A higiene deve ser feita: semanalmente das luminárias, diariamente dos lavatórios, pias e fogão.

A higienização deve ser feita diariamente, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200 ppm e esponjas ou escovas.
Procedimentos:
-
Lavar a torneira e toda a superfície do lavatório com água e sabão líquido, esfregando com esponja.
-
Jogar água para retirar o sabão.
-
Aplicar a solução de cloro na torneira e em toda a superfície do lavatório.
A higienização deve ser feita diariamente após o uso, com detergente máster foam clor ou detergente líquido neutro, luvas de borracha, esponjas e guardanapo de tecido sintético.
Procedimentos diario
-
Passar uma esponja umedecida com solução detergente de máster foam clor ou detergente líquido neutro em toda a superfície.
-
Aguardar de 10 a 15 minutos.
-
Retirar o excesso de detergente com o auxílio de uma esponja umedecida com água.
-
Secar com o auxílio de pano.
Semanalmente (queimadores e grelhas):
-
Desmontar as peças móveis.
-
Mergulhar as peças em solução detergente de máster foam clor ou detergente líquido neutro.
-
Aguardar 30 minutos.
-
Esfregar as peças com o auxílio de esponja para a retirada das incrustações.
-
Enxaguar com água para remoção dos resíduos de detergente.
-
Deixar secar naturalmente.
-
Montar as peças.
A higienização deve ser feita mensal, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200 ppm, esponja e guardanapo.
Procedimentos:
-
Desligar a corrente elétrica no quadro geral.
-
Certificar a inexistência de fios soltos.
-
Retirar as luminárias dos suportes.
-
Lavar com sabão líquido e com auxílio de uma esponja.
-
Limpar com pano umedecido em solução santificante..
-
Secar com um pano limpo.
Mais informações podem ser obtidas na Unidade de Inovação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá – Sebrae no Amapá, que dispõe do Programa de Alimento Seguro – PAS, que orienta através de consultorias nas empresas, como proceder para adequar o estabelecimento as exigências de mercado e da vigilância Sanitária.
Avenida Ernestino Borges, 740, Julião Ramos, Macapá, AP.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
Guia de turismo no Amapá
O Amapá é um destino de viagem que encanta por sua natureza viva e grande biodiversidade. Com uma mistura única de matas tropicais, rios, praias isoladas e uma cultura cheia de vida, o estado dá aos visitantes uma experiência autêntica e que fica na memória. Além de ser um paraíso para quem ama ecoturismo com suas trilhas, ilhas e reservas naturais, o Amapá também é local onde a história e a tradição se misturam, especialmente nas cidades de Macapá, sua capital e nas comunidades ribeirinhas. Esse e-book junta dicas valiosas de viagens e experiências que vão ajudar você a descobrir o melhor do Amapá, aproveitando ao máximo a beleza e riqueza deste lugar único.
Tue Apr 15 16:34:35 BRT 2025
Guia Turístico de Macapá e Santana
O novo guia turístico das cidades de Macapá e Santana é uma ferramenta indispensável para quem deseja explorar as belezas e atrações únicas dessas duas cidades encantadoras do estado do Amapá. Este documento detalhado oferece informações privilegiadas dos pontos turísticos, culturais e históricos que fazem de Macapá e Santana destinos imperdíveis. Este guia turístico é ideal para viajantes que buscam uma experiência autêntica e inesquecível no Amapá. Com informações detalhadas sobre hospedagem, restaurantes, eventos e atividades, ele é o guia perfeito para explorar tudo o que Macapá e Santana têm a oferecer.
