Veja dicas sobre como montar um negócio na área de educação e treinamento profissionalizante, aproveitando a alta procura no mercado.

Maikon Richardson
· Atualizado em 12/04/2023
Entendendo o cenário
Em meio a uma recessão econômica, onde os reflexos da pandemia e, atualmente, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem exigido muito dos empreendedores, a busca por uma oportunidade de trabalho se torna ainda mais difícil devido à concorrência.
O mercado de trabalho exige alternativas e a tendência é que a procura por cursos profissionalizantes aumente.
O conhecimento em áreas específicas pode ser a saída para montar o seu próprio negócio e um curso profissionalizante é uma delas.
Conforme o MEC, em matéria publicada pelo portal G1, não existe regra para a abertura de um curso profissionalizante e a informação é do próprio Ministério da Educação.
É uma oportunidade para os empreendedores que desejam investir nesse mercado.
Se você faz parte desse grupo de pessoas com este perfil, fique atento às dicas neste artigo, pois iniciar um curso desse tipo pode ser mais simples do que você imagina.
Vamos orientar como agir para estruturar seu curso profissionalizante.
Como se estrutura um curso profissionalizante?
É importante começar pelo entendimento do que seja um curso profissionalizante e qual a diferença para outras modalidades de cursos existentes.
Os cursos profissionalizantes, ao contrário dos demais, são destinados ao aperfeiçoamento profissional e voltados para um determinado conhecimento específico dirigido ao mercado de trabalho.
A capacitação desse tipo de especialidade visa um setor ou atividade necessitada pelo mercado.
Também deve-se considerar a observação de que pode se constituir em um diferencial diante da concorrência.
Os cursos profissionalizantes podem ser flexíveis, tanto atendendo aos profissionais que já estejam trabalhando em alguma área e que desejam se especializar, como também os que ainda não possuem formação adequada para determinadas atividades.
Conforme a legislação vigente, não há uma carga horária definida para este tipo de curso, podendo ter uma grade menor ou maior, a depender da estrutura do curso.
Além disso, a área de atuação pode envolver setores bem mais amplos que ofereçam oportunidade de crescimento.
Curso profissionalizante X técnico
A maioria das pessoas não consegue distinguir os dois, apesar de realmente haver semelhanças.
O conteúdo, a amplitude dos conhecimentos aplicados e a regulação por parte das autoridades educacionais são diferenças que veremos a seguir.
O curso técnico dura mais tempo e oferece conteúdos especializados e aprofundados.
Já o curso profissionalizante, possui ementas básicas e uma carga horária menor, assim sendo, o ensino visa sobretudo alcançar as pessoas que necessitam de um ofício para iniciar sua vida produtiva.
O curso técnico exige, ainda, que o formando saia com escolaridade ao nível de Ensino Médio, como exige o MEC e os organismos educacionais, o que não acontece no profissionalizante.
A regulamentação do curso profissionalizante e o MEC
Os cursos profissionalizantes são desvinculados do MEC, mas precisam ser aprovados pelo Ministério para poderem funcionar.
Conforme o que dispõe as normas, esses cursos não têm uma carga horária definida, não exigem escolaridade para matrícula e emitem diplomas apenas de participação.
Portanto, essa modalidade não é reconhecida com o mesmo peso de um curso técnico ou de uma graduação superior.
Porém, é importante destacar que, embora os cursos profissionalizantes não sejam reconhecidos pelo MEC, o modelo de ensino é 100% legalizado e válido em todo território nacional.
Orientações para montar sua escola
Mesmo que o MEC não exija regulamentação para a abertura de um curso profissionalizante, é importante não ser desleixado com o processo, pois o trabalho exige dedicação.
Veja as principais orientações para montar o seu curso profissionalizante:
Escolha um assunto que você tenha domínio
Este é um passo muito importante, pois o restante da iniciativa vai ser crucial para tudo dar certo.
Será necessário escolher a abordagem que deseja empreender, com um tema do seu completo domínio, de forma que sua gestão seja o de um conhecedor do assunto, um verdadeiro especialista.
Entre os muitos temas existentes, temos, por exemplo, os cursos de culinária, ensino de línguas, informática, artes, entre outros.
Cursos temporários com essas especialidades podem ser o início de um bom negócio.
Cursos profissionalizantes na área de estética, cabeleireiro, venda de produtos de beleza e manicure possuem um público sempre ativo, que deseja ampliar seus conhecimentos.
As opções estão à disposição para quem deseja empreender. Por isso, pense sempre de forma objetiva no negócio que seja do seu domínio e controle.
Evite fazer experiências em assuntos que não tenha conhecimento adequado.
Defina o seu público-alvo
Após escolher o tema do seu empreendimento, torna-se necessário definir quem serão os seus alunos.
