Características, matéria-prima, processo de produção e comercialização dos produtos de artesanato do Amapá.

Maria Denise Nunes Bitencourt
· Atualizado em 26/09/2023
Artesanato indígena, artesanato com fibras, sementes e cipós, artesanato feito com madeiras regionais e artesanato em cerâmica são aqui abordados considerando suas características produtivas, comerciais e culturais do estado do Amapá.
Artesanato Indígena: Parque do Tumucumaque e povos indígenas Waiãpi
Artefatos de uso pessoal da própria cultura (cestarias, colares e bolsas a partir de sementes da região, coloridas com tintas naturais e também artificiais, bancos, flechas, cocares, pentes, apitos para rituais, dentre outros).
No caso dos Waiãpi, não são utilizados corantes em suas sementes. O processo é totalmente manual com técnicas de trançado, entalhes e montagem de adornos pessoais.
Estes produtos têm um alto valor cultural agregado, nos quais as manifestações culturais desses povos são representadas na forma, pelos grafismos, que em sua maioria estão presentes na fauna e na flora da região.
A comercialização é feita diretamente pelas associações num prédio cedido pelo Governo Estadual.
Fibras, sementes e cipós
Artesanato com fibras, sementes e cipós
O artesanato deste segmento é bem diversificado, tendo um público produtor diferenciado.
Atualmente os artesãos fazem parte de entidades representativas como: Associação dos Artesãos do Estado do Amapá (AART-AP), Cooperativa de trabalho e artesanato mãos que criam, os produtos basicamente são:
- Fibras e sementes: adornos pessoais (bolsas, colares, pulseiras, chapéus, brincos) e souvenires (porta-objeto, chaveiros, etc). O processo se configura pela coleta das matérias-primas na floresta, em alguns casos, no entorno dos próprios locais de produção. No tratamento da semente e das fibras naturais, algumas coloridas com corantes naturais e artificiais, e no processo de feitio das peças, utiliza-se maquinário de pequeno porte, como furadeiras e lixadeiras manuais. No acabamento, as peças geralmente são envernizadas e enceradas.
As peças que mais se destacam no estado são os adornos pessoais com identidade cultural Maracá e Cunani, incorporada a uma nova linha de bijuterias.
- Cipós: cestarias, fruteiras e móveis. O processo se inicia com a retirada do cipó de forma isolada. Alguns artesãos coletam sua matéria-prima, mas em muitos casos, compram de fornecedores ou recebem doações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quando há uma apreensão do cipó ilegal.
Alguns gargalos ainda prevalecem, como a não existência de uma lei que regulamente a extração do cipó, provocando constrangimento, desconforto e angústia na classe que depende do material para produzir suas peças, uma das soluções foi licenciar alguns artesãos para fornecer essa matéria prima, que são encontrados na casa do artesão em Macapá.
O processo de beneficiamento acontece, a partir da coleta, onde o cipó é higienizado e dividido ao meio para viabilizar a técnica do trançado, comum em todos os produtos deste segmento.
O verniz é muito utilizado no processo de acabamento das peças. Acredita-se que a adição deste componente no acabamento pode conservar mais o produto e, em alguns casos, melhorar o aspecto estético.
O compensado com espessura mais fina é utilizado para compor a base das cestarias. Há uma repetição de modelos tanto nas cestarias como nos jogos de mobiliário: sofás, cadeiras e mesas de centro, considerados no estado como peças do artesanato.
Madeira e cerâmica
Artesanato feito com madeiras regionais
Este segmento traz uma gama maior de produtos, sendo boa parte deles utilitários. São produzidos brinquedos, artefatos de cozinha, porta-objeto, fruteiras, entalhes e esculturas representando valores da cultura local.
As madeiras mais utilizadas na produção do artesanato de madeira são: cedro, macacaúba, marupá, sucupira, angelim, dentre outras. Na produção de brinquedos como miniaturas de automóveis e barcos, são utilizadas também madeiras reaproveitadas de embalagens de frutas, por exemplo.
