O Sebrae no Amapá preparou um conteúdo para auxiliar o MEI no processo de aquisição da Inscrição Estadual

Audenise Ribeiro
· Atualizado em 04/01/2024
Prezado Empreendedor MEI,
A Inscrição Estadual - IE
É o registro do contribuinte mantido pela Secretaria da Receita Estadual - SEFAZ/AP.
Esse registro é obrigatório apenas para as empresas contribuinte do ICMS, conforme o anexo XI da Resolução CGSN 140/2018, sendo um cadastro indispensável para movimentação de mercadorias e bens.
Existem 3 opções de se Obter a Inscrição Estadual - IE no Amapá:
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1 - Presencial com Consultor do Sebrae
O Sebrae mantém seu compromisso no contato com os órgãos públicos e na orientação completa ao empreendedor local, por isso disponibilizamos um consultor técnico específico para fazer a FIAC e dar andamento na conclusão do processo de formalização
No Superfácil da Zona Sul, situado na Rua Claudomiro de Morais/SN – Novo Buritizal, o passo a passo e os documentos necessários são os seguintes:
- Cópia Cartão do CNPJ (uma via),
- Cópia Certificado de Condição de MicroEmpreendedor Individual - CCMEI (uma via),
- Cópia do RG e CPF do Empresário (uma via),
- Cópia do Comprovante de Endereço Residencial e Comercial (uma via),
- Cópia do Contrato de Aluguel vigente ou Termo de Concessão de Uso, ambos registrados em cartório, caso o comprovante de endereço comercial não esteja em nome do empresário.
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2 - Via E-mail
- Preencha a Ficha de Inscrição e Atualização do Contribuinte - FIAC Eletrônica no site da SEFAZ (Clique aqui) - na aba Cadastro de Contribuintes;
- Imprimir a FIAC e assinar o documento;
- Digitalizar os demais documentos (preferencialmente em .pdf);
- Cartão do CNPJ;
- Certificado de Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI;
- RG e CPF do Empresário;
- Cópia do Contrato de Aluguel vigente ou Termo de Concessão de Uso, ambos registrados em cartório, caso o comprovante de endereço não esteja em nome do empresário (uma via). É aceitável também boleto que contenha o nome do empresário e endereço da empresa.
- Enviar todos os documentos ao setor responsável, por e-mail: coate@sefaz.ap.gov.br
-
3 - Via Portal da JUCAP
- Acessar o portal da Jucap (Clique aqui) e clicar na aba Portal de Serviços.
- Clicar na aba INSCRIÇÕES TRIBUTÁRIAS E LICENCIAMENTOS e inserir o número do CNPJ.
- Clicar na SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA – SEFAZ - Em exigência – VISUALIZAR.
- Anexar os seguintes documentos:
- Comprovante de endereço (caso o estabelecimento seja alugado, o contrato de locação com assinatura reconhecida em cartório).
- Requerimento de microempreendedor (CCMEI)
- Cópia do RG E CPF
- Comprovante do CNPJ.
- FIAC eletrônica preenchida e assinada.
*por favor anexar somente as documentações acima solicitadas.
