Conheça os tipos de modal para exportação e importação dos seus produtos.

Dentro da negociação, um ponto muito importante é a entrega e a forma de transporte (também chamada de modal). Dependendo do Incoterm negociado, o exportador ou o importador arca com os custos logísticos.
É preciso ter em mente o preço que será cobrado e a expectativa de entrega, inclusive para verificar a viabilidade do negócio.
No que se refere à decisão pelo modal a ser utilizado, vários pontos são importantes, como segurança no transporte, distância, necessidades específicas da carga, urgência da entrega, preço de frete e restrições para transporte.
• Modal aéreo:
Oferece vantagens em muitos casos, tendo como principal característica a rapidez, sendo ideal para cargas urgentes ou prazo de validade curto. É útil para o envio de amostras e produtos de menor dimensão e com alto valor agregado. Como desvantagem, tem-se o custo e a limitação para grandes cargas.
• Modal rodoviário:
É interessante no transporte porta a porta e oferece várias facilidades: fácil contratação, coleta e entrega mais simples, redução de tempo para carregamento, vias de acesso. É um modal viável dependendo muitíssimo da distância do comprador.
Para os países vizinhos na América do Sul é uma forma que pode ser vantajosa (dependendo muito do tipo de carga e de onde está o exportador ou importador dentro do Brasil e dos países). Uma das vantagens deste modal é o elevado valor do seguro de transporte.
Antes de negociar a forma de entrega, procure conhecer as empresas de logística que realizam o transporte internacional a partir de sua região.
E antes de tomar qualquer decisão, conheça o Exporta Fácil, programa dos Correios que faz com que o empreendedor se preocupe somente com o produto. Todos os outros pontos aqui apresentados (logística, aduana, seguro) ficam por conta dos Correios.
Por Maikon Richardson - Analista do Sebrae no Amapá
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Futuro empresário pensando em montar um negócio de baixo investimento e com custo benefício rentável? A fábrica de farinha d’água e tapioca é uma oportunidade de negócio. A farinha d’água e a tapioca são derivados da mandioca, raiz brasileira utilizada para inúmeros produtos. Fonte de carboidrato a mandioca e seus derivados são hoje consumidos e bastante procurados de um modo geral, mas principalmente por quem está querendo montar um negócio lucrativo.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Saiba quais cuidados tomar ao abrir uma franquia
Esteja atento ao tipo de negócio em que você vai entrar, para saber os desafios que irá enfrentar e também para ter ciência de que a empresa é séria. Veja quais cuidados tomar: Pesquise o histórico da microfranquia; Busque informações sobre franqueadora; Como surgiu; Sua trajetória até agora; Quanta experiência tem com o negócio; Quando o negócio começou a ser franqueado. Na Circular de Oferta de Franquia (COF), você pode encontrar informações sobre a microfranquia. Mas, se informar com pessoas que já conheçam o negócio também ajuda nesta pesquisa. Imagem da marca da microfranquia Procure avaliar qual é a imagem que a empresa tem no mercado e o quanto é divulgada e conhecida na cidade em que você pretende abrir sua microfranquia. Se a marca for recente no mercado, avalie as prospecções da empresa. A imagem que ela construirá deve ser positiva, para se estabelecer e passar a ser conhecida em sua região. Faturamento Levante informações sobre quanto uma unidade de microfranquia pode faturar , o quanto se paga de impostos e de taxas à franqueadora, quais são os custos e despesas da operação e quanto sobra no final do mês. Estas informações podem ser conseguidas com a empresa, é válido considerar que as informações dadas pela franqueadora são baseadas em valores médios, que podem variar de unidade para unidade e que dependem do esforço e da dedicação empenhados no serviço, além de fatores de mercado. Leia mais sobre no artigo “Passo a passo para a formatação de franquias”. Documentos legais Os documentos legais envolvidos na relação entre a microfranquia e a franqueadora são a Circular de Oferta de Franquia e o contrato. Estes documentos devem ser lidos com atenção, de preferência, na companhia de um advogado que tenha experiência com franchising , antes de se comprometer com qualquer obrigação. A Circular contém informações sobre o tipo de negócio, pré-requisitos, regras, áreas de atuação, taxas a serem pagas, investimento e fornecedores. Este documento define o que é a microfranquia que você está comprando, seus direitos e obrigações. Relação com microfranqueados A participação e relação entre franquia e franqueado deve ser esclarecida desde o primeiro momento. Veja, de forma resumida, a responsabilidade de cada parte em uma rede de franquias: Franqueadora Desenvolvimento e atualização do conhecimento e das