Saiba como fazer um plano de negócios, a estruturação, o recrutamento de equipe e a divulgação de uma empresa de assessoria e limpeza doméstica.

Ester Resende
· Atualizado em 22/09/2023
Demanda e Planejamento
A vida moderna nos leva a passar mais tempo fora de casa, devido à rotina de trabalho, distâncias e congestionamentos.
Por isso, o serviço doméstico, os pequenos reparos e as manutenções acabam ficando para o fim de semana ou sendo terceirizados.
A prestação de serviços domésticos personalizados sempre terá alta demanda e se houver oportunidade de criar um negócio especializado, com serviços diferenciados, a possibilidade de atrair uma boa clientela é garantida.
Antes de tudo, é necessário conhecer os riscos do negócio, e para isso é importante montar um plano de negócio.
Acesse o artigo: Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio no Portal do Sebrae.
Pesquisa de Mercado
Faça uma pesquisa para saber quantas empresas de assessoria doméstica existem na sua cidade e quais serviços são oferecidos.
Assim você saberá oferecer um diferencial competitivo e se destacar no mercado.
Leia também: “Como fazer uma pesquisa de mercado para identificar clientes” no Portal do Sebrae.
Infraestrutura, Ponto Comercial e Equipe
A infraestrutura de uma empresa deste ramo deve ter uma área total de 50m² e deve conter:
- Recepção;
- Vestiários;
- Banheiros;
- Escritório;
- Recepção.
Quanto ao ponto onde a empresa vai ficar é preciso estudar a região onde você pretende instalar.
Veja em qual parte da cidade há maior demanda, onde não existe a concorrência de outras empresas, principalmente. Opte por um local em que a empresa possa ser vista.
É importante também pesquisar imóveis que tenham espaço amplo e possam ser adequados conforme as necessidades da empresa.
Geralmente negócios deste tipo têm mais chances de prosperar em áreas comerciais, próximo a prédios empresariais.
Contratação da Equipe
Na hora de contratar a sua equipe leve em consideração a experiência dos profissionais.
Eles devem possuir algumas características essenciais para este tipo de trabalho:
- Saber ouvir;
- Boa vontade;
- Persistência;
- Paciência;
- Poder de negociação;
- Equilíbrio emocional;
- Percepção aguçada;
- Agilidade.
Também é importante realizar um treinamento após recrutar a equipe para que o serviço fornecido pela empresa seja feito de maneira padronizada.
Para uma empresa pequena, sugere-se o seguinte número de colaboradores:
- 1 gerente comercial;
- 8 faxineiras;
- 2 serviços gerais (serviços de reparo e conservação, hidráulica, elétrica, carpintaria, pedreiro, etc.)
Identificando Fornecedores e Parceiros
Pesquise quais melhores fornecedores para a sua empresa, ainda que não seja necessário um estoque elevado, é sempre bom dispor de materiais de limpeza, produtos elétricos, hidráulicos.
Opte por fornecedores com o melhor custo-benefício e faça pesquisas em sua cidade e na internet para saber se é mais vantajoso ter um fornecedor de fora ou local.
Marque um café com seu concorrente e proponha uma parceria para que não exista animosidade ou concorrência desleal.
Veja se existe a possibilidade de associar-se, pois o associativismo é uma forma de trabalho onde as empresas se juntam para superarem desafios comuns a todos como por exemplo, ampliar o poder de compra frente aos fornecedores, reduzindo o custo da operação da empresa.
Abertura da Empresa e Divulgação
Para abrir a empresa de assessoria doméstica e pessoal, você deverá seguir algumas normas gerais, que são exigidas, que são:
- Consulta e viabilidade do nome da empresa;
- Registro legal na Junta Comercial do Amapá - JUCAP;
- Registro da inscrição estadual;
- Registro municipal;
- Alvará do Corpo de Bombeiros;
- Alvará de funcionamento;
- Cadastro na Previdência Social;
Você pode conhecer todas as etapas desse processo em 6 passos para abrir seu novo negócio.
Divulgação
Agora que você já passou pelo processo de abertura da empresa, aluguel de um local e escolha da equipe, está na hora de pensar na divulgação do novo negócio.
Vale identificar qual a maneira mais eficiente de divulgar em sua região e pedir o auxílio de um profissional da área.
Além disso, existem os meios de comunicação, onde você poderá veicular comerciais e propagandas, de acordo com cada meio. São eles:
- TV;
- Rádio;
- Jornal impresso;
- Internet.