Para quem você vai vender o curso profissionalizante. Enfim, quem será seu público-alvo?
Escolhido o curso a ser apresentado aos seus potenciais interessados, falta a definição deste público.
Se aprofunde em estudar as características dos que se interessariam por seu produto.
Descubra seus interesses e obtenha informações realistas sobre eles.
O seu público-alvo vai ser identificado a partir da sua avaliação sobre estes e não se permita dar passos atrás que comprometam seus objetivos.
Planeje um conteúdo de qualidade
Definido o público do seu curso profissionalizante, agora busque produzir um conteúdo de qualidade, que atenda às expectativas dos seus alunos.
Prepare e produza o material a ser distribuído com eles, como textos e vídeos, de maneira que os alunos acompanhem o desenvolvimento das atividades.
Invista em marketing digital
A divulgação do curso profissionalizante não pode ser desprezada.
Para tanto, investir em plataformas digitais representa atualmente o principal elo entre você e seu público-alvo.
As redes sociais – Instagram, Facebook, TikTok, Twitter e LinkedIn – são indispensáveis para o seu sucesso.
Além disso, faça anúncios, mantenha uma rede de contatos e use estratégias de otimização para mecanismos de busca no Google (SEO).
Emita certificados de conclusão de curso
Após o curso ter sido preparado, um pouco antes você deve pensar na produção de um certificado de conclusão do curso.
O documento é um desejo de todos que participam do curso e representa muito para quem o realiza.
A emissão do certificado será um diferencial, observando que nem todos os organizadores de cursos o fazem, pois dará um caráter mais profissional ao treinamento.
Prepare um certificado identificado com a sua marca, bem-feito e com bom gosto.
Assine e entregue aos alunos aprovados ao final do curso.
Resumo para começar o negócio
Veja um resumo dos principais tópicos que você deve se atentar para abrir seu negócio na área de cursos profissionalizantes.
Mercado
Devido à grande procura por cursos profissionalizantes, o mercado está sempre aquecido, isto porque as vagas de trabalho que mais surgem são de cargos técnicos.
O interesse por parte dos estudantes também é constante, devido ao tempo de curso, que é menor, diminuindo o tempo de espera para ingressar no mercado de trabalho.
Antes de iniciar este projeto, é muito importante montar um plano de negócio, que servirá para lhe deixar a par de todos os passos para abertura da empresa, sem correr riscos financeiros.
Saiba como fazer o seu com o texto “Como elaborar um plano de negócio” no Portal Sebrae.
Público-alvo
O público-alvo deste tipo de negócio são jovens e adultos, que buscam qualificação, visando uma oportunidade no mercado de trabalho.
Localização
O ideal é que a escola esteja localizada em uma região movimentada, de preferência no centro da cidade, o que dá mais visibilidade ao negócio.
É importante que o local tenha fácil acesso e ofereça segurança.
Estrutura
Considere o tamanho do local, para adaptar e transformar em salas de aula.
A estrutura de um curso técnico também deverá contar com:
- Recepção;
- Salas;
- Secretaria;
- Almoxarifado;
- Assistência Social;
- Refeitório;
- Cozinha;
- Dispensa;
- Sanitário Feminino e
- Sanitário Masculino.
Registro
Por se tratar de uma instituição de ensino, parte do registro do curso profissionalizante deve passar pelo Ministério da Educação.
O órgão deve analisar a proposta da sua empresa. Para acompanhar este processo, é fundamental que você contrate um contador profissional e um especialista em assuntos educacionais.
O contador também ficará responsável pelo trâmite junto aos demais órgãos competentes, os quais são:
- Junta Comercial do Amapá - JUCAP;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Prefeitura do Município para obter o Alvará de Funcionamento;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal;
- Cadastramento na Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social ICP – INSS/FGTS”;
- Corpo de Bombeiros Militar.
Equipamentos
Para iniciar sua estrutura, você vai precisar de:
- Móveis e materiais de escritório;
- Telefone;
- Mesas de computador;
- Cadeiras;
- Microcomputadores;
- Impressora;
- Data show;
- Softwares de treinamento.
Equipe
A equipe do curso profissionalizante é a base para o sucesso do seu negócio.
Por isso, é muito importante que ao fazer a seleção de professores você considere a experiência e a especialidade dos profissionais.
Faça uma entrevista com os candidatos, assim você poderá conhecê-los melhor.
Os salários devem estar de acordo com o mercado.
Além do corpo docente, a instituição também vai precisar de:
- 01 Secretária;
- 02 Serviços Gerais;
- 02 Inspetores;
- 01 Técnico-administrativo;
- 02 Cozinheiras (se houver refeições);
- 01 Assistente social.
