Confira a análise dos três tipos de regimes utilizados no Brasil e saiba como consultar o enquadramento tributário.

Maikon Richardson
· Atualizado em 19/04/2025
Importância do enquadramento tributário
Todo negócio necessita realizar diversos processos para seguir funcionando de maneira segura e eficiente.
E a definição estratégica do seu enquadramento tributário é essencial para que isso seja possível.
Assim, saber escolher corretamente o regime ideal para a sua empresa deve ser prioridade. Afinal, a saúde financeira do seu negócio depende dos passos certos que você dá em áreas importantes da sua empresa.
E, para ajudar você nesse caminho, o Sebrae traz, neste artigo, uma explicação detalhada sobre os tipos de regimes tributários que existem no Brasil e ajuda você a definir qual se enquadra melhor no seu empreendimento. Vamos lá?
Definir de forma assertiva e bem pensada estrategicamente o enquadramento tributário da empresa pode ser essencial para o sucesso de qualquer negócio, principalmente se tratando das pequenas e microempresas.
Afinal, essa escolha pode levar à economia com diversos gastos relacionados a tributos. Caso contrário, o empreendimento pode ser prejudicado no longo prazo e terminar por gerar prejuízos inevitáveis por conta dos impostos.
E isso é o que todo empreendedor deseja evitar, não é mesmo?
Portanto, realizar um bom planejamento tributário é fundamental para saber qual é o regime de tributação que melhor se encaixa no perfil da sua empresa.
Assim, essa escolha deve ser feita com muita clareza, para que o enquadramento definido ajude a manter a boa saúde financeira do seu negócio.
Com isso em mente vamos, agora, conhecer mais sobre os três tipos de regimes de tributos para que você saiba qual enquadramento tributário é o melhor para o seu empreendimento.
Os três regimes tributários no Brasil
Atualmente, existem três tipos de regimes tributários pelos quais uma empresa pode optar no Brasil.
São eles: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
A seguir, vamos nos aprofundar em cada um deles, explicando quais as suas principais características e com quais perfis de negócio eles se combinam melhor. Vamos conhecê-los?
Simples Nacional:
O Simples Nacional é o mais recente entre os regimes tributários existentes no Brasil.
Ele foi instituído pela Lei Complementar 123 de 14 de dezembro de 2006, criada para simplificar o pagamento de tributos por Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
Como ele foi criado justamente como um regime visando atender micro e pequenas empresas, o Simples Nacional compreende os tributos voltados exclusivamente a esses tipos de empreendimentos, possuindo menores cargas tributárias.
Além de oferecer um tratamento diferenciado para as pequenas e microempresas, esse tipo de regime conta com alíquotas nominais que variam de 4% a 22,90%, distribuídas em seis anexos, contemplando variados setores e atividades econômicas.
Assim, o Simples Nacional é a opção de regime tributário mais adequado para pequenos e microempreendimentos que possuem faturamento de até R$ 4,8 milhões anuais.
É interessante ressaltar que negócios como o comércio atacadista e a indústria não são os melhores enquadramentos para o regime do Simples Nacional.
Isso ocorre em virtude das limitações nas transferências dos créditos tributários envolvidos nesse processo.
As características das empresas que se enquadram no regime Simples Nacional:
- Empresas com margens de lucros médias e altas;
- Com custos operacionais baixos;
- Possuir uma boa participação das despesas com a folha de pagamento;
- Transações com mercadorias não beneficiadas pela redução da base de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
- Não ter mercadorias no regime de Substituição Tributária;
- Seus consumidores serem os clientes finais.
Vamos conferir, em seguida, quais são os tributos que as empresas que se enquadram no regime do Simples Nacional precisam recolher:
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Programa de Integração Social (PIS);
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Imposto sobre Serviços (ISS);
- Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).
É importante lembrar que todos esses tributos citados são recolhidos por meio de uma guia única, contribuindo para reduzir bastante a burocracia envolvida em todo o processo.