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Tue Mar 18 15:28:32 BRT 2025
Como se tornar um fornecedor do Sebrae no Amapá
O Sebrae no Amapá integra o Sistema Canal do Fornecedor (SCF). O SCF é responsável pela divulgação e manutenção das Licitações do Sebrae e tem como objetivo principal o gerenciamento dos procedimentos licitatórios, visando o acompanhamento, a padronização e a publicidade das informações dos processos licitatórios. Para você se tornar um fornecedor do Sebrae é bem simples e rápido, é só seguir as orientações a seguir:
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Higienização das Bancadas e Tanques de Lavagem e Amolecimento do Açaí
A higienização das bancadas, deve ser feita diariamente, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200ppm ou álcool a 70% usando esponja ou escova. Procedimentos: Retirar as sujeiras com água com o auxílio de uma escova. Lavar com sabão líquido e água, esfregando com esponja. Jogar água para retirar o sabão. Esperar 15 minutos. Retirar o excesso de solução com um rodo de cano curto.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria em Gestão de Operações e Processos
Apresentará um quadro confiável da real situação que está sendo vivenciada, abordando aspectos das operações e processos, identificará as dificuldades que a sua empresa apresenta, bem como apresentará os pontos favoráveis que podem ser aperfeiçoados, base para elaboração de estratégias de ação e de intervenção da empresa. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual - MEI: 20h Microempresa - ME: 60h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 80h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Higienização dos equipamentos: catador de fruto e amassadeira de açaí
A amassadeira, máquina de bater o açaí, deve ser higienizada antes e após o uso, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200ppm ou álcool a 70% usando esponja ou escova.Procedimento Desligar o equipamento da tomada, antes de iniciar a higiene; Desmontar o eixo central da máquina, para realizar a limpeza da peça. Jogar água, para a remoção dos resíduos de açaí. Lavar com sabão líquido neutro, esfregando com o auxílio de uma escova ou esponja a parede interna e externa da máquina. Jogar bastante água para retirar todo o sabão. Borrifar a solução de cloro ou álcool a 70% nas paredes interna e externa da máquina; Esperar 15 minutos. Montar a máquina.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Planilhas que facilitam a gestão do seu negócio
O sucesso dos negócios vai além da oferta de bons produtos e serviços, um fator crucial e definitivo no ruma de qualquer empresa é gerenciamento e principalmente do controle de gastos, lucro, investimentos, colaboradores e clientes. Empreender exige atenção e paciência para lidar com diversos problemas e situações que podemos encontrar diariamente em um ambiente empresarial. Ter uma visão espacial do que está acontecendo pode ser decisivo na tomada de decisão, o empreendedor que sabe gerenciar as diversas situações de risco têm mais chance de sucesso. A gestão eficiente é aquela capaz de oferecer essa visão geral do negócio e apontar para qual caminho ele está indo. Desde administrar pessoas até controlar fluxo de caixa, tudo pode ser controlado por meio de planilhas de gestão. Conheça estas ferramentas que irão lhe ajudar a organizar, gerenciar sua equipe e seu negócio, por meio de matrizes e competências. A organização e a gestão de pessoas são algumas das tarefas que os empreendedores têm bastante dúvidas em como realizar. Atualmente, as planilhas ajudam a entender e ter uma organização melhor de seus documentos, delegar as tarefas e fazer treinamentos eficientes, levando o empreendedor a melhor resposta perante aos problemas relacionados à gestão e auxiliando para encontrar o caminho do sucesso. Veja quais facilidades estas ferramentas podem apresentar: Organização e disciplina Ajudam a entender em que nível de organização a sua empresa se encontra. Organização de documentos Organizam contas a pagar e comprovantes de pagamentos, por exemplo, estão facilmente disponíveis. Instrução de trabalho Possibilita delegar e cobrar tarefas específicas, documentando e padronizando as tarefas específicas e operacionais, descrevendo e ilustrando como fazer determinado processo. Prepare-se para delegar Saiba a importância da delegação de tarefas para que possa expandir seu negócio. e conduza o processo de maneira organizada e sistemática para seus funcionários. Competências necessárias Identifica quais as competências essenciais para o negócio são desejadas dos candidatos na hora da contratação. Matriz de responsabilidades Identifica as responsabilidades esperadas dos seus funcionários, defina quem é a pessoa substituta em caso de ausência do responsável e formalizando desta forma o processo. Treinamento baseado em problemas Realize treinamentos com base na análise de problemas. Gestão de funcionários Confira as orientações para obrigações trabalhistas. Saiba mais sobre essas planilhas e a melhor forma de usá-las no Caderno de Ferramentas produzido pelo Sebrae. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais. /** * RECOMMENDED CONFIGURATION VARIABLES: EDIT AND UNCOMMENT THE SECTION BELOW TO INSERT DYNAMIC VALUES FROM YOUR PLATFORM OR CMS. * LEARN WHY DEFINING THESE VARIABLES IS IMPORTANT: https://disqus.com/admin/universalcode/#configuration-variables*/ /* var disqus_config = function () { this.page.url = PAGE_URL; // Replace PAGE_URL with your page's canonical URL variable this.page.identifier = PAGE_IDENTIFIER; // Replace PAGE_IDENTIFIER with your page's unique identifier variable }; */ (function() { // DON'T EDIT BELOW THIS LINE var d = document, s = d.createElement('script'); s.src = 'https://www-ap-sebrae-com-br.disqus.com/embed.js'; s.setAttribute('data-timestamp', +new Date()); (d.head || d.body).appendChild(s);