Divulgação
Finalizado todo o processo de abertura do curso técnico profissionalizante, é hora de criar estratégias para divulgar a instituição.
Invista em publicidade, assim, um grande número de pessoas será impactado, com sua mensagem chegando ao público desejado.
O mais indicado é divulgar a escola em veículos como:
- TV;
- Rádio;
- Internet (como falamos acima)
- Carro-som (nos locais de concentração do seu público-alvo);
- Ônibus coletivos (internamente, visando os passageiros)
Além disso, procure um profissional especializado em mídias sociais.
Ele poderá criar as redes sociais da escola e alimentá-las.
A internet é uma excelente aliada para gerar bons resultados na divulgação.
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Cartilha - Prevenção à Fraude Tributária com Títulos Públicos Antigos
A Fazenda Nacional nos últimos anos, vem sofrendo várias tentativas de fraudes, que consistem na suspensão indevida de débitos tributários federais declarados na: Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF); Declaração Anual do Simples Nacional (DASN); Guia de Recolhimento do FGTS, e; Informações à Previdência Social (GFIP). Por isso, a Secretaria da Receita federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e o Ministério Público da União criaram a cartilha “Prevenção à Fraude Tributária com Títulos Públicos Antigos” com o objetivo de alertar aos contribuintes sobre o perigo de serem vítimas de armadilhas envolvendo: Fraudes tributárias, com especial interesse nos tributos administrados pela Receita Federal. Ela foi desenvolvida para ajudar na prevenção dessa fraude tributária com títulos públicos antigos. Veja o conteúdo que você encontrará na cartilha: Títulos públicos federais; A fraude tributária; Consequências da fraude tributária; Considerações de ordem prática dirigidas ao público e muito mais. Baixe a cartilha O Sebrae no Amapá convida você para conhecer a cartilha “Prevenção à Fraude Tributária com Títulos Públicos Antigos”. Boa leitura!
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Tire suas dúvidas sobre o colaborador do MEI
Vamos às dúvidas frequentes… Quantos empregados o Microempreendedor Individual- MEI pode contratar? O MEI pode contratar apenas um colaborador. Com remuneração de um salário mínimo ou piso salarial da categoria. Quais os procedimentos que o MEI deve tomar para caracterizar o afastamento do único empregado? A partir do atendimento da condição legal do afastamento, o empregador - MEI pode contratar outro empregado, e o contrato desse novo empregado perdurará durante o tempo em que o contrato do outro empregado estiver interrompido ou suspenso. Exemplo: a licença maternidade é caracterizada a partir do momento em que o empregador é notificado pela empregada mediante a entrega do atestado médico ou da certidão de nascimento do filho. Para contratação de empregado o MEI precisa de um contador? O MEI não tem a necessidade de ter um contador para a contratação de um colaborador. No caso se o MEI preferir, ele pode utilizar-se do auxílio de um profissional da contabilidade para obter mais detalhes e orientação para a contratação de um empregado. Qual o custo para contratação de um empregado? Exemplo: para salário igual ao valor do salário mínimo, o custo previdenciário, recolhido em GPS - Guia da Previdência Social, é de R$ 104,94(correspondentes a 11% do salário mínimo vigente), sendo R$ 28,62 (3% do salário mínimo) de responsabilidade do empregador (MEI) e R$ 76,32 (8% ou conforme tabela de contribuição mensal ao INSS (1) descontado do empregado. A alíquota de 3% a cargo do empregador não se altera. Além do encargo previdenciário de 3% de responsabilidade do empregador, o MEI também deve depositar o FGTS, calculado à alíquota de 8% sobre o salário do empregado. Sendo assim, o custo total da contratação de um empregado pelo MEI é de 11% sobre o valor total da folha de salários (3% de INSS mais 8% de FGTS). O MEI quando contratar seu colaborador deverá fazer a guia do FGTS (GFIP) e informar ao órgão competente? Sim. Se o caso o MEI tenha um colaborador, ele deverá recolher mensalmente o: FGTS com alíquota de 8% sobre o valor do salário pago; Preencher e entregar a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) à Caixa Econômica Federal até o dia 7 do mês seguinte àquele em que a remuneração foi paga. Se não houver expediente bancário no dia 7, a entrega deverá ser antecipada para o dia de expediente bancário imediatamente anterior. O MEI que não contratou funcionário durante o ano, está obrigado a elaboração e entrega da RAIS? Não. O MEI que não contratou funcionário durante o ano não é obrigado a apresentar a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, conforme previsto no inciso II do Artigo 108, da Resolução CGSN nº 140, de 2018. Saiba mais Se ainda tiver dúvidas em relação sobre o colaborador do MEI, busque o Portal do Sebrae e sane suas dúvidas.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Indicações de clientes: Uma poderosa ferramenta para empresa