Tue Mar 18 15:28:32 BRT 2025
Higiene Pessoal no Ambiente de Produção do Açaí
A adoção de práticas de higiene na manipulação do açaí é muito importante para fornecer à população um açaí de qualidade. Por isso é fundamental que o batedor de açaí siga algumas regras.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria Empresarial Gerencial
A consultoria apresenta um quadro confiável da real situação que está sendo vivenciada, abordando aspectos gerais da gestão, identificando as dificuldades que a sua empresa apresenta, bem como apresentar pontos favoráveis que podem ser aperfeiçoados, base para elaboração de estratégias de ação e de intervenção da empresa. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual - MEI: 20h Microempresa - ME: 60h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 80h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Conheça os 15 órgãos anuentes
Os chamados órgãos anuentes são aqueles que em razão das especificidades de determinados produtos, precisam expedir certos pareceres técnicos a respeito da possibilidade, ou não, de exportação do mesmo. Há 15 órgãos intervenientes que são anuentes no licenciamento de importação: 1.Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL 2.Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA 3.Agência Nacional do Cinema - ANCINE 4.Comando do Exército - COMEXE 5.Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX 6.Departamento de Polícia Federal - DPF 7.Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM 8.Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA 9.Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP 10.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq 11.Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBC 12. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO 13.Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA 14.Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações 15.Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA Esses órgãos necessitam efetuar uma análise complementar, dentro da área de competência, de determinadas operações de exportação. Para tornar a operação efetiva é necessário, em alguns casos, que estabeleça normas específicas por parte dos órgãos anuentes. Exemplo, temos que a exportação de armas, munições, explosivos e outros materiais bélicos necessita da anuência do Exército Brasileiro. Saiba mais Qualquer dúvida, Fale com Sebrae no Amapá. O conteúdo foi útil para você? Sim Não Adicionar aosFavoritos
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
8 dicas para desenvolver dinamismo no meio empresarial
Você sabia que o dinamismo é um diferencial no meio empresarial? Nós reunimos algumas dicas e conceitos do especialista em Gestão de Pequenos Negócios, Maikon Richardson, para você se destacar e alcançar alta produtividade no seu empreendimento. O mercado busca profissionais que estejam acima da média, empreendedores que estão em constante evolução. Entretanto, assim como as empresas, quem está iniciando suas operações no mercado vivencia momentos de instabilidade. Nessas horas, é importante que o empreendedor esteja atento e busque alternativas para desenvolver suas habilidades, que servirão como diferencial perante a concorrência. Ser versátil e dinâmico é um diferencial e possibilita que um profissional administre várias demandas, atendendo às exigências da empresa. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s); })(); Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Lidando com clientes furiosos
Organização O cliente é qualquer pessoa dentro e fora de sua empresa que utiliza ou se beneficia de seus serviços. Lidar com todas essas diversas necessidades é uma tarefa extremamente importante. Veja dez dicas para acalmar clientes furiosos 1. Não é pessoal: Quando se está na linha de frente, absorve-se a frustração dos clientes sobre problemas e conflitos. O problema não é com você, é com a situação. 2. Mantenha-se tranquilo: Responder a um cliente que está com raiva da mesma maneira só vai piorar a situação. Mantenha-se no controle: tranquilo, calmo, não fique zangado nem defensivo. 3. Acalme a raiva: Deixe-o desabafar. Nada do que você possa dizer irá causar o impacto, pois, com o estado emocional alterado, ele não registrará a lógica de suas respostas ou explicações. Espere que ele se acalme. 4. Seja solidário: Os clientes não querem que você entenda apenas os problemas deles; eles querem que você entenda as relações deles. Mostrar indiferenças ou ficar na defensiva deixará o cliente ainda mais alinhado. 5. Ouça atentamente: Deixe o cliente terminar e faça perguntas que esclareçam o que o cliente está dizendo. 6. Não faça promessas que não possa cumprir: Isso causará mais problemas no futuro. 7. Análise de problema: Clientes com raiva estão tão empenhados em esclarecer a própria raiva que falham ao expressar o real problema. Faça perguntas e repita o que o cliente está dizendo para ter certeza de que você realmente entendeu. 8. Pergunte ao cliente como ele gostaria que o problema fosse resolvido: Se a solução apresentada por ele estiver ao seu alcance, execute-a. Se não estiver, negocie uma solução satisfatória. 9. Enfatize o que você pode fazer: Ex; “Deixe-me ver o que posso fazer por você”. Assim poderá ajudar a acalmar o cliente. Evite “Eu só trabalho aqui” ou “É contra as normas da empresa”. Isso deixará o cliente mais furioso. Encontre uma maneira alternativa para dizer ao cliente que você não pode fazer o que ele pede. 10. Aja para resolver o problema: Se você disse que fará isso ou aquilo, faça-o. Se for competência de outro departamento, certifique-se de que todas as providências sejam tomadas. Do contrário, você terá que enfrentar esse cliente novamente. O Portal Sebrae no Amapá tem muito mais informações que você precisa. Agende uma consultoria com um de nossos consultores e faça o melhor para seu negócio obter melhores resultados.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Como se tornar um fornecedor do Sebrae no Amapá