Lucro Presumido:
O regime de Lucro Presumido se caracteriza por possuir uma forma de tributação simplificada para determinar a base de cálculo o IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e a CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido) das empresas.
E, para esses dois impostos, as alíquotas podem variar conforme a atividade da empresa, sendo de 8% para atividades voltadas para a indústria e o comércio e 32% para prestação de serviços.
Assim, o regime de Lucro Presumido é escolhido geralmente no planejamento tributário de empresas que faturem até R$ 78 milhões por ano.
Porém, ele também é indicado para negócios que possuem lucros elevados, mas que não são obrigados a adotar o regime de Lucro Real, que veremos adiante.
Portanto, o regime de Lucro Presumido pode ser muito interessante para os negócios, com margem de lucro superiores às presumidas, possuem baixos custos operacionais, com uma folha de pagamento pequena.
Ainda que essas condições estejam combinando com o contexto do negócio, é interessante verificar se o regime do Simples Nacional é mais vantajoso em comparação ao do regime de Lucro Presumido.
As características das empresas que se enquadram no regime de Lucro Presumido:
- Possuir margens de lucro acima dos limites de presunção;
- Poucos custos operacionais;
- Pouca participação nas despesas de folha de pagamento;
- Transacionar com mercadorias com redução da base de cálculo (incentivo fiscal);
- Possuir mercadorias no regime de Substituição Tributária;
- Ter o faturamento até R$ 78 milhões.
Lucro Real:
O regime de Lucro Real possui a cobrança dos mesmos impostos existentes no regime de Lucro Presumido, ou seja, são levados em conta o IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e a CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido), com alíquotas de 15% e 9%, respectivamente.
A grande diferença é que, neste regime, as alíquotas são calculadas se baseando no lucro real do negócio, ou seja, no resultado da relação entre a receita e as despesas do empreendimento.
No regime de Lucro Real, o imposto de renda é determinado a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, somado aos ajustes feitos pela legislação fiscal.
Assim, o regime tributário de Lucro Real é o mais indicado para empresas com margens de lucro reduzidas (menores do que 32%) ou com prejuízo.
Geralmente, esse é o caso de grandes indústrias ou de empresas que possuem muitas despesas com matéria-prima, energia elétrica, aluguéis, entre outras.
Dessa forma, normalmente ele é adotado por empresas de grande porte, devido à necessidade de maior controle, planejamento e conhecimento técnico.
Também se encaixam nesse enquadramento os casos em que a lei impõe o regime de Lucro Real, como as instituições de origem financeira: bancos comerciais, bancos de investimentos, bancos de desenvolvimento, sociedades de crédito, distribuidora de títulos e valores mobiliários, cooperativas de crédito, empresas de seguros privados e de capitalização, entre outras.
As vantagens do regime de Lucro Real são:
- Manutenção dos relatórios econômicos atualizados;
- Relatórios fiscais, balanço e balancete;
- Guarda e organização de documentos para atendimento à fiscalização (melhor identificação);
- Compensação de prejuízo;
- Benefícios fiscais;
- Tributos sobre o lucro líquido.
É interessante pontuar que a escolha pelo regime tributário de Lucro Real gera maiores obrigações burocráticas aos negócios junto à Receita Federal, se comparado aos regimes do Simples Nacional e do Lucro Presumido.
As características das empresas que se enquadram no regime de Lucro Real:
- Margens de lucro baixas ou prejuízo;
- Custos de operação altos com aluguéis, fretes, matéria-prima e energia elétrica;
- Realizar transações com mercadorias que possuem redução da base de cálculo (incentivo fiscal);
- Possuir mercadorias no regime de Substituição Tributária;
Ter faturamento acima de R$ 78 milhões.
Como consultar o regime tributário?
Durante este artigo, você conheceu em detalhes as características dos regimes tributários do Brasil e pôde verificar qual é o enquadramento tributário que melhor se adapta ao seu negócio.
No entanto, uma dúvida frequente de muitos empreendedores é saber como consultar o enquadramento de uma empresa e o seu regime tributário que está vigente.
