Mesmo com um celular simples, você estará pronto para criar fotos profissionais que atraem a atenção dos seus clientes e aumentam as vendas online.
Quem tem um e-commerce, usa redes sociais ou está em um marketplace, precisa de boas fotos para vender seus serviços e produtos.
Boas fotos dos produtos atraem a atenção e são um fator determinante para a compra.
Estamos falando aqui para quem não é fotógrafo de verdade e nem tem uma câmera profissional - mas tem um celular. Mesmo com um celular simples, você pode tirar fotos incríveis de produtos se seguir estas dicas e usar sua criatividade.
Pratique e você estará pronto para criar fotos de aparência profissionais que atrairão a atenção dos seus clientes e aumentarão suas vendas online.
Adote agora estes comportamentos que dão resultado.
- Planejamento:planeje a sessão de fotos com antecedência e defina seus objetivos.
- Organização:organize os produtos e os acessórios antes de começar a fotografar.
- Paciência:tire várias fotos para garantir que você obtenha o resultado desejado.
- Prática: pratique e experimente diferentes técnicas para aprimorar suas habilidades. Experimente diferentes técnicas de fotografia e edição para encontrar o seu estilo.
- Inspiração:busque inspiração em outros fotógrafos de produtos.
Agora siga estas práticas que os fotógrafos seguem:
Treine o seu olhar
A observação vai ajudar você a melhorar as suas fotos. Tenha um olhar treinado para reparar nos detalhes, diferenciar o que chama a atenção e identificar o que é mais harmônico esteticamente.
Conseguir boas fotos vem com o treino, especialmente no começo. Para fotografar produtos, a dica é: testar, repetir e mudar pequenos detalhes.
Crie uma pasta de referências
Guarde em seu computador uma pasta onde você vai salvar fotos que tenham relação com o seu projeto, fotos que você encontra nas redes sociais, nas pesquisas no Google e nas lojas que vendem itens como os seus. Elas vão servir de inspiração.
Observe itens como:
- O fundo usado.
- Os detalhes do produto.
- Como é a iluminação.
- Qual o ângulo.
- Quais os outros elementos que compõem a foto.
Iluminação é tudo
Obter a iluminação adequada é um dos pontos mais importantes. Os detalhes do produto devem estar nítidos. Procure usar luz difusa, porque ela se espalha em várias direções e cria sombras mais agradáveis.
Existem opções de iluminadores, como ring light e softbox, que são equipamentos de custo bem acessível e fáceis de encontrar.
Ao fazer fotos durante o dia, observe se a sombra não está atrapalhando a qualidade e a harmonia das fotografias.
E não faça fotografias contra a luz, a menos que compense com outra fonte de luz frontal.
Fotos tremidas ou fora de foco não
Fotos tremidas: use um tripé ou algum tipo de apoio, como um livro ou caixa, para manter o celular estável e evitar fotos borradas. Um tripé é um investimento barato e essencial.
Foco: toque na tela do celular onde você deseja que o foco seja definido para garantir que o produto esteja nítido na foto.
Use um fundo branco ou preto
Ter um fundo branco é importante para mostrar detalhes nas imagens dos produtos, que serão usadas em sites, marketplaces ou enviadas ao cliente.
Uma cartolina ou pano branco ajudam a mostrar o produto, sem distrações no fundo.
Uma mesa branca ou preta serve como fundo infinito para os produtos. Veja se vale a pena investir em um cenário, que você pode consultar na internet.
Cenários naturais
Em fotos para redes sociais, a humanização é um fator interessante, para mostrar o produto dentro de um contexto.
Ao fotografar acessórios de moda use fotos de pessoas, de preferência com roupas sem estampa, para não distrair a atenção.
Nos produtos de alimentação, mesas postas ou outros cenários demonstram o produto sendo consumido.
Se o produto causa uma transformação – como em limpeza ou produtos de beleza –, é interessante mostrar o “antes e depois”, e também a foto do produto ao lado do resultado alcançado.
Conheça os recursos da câmera
Vários modelos de smartphones têm configurações avançadas para a câmera. Procure conhecer as possibilidades, pois você vai usar um dia. Algumas câmeras têm:
- Ajuste de luz.
- Possibilidade de ajustar o foco.
- Filtro.
- Flash automático.
Se precisar de ajuda para configurar a câmera do seu celular, procure no YouTube vídeos como: “fotos profissionais” e o nome e modelo do seu celular.
