao novo, testar abordagens diferentes e se manter atualizado são passos essenciais para quem deseja crescer e se destacar. Afinal, a inovação não é apenas sobre o que você vende, mas sobre como você entrega.
Como o Sebrae pode ajudar
O Sebrae, um dos principais parceiros do empreendedor, entende a importância de aprimorar constantemente o mercado para garantir seu crescimento contínuo. Com um portfólio diversificado de serviços, oferecemos consultorias, treinamento e ferramentas estratégicas para apoiar os mais diversos segmentos.
Nosso objetivo é apoiar os empreendedores, desde os primeiros passos até a consolidação de seus negócios, ajudando a identificar oportunidades, superar desafios e planejar o futuro. Por isso, estamos sempre atentos às necessidades de cada setor.
Se você deseja conhecer de que maneira o Sebrae pode auxiliar na aprimoração da sua gestão e dos seus processos, busque-nos em nossos perfis nas redes sociais ou contate diretamente a Analista Agda Bomfim, responsável pela carteira de clientes do setor de comércio, pelo e-mail: agda@al.sebrae.com.br ou pelo Whatsapp. Além disso, você pode obter mais informações ligando para o número 0800 570 0800 que está disponível 24 horas.
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ESCOLAS
A carteira de educação é mais um recurso oferecido pelo Sebrae Alagoas para apoiar e compreender os empreendedores do setor educacional, apoiando as instituições de ensino no fortalecimento de sua gestão e processos. Por meio de uma escuta ativa, o gestor responsável por esse segmento tem como principal compreender a necessidade dos clientes, identificar as dificuldades e propor soluções que ajudem o empreendedor superá-las. Dentre as dificuldades que impactam esse setor, destacam-se presença nas redes sociais, o atendimento ao cliente e os problemas de gestão financeira, sendo um deles a precificação. Contar com um gestor de carteira especializado no segmento é fundamental para garantir o sucesso do empreendimento. O atendimento é personalizado de acordo com as necessidades da instituição, com base na escuta e análise prévia realizada. Esse acompanhamento pode ser feito por meio de visitas presenciais ou conversas on-line, onde será definido pelo gestor qual será o plano será utilizado para guiar o cliente, sempre sendo baseado em suas necessidades. Para estar inserido na carteira de educação, basta possuir um CNPJ, que pode ser MEI, ME ou EPP. O atendimento acontece de forma gratuita e tem como objetivo despertar no cliente o engajamento com as capacitações, visitas e acompanhamento contínuo. Se você deseja entrar para o relacionamento de carteira e possuir um atendimento mais próximo e personalizado, acesse o formulário abaixo, preencha suas informações e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário
Wed Mar 12 16:44:53 BRT 2025
MODA
A carteira da moda trabalha com o acompanhamento contínuo dos clientes através da escuta e de um diagnóstico para entender as necessidades e dores do cliente. Após o diagnóstico, o gestor sugere capacitações e consultorias que irão auxiliar o cliente a melhorar a sua gestão de acordo com suas necessidades específicas. O acompanhamento através das carteiras é personalizado e proporciona um atendimento mais rápido e direcionado, já que o cliente mantém uma relação duradoura com o gestor que passa a conhecer mais profundamente o cliente e suas dores. E tudo isso, acontece de forma gratuita. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. As principais dificuldades do empresário da moda são o excesso de estoque, a precificação e a falta de conhecimento técnico sobre moda e se você se identifica, participar da carteira de relacionamento vai ser essencial para mudar essa realidade. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Wed Mar 12 12:04:10 BRT 2025
TURISMO
A carteira de turismo trabalha com o acompanhamento contínuo dos clientes interessados, o gestor responsável avalia as necessidades do cliente através da escuta ativa para identificar dificuldades e oportunidades de melhoria na gestão. Após esse trabalho de escuta e análise que é feito através de visitas presenciais e conversas on-line, o gestor define um plano para guiar o empreendedor a sanar suas principais dificuldades e evoluir no segmento. O gestor sugere ideias, workshops, palestras, cursos e consultorias voltadas às principais dificuldades do cliente. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. As principais dificuldades do empreendedor de turismo são a baixa fidelização do turista, falta de mão de obra e pessoal especializado, falta de política de desenvolvimento para o turismo, crescimento da concorrência, falta de oportunidade de capacitação. Se você tem dificuldades com marketing, redes sociais, mão de obra, gestão, conhecimento de mercado ou outros, acesse o formulário abaixo e preencha e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário
Wed Mar 12 12:02:46 BRT 2025
AUTOMOTIVO
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Fri Feb 07 10:57:03 BRT 2025
CASA E CONSTRUÇÃO