Para ajudar você nessa tarefa, iremos esclarecer, agora, como você pode realizar a consulta do enquadramento tributário da sua empresa.
Existem duas formas simples e diretas que nos possibilitam consultar o enquadramento tributário de uma empresa.
O primeiro que iremos tratar aqui é a consulta da opção pelo regime Simples Nacional.
A verificação é feita de maneira muito fácil, pela internet.
Passo a passo para consultar o enquadramento tributário
Para saber se uma empresa é optante do Simples Nacional, basta realizar os passos a seguir:
- Acesse o site do Simples Nacional aqui;
- Vá em “Simples Serviços”;
- Em seguida, clique em “Consultas Optantes”;
- Na página seguinte, clique novamente em “Consulta Optantes”;
- Agora, basta informar o CNPJ da empresa que deseja consultar.
No final da consulta, será mostrada uma tela com o título empresarial do negócio, além da sua situação e do período de enquadramento no regime Simples Nacional.
A outra maneira de consultar o enquadramento tributário de uma empresa é através do Portal SINTEGRA.
Ele armazena as informações relativas a todas as empresas que contribuem com o ICMS.
Entre esses dados, está o regime tributário vigente do empreendimento.
Para realizar a consulta do enquadramento tributário pelo Portal SINTEGRA, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o Portal SINTEGRA clicando aqui;
- Selecione a Unidade Federativa (UF) da empresa;
- Informe o CNPJ do empreendimento;
- Preencha a chave de segurança requerida;
- Realize a consulta.
Após a confirmação do processo, será mostrado um documento que contém diversas informações, entre elas o enquadramento do regime tributário da empresa.
Neste artigo, mostramos a você como selecionar a melhor opção de enquadramento tributário para a sua empresa.
Você também aprendeu como consultar, de forma simples, o regime em vigência do seu negócio.
Agora, é o momento de utilizar todo esse aprendizado a favor do seu empreendimento!
E, para apoiar você e o seu negócio, conte sempre com os serviços do Sebrae Amapá. Acesse o nosso portal e confira as soluções que temos para a sua empresa!
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
Indicações de clientes: Uma poderosa ferramenta para empresa
As indicações de clientes são ferramentas fundamentais para a aquisição de clientes novos para seu negócio. Um cliente ao fazer uma indicação espera que você entregue o serviço com qualidade, pois não é só a reputação da sua empresa que estará em jogo, e sim o nome dele também. Por conta disso, as indicações não poderão ser tratadas ou feitas de qualquer maneira. Primeiro construa uma relação forte e de confiança com seu cliente, depois disso você pode pedir esse “favor” para ele, se seu serviço for bom ele se tornará um verdadeiro defensor de sua marca. Os clientes que fazem indicações querem que as outras pessoas tenham a mesma experiência positiva que eles tiveram ao contratar sua marca. Então, Construa uma relação forte e próxima com seus clientes, fazendo com que eles se sintam próximos da empresa, assim se sentirão motivados a falar da empresa e indicarão para amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. Pense nos seguintes pontos antes de pedir indicações para seus clientes: O que você poderá proporcionar para que seus clientes se sintam motivados a indicar sua empresa? Ex: Poderia ser uma experiência incrível de serviços? Acesso especial dentro da empresa? Surpreender com algo a mais do que o esperado pelo cliente? Uma cortesia? Todos seus clientes estão dispostos a lhe indicar? Será que focar em poucos clientes que realmente estão dispostos a indicar a marca não seria melhor do que desperdiçar tempo e dinheiro com muitos que não estão dispostos a fazer isso? Você está gerenciando certo para ganhar escalabilidade, credibilidade dos seus clientes? Antes de criar programas de indicações pense nesses pontos, isso ajudará sua marca a ter bons resultados. O papel do marketing de indicações é eficiente, porque é direcionado a seus clientes qualificados e se baseiam na confiança repassada pela empresa. Não se esqueça de oferecer várias maneiras para que o seus clientes possa indicar o sua