Limpe a lente da câmera do seu celular com um pano macio e sem fiapos para garantir fotos nítidas.
Composição e enquadramento
Preencha o quadro da foto com o produto, mas deixe um pouco de espaço ao redor para respirar. Procure fazer o enquadramento com uma composição harmônica.
Ângulo: experimente diferentes ângulos para encontrar a perspectiva mais interessante para o produto. Fotografe de cima, de lado, em diagonal e até mesmo de baixo para mostrar diferentes detalhes.
Regra dos terços: use a regra dos terços para criar uma composição mais equilibrada e interessante. Divida a tela do seu celular em nove partes iguais e posicione o produto nos pontos de interseção ou ao longo das linhas.
Se preferir, habilite o grid nas câmeras fotográficas. As linhas ajudam na orientação ao fazer as fotografias. Normalmente, essa opção fica disponível nos ajustes do celular.
Cuidado com o excesso de informação. Uma foto com muitos elementos pode afastar o consumidor, ao invés de chamar a atenção dele.
Para as redes sociais, vale a pena caminhar para a criação de uma estética única, para padronizar o feed ou galeria de fotos, para gerar uma identidade de marca.
Mostre os detalhes importantes em close
Quando possível, mostre uma opção mais ampliada do produto, com detalhes bem de perto. Isso aumenta a confiança do consumidor, já que ele não pode tocar no produto ou olhar de perto. Se for um produto eletrônico, por exemplo, mostre um close das entradas e conexões.
Aprenda a editar
Experimente aplicativos de edição de fotos, como o Snapseed, VSCO ou Lightroom para ajustar cores, contraste, nitidez e outros aspectos da foto.
Não use filtros para fotos de produtos, pois o comprador quer ver o produto claramente. Corrija as cores para que fiquem o mais fiéis possível à realidade. Faça retoques sutis para remover imperfeições e melhorar a aparência do produto.
Deixe os filtros para as fotos de pessoas e as redes sociais.
A resolução da foto
Resolução é a quantidade de pixels por polegada.
Qual a melhor resolução para fotos de marketplace e de e-commerces? É indicado que as imagens para produto tenham 1020 x 1024 pixels. Resolução baixa faz com que a foto tenha menos nitidez.
Na hora de enviar as fotos, cada plataforma tem a sua regra para o tamanho do arquivo que aceitam. Normalmente, os sites e os marketplaces limitam o tamanho do arquivo em até 50 MB nos formatos PNG, JPEG e JPG.
Você pode usar sites e ferramentas que reduzem o tamanho do arquivo, sem perder a resolução, como é o caso do ImageSmaller, ou outros compactadores de imagem.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
Entenda o que mudou no Instagram e otimize seu conteúdo
Wed Mar 26 14:38:32 BRT 2025
Como alcançar um público mais amplo com marketing de influência
O marketing de influência é uma estratégia poderosa para empresas que desejam expandir sua audiência e atrair leads qualificados. A escolha do modelo de colaboração e do influenciador certo pode impactar diretamente os resultados da campanha. Ao investir nessa abordagem, é essencial analisar métricas de desempenho e alinhar os valores da marca com os do influenciador escolhido. Baixe o ebook e saiba mais.
Fri Mar 07 14:51:40 BRT 2025
O atendimento excepcional ao cliente
O atendimento ao cliente é uma oportunidade de criar conexões genuínas e mostrar que a empresa realmente se importa com as necessidades e experiências dos clientes. Quando bem feito, esse cuidado transforma clientes satisfeitos em verdadeiros embaixadores da marca, que voltam a comprar e a recomendam a outras pessoas. É um investimento em confiança e lealdade que faz toda a diferença no longo prazo. Baixe o ebook e entenda como melhor atender os seus clientes.
Fri Mar 07 14:44:17 BRT 2025
Os segredos para construir uma marca forte e duradoura
Um dos maiores desafios e conquistas para o dono de um negócio é deixar sua marca forte e memorável. Uma marca bem estabelecida não atrai apenas clientes, mas também gera lealdade e confiança, tornando-se um ativo valioso para o negócio. Saiba mais no ebook.
Wed Jan 08 14:30:44 BRT 2025
Dicas para atrair clientes e impulsionar seu negócio
Algumas estratégias podem aumentar sua base de clientes e impulsionar seu negócio. Baixe o e-book para saber mais.