A carteira de Casa e Construção trabalha com um acompanhamento do cliente através da escuta ativa, análises e um diagnóstico para identificar necessidades e dificuldades e entrar com sugestões, consultorias e soluções para a evolução da empresa O analista responsável vai realizar esse diagnóstico através de visitas ao cliente e de conversas, para poder identificar as oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga sanar os problemas e melhorar sua gestão. Esse atendimento é personalizado, direcionado e mais rápido do que aquele voltado aos clientes que não são da carteira. E isso acontece de forma totalmente gratuita. As principais dificuldades do cliente do setor estão relacionadas a gestão, pontos como precificação dos produtos, fluxo de caixa, planejamento financeira, estabelecimento de metas, análise da concorrência e de posicionamento de mercado. Muitos estão na operação, no dia a dia, e esquecem que é preciso analisar os bastidores. Além disso, o controle de estoque também é uma grande dificuldade enfrentada, saber o quanto comprar para não ter excedente, saber quando tirar o produto da prateleira por estar vencido, ter controle de produtos avariados. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você se identifica com alguma dessas dificuldades, estar inserido na carteira pode ser essencial para mudar a sua estratégia e evoluir dentro do mercado. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Fri Feb 07 10:55:54 BRT 2025
AGRONEGÓCIO
A carteira voltada para o agro atua para acompanhar esses empreendedores de maneira mais próxima e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades O analista responsável entra em contato com o cliente para realizar um diagnóstico através da escuta ativa e de visitas ao cliente, para identificar oportunidades de melhoria e direcionar o cliente a evoluir seus pontos fracos e fortalecer seus pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais rápido e direcionado às necessidades do cliente, o que diferencia do atendimento comum. O acompanhamento é feito a longo prazo de acordo com o engajamento e necessidade do cliente, o que facilita na resolução dos problemas, já que o gestor conhece o cliente de perto e sabe exatamente no que ele precisa melhorar. A principal dificuldade do pequeno agricultor é a falta de acesso à informação, o que acaba gerando problemas em diversas etapas da gestão. Por isso, a carteira trabalha trazendo informação a esse cliente, através de escuta ativa, de sugestões, de capacitações, promoção de eventos e outros Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você é produtor rural e sente dificuldade em gerir o seu negócio, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Fri Feb 07 10:52:02 BRT 2025
SAÚDE E BEM-ESTAR
A carteira de saúde e bem-estar é trabalha com o acompanhamento contínuo dos empreendedores inseridos nesse relacionamento com o gestor. O objetivo é acompanhar de perto, escutar o cliente, identificar oportunidades de melhoria e dificuldades e trabalhar em cima das necessidades do cliente. A partir da identificação dos problemas de gestão, o gestor vai sugerir consultorias, cursos, workshops, palestras e outras oportunidades que podem ajudar o cliente a sanar suas maiores dificuldades e evoluir no mercado. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. O atendimento na carteira é mais benéfico do que o atendimento comum porque o cliente estará mais imerso e será acompanhado de perto por um gestor especialista no setor, atento às tendências e as necessidades de mercado, direcionando o cliente a melhorar constantemente e crescer dentro do segmento. As principais dificuldades do empreendedor do segmento de saúde e bem-estar é a dificuldade de gestão do negócio, eles têm o conhecimento necessário para exercera profissão, mas ainda possuem deficiências quando se trata da parte empresarial. O atendimento é totalmente gratuito, rápido e personalizado, e se você tem dificuldades com gestão, vendas, redes sociais, marketing e qualquer outra deficiência de mercado, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do gestor responsável Responder formulário
Fri Feb 07 10:49:01 BRT 2025
OUTRO SEGMENTO
As carteiras atuam para acompanhar os empreendedores do estado e ajudá-los a sanar suas principais dificuldades e abrir portas para capacitações e eventos do segmento. O analista responsável realiza um diagnóstico através de uma escuta ativa em visitas ao cliente para poder identificar oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente consiga evoluir seus pontos fracos e fortalecer mais ainda os pontos fortes. O atendimento é personalizado, mais ágil e mais direcionado do que aquele mais comum para os clientes que não são de carteira e isso acontece de forma gratuita. O maior benefício é que com o acompanhamento a longo prazo, o gestor sabe exatamente quais são os seus problemas e te ajuda a criar estratégias para solucioná-los. Problemas de gestão financeira, planejamento, precificação, vendas, presença em redes sociais, dentre outros, podem ser mais facilmente solucionados com o acompanhamento de um gestor de carteira. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Se você deseja ter um acompanhamento mais próximo, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável irá entrar em contato com você em breve. Responder formulário
Fri Feb 07 10:44:04 BRT 2025
ARTESANATO