As indicações de clientes são ferramentas fundamentais para a aquisição de clientes novos para seu negócio. Um cliente ao fazer uma indicação espera que você entregue o serviço com qualidade, pois não é só a reputação da sua empresa que estará em jogo, e sim o nome dele também. Por conta disso, as indicações não poderão ser tratadas ou feitas de qualquer maneira. Primeiro construa uma relação forte e de confiança com seu cliente, depois disso você pode pedir esse “favor” para ele, se seu serviço for bom ele se tornará um verdadeiro defensor de sua marca. Os clientes que fazem indicações querem que as outras pessoas tenham a mesma experiência positiva que eles tiveram ao contratar sua marca. Então, Construa uma relação forte e próxima com seus clientes, fazendo com que eles se sintam próximos da empresa, assim se sentirão motivados a falar da empresa e indicarão para amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. Pense nos seguintes pontos antes de pedir indicações para seus clientes: O que você poderá proporcionar para que seus clientes se sintam motivados a indicar sua empresa? Ex: Poderia ser uma experiência incrível de serviços? Acesso especial dentro da empresa? Surpreender com algo a mais do que o esperado pelo cliente? Uma cortesia? Todos seus clientes estão dispostos a lhe indicar? Será que focar em poucos clientes que realmente estão dispostos a indicar a marca não seria melhor do que desperdiçar tempo e dinheiro com muitos que não estão dispostos a fazer isso? Você está gerenciando certo para ganhar escalabilidade, credibilidade dos seus clientes? Antes de criar programas de indicações pense nesses pontos, isso ajudará sua marca a ter bons resultados. O papel do marketing de indicações é eficiente, porque é direcionado a seus clientes qualificados e se baseiam na confiança repassada pela empresa. Não se esqueça de oferecer várias maneiras para que o seus clientes possa indicar o sua empresa ou marca ou produto para seus conhecidos. Ao criar um programa de indicações, lembre-se que ele deve ser acessível e facilmente compartilhável pelos usuários. Pode ser um simples formulário de contato ou até mesmo um email para que haja o feedback do seu cliente ou seu futuro cliente. Para isso deve ser desenvolvido cuidadosamente um monitoramento da equipe responsável pelo marketing da empresa, para que possam entender, prever e gerenciar de maneira eficiente as necessidades dos clientes . Invista tempo e dinheiro em programas estruturados e os resultados. Você verá que valerá a pena. O marketing de indicação dá resultados, porque além de ser gerado pela confiança é totalmente direcionado ao público-alvo da empresa. Veja dois programas de indicações que fornecem ferramentas que aumentam a produtividade da sua empresa, como e-mail profissional, armazenamento on-line, agendas compartilhadas e reuniões por vídeo, chat ao vivo, entre muitos outros recursos. G Suite e Pipz. Mas antes, faça o curso gratuito de "Atendimento ao cliente" no Portal Sebrae, com duração de 15 horas, e, aprenda boas maneiras no atender bem seus clientes. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios Clique aqui e Fale com um Especialista /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
O que um MEI pode fazer?
Entenda o que é ser um MEI As pessoas que trabalham por conta própria, mas querem se legalizar como: Pequenos empresários; Com carga tributária mais baixa, e; Acesso a benefícios como a Previdência Social. Então, para essas pessoas é destinado o MEI. A lei que regulamenta o setor do MEI, foi aprovada no ano de 2008. Desde então, milhares de autônomos deixaram a informalidade e começaram atuar com suas pequenas empresas dentro da lei. Para se tornar um MEI é preciso seguir algumas regras Não pode ter faturamento acima de R$ 81 mil por ano; A lei não permite que ele tenha várias empresas ao mesmo tempo; O MEI trabalha sozinho, ou pode ter um empregado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria. O MEI não precisa pagar os tributos federais, pois ele automaticamente é enquadrado no Simples Nacional, esse regime tributário simplificado reúne oito impostos e o MEI é isento, são eles: Imposto de Renda; PIS; Cofins; IPI, e; CSLL. O MEI paga apenas um valor fixo mensal que varia para cada setor: Comércio ou na indústria valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais); Prestação de serviços R$ 49,00 (quarenta e nove reais); Empresas de comércio e serviços R$ 50,00 (cinquenta reais). Estes valores serão usados na Previdência Social e no pagamento de ICMS ou ISS. Saiba mais Agora que você já sabe um pouco sobre o que é ser um MEI, veja uma lista que o Portal do Empreendedor selecionou para você saber “O que o MEI pode fazer” se o que você faz é uma ocupação permitida pela lei.