técnicas de gestão e operação do negócio, assim como dos produtos e serviços do negócio; Aplicar treinamentos para a rede de microfranquias, desde que previsto na Circular e no contrato; Cuidar do marketing da marca e divulgação em nível nacional; Oferecer consultoria de campo, por meio de visitas periódicas às microfranquias e contatos à distância, para apoio e suporte; Acompanhar o mercado, avaliar tendências, gerar informações relevantes para a rede e tomar decisões estratégicas que permitam a rede manter diferenciais competitivos. Franqueados ou microfranquias Implantar sua unidade franqueada; Participar de todos os treinamentos realizados pela franqueadora; Cuidar da equipe de sua unidade franqueada; Operar sua unidade; Fazer a gestão da unidade; Pagar as taxas previstas (inicial ou de franquia, royalties, marketing e outras); Fazer a divulgação local de sua unidade, assim como participar das campanhas de marketing da rede; Cuidar da imagem da marca em sua região de atuação. Capacitação e conhecimento sobre a microfranquia É importante que haja um tratamento inicial para que você possa se preparar para lidar com o novo negócio. Por isso, verifique como e quando ocorrem treinamentos e capacitações da franquia para se programar; Um material de apoio com informações, como um manual sobre a franquia, deve ser repassado ao franqueado; Outro ponto é importante é a capacitação da equipe, caso exista, os colaboradores precisam estar por dentro das tendências do setor em que atuam para trazer inovação para o negócio. Suas expectativas com o negócio Para não se frustrar com a realidade do seu novo negócio, você precisa entendê-la antes de iniciar esta caminhada. É muito comum que um franqueado crie expectativas que não serão atendidas pela franquia por falta de informação. Renda do negócio X nível de vida do franqueado Avalie o quanto a microfranquia poderá lhe gerar de renda e se isso supera seus gastos pessoais ou de família; Até se desenvolver, é normal que o lucro da empresa seja baixo ou que se tenha algum prejuízo. Promessas da franqueadora X o que será oferecido na prática Todos os benefícios e qualquer suporte prometido pela franquia deve ficar claro para as duas partes, para que não ocorram enganos quanto a isto. Uma boa maneira é verificar a circular da empresa, onde tudo deve constar antes de ser fechado o contrato. Risco de perda de capital investido X segurança de um emprego Numa franquia, como em qualquer outro negócio há o risco de se perder dinheiro. No entanto, com uma microfranquia as chances de sucesso são bem maiores por não partir do zero, mas existe o risco de não dar certo; O microfranqueado deve estar ciente disto e se dedicar para que seu trabalho possa render. O segredo é dedicação. Lista de perguntas para você fazer para a microfranquia Quantas unidades próprias a franqueadora tem e há quanto tempo existe? Qual a estrutura da franqueadora voltada para atendimento e suporte aos microfranqueados? Quantas unidades a franqueadora pretende abrir nos próximos anos e em quais cidades? Qual a regra de localização das unidades da rede? Qual a distância mínima que será respeitada para abertura de outras unidades da rede em uma mesma cidade? O microfranqueador poderá exercer outras atividades profissionais além da franquia ou terá que se dedicar exclusivamente? Em quais horários ela deve funcionar? Quais os tipos de suporte que serão oferecidos pela franquia ao microfranqueado? 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Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Por que investir no Amapá
Fique de olho! O empreendedor que busca onde investir encontrará no Amapá um mercado em ascensão e com inúmeras oportunidades. As principais razões que justificam os investimentos no Amapá são: Reestruturação da política atual visando moralização de processos; Entorno da cadeia logística que está sendo desenhada com economia aquecida; Ótimas possibilidades de escoamento da produção; Políticas de incentivos atraente. Uma boa opção de investimento no Amapá é o comércio, com localização privilegiada em relação a sua posição geográfica, oferece grandes chances de relações comerciais com a América Central, América do Norte e a Europa. Entretanto, o ponto de destaque está nas práticas sustentáveis de exploração de recursos naturais, que apresentam excelente potencial lucrativo, ainda mais agora, alavancados pela regulamentação da Zona Franca Verde e os benefícios fiscais oferecidos. Nesse sentido, o governo do estado vem implementando ações que visam promover o aproveitamento de nossas riquezas de forma racional e sustentável, sendo uma das estratégias priorizadas a implantação da Zona Franca Verde. Criada através da Lei 11.898, de 08 de janeiro de 2009, implantada nos municípios de Macapá e Santana (nos mesmos limites da ALCMS), constituída por um conjunto de incentivos