O uso de equipamentos de médio porte e suas técnicas de acabamento possibilitam uma maior produção em relação aos outros segmentos. Os artesãos deste segmento começam aos poucos a deixar a fixação por pregos e voltam-se para o encaixe, que facilita a montagem e desmontagem das peças, além de melhorar visivelmente a qualidade estética do conjunto.
Artesanato cerâmico
Para melhor entender o artesanato cerâmico, vamos dividi-lo por território. Desta forma tentamos ser justos com as identidades de cada grupo. São eles:
- Artesanato cerâmico de Macapá, Mazagão Velho e Oiapoque
As únicas coisas em comum no artesanato destes territórios são: a maioria dos artesãos veio do Pará e trouxe no seu repertório todo o conhecimento de produção de cerâmica Marajoara, repetindo até hoje vasos decorados com ricos grafismos desta civilização e suas técnicas. Mas as realidades são bem diferentes.
No Oiapoque, encontra-se uma produção familiar bastante ativa e homogênea, com uma diversidade de produtos maior e a experimentação de cores é mais intensa.
Atualmente, a arte indígena em Oiapoque tem alcançado grandes patamares de reconhecimento com traços modernos e contemporâneos, traduzindo a cultura das etnias existentes no município.
Devido à proximidade com a Guiana Francesa e à distância da capital do estado, o escoamento da produção é todo feito no país vizinho.
Apesar dos esforços do Governo Estadual e do Sebrae para apoiar a comercialização dos produtos na capital e no mercado nacional, as dificuldades de acesso e o alto custo com transporte, desestimulam o grupo e inviabilizam os esforços institucionais.
Neste segmento, destaca-se a cerâmica mineralizada.
Técnica difundida pela Artista Plástica Nina Barreto na década de 30, a cerâmica recebeu o pó do manganês como artifício de decoração, sendo o mais genuíno produto do estado.
Este produto é produzido basicamente por ceramistas da capital. A cor característica é o preto, tendo o brilho do minério sua mais bela feição estética.
No Mazagão, podemos evidenciar a cultura Maracá e um pouco do Cunani, através de artefatos descobertos, e que tem se fortalecido através da confecção de cerâmicas, desde então.
Artesanato cerâmico do Maruanum
Região povoada por afrodescendentes, o artesanato cerâmico do Maruanum, situada a aproximadamente 42 km da capital, é uma miscelânea de técnicas e misticismo.
Para as louceiras desta comunidade, a produção das peças é um ato considerado “sagrado”, incrementado por rituais e superstições.
Há uma determinação de regras, não oficiais, mas um pacto construído a partir de suas relações culturais, que define os rituais de produção desde a coleta da argila até a queima e acabamento das louças.
A técnica é bastante rudimentar, confundindo-se com as técnicas indígenas de produção cerâmica, mas repleta de crendices e cantorias, que fazem deste artesanato um dos mais expressivos e representativos do Amapá.
Não há torno, nem maromba, apenas as mãos que vão moldando as peças, preparando a fogueira para a queima e por fim, o burilamento, na etapa de acabamento da peça. Cada louça tem cor diferenciada, meio acinzentadas, meio alaranjadas, em tons pastéis suavemente naturais.
Manualidades
Considerado por alguns fora da classificação do Artesanato, as manualidades são as mais frequentes nos locais de comercialização de Macapá.
Os materiais mais utilizados são: massa fria, tecidos, juta, tintas industriais, bordados etc.
A técnica é transmitida pela mídia televisiva, revistas especializadas, cursos de curta duração, imprimindo a estes produtos uma estética universal.
Este segmento diferencia-se dos demais pela pouca representatividade da identidade cultural local e utilização de insumos industriais.
Poucos se arriscam na tentativa de inovação agregando elementos da cultura local, mas se restringem à fauna e flora da região.