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Como manter a higienização da amassadeira de açaí no Amapá
A limpeza é a primeira etapa da higienização, e consiste na retirada das sujeiras que conseguimos ver. A desinfecção deve ser realizada após a limpeza, para diminuir ou eliminar micróbios que podem causar doenças ao consumidor, e consiste na retirada das sujeiras que não conseguimos ver. A higienização deve ser feita diariamente, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200 ppm, vassoura, rodo e escovas. Procedimentos: Retirar os utensílios e equipamentos removíveis; Retirar as sujeiras, quando existir, utilizando vassoura; Jogar água para retirar as sujeiras superficiais; Lavar com sabão líquido, esfregando bem com a ajuda de vassouras e/ou escovas; Jogar bastante água para retirar o excesso do sabão; Retirar o excesso de água, utilizando rodo e/ou panos de secagem; Aplicar a solução de cloro; Retirar o excesso da solução de cloro do piso com a ajuda de rodo; Deixar secar naturalmente.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Termos que todo o empreendedor precisa entender: Dicionário financeiro
O Sebrae no Amapá separou dentre 20 termos que todo empreendedor deveria conhecer. Conheça o dicionário financeiro do empreendedor. Veja abaixo os principais termos que não podem ficar de fora do seu vocabulário na hora de dirigir uma empresa, são termos usados no âmbito das finanças empresariais. 1- Despesas: no ramo empresarial, a palavra “despesas” são todos os gastos feito pela empresa para ela se manter em pleno funcionamento. Esses gastos são relativos à administração da empresa. Exemplo: Salários; Comissões; Gastos com publicidade e marketing; Material de escritório, entre outros. 2 - Receitas: neste caso a palavra “receitas” é retorno que a empresa tem que foi gerado pelos valores das: Vendas de produtos ou serviços que a empresa comercializa; Assim esse valores que entram no caixa da empresa são denominados como receitas. 3 - Fluxo de Caixa: já o fluxo de caixa é um artifício usado para o controle de todas as: Entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa; O controle do fluxo de caixa faz-se necessária para todo tipo negócio, esta é uma forma de manter a saúde financeira da empresa. 4 - Contas a pagar: esse é um termo que nem precisa explicar, mas para deixar mais claro são todas as despesas que a empresa precisa quitar. Entre as principais contas de uma empresa tem que quitar, estão os: Pagamentos dos fornecedores; Salário dos funcionários, e; Comissões. 5 Contas a receber: esse termo fala por si só também, mas em outras palavras é tudo que ainda falta receber, o que ainda não foram pagos pelos devedores. 6 - Capital de giro: o objetivo do capital de giro é manter seu negócio em tempos difíceis, no caso são os recursos disponíveis no caixa da empresa. Exemplo: Quando não há entrada financeira o suficiente para cobrir as despesas da empresa. 7 - Capital social: essa palavra diz respeito há novos negócios, o capital social é o valor adequado para abertura de uma empresa ou a quantia necessária de dinheiro que foi investido para criar o negócio. Este valor tem variáveis, pois ele varia dependendo do negócio ou do tipo da empresa que deseja abrir. 8 - DRE: significa - Demonstração do Resultado do Exercício. A DRE é um documento obrigatório contábil de demonstração. Ele tem como objetivo: Detalhar as operações realizadas na empresa em um certo período de tempo. Como ele o gestor poderá identificar se o negócio teve lucro ou prejuízo no período de analisado. 9 - Faturamento: o faturamento é a soma dos valores recebidos pela empresa com as vendas de produtos ou serviços em um determinado período de tempo. Exemplo: Soma dos valores recebidos em um mês resulta no faturamento mensal da empresa; A soma das quantias recebidas em um ano representa o faturamento anual de um negócio. 10 - Margem de lucro: é a porcentagem que a empresa lucrará com as vendas dos seus produtos ou serviço ao consumidor. é o cálculo sobre o valor de um determinado produto ou serviço após ter descontado todas as despesas da empresa. Saiba mais O Sebrae no Amapá possui muitos outros artigos que são especificamente voltados para pequenos negócios como o seu. Se estiver interessado em outros materiais produzidos pelo Sebrae, basta entrar no Portal Sebrae no Amapá.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Lidando com clientes furiosos