E aí, gostou das dicas? Para saber mais leia: Dicas práticas para divulgar o seu negócio com mais eficiência.
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Março, 2025
Como tornar sua indústria de calçados mais sustentável
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Março, 2025
Preparando-se para negociar
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Conheça: A Cartilha Produção e Consumo Responsável
A produção e o consumo são grandes impulsionadores da economia verde, inclusiva e responsável. As empresas têm a responsabilidade de criar, inovar e produzir com práticas sustentáveis. Além disso, elas também são consumidoras de matérias primas e insumos. Descubra na cartilha Produção e consumo responsável, práticas e propostas para produzir e consumir com mais consciência, olhando seu processo produtivo sob uma nova ótica de sustentabilidade. A cartilha de “Produção e consumo responsável” foi produzida pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade afim de mostrar e ensinar como sua empresa poderá ser mais lucrativa e sustentável usando da didática contida na cartilha. Saiba quais conteúdos você vai encontrar na cartilha Produção e consumo responsáveis; Papel das empresas; Os “erres” do consumo responsável; Produção responsável; Práticas de sustentabilidade nas empresas; Ecoeficiência; Benefícios de ser uma empresa Ecoeficiente; Educação para transformar; Ser um empreendedor sustentável. Já pensou em implantar uma nova metodologia em seu negócio? Então, não perca tempo, leia a cartilha “Produção e consumo responsável” no final deste artigo. Saiba mais O Sebrae no Amapá, convida você para fazer a diferença e inovar nesse mercado competitivo, lendo e praticando com a cartilha “Produção e consumo responsável”. Boa leitura!
Março, 2025
Como tornar sua indústria cerâmica mais sustentável
Sustentabilidade é um bom negócio! A empresa que investe no meio ambiente e na sociedade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores mais satisfeitos. Diminuir o impacto causado na natureza e retribuir à comunidade é mais do que uma responsabilidade social ou uma obrigação legal. Algumas medidas que podem ajudar o seu negócio a ser mais sustentável e lucrativo: Certifique-se de que seu negócio esteja próximo dos fornecedores; Conheça seu público, crie um ambiente agradável e venda mais; Siga a legislação e as normas de segurança no trabalho; Faça as avaliações de impacto e de desempenho ambiental; Informe sobre as exigências para obter as licenças e autorizações para o seu tipo de negócio; Consultar o Sebrae e buscar medidas sustentáveis para a sua empresa; Veja algumas formas de deixar sua indústria cerâmica sustentável. 1. Alimente os fornos com biomassa para uma produção responsável Use carvão vegetal, ele gera gases que contribuem com o efeito estufa, há várias opções de biomassa que podem ser usadas nos fornos de cozimento, como: Madeira de reflorestamento; Casca de arroz; Bagaço de cana ou resíduos agroindustriais. 2.Troque o gasto de eletricidade pelo processo natural de secagem Troque ventiladores e secadores que consomem muita eletricidade. Utilize aparelhos pela luz do sol. 3. Atente para a necessidade de licenciamento ambiental do seu negócio Obtenha orientações sobre a legislação aplicável na sua cidade para a instalação, a ampliação ou a modificação das atividades da sua empresa que utilizam recursos naturais ou que possam causar degradação ambiental. 4. Poupe o calor do forno cerâmico para outra etapa do processo de fabricação A energia poupada é direcionada para o aquecimento do secador onde é feito o biscoito cerâmico. O investimento é recuperado rapidamente com a economia de quase metade de gás natural usado na secagem. 5. Proteja os trabalhadores com equipamento adequado Use os Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado. Busque mais informações sobre o modelo ideal de luvas, máscaras e outros acessórios necessários para essa atividade, Portal Sebrae, “Fale com o Sebrae no Amapá” 6. Dê preferência aos processos de fabricação que usem menos água É possível economizar água com mudanças em todas as etapas, desde a o processo de moagem por via úmida, por exemplo, consome quatro vezes mais água que o método a seco. Considere também o reaproveitamento da água tratada nos processos de lavagem e umidificação da argila. Saiba mais sobre sustentabilidade conhecendo uma consultoria do Sebrae no Amapá.