empresa ou marca ou produto para seus conhecidos. Ao criar um programa de indicações, lembre-se que ele deve ser acessível e facilmente compartilhável pelos usuários. Pode ser um simples formulário de contato ou até mesmo um email para que haja o feedback do seu cliente ou seu futuro cliente. Para isso deve ser desenvolvido cuidadosamente um monitoramento da equipe responsável pelo marketing da empresa, para que possam entender, prever e gerenciar de maneira eficiente as necessidades dos clientes . Invista tempo e dinheiro em programas estruturados e os resultados. Você verá que valerá a pena. O marketing de indicação dá resultados, porque além de ser gerado pela confiança é totalmente direcionado ao público-alvo da empresa. Veja dois programas de indicações que fornecem ferramentas que aumentam a produtividade da sua empresa, como e-mail profissional, armazenamento on-line, agendas compartilhadas e reuniões por vídeo, chat ao vivo, entre muitos outros recursos. G Suite e Pipz. Mas antes, faça o curso gratuito de "Atendimento ao cliente" no Portal Sebrae, com duração de 15 horas, e, aprenda boas maneiras no atender bem seus clientes. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios Clique aqui e Fale com um Especialista /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
O que um MEI pode fazer?
Entenda o que é ser um MEI As pessoas que trabalham por conta própria, mas querem se legalizar como: Pequenos empresários; Com carga tributária mais baixa, e; Acesso a benefícios como a Previdência Social. Então, para essas pessoas é destinado o MEI. A lei que regulamenta o setor do MEI, foi aprovada no ano de 2008. Desde então, milhares de autônomos deixaram a informalidade e começaram atuar com suas pequenas empresas dentro da lei. Para se tornar um MEI é preciso seguir algumas regras Não pode ter faturamento acima de R$ 81 mil por ano; A lei não permite que ele tenha várias empresas ao mesmo tempo; O MEI trabalha sozinho, ou pode ter um empregado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria. O MEI não precisa pagar os tributos federais, pois ele automaticamente é enquadrado no Simples Nacional, esse regime tributário simplificado reúne oito impostos e o MEI é isento, são eles: Imposto de Renda; PIS; Cofins; IPI, e; CSLL. O MEI paga apenas um valor fixo mensal que varia para cada setor: Comércio ou na indústria valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais); Prestação de serviços R$ 49,00 (quarenta e nove reais); Empresas de comércio e serviços R$ 50,00 (cinquenta reais). Estes valores serão usados na Previdência Social e no pagamento de ICMS ou ISS. Saiba mais Agora que você já sabe um pouco sobre o que é ser um MEI, veja uma lista que o Portal do Empreendedor selecionou para você saber “O que o MEI pode fazer” se o que você faz é uma ocupação permitida pela lei.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
4 benefícios de uma consultoria digital para o seu negócio
Ter apoio de uma Consultoria de Marketing Digital no seu negócio é a melhor maneira para implementar sua estratégia e alavancar sua empresa para o sucesso. Veja os principais benefícios para contar com a ajuda de uma Consultoria de Marketing Digital: 1 - Conhecimento geral da mecânica do Marketing Digital. Entenda o princípio Marketing Digital: Atrai o tráfego para seu site; Dar aos potenciais clientes uma razão para baixar seus conteúdos ou solicitar orçamentos; Nutri-los com conteúdo para se transformarem em clientes, etc. A consultoria de Marketing Digital, garante que sua estratégia funcione de maneira correta e gere bons resultados ao final do processo. 2 - Sua empresa vai contar com o apoio de uma equipe com experiência no ramo! Uma consultoria de Marketing Digital com consultores experientes em diversas áreas pode oferecer ao seu negócio formas diferentes para obter bons resultados nos mais diversos tipos de mercados. Com a experiência dos consultores, isso será de grande valor quando sua empresa precisar criar táticas para melhorar no retorno de suas ações dos seus negócios. 