Wed Dec 11 11:53:20 BRT 2024
Marketplace: o que saber antes de começar a vender
Nos últimos anos, os marketplaces revolucionaram a forma como compramos e vendemos online. Plataformas como Mercado Livre, Amazon e Shopee se tornaram verdadeiros shoppings virtuais, reunindo milhões de produtos e consumidores. A decisão de utilizar um marketplace envolve uma série de fatores que vão além da simples exposição dos seus produtos. Há prós e contras a analisar antes de tomar a melhor decisão para o seu negócio. Marketplaces são plataformas digitais onde lojistas vendem seus produtos em um ambiente padronizado e compartilhado com outros comerciantes. Representam uma opção para o vendedor que não deseja montar uma loja virtual própria. Cabe ao marketplace gerenciar a estrutura tecnológica necessária para processar pagamentos e garantir a segurança das transações entre vendedores e compradores. Os pontos positivos desta estratégia são claros: acesso a mais pessoas e menor custo operacional. A plataforma recebe o pagamento e o lojista não precisa se preocupar com cartões de crédito, boletos e Pix, domínios e servidores. Geralmente o vendedor recebe as vendas mensais ocorridas no marketplace, descontada a comissão. Outra vantagem é a credibilidade. Dentro de um marketplace importante, o público sente-se mais seguro para comprar pois tem as garantias da plataforma. Rapidez e facilidade de uso também contam a favor, pois as páginas de venda dos marketplaces são ambientes projetados para economizar tempo e recursos. No entanto, apesar das evidentes vantagens, o marketplace não é uma decisão assim tão simples, pois há alguns senões a considerar.
Wed Nov 13 14:42:05 BRT 2024
O que os carrinhos abandonados podem estar dizendo
Você pode melhorar o checkout, oferecer frete grátis, mostrar suas boas avaliações de outros clientes, oferecer garantias ou mais descontos para fechar a venda. Saiba mais sobre essas estratégias. Baixe o ebook.
Tue Oct 08 16:32:32 BRT 2024
Como usar a estratégia do desconto a seu favor
Como usar a estratégia de desconto para alavancar suas vendas sem prejudicar o lucro! Você quer saber como aplicar a estratégia de desconto de forma eficaz e aumentar suas vendas sem comprometer seus resultados? Neste terceiro vídeo da Trilha Empreendedorismo para Artesãos, o Sebrae AM vai mostrar como empregar essa grande ferramenta para atrair clientes e queimar estoques. Conheça algumas boas práticas para aplicar descontos de maneira inteligente nas suas peças de artesanato, criando promoções atrativas que conquistam clientes e mantêm o seu negócio saudável. Assista agora e domine a arte de aplicar descontos estratégicos! Não se esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever no canal para mais dicas valiosas!
Thu Sep 26 17:40:44 BRT 2024
Estratégias de envio para outros estados e exterior
Evite problemas com a Receita Federal e aprenda a enviar seus produtos de artesanato da forma correta! Neste segundo vídeo da Trilha Empreendedorismo para Artesãos, você vai aprender como despachar corretamente aquela coleção de bonecos de madeira ou até mesmo aquele painel grande de MDF para outros estados e para o exterior. Independentemente do tamanho dos produtos, saiba que entender sobre o Código Fiscal de Operações e Prestações de Serviços (CFOP) é crucial para garantir que suas mercadorias sejam enviadas de forma legal e segura. Dê o play agora e saiba como dominar o processo de envio!
Thu Sep 26 14:56:13 BRT 2024
Critérios de precificação.
Quer saber como definir o preço certo para seus produtos de artesanato? Então, bem-vindo ao primeiro vídeo da Trilha Empreendedorismo para Artesãos. Se você já se perguntou como faz para calcular o preço correto daquela pulseira ou sandália de couro, este vídeo é para você. Conheça os critérios de precificação que todo artesão deve saber para garantir uma estratégia eficaz de vendas e crescimento no atacado e no varejo. Assista até o final e aprenda a precificar com confiança! Não se esqueça de curtir, compartilhar e inscrever-se no canal para mais dicas valiosas!
Thu Sep 26 14:50:34 BRT 2024
Aprenda a fazer um plano para fidelizar seus clientes
Fidelizar os clientes é uma atividade importante, mas bastante relegada. Muitas empresas não trabalham bem este lado, que afeta diretamente o posicionamento do negócio. Afinal, tão importante quanto conquistar um cliente é mantê-lo sempre perto de sua empresa. Baixe o ebook e entenda os motivos que fazem com que o cliente se torne fiel à sua marca.