O Sebrae no Amapá integra o Sistema Canal do Fornecedor (SCF). O SCF é responsável pela divulgação e manutenção das Licitações do Sebrae e tem como objetivo principal o gerenciamento dos procedimentos licitatórios, visando o acompanhamento, a padronização e a publicidade das informações dos processos licitatórios. Para você se tornar um fornecedor do Sebrae é bem simples e rápido, é só seguir as orientações a seguir:
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Higienização das Bancadas e Tanques de Lavagem e Amolecimento do Açaí
A higienização das bancadas, deve ser feita diariamente, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200ppm ou álcool a 70% usando esponja ou escova. Procedimentos: Retirar as sujeiras com água com o auxílio de uma escova. Lavar com sabão líquido e água, esfregando com esponja. Jogar água para retirar o sabão. Esperar 15 minutos. Retirar o excesso de solução com um rodo de cano curto.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria em Gestão de Operações e Processos
Apresentará um quadro confiável da real situação que está sendo vivenciada, abordando aspectos das operações e processos, identificará as dificuldades que a sua empresa apresenta, bem como apresentará os pontos favoráveis que podem ser aperfeiçoados, base para elaboração de estratégias de ação e de intervenção da empresa. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual - MEI: 20h Microempresa - ME: 60h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 80h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Higienização dos equipamentos: catador de fruto e amassadeira de açaí
A amassadeira, máquina de bater o açaí, deve ser higienizada antes e após o uso, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200ppm ou álcool a 70% usando esponja ou escova.Procedimento Desligar o equipamento da tomada, antes de iniciar a higiene; Desmontar o eixo central da máquina, para realizar a limpeza da peça. Jogar água, para a remoção dos resíduos de açaí. Lavar com sabão líquido neutro, esfregando com o auxílio de uma escova ou esponja a parede interna e externa da máquina. Jogar bastante água para retirar todo o sabão. Borrifar a solução de cloro ou álcool a 70% nas paredes interna e externa da máquina; Esperar 15 minutos. Montar a máquina.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Planilhas que facilitam a gestão do seu negócio
O sucesso dos negócios vai além da oferta de bons produtos e serviços, um fator crucial e definitivo no ruma de qualquer empresa é gerenciamento e principalmente do controle de gastos, lucro, investimentos, colaboradores e clientes. Empreender exige atenção e paciência para lidar com diversos problemas e situações que podemos encontrar diariamente em um ambiente empresarial. Ter uma visão espacial do que está acontecendo pode ser decisivo na tomada de decisão, o empreendedor que sabe gerenciar as diversas situações de risco têm mais chance de sucesso. A gestão eficiente é aquela capaz de oferecer essa visão geral do negócio e apontar para qual caminho ele está indo. Desde administrar pessoas até controlar fluxo de caixa, tudo pode ser controlado por meio de planilhas de gestão. Conheça estas ferramentas que irão lhe ajudar a organizar, gerenciar sua equipe e seu negócio, por meio de matrizes e competências. A organização e a gestão de pessoas são algumas das tarefas que os empreendedores têm bastante dúvidas em como realizar. Atualmente, as planilhas ajudam a entender e ter uma organização melhor de seus documentos, delegar as tarefas e fazer treinamentos eficientes, levando o empreendedor a melhor resposta perante aos problemas relacionados à gestão e auxiliando para encontrar o caminho do sucesso. Veja quais facilidades estas ferramentas podem apresentar: Organização e disciplina Ajudam a entender em que nível de organização a sua empresa se encontra. Organização de documentos Organizam contas a pagar e comprovantes de pagamentos, por exemplo, estão facilmente disponíveis. Instrução de trabalho Possibilita delegar e cobrar tarefas específicas, documentando e padronizando as tarefas específicas e operacionais, descrevendo e ilustrando como fazer determinado processo. Prepare-se para delegar Saiba a importância da delegação de tarefas para que possa expandir seu negócio. e conduza o processo de maneira organizada e sistemática para seus funcionários. Competências necessárias Identifica quais as competências essenciais para o negócio são desejadas dos candidatos na hora da contratação. Matriz de responsabilidades Identifica as responsabilidades esperadas dos seus funcionários, defina quem é a pessoa substituta em caso de ausência do responsável e formalizando desta forma o processo. Treinamento baseado em problemas Realize treinamentos com base na análise de problemas. Gestão de funcionários Confira as orientações para obrigações trabalhistas. Saiba mais sobre essas planilhas e a melhor forma de usá-las no Caderno de Ferramentas produzido pelo Sebrae. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s);