3 - Contar com um planejamento adequado para sua empresa. Contar com uma consultoria de fora, que seja extremamente dedicada no planejamento que sua empresa necessita será de extrema importância para o desenvolvimento da sua estratégia. 4 - Diminuir os custos nos investimentos Com a ajuda de uma consultoria você reduz os custos com Marketing. Um consultor é estudado para atuar nesse seguimento, diminuindo custos e gerando novos investimentos para sua organização e para obter melhores resultados, sua empresa precisa ter um setor completo com: Redator de conteúdo; Perito em SEO; Gestor de Tráfego pago; Web designer; Analista de mídias sociais, etc. Além do Marketing Digital impulsionar o crescimento dos seus negócios, ele também custará menos do que outras estratégias. Saiba mais Gostou do nosso artigo? Saiba o que mais o Sebrae pode oferecer-lhe e seu negócio, acompanhe as novidades do Portal Sebrae Amapá e busque uma consultoria adequada para seu negócio.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Em 3 passos implante a governança corporativa em franquias
Se você tem uma rede de franquias e almeja receber: Investimentos; Conquistar crédito bancário; Manter uma gestão transparente, e; Eficiente. É preciso que respeite os preceitos da governança corporativa.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Amapá – Amazônia - Brasil
Segundo o Ministério do Turismo esta é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil. O mercado interno desta atividade tornou-se competitivo e tem se destacado atraindo empreendedores e provando a potencialidade deste negócio. O Amapá se destaca por seus recantos naturais, entretanto esse investimento precisa ser avaliado e planejado de forma que possa competir por igual com outras atividades. Todos potenciais naturais devem ser explorados de forma que agregue valor a seu empreendimento. Recepcionar turistas estrangeiros e acompanhá-los no reconhecimento integral das belezas naturais é um exemplo de modelo atual de negócio, neste ramo de atividade. Aqui começa o Brasil O Amapá, localizado no extremo norte do Brasil, conhecido por ser o Estado brasileiro mais bem conservado ambientalmente, dispondo de uma rica biodiversidade; representa a porta de entrada da Amazônia e do Mercosul por um lado, e o eixo de ligação com a Europa e Caribe por outro, através do Platô das Guianas. No rio Oiapoque, as corredeiras são um convite a um passeio fascinante, ou ainda uma aventura radical Nesse ponto é importante o empreendedor reconhecer essa dinâmica entre a Guiana Francesa e o estado do Amapá. Fornecer um pacote turístico que engloba uma visita a Guiana, com uma passagem rápida pelo oiapoque, sem dúvidas uma plano com este aumentará seus lucros. O maior rio do mundo passa por aqui Banhando a capital do estado, o maior rio do mundo compõe cenário único dentre as capitais brasileiras, juntamente com o Trapiche Eliezer Levy que por anos foi ponto de chegada e partida da cidade, inspirando poetas, compositores e acolhendo calorosamente amapaenses e visitantes às margens do majestoso rio Amazonas. Outro fenômeno é a arrebatadora pororoca, encontro das águas do rio Araguari com o oceano Atlântico. O Amapá selvagem é o destino perfeito para um roteiro de aventuras. Corredeiras, cachoeiras, trilhas e o espetacular surf na pororoca que lava a alma dos apaixonados aventureiros no arrebatador fenômeno na foz do rio Araguari. Para aproveitar a relação do Rio amazonas com a capital de nosso estado, o empreendedor poderá promover parcerias com proprietários de barcos fornecendo passeios seguros pelo rio, ou até mesmo um passeio de kitesurfe ou Stand Up. Um Estado de sensações espera por você O meio do mundo fica aqui. A separação linear do equador que une os hemisférios Sul e Norte sao potenciais a serem explorados. Nos meses de março e setembro o sol dá o tom da festa quando ocorre o equinócio, onde noite e dia tem a mesma duração. Outro orgulho desta bela cidade é a Fortaleza de São José de Macapá, encantada ao som do batuque e marabaixo. Nosso artesanato rico em referências das culturas Cunani e Maracá e a exótica gastronomia a base de peixes, camarão e açaí, são um convite a visitar esta parte da Amazônia.Oferecer um passeio turístico pela cidade e Macapá requer alguns