Organização O cliente é qualquer pessoa dentro e fora de sua empresa que utiliza ou se beneficia de seus serviços. Lidar com todas essas diversas necessidades é uma tarefa extremamente importante. Veja dez dicas para acalmar clientes furiosos 1. Não é pessoal: Quando se está na linha de frente, absorve-se a frustração dos clientes sobre problemas e conflitos. O problema não é com você, é com a situação. 2. Mantenha-se tranquilo: Responder a um cliente que está com raiva da mesma maneira só vai piorar a situação. Mantenha-se no controle: tranquilo, calmo, não fique zangado nem defensivo. 3. Acalme a raiva: Deixe-o desabafar. Nada do que você possa dizer irá causar o impacto, pois, com o estado emocional alterado, ele não registrará a lógica de suas respostas ou explicações. Espere que ele se acalme. 4. Seja solidário: Os clientes não querem que você entenda apenas os problemas deles; eles querem que você entenda as relações deles. Mostrar indiferenças ou ficar na defensiva deixará o cliente ainda mais alinhado. 5. Ouça atentamente: Deixe o cliente terminar e faça perguntas que esclareçam o que o cliente está dizendo. 6. Não faça promessas que não possa cumprir: Isso causará mais problemas no futuro. 7. Análise de problema: Clientes com raiva estão tão empenhados em esclarecer a própria raiva que falham ao expressar o real problema. Faça perguntas e repita o que o cliente está dizendo para ter certeza de que você realmente entendeu. 8. Pergunte ao cliente como ele gostaria que o problema fosse resolvido: Se a solução apresentada por ele estiver ao seu alcance, execute-a. Se não estiver, negocie uma solução satisfatória. 9. Enfatize o que você pode fazer: Ex; “Deixe-me ver o que posso fazer por você”. Assim poderá ajudar a acalmar o cliente. Evite “Eu só trabalho aqui” ou “É contra as normas da empresa”. Isso deixará o cliente mais furioso. Encontre uma maneira alternativa para dizer ao cliente que você não pode fazer o que ele pede. 10. Aja para resolver o problema: Se você disse que fará isso ou aquilo, faça-o. Se for competência de outro departamento, certifique-se de que todas as providências sejam tomadas. Do contrário, você terá que enfrentar esse cliente novamente. O Portal Sebrae no Amapá tem muito mais informações que você precisa. Agende uma consultoria com um de nossos consultores e faça o melhor para seu negócio obter melhores resultados.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Higienização dos Lavatórios, Fogão e luminárias da Amassadeira de Açaí
A higienização deve ser feita diariamente, com sabão líquido neutro (detergente), solução de cloro a 200 ppm e esponjas ou escovas. Procedimentos: Lavar a torneira e toda a superfície do lavatório com água e sabão líquido, esfregando com esponja. Jogar água para retirar o sabão. Aplicar a solução de cloro na torneira e em toda a superfície do lavatório.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria Empresarial Gerencial
A consultoria apresenta um quadro confiável da real situação que está sendo vivenciada, abordando aspectos gerais da gestão, identificando as dificuldades que a sua empresa apresenta, bem como apresentar pontos favoráveis que podem ser aperfeiçoados, base para elaboração de estratégias de ação e de intervenção da empresa. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual - MEI: 20h Microempresa - ME: 60h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 80h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Conheça os 15 órgãos anuentes
Os chamados órgãos anuentes são aqueles que em razão das especificidades de determinados produtos, precisam expedir certos pareceres técnicos a respeito da possibilidade, ou não, de exportação do mesmo. Há 15 órgãos intervenientes que são anuentes no licenciamento de importação: 1.Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL 2.Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA 3.Agência Nacional do Cinema - ANCINE 4.Comando do Exército - COMEXE 5.Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX 6.Departamento de Polícia Federal - DPF 7.Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM 8.Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA 9.Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP 10.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq 11.Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBC 12. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO 13.Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA 14.Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações 15.Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA Esses órgãos necessitam efetuar uma análise complementar, dentro da área de competência, de determinadas operações de exportação. Para tornar a operação efetiva é necessário, em alguns casos, que estabeleça normas específicas por parte dos órgãos anuentes. Exemplo, temos que a exportação de armas, munições, explosivos e outros materiais bélicos necessita da anuência do Exército Brasileiro. Saiba mais Qualquer dúvida, Fale com Sebrae no Amapá. O conteúdo foi útil para você? Sim Não Adicionar aosFavoritos