A carteira de artesanato trabalha com o acompanhamento de artesãos do estado através da escuta ativa para identificar oportunidades de melhoria e dificuldades para começar a traçar planos para a evolução do cliente. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. O atendimento na carteira na carteira é mais eficiente porque faz um acompanhamento individual e personalizado das necessidades de cada cliente baseado em suas vivências, suas qualidades e defeitos na gestão. A partir da identificação das necessidades de melhoria, o gestor traça um plano para direcionar esse cliente às consultorias, cursos, workshops e palestras que necessite. E esse acompanhamento é feito de forma contínua. As principais dificuldades do artesão são a pouca atividade operacional de gestão de negócios aliada ao pouco uso do marketing nas redes sociais, baixo controle de qualidade e irregularidade de oferta dos produtos. Além disso, o desconhecimento ou dificuldades de acesso ao crédito também impacta o setor. Se você tem dificuldades de gerenciar seu negócio, quer aprender e melhorar a gestão, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário
Fri Feb 07 10:43:15 BRT 2025
PETSHOP
A carteira de petshop é uma forma que o Sebrae Alagoas encontrou para ajudar o empreendedor alagoano do segmento de petshop e clínicas veterinárias a ter um acompanhamento contínuo objetivando a evolução da gestão e consequentemente o crescimento do negócio do cliente de carteira no mercado. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP A carteira de petshop atua em toda a área de gestão, inovação e tecnologia do segmento específico do Pet Shop e Clínicas Veterinárias. O analista trabalha com a escuta do cliente para saber como está o seu negócio, quais as suas dores, o que ele identifica como necessidade e o que precisa melhorar. Após essa escuta ativa, o analista realiza um diagnóstico a depender da maturidade da gestão do cliente e apresenta algumas sugestões. E a partir daí, o cliente terá um acompanhamento gratuito pós atendimento, mesmo que não contrate as soluções sugeridas pelo analista. Serão oferecidas consultorias e instrutorias, que podem ser coletivas ou através do in-company (que acontecem dentro da empresa para capacitar os funcionários). As consultorias mais procuradas para o segmento de petshop são da área de design de ambiente, interno e de fachada, como melhorar o layout da empresa, por ser um setor que está em constante modernização. Outra consultoria com grande demanda são as da área de finanças, voltadas ao planejamento financeiro e a formação de preço. As consultorias voltadas para as mídias digitais também são queridinhas desse público que está cada vez mais engajado nas redes sociais. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Fri Feb 07 10:41:27 BRT 2025
ALIMENTAÇÃO
A carteira de alimentação fora do lar é baseada em acompanhar e nutrir relações com os clientes ao longo do tempo, o gestor faz uma escuta ativa para entender as necessidades do cliente e assim direcioná-lo para capacitações, consultorias e sugestões de melhoria para a evolução da empresa. Nesse processo o analista buscar entender as necessidades, estar disponível para o atendimento rápido e antecipar demandas e garantir a satisfação do cliente. O analista acompanha o desenvolvimento do cliente e está sempre presente para sugerir, atender e auxiliá-lo. O cliente de carteira pode ter acesso a missões técnicas, feiras e congressos. Além disso, tem acesso a atendimento personalizado, comunicação direta, facilidade na resolução de problemas e acesso antecipado a agendas e novidades do Sebrae. Para fazer parte da carteira de relacionamento o cliente precisa apenas ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. As principais dificuldades do cliente do setor alimentício são a precificação e o controle do fluxo de caixa, eles geralmente têm muita expertise na parte de alimentos, mas acabam pecando na parte mais técnica da gestão. Se você se identifica, a carteira de relacionamento pode te ajudar a evoluir no mercado. Para estar inserido na carteira só é preciso ter CNPJ, independentemente do nível, podendo ser MEI, ME e EPP. O cliente da carteira precisa se engajar com as capacitações, as visitas e o acompanhamento para que continue inserido obtendo os benefícios. Para participar da carteira, preencha o formulário abaixo e o gestor responsável entrará em contato com você em breve. Responder formulário
Fri Feb 07 10:40:33 BRT 2025
BELEZA
A carteira de beleza é mais um recurso oferecido pelo Sebrae Alagoas para apoiar e compreender os empreendedores do setor de estética e beleza. Por meio de uma escuta ativa, o gestor responsável por esse segmento tem como principal objetivo compreender a necessidade dos clientes, identificar as dificuldades e propor soluções que ajudem o empreendedor a superá-las. Dentre as dificuldades que impactam esse setor, destacam-se presença nas redes sociais, a rotatividade de mão de obra, o planejamento e os problemas de gestão financeira. Contar com um gestor de carteira especializado no segmento é fundamental para garantir o sucesso do empreendimento. O atendimento é personalizado de acordo com as necessidades do empreendedor, com base na escuta e análise prévia realizada. Esse acompanhamento pode ser feito por meio de visitas presenciais ou conversas on-line, onde será definido pelo gestor qual será o plano de ação utilizado para guiar o cliente. Para estar inserido na carteira de beleza, basta possuir um CNPJ, que pode ser MEI, ME ou EPP. O atendimento acontece de forma gratuita e tem como objetivo despertar no cliente o engajamento com as capacitações, visitas e acompanhamento contínuo. Se você deseja um atendimento mais próximo e personalizado, acesse o formulário abaixo, preencha suas informações e aguarde o contato do gestor responsável. Responder formulário