cuidados: Conforto e segurança em primeiro lugar; Ter um veículo espaçoso e climatizado é essencial. Contar a história de cada ponto turístico, agrega valor a cada passeio. Tirar fotos em cada um dos lugares de forma que valorize cada momento vivido neste passeio. Como posso investir? Atualmente, existem modelos de negócio prontos que facilitam o investimento e oferecem um auxílio para o planejamento ao investidor. O modelo que mais recebe novos investimentos é o setor de franquias, com modelos de negócios que oferecem modalidades Home office, Quiosques em shopping e até com lojas físicas - onde o investimento é um pouco mais alto. Agências de turismo receptivo também apresentam um bom modelo de negócio para quem deseja lucrar com viajantes. Abertura da empresa Para abrir uma empresa você poderá contratar um contador que ficará responsável por fazer: Consulta e viabilidade do nome da empresa; Registro legal na Junta Comercial do Amapá (JUCAP); Registro da inscrição estadual; Registro municipal; Alvará do Corpo de Bombeiros; Alvará de funcionamento; Cadastro na Previdência Social. Fique atento as exigências para abertura: Primeiro, é preciso contratar um contador profissional, que cuidará da legalização da empresa nos seguintes órgãos: Junta Comercial; Secretaria da Receita Federal (CNPJ); Secretaria Estadual de Fazenda; Prefeitura Municipal, para obter o alvará de funcionamento; Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano); Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”; Corpo de Bombeiros Militar. Você pode acompanhar o processo no passo a passo para o registro da sua empresa. Divulgação Feito todo o processo de abertura, agora é hora de pensar em como divulgá-la. Existem várias formas de divulgar seu negócio. São elas: Folder TV Rádio Impresso Internet É interessante pesquisar quais destes métodos é mais eficiente sempre visando atingir o seu público alvo. Contratar um profissional da área também pode ser uma ótima alternativa. Eai, ficou interessado? Para ter acesso a mais artigos como este entre em nosso Portal e faça seu cadastro. Em caso de dúvidas de abertura de negócio, entre em contato com nossa Central de Atendimento 0800 570 0800 a ligação é totalmente gratuita.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Como montar uma distribuidora de bebidas
O segmento de bebidas está em expansão no mercado brasileiro. Em 2007, por exemplo, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – Sindicerv, revelaram que o Brasil era o 4º país do mundo a produzir por volume de cerveja. Entretanto, com a crise econômica, houve uma queda no volume de vendas de bebidas no país. Mas as empresas do setor já vem estudando a longo prazo, estratégias para que as vendas voltem a crescer, como por exemplo o investimento em produtos premium, para um público mais seletivo. Sabendo estruturar o negócio, o empreendedor que deseja abrir uma distribuidora poderá obter um bom lucro, sendo necessário apenas observar alguns pontos que podem fazer a diferença na hora do plano de negócio. Aprenda a como montar um plano de negócio em nosso artigo "plano de negócio"
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
MEI – tire suas dúvidas em relação a “Restituição do MEI”
Vamos às dúvidas frequentes… Como devo proceder para solicitar restituição de valor recolhido indevidamente ou a maior em documento de arrecadação (DAS)? A restituição da contribuição previdenciária (INSS), recolhida em DAS, é solicitada por meio do aplicativo: Pedido Eletrônico de Restituição. Como deve ser solicitada? A restituição do ICMS e do ISS deverá ser solicitada, respectivamente, junto ao : Estado/DF, e; Município. Isso de acordo com as orientações de cada ente federado. Veja o manual de como utilizar o aplicativo de restituição. Para o MEI, as situações mais comuns de pagamento indevido em DAS são: Primeiramente o pagamento em duplicidade para o mesmo período de apuração (PA); E, em segundo lugar vem o pagamento de INSS efetuado em DASMEI para um PA em que o MEI esteve em gozo de benefício de salário-maternidade, auxílio-doença ou auxílio-reclusão, e desde que o benefício tenha abrangido o mês inteiro (do