fiscais, locacionais e financeiros, para o beneficiamento industrial dos recursos e matérias-primas regionais de origem florestal, pesqueira, agropecuária e mineral. Os investidores têm um grande mercado a ser explorado utilizando as matérias-primas que a biodiversidade local oferece, como o açaí, o dendê, o cupuaçu, entre outros. Abaixo listamos para você as principais áreas com maior potencial para investimentos: Produção de sucos e conservas de frutas tropicais; Produção de óleos vegetais; Produção de ração animal; Pesca industrial; Produção de madeiras, móveis e briquetes; Mineração; Siderurgia; Produção de silício metalúrgico; Industrialização de rochas ornamentais e de revestimento; Produção de tintas; Produção de borrachas; Produção de propantes para as indústrias de óleo e gás; Produção de vidros planos e para recipientes. Indústrias de minerais não metálicos; Setor moveleiro; Psicultura; Pesca Extrativa; Amido de mandioca; Palmito de pupunha; Óleo de dendê; Castanha-do-brasil. Indústria da Biodiversidade É um dos grandes desafios na Amazônia é acionar suas imensas potencialidades de forma a transformá-la numa alavanca importante do desenvolvimento, sem comprometer em nada as suas funções ambientais e climáticas, ou seja, explorar o trinômio biodiversidade de biomassa biotecnologias. É otimizar em sistemas industriais o aproveitamento das diferentes biomassas para obter produtos como: alimentos humanos, rações animais, insumos industriais, fármacos, entre outros. O Amapá tem um papel fundamental nesta estratégia de desenvolvimento sustentável tendo em vista que grande parte do território do Estado (70%) é coberto pela Floresta Amazônica, praticamente intacta. Essa informação foi útil? ficou interessado em investir no Amapá? Aprofunde mais seus conhecimentos sobre esse assunto conosco, aproveite e agende uma de nossas consultorias.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria em Gestão de Mercado
Apresentará um quadro confiável da real situação que está sendo vivenciada, abordando aspectos de mercado, identificando as dificuldades que a sua empresa apresenta, bem como apresentará pontos favoráveis que podem ser aperfeiçoados, base para elaboração de estratégias de ação e de intervenção da empresa. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual - MEI: 20h Microempresa - ME: 60h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 80h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Gestão Estratégica de Vendas
Estratégias para os empresários de microempresas, incrementarem o volume de vendas a partir do entendimento do comportamento do consumidor e do processo de vendas. O Sebrae apresenta no Projeto “Na Medida” um conjunto de soluções em gestão empresarial para você e sua microempresa, de forma simples e objetiva, levando em conta os principais problemas do dia a dia dos empresários. Podendo desenvolver competências para potencializar o perfil da sua equipe e ações de treinamento e capacitação. O curso “Gestão Estratégica de Vendas” tem o propósito de oportunizar momentos de reflexão para os profissionais envolvidos com vendas – seja na função de gestor de vendas ou na função direta de vendedor.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria de Diagnóstico de Franqueabilidade
A consultoria tem o próposito de diagnosticar se um negócio independente poderá se transformar numa franqueadora, onde a empresa será capaz de multiplicar sua marca e seu conceito de negócio de forma padronizada e estruturada por intermédio de outras empresas chamadas franqueadas. Público Alvo: Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempresa - ME: 30h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 30h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria para franqueado
A consultoria tem o prpósito de adequar a sua empresa aos moldes da franquia nos aspectos legais vigentes, proporcionando maior segurança entre franqueado e franqueador, bem como conhecer as etapas do processo de adquirir uma franquia. Público Alvo: Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual MEI ou Potencial empresário: 40h Microempresa - ME: 40h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 40h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Como elaborar um cadastro de clientes