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A comercialização de todos os segmentos acima, exceto o indígena, é feita tanto em feiras locais promovidas pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), como na Casa do Artesão – espaço destinado atualmente para este fim, cedido pelo Governo Estadual.
Existem também outros locais de destaque que vendem artesanato amapaense como o Mercado da Floresta, uma loja no aeroporto e outra no shopping da cidade de Macapá.
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Consultoria em Gestão de Operações e Processos
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Planilhas que facilitam a gestão do seu negócio
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Como manter a higienização da amassadeira de açaí no Amapá
A limpeza é a primeira etapa da higienização, e consiste na retirada das sujeiras que conseguimos ver. A desinfecção deve ser realizada após a limpeza, para diminuir ou eliminar micróbios que podem causar doenças ao consumidor, e consiste na retirada das sujeiras que não conseguimos ver. A higienização deve ser feita diariamente, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200 ppm, vassoura, rodo e escovas. Procedimentos: Retirar os utensílios e equipamentos removíveis; Retirar as sujeiras, quando existir, utilizando vassoura; Jogar água para retirar as sujeiras superficiais; Lavar com sabão líquido, esfregando bem com a ajuda de vassouras e/ou escovas; Jogar bastante água para retirar o excesso do sabão; Retirar o excesso de água, utilizando rodo e/ou panos de secagem; Aplicar a solução de cloro; Retirar o excesso da solução de cloro do piso com a ajuda de rodo; Deixar secar naturalmente.
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Termos que todo o empreendedor precisa entender: Dicionário financeiro
O Sebrae no Amapá separou dentre 20 termos que todo empreendedor deveria conhecer. Conheça o dicionário financeiro do empreendedor. Veja abaixo os principais termos que não podem ficar de fora do seu vocabulário na hora de dirigir uma empresa, são termos usados no âmbito das finanças empresariais. 1- Despesas: no ramo empresarial, a palavra “despesas” são todos os gastos feito pela empresa para ela se manter em pleno funcionamento. Esses gastos são relativos à administração da empresa. Exemplo: Salários; Comissões; Gastos com publicidade e marketing; Material de escritório, entre outros. 2 - Receitas: neste caso a palavra “receitas” é retorno que a empresa tem que foi gerado pelos valores das: Vendas de produtos ou serviços que a empresa comercializa; Assim esse valores que entram no caixa da empresa são denominados como receitas. 3 - Fluxo de Caixa: já o fluxo de caixa é um artifício usado para o controle de todas as: Entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa; O controle do fluxo de caixa faz-se necessária para todo tipo negócio, esta é uma forma de manter a saúde financeira da empresa. 4 - Contas a pagar: esse é um termo que nem precisa explicar, mas para deixar mais claro são todas as despesas que a empresa precisa quitar. Entre as principais contas de uma empresa tem que quitar, estão os: Pagamentos dos fornecedores; Salário dos funcionários, e; Comissões. 5 Contas a receber: esse termo fala por si só também, mas em outras palavras é tudo que ainda falta receber, o que ainda não foram pagos pelos devedores. 6 - Capital de giro: o objetivo do capital de giro é manter seu negócio em tempos difíceis, no caso são os recursos disponíveis no caixa da empresa. Exemplo: Quando não há entrada financeira o suficiente para cobrir as despesas da empresa. 7 - Capital social: essa palavra diz respeito há novos negócios, o capital social é o valor adequado para abertura de uma empresa ou a quantia necessária de dinheiro que foi investido para criar o negócio. Este valor tem variáveis, pois ele varia dependendo do negócio ou do tipo da empresa que deseja abrir. 8 - DRE: significa - Demonstração do Resultado do Exercício. A DRE é um documento obrigatório contábil de demonstração. Ele tem como objetivo: Detalhar as operações realizadas na empresa em um certo período de tempo. Como ele o gestor poderá identificar se o negócio teve lucro ou prejuízo no período de analisado. 