primeiro ao último dia). Após solicitar a restituição por meio do aplicativo, é necessário comparecer a alguma unidade da Receita Federal? Não. Todo o processo é feito de forma eletrônica, desde o pedido até a efetivação do pagamento da restituição na conta bancária. No aplicativo, o MEI poderá: Solicitar a Restituição do valor da contribuição previdenciária (INSS) recolhida indevidamente ou a maior em DAS; Consultar a situação dos pedidos de restituição efetuados, e; Alterar dados bancários para crédito da restituição. Para solicitar a restituição é necessário informar a conta bancária? A conta bancária tem que ser da pessoa jurídica? Sim, é obrigatória a informação da conta bancária para solicitar a restituição por meio do aplicativo Pedido Eletrônico de Restituição; A conta utilizada será de Pessoa Jurídica, associada ao CNPJ, caso possua, ou conta Pessoa Física, associada ao CPF do responsável pelo CNPJ. Tem prazo para solicitar a restituição? Sim. A restituição deve ser solicitada em, no máximo, 5 anos, contados da data do pagamento. O valor a ser restituído sofre alguma atualização? Sim. Será acrescido de juros obtidos pela aplicação da taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia - Selic, acumulada mensalmente, a partir do mês subsequente ao do pagamento indevido até o mês anterior ao da restituição, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que estiver sendo efetuada. No momento do pedido, o aplicativo apresenta os valores originais. A atualização do valor, com aplicação da taxa Selic acumulada, somente ocorrerá quando da efetivação do pagamento da restituição. Caso você não seja mais optante pelo SIMEI, mas deseja fazer o pedido de restituição de um pagamento indevido de MEI. É possível utilizar o aplicativo Pedido Eletrônico de Restituição? Sim. No entanto, deverá ser informada uma conta de titularidade da pessoa jurídica. É possível cancelar um pedido eletrônico de restituição? Sim. No entanto, o pedido de cancelamento só poderá ser realizado na unidade de atendimento da Receita Federal do Brasil. Saiba mais Se ainda tiver dúvidas em relação sobre Restituição do MEI, busque o Portal do Sebrae e sane suas dúvidas.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Como funciona as corretoras de valores
Se você deseja e tem vontade de investir em: Ações ou; Aplicar no Tesouro Direto. É necessário a contratação de uma corretora. Saiba como as corretoras funcionam e como elas podem ajudar sua empresa a fazer ótimos investimentos. Se você não tem um alto valor para investir mensalmente na Bolsa e no Tesouro Direto, o cadastro em uma corretora, é algo mais acessível para o seu negócio. Diferenças em aplicação em bancos e corretoras Os bancos muitas vezes apresentam algumas taxas mais elevadas pelo seu serviço prestado, mas, mesmo assim, as corretoras ainda em muitos casos podem ser uma excelente alternativa para o seu dinheiro ter maior fluxo. Se o seu objetivo é apenas programar transferências automáticas para seu investimento, o banco pode ser até mais viável, mesmo que as taxas sejam menos atraentes. Agora, se você busca ter maiores rendimentos, optar pela corretora pode ser a sua melhor opção. Sabendo que você terá que adaptar seu modo de investir. Veja abaixo, como funciona uma corretora A corretora tem como função de mediar a compra e venda de ativos. Ativos são as ações e títulos públicos que são negociados em uma bolsa de valores. Para quem desejar aplicação em ações ou em títulos públicos é necessário a contratação de uma corretora. O que mais uma corretora pode oferecer para os que as contratam? Bolsa e do Tesouro Direto; Investimentos em LCI (Letra de Crédito Imobiliário); LCA (Letra de Crédito do Agronegócio); CDB (Certificados de Depósitos Bancários) e; Outros investimentos em bancos pequenos e médios; Debêntures: empréstimos que o investidor faz a grandes empresas. Existem corretoras: Independentes e; Corretoras ligadas a bancos. O processo de cadastro e operações é o mesmo para ambas. Veja as relações de todas as instituições com autorização para o funcionamento no site do Banco Central. Como contratar uma corretora de valores? Escolha a corretora que você mais se agradar, preencha o cadastro no site da corretora, além de um questionário para que a corretora conheça o perfil do investidor. o investidor após ter preenchido o questionário, através do envio de alguns documentos ele deverá comprovar algumas informações necessárias.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Como abrir uma franquia em Macapá/AP