Um bom cadastro é aquele que identifica oportunidades de vendas a partir de informações relevantes sobre o cliente. Essas informações são divididas em alguns grupos. O primeiro grupo está relacionado com a identificação básica, como Nome; Telefone; Endereço; E-mail; Data de nascimento e algum documento, se for necessário. O segundo grupo traça o perfil e o potencial de consumo do cliente Por exemplo, uma loja de calçados precisa conhecer o número que seus clientes calçam. Já uma agência de turismo, a época que eles costumam fazer as suas viagens. O terceiro grupo corresponde ao histórico de compras do cliente. É a partir deste que o empresário pode identificar oportunidades de novas vendas. Já no terceiro você são as informações do cliente Idealmente, podemos montar um cadastro de clientes utilizando-se das ferramentas de informática, ou então, podemos iniciar, de forma bem simples, a montagem de um banco de dados utilizando fichas de clientes, por exemplo. O cadastro de clientes deve conter um conjunto de informações que permita o aperfeiçoamento do relacionamento da empresa. As informações do cadastro do cliente se dividem em três grandes grupos: Identificação: são as informações básicas para o relacionamento com o cliente, como nome completo, endereço, telefone, e-mail, número de documentos, data de nascimento, estado civil, profissão, etc. Também tem o perfil de preferências do cliente São informações sobre produtos, tamanhos, cores, modelos, marcas, etc. que o cliente costuma comprar. - Histórico de compras e contatos: são os registros relativos a todas as compras realizadas pelo cliente e também a todos os contatos telefônicos e malas diretas enviadas. As informações do cadastro precisam ser constantemente atualizadas, pois com o tempo, os clientes mudam de endereço, trocam seus telefones e até mesmo as preferências. O cadastro de clientes é uma das mais importantes ferramentas de marketing da pequena empresa; por isso, mantê-lo organizado e sempre disponível permite aproveitar grandes oportunidades. Lembre-se! O cliente que compra à vista também precisa ser cadastrado; afinal, ele também é ou poderá ser um cliente preferencial. Se ficar com dúvida é só falar com os Colaboradores do Sebrae no Amapá de qualquer lugar, via internet, usando seu smartphone, tablet ou computador.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria em Pesquisa de Mercado
A consultoria tem o intuito de produzir conhecimentos através de pesquisas para o setor de interesse, a fim de subsidia-lo para o crescimento e tomada de decisão em relação aos negócios. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual MEI ou Potencial empresário: 80h Microempresa - ME: 80h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 100h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
6 dicas para escolher a melhor divulgação para sua empresa
Umas das principais dúvidas do empreendedor depois de montar seu negócio é como escolher a melhor divulgação. Fator esse que se torna determinante para alcançar resultados positivos, uma vez que o número de cliente está proporcionalmente ligado a receita da empresa e por conseguinte a obtenção de lucro. Acompanhe a seguir 6 dicas para ajudar você a escolher a melhor divulgação para sua empresa.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Aprenda boas práticas na manipulação de pescado
Dentro da piscicultura as boas práticas estão aliadas à manipulação do produto. É importante que as boas práticas comecem desde o momento em que o peixe é retirado do rio ou do mar. Assim, pode-se evitar a transmissão de doenças oriundas da infestação de micróbios ou parasitas nos peixes, por isso, a importância de adotar boas práticas no seu negócio. Desta forma, o alimento não é contaminado e a qualidade e a saúde são garantidas ao seu cliente. Cuidados na manipulação Para começar, é importante lavar as mãos. É um ato simples, mas que pode evitar muitos problemas na manipulação do pescado. Portanto, lave as mãos antes de pegar nos alimentos, após usar o banheiro ou mexer no lixo. Veja como lavar as mãos corretamente: 1) Na hora de lavar as mãos, utilize água corrente. 2) Esfregue a palma e o dorso das mãos e utilize bastante sabonete nestas partes, incluindo as unhas e os espaços entre os dedos, por em média, 15 segundos. 3) Enxágue bem as mãos até retirar todo o sabonete. 4) Seque bem as mãos. 5) Finalize utilizando um produto antisséptico. Observação: durante a venda do pescado, mantenha uma pessoa para lhe ajudar na venda. Somente uma pessoa pode pegar no dinheiro, a outra fica responsável por manipular o pescado. Jamais permita que manuseiem dinheiro e alimento ao mesmo tempo durante as vendas.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Guiana Francesa - Amapá
A fronteira Amapá-Guiana Francesa é a única área onde existe a real possibilidade de integração produtiva local entre o Brasil e a União Europeia. A Guiana Francesa é uma região da França na América do Sul, que tem no Amapá o seu parceiro preferencial no projeto de cooperação regional. A integração sociocultural já é uma realidade em festivais, competições esportivas e até mesmo em laços familiares. O comércio de subsistência na fronteira é muito intenso, já regulamentado através do Acordo Transfronteiriço pelos dois países (Brasil e França). A produção semimanufaturada de um lado poderia ser finalizada no outro, com obtenção de benefícios fiscais e financeiros em ambos os lados da fronteira.