9 - Faturamento: o faturamento é a soma dos valores recebidos pela empresa com as vendas de produtos ou serviços em um determinado período de tempo. Exemplo: Soma dos valores recebidos em um mês resulta no faturamento mensal da empresa; A soma das quantias recebidas em um ano representa o faturamento anual de um negócio. 10 - Margem de lucro: é a porcentagem que a empresa lucrará com as vendas dos seus produtos ou serviço ao consumidor. é o cálculo sobre o valor de um determinado produto ou serviço após ter descontado todas as despesas da empresa. Saiba mais O Sebrae no Amapá possui muitos outros artigos que são especificamente voltados para pequenos negócios como o seu. Se estiver interessado em outros materiais produzidos pelo Sebrae, basta entrar no Portal Sebrae no Amapá.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Lidando com clientes furiosos
Organização O cliente é qualquer pessoa dentro e fora de sua empresa que utiliza ou se beneficia de seus serviços. Lidar com todas essas diversas necessidades é uma tarefa extremamente importante. Veja dez dicas para acalmar clientes furiosos 1. Não é pessoal: Quando se está na linha de frente, absorve-se a frustração dos clientes sobre problemas e conflitos. O problema não é com você, é com a situação. 2. Mantenha-se tranquilo: Responder a um cliente que está com raiva da mesma maneira só vai piorar a situação. Mantenha-se no controle: tranquilo, calmo, não fique zangado nem defensivo. 3. Acalme a raiva: Deixe-o desabafar. Nada do que você possa dizer irá causar o impacto, pois, com o estado emocional alterado, ele não registrará a lógica de suas respostas ou explicações. Espere que ele se acalme. 4. Seja solidário: Os clientes não querem que você entenda apenas os problemas deles; eles querem que você entenda as relações deles. Mostrar indiferenças ou ficar na defensiva deixará o cliente ainda mais alinhado. 5. Ouça atentamente: Deixe o cliente terminar e faça perguntas que esclareçam o que o cliente está dizendo. 6. Não faça promessas que não possa cumprir: Isso causará mais problemas no futuro. 7. Análise de problema: Clientes com raiva estão tão empenhados em esclarecer a própria raiva que falham ao expressar o real problema. Faça perguntas e repita o que o cliente está dizendo para ter certeza de que você realmente entendeu. 8. Pergunte ao cliente como ele gostaria que o problema fosse resolvido: Se a solução apresentada por ele estiver ao seu alcance, execute-a. Se não estiver, negocie uma solução satisfatória. 9. Enfatize o que você pode fazer: Ex; “Deixe-me ver o que posso fazer por você”. Assim poderá ajudar a acalmar o cliente. Evite “Eu só trabalho aqui” ou “É contra as normas da empresa”. Isso deixará o cliente mais furioso. Encontre uma maneira alternativa para dizer ao cliente que você não pode fazer o que ele pede. 10. Aja para resolver o problema: Se você disse que fará isso ou aquilo, faça-o. Se for competência de outro departamento, certifique-se de que todas as providências sejam tomadas. Do contrário, você terá que enfrentar esse cliente novamente. O Portal Sebrae no Amapá tem muito mais informações que você precisa. Agende uma consultoria com um de nossos consultores e faça o melhor para seu negócio obter melhores resultados.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Higienização dos Lavatórios, Fogão e luminárias da Amassadeira de Açaí
A higienização deve ser feita diariamente, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200 ppm e esponjas ou escovas. Procedimentos: Lavar a torneira e toda a superfície do lavatório com água e sabão líquido, esfregando com esponja. Jogar água para retirar o sabão. Aplicar a solução de cloro na torneira e em toda a superfície do lavatório.
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Consultoria Empresarial Gerencial
A consultoria apresenta um quadro confiável da real situação que está sendo vivenciada, abordando aspectos gerais da gestão, identificando as dificuldades que a sua empresa apresenta, bem como apresentar pontos favoráveis que podem ser aperfeiçoados, base para elaboração de estratégias de ação e de intervenção da empresa. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual - MEI: 20h Microempresa - ME: 60h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 80h