Março, 2025
Conheça: o Guia de Acessibilidade em Eventos
O que é? O Guia de Acessibilidade em Eventos, tem como objetivo: Promover práticas inclusivas na organização de eventos. Ele se destina às empresas responsáveis por organização de: Palestras; Workshops; Feiras ou outros encontros abertos ao público. Este guia foi produzido pelo Sebrae, e nele é abordado várias questões que envolvem a inclusão em eventos. Veja o que você vai encontrar dentro deste material, incluindo os tópicos a seguir: Planejar é essencial; Áreas reservadas; Autonomia para todos; Banheiros; Reserve vagas; Comer e beber; Sinalização; Em caso de emergências; Comunicação para todos, e; Equipe informada. Em um planejamento de um evento acessível você tem que oferecer ao seu público uma experiência para todos, oferecer uma programação confortável e fazer com que todos os participantes se sintam bem a vontade! Por isso, o Sebrae no Amapá, convida você para fazer a diferença e inovar nesse mercado competitivo, lendo e praticando com o “Guia de Acessibilidade em Eventos” Este guia foi desenvolvido para você aprimorar ainda mais seus conhecimentos. Boa leitura!
Março, 2025
Negócios familiares: Dicas para garantir o sucesso
Trata-se de um empreendimento, como outro qualquer, onde os principais gestores são pessoas da mesma família. O negócio familiar é um empreendimento pensado com o objetivo de se passar de geração em geração, e por isso é importante planejar com clareza os objetivos da empresa a longo prazo. Para manter o sucesso dos negócios familiares, os gestores devem seguir princípios básicos que vão do planejamento estratégico e sucessório até a profissionalização da empresa familiar. Veja a seguir dicas para o sucesso de negócios familiares
Março, 2025
Como tornar seus eventos mais sustentáveis
Sustentabilidade é mais do que adotar o marketing verde para atrair clientes. A empresa que investe no meio ambiente e na sociedade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores mais satisfeitos. Diminuir o impacto causado na natureza e retribuir à comunidade é mais do que uma responsabilidade social ou uma obrigação legal – é um bom negócio! 1 Reduza o consumo de materiais Ao invés de comprar material para fazer cenários, decorações e brindes personalizados para os eventos que sua empresa vai realizar, opte por alugar os materiais e os equipamentos. Assim, você gasta menos e ajuda o meio ambiente evitando o descarte de materiais de vida útil muito curta, como o papel. 2 Cultive uma boa imagem fazendo parcerias responsáveis Ao procurar patrocinadores e fornecedores para o seu evento, prefira as empresas que possuem práticas sustentáveis e que tenham afinidades com essas práticas.
Março, 2025
Saiba produzir sua terra sem agredir o meio ambiente
Inicialmente é importante ter em mente que todos recursos utilizados na produção orgânica são encontrados na própria área de plantio (terra), o que favorece a geração de um ciclo de produção autossustentável. Portanto, deve-se evitar o uso de qualquer tipo de produto químico ou veneno, facilitando com isso o equilíbrio natural do solo e das espécies animais. Produção Sustentável Trabalhar a produção sustentável, respeitando a terra como fonte de recursos naturais renováveis, e além de agregar qualidade e confiança às práticas agrícolas, conseguir com isso ser mais competitivo e inovador com o plantio. É preciso investimento em: Reciclagem; Tecnologia; Reaproveitamento. Produção orgânica: Livres de agrotóxicos e com respeito ao meio ambiente. Hoje representa o símbolo de engajamento da produção sustentável, resultando em maior qualidade dos produtos plantados, além de maior valor agregado aos produtos comercializados. Produzir sem agredir o meio ambiente. Este deve ser objetivo principal do produtor agrícola, a preservação do meio ambiente é a principal condição para quem quer investir nos produtos que vem da terra de maneira responsável. Frutas, hortaliças, leguminosos, entre outros. O respeito com a preservação da terra e do meio ambiente é transformar esse nicho de mercado em uma ótima oportunidade de negócio. Quais atitudes esperadas de quem investe na terra de um produtor agrícola consciente e comprometido com a qualidade de seus serviços. Consciência ambiental; Utilizar com equilíbrio recursos naturais; Qualidade de vida para essa e futuras gerações; Ser ecologicamente correto; Diminuir a poluição; Diminuir a prática predatória.