A abertura O primeiro passo para se abrir uma franquia é conhecer e entrar em contato com a administração do setor desejado (também denominado como franchising). A empresa dará a você o direcionamento necessário para adquirir uma filial na sua cidade. O processo seguinte depende do franqueador ou consultor. Este analisará o pedido de franquia, fará entrevistas com o candidato para saber se este se adequa ou não ao perfil, consultará referências, e etc. Quando o contrato for fechado, o franqueado deve solicitar ao consultor uma lista de próximos passos e esclarecimentos a respeito do negócio. É importante também ter acesso aos principais contatos para casos de dúvidas e suporte até a data da inauguração da franquia. Mas, lembre-se, a franquia não é uma empresa sua, logo, a matriz pode exigir que você abra uma empresa, como sociedade anônima, por exemplo, para que se possa dar andamento ao processo de aquisição da marca. Segundo passo Formalizadas as questões contratuais da franquia, você seguirá o processo de abertura da sua empresa em sua cidade: Obter CNPJ: como obter o Documento Básico de Entrada (DBE), que permite obter o cadastro na Receita; Alvarás do Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Macapá ou da cidade em que você reside; Abertura do negócio na Junta de Comércio do Amapá e na Receita Estadual (Sefaz), entre outros. O franchising é responsável hoje por mais de 777 mil empregos diretos gerados no Brasil e tem como responsável a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Confira o link abaixo para ler mais sobre o assunto:
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Mercearia: Oportunidades e Desafios no Mercado Amapaense
A proximidade dos donos com as necessidades do cliente, o reflete como potencial de atendimento as necessidades humanas principais as rotinas domésticas: alimentação, higiene pessoal, organização da casa. Estes negócios estão sempre próximos de bairros residências ou centro de grande circulação de pessoas e possuem boa aceitação, quando conseguem combinar lojas compactas, comodidade, praticidade e agilidade nos serviços de atendimento. Tendo assim boas chances de alcançar um rápido crescimento.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
O que são microfranquias
Microfranquias são negócios replicados por meio do modelo de franchising e qu exigem um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais. Como referência, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) adota o valor de três vezes o PIB anual médio por habitante do país, como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia.Este valor tem referência de aproximadamente R$ 80 mil, de acordo com dados do ano de 2014. Logo, as franquias que possuam valor mínimo correspondente a 80 mil são classificadas como microfranquias.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Seja uma consultora de mães de primeira viagem
A gravidez é um momento ímpar na vida da mulher. Por isso, existe toda uma preparação para a chegada do bebê, que vai desde a escolha do nome, passando pelo quarto até os cuidados nos primeiros meses com amamentação, banho, cólicas. Muitas destas fases e situações só poderão ser aprendidas na prática, como é praticamente tudo novo, as mães de primeira viagem ficam ansiosas e apreensivas, imaginando se vão conseguir fazer tudo direitinho. Nesses momentos, o ideal é ter alguém experiente por perto para ajudar, ensinar e dividir. Esta é a função da consultora ou assessora de mães de primeira viagem. Com carinho, ela deve auxiliar a mãe em todas as fases da maternidade. Essa ideia de negócio que já faz sucesso na Europa e nos Estados Unidos, e já chegou ao Brasil demonstrando que pode ser um negócio rentável. Veja como empreender ajudando as mães de primeira viagem.