Março, 2025
Avalie a solução para o problema de sua empresa
É essencial que sua equipe continua a lhe ajudar neste estágio. O planejamento deve ser detalhado com o caminho a ser percorrido para atingir o objetivo almejado. O plano de ações define o que precisa ser feito, por quem será feito, quando precisa ser feito e que recursos serão necessários. Embora não haja um formato padrão, o plano de ações deve explicitar claramente os seguintes itens: A sequência lógica em que as ações e respectivas atividades devem ser executadas; O responsável pela execução de cada ação ou atividade; Os recursos necessários (financeiros, humanos, materiais). Existe uma ferramenta denominada de 5W2H, composta por sete perguntas que auxiliam a elaboração de um plano de ações. Objetivo do plano O ponto inicial é explicitar claramente o objetivo desejado, que no caso é a introdução de uma inovação, mencionando quais são os resultados esperados. Detalhamento das ações Deverá ser feita uma reunião com a equipe em que sejam definidas as ações, utilizando-se como guia uma pergunta simples: “O que é preciso fazer para ir da situação A para a situação B?”. As respostas deverão ser anotadas e posteriormente deverão ser escolhidas aquelas que fizerem mais sentido para a equipe levando-se em conta fatores como: Prazo para execução; Custo da execução; Recursos humanos necessários e outros. Todos eles ponderados conforme a realidade da empresa. Em seguida, cada ação deverá ser detalhada conforme os seguintes tópicos: Nº Ação/atividade: código em sequência numérica crescente (variando de a ‘n’) da ação e respectivas atividades; Descrição de atividades (O quê/Como fazer) Onde fazer): nome das ações e respectivas atividades. A descrição vinculadas a determinada ação deve ser iniciadas por um verbo (ex: comprar, agendar, realizar, contratar, testar); Responsável (Quem): decidir quem deverá ser responsável por determinada ação ou atividade; Dependência: código numérico da ação ou atividade que precede a atividade analisada, ou seja, se houver uma relação de dependência entre duas atividades e se a primeira atividade atrasar, a atividade seguinte sofrerá atraso; Custo: deverão ser estimados todos os custos envolvidos na execução da ação, incluindo: recursos financeiros, materiais. Seguindo esse passo-a-passo, você poderá fazer escolhas bastante assertivas e que poderá ajudar sua empresa a alcançar objetivos e metas necessárias. Gostou deste artigo? O Sebrae está à disposição para ajudar da melhor forma, você a melhorar o seu desempenho empresarial, acesse o Portal Sebrae!
Março, 2025
Conheça: a cartilha Tecnologias digitais para pequenos negócios
Como o mundo está tão interconectado e tão dependente das tecnologias, sua empresa também tem que andar junto das novas tecnologias, neste caso estamos falando de tecnologias digitais. Portanto, cabe a todos vocês, empresário, buscar oportunidades de negócio que promovam a inovação em tecnologia para um desenvolvimento humano mais sustentável dentro da sua empresa. Por isso o Centro Sebrae de Sustentabilidade criou a cartilha “Tecnologias digitais para pequenos negócios”, a mesma foi desenvolvida para mostrar o passo a passo de como incluir o tema tecnologia na sua empresa e saiba como ele pode ajudar seu negócio a promover a sustentabilidade na sua empresa. Nesta cartilha você irá encontrar esses seguintes tópicos Um mundo interconectado; Big data; Hardware livre; Internet das coisas; Computação em nuvem; Redes sociais; Trabalho a distância; Realidade virtual; Realidade aumentada; Tecnologia a favor da sustentabilidade; Projeto pescando com redes; Sustentabilidade para a cadeia de valor; Tecnologia como inovação por um mundo melhor; Notas. O Sebrae no Amapá, convida você para fazer a diferença e inovar nesse mercado competitivo, lendo e praticando com a cartilha “Tecnologias digitais para pequenos negócios”. Esta cartilha foi desenvolvida para você aprimorar seus conhecimentos. Boa leitura!
Março, 2025
Como tornar seu lava a jato mais sustentável
Sustentabilidade é mais do que adotar o marketing verde para atrair clientes. A empresa que investe no meio ambiente e na sociedade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores mais satisfeitos. Diminuir o impacto causado na natureza e retribuir à comunidade é mais do que uma responsabilidade social ou uma obrigação legal – é um bom negócio! 1 Instale calhas e cisternas para colher a água da chuva Existem leis municipais que preveem o uso de sistemas de captação de água em todos os estabelecimentos de lavagem de veículos. Ainda que não haja obrigatoriedade prevista em lei no seu município, prefira reaproveitar a água utilizada para lavar os carros em seu estabelecimento.