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Consultoria para franqueado
A consultoria tem o prpósito de adequar a sua empresa aos moldes da franquia nos aspectos legais vigentes, proporcionando maior segurança entre franqueado e franqueador, bem como conhecer as etapas do processo de adquirir uma franquia. Público Alvo: Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual MEI ou Potencial empresário: 40h Microempresa - ME: 40h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 40h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria em Gestão de Mercado
Apresentará um quadro confiável da real situação que está sendo vivenciada, abordando aspectos de mercado, identificando as dificuldades que a sua empresa apresenta, bem como apresentará pontos favoráveis que podem ser aperfeiçoados, base para elaboração de estratégias de ação e de intervenção da empresa. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual - MEI: 20h Microempresa - ME: 60h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 80h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Gestão Estratégica de Vendas
Estratégias para os empresários de microempresas, incrementarem o volume de vendas a partir do entendimento do comportamento do consumidor e do processo de vendas. O Sebrae apresenta no Projeto “Na Medida” um conjunto de soluções em gestão empresarial para você e sua microempresa, de forma simples e objetiva, levando em conta os principais problemas do dia a dia dos empresários. Podendo desenvolver competências para potencializar o perfil da sua equipe e ações de treinamento e capacitação. O curso “Gestão Estratégica de Vendas” tem o propósito de oportunizar momentos de reflexão para os profissionais envolvidos com vendas – seja na função de gestor de vendas ou na função direta de vendedor.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Consultoria de Diagnóstico de Franqueabilidade
A consultoria tem o próposito de diagnosticar se um negócio independente poderá se transformar numa franqueadora, onde a empresa será capaz de multiplicar sua marca e seu conceito de negócio de forma padronizada e estruturada por intermédio de outras empresas chamadas franqueadas. Público Alvo: Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempresa - ME: 30h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 30h
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Búfalo – um produto diferenciado para mercados diferenciados
O Estado do Amapá é o único do País, em que o rebanho de bubalinos é maior que o de bovinos no Brasil. O rebanho brasileiro da espécie Bubalus bubalis está estimado em aproximadamente 3.500.000 (três mil e quinhentas) cabeças, sendo que cerca de 50% estão concentradas na planície aluvionar do delta do rio Amazonas, onde está localizado o Estado do Amapá. De acordo com um estudo da Universidade da Flórida a carne bubalina chega a ser até 40% menos calórica que a carne bovina, além de apresentar maiores teores de proteínas e vitaminas. A criação de búfalos é mais barata e gera mais lucros em relação à criação de bovinos, o manejo dos búfalos é semelhante ao de bois. Considerando esse cenário, abre-se a oportunidade para a implantação de um abatedouro-frigorífico especializado no abate de bubalinos (Halal Meat), destinados aos países islâmicos, e cortes finos, visando atender também a outros mercados diferenciados, como Estados Unidos e Europa, onde a carne do búfalo tem preços mais do que atraentes. Tão logo recebamos a certificação de zona livre de febre aftosa, toda essa potencialidade pode criar um ambiente favorável para a implantação da indústria de laticínios.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Mercado, como analisar meu concorrente
A pesquisa é uma importante ferramenta de avaliação, abaixo listamos questões que devem ser analisadas continuamente. Identificar os pontos principais para diferenciação da concorrência tornando-se cada vez mais competitivo, localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior, atendimento personalizado. Avaliar se com uma estrutura mais enxuta é possível ser mais eficaz que os concorrentes. Identificar as necessidades que não são atendidas pelos concorrentes.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Como funciona a Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS)
A Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS) tem se consolidado no mercado amapaense como o principal direcionador da economia do Estado. Criada com o objetivo de eliminar e reduzir taxas alfandegárias, a ALCMS é hoje uma ótima opção para quem quer investir no comércio local. Com isso, fortalece a economia local, gera empregos, desperta o interesse em quem sonha em abrir sua empresa. Além de aperfeiçoar e fiscalizar a entrada e saída de produtos. A ALCMS tem sua funcionalidade regida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), onde o empresário se cadastra e com isso ganha as vantagens de uma empresa “Suframada”.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Aprenda boas práticas na manipulação de pescado
Dentro da piscicultura as boas práticas estão aliadas à manipulação do produto. É importante que as boas práticas comecem desde o momento em que o peixe é retirado do rio ou do mar. Assim, pode-se evitar a transmissão de doenças oriundas da infestação de micróbios ou parasitas nos peixes, por isso, a importância de adotar boas práticas no seu negócio. Desta forma, o alimento não é contaminado e a qualidade e a saúde são garantidas ao seu cliente. Cuidados na manipulação Para começar, é importante lavar as mãos. É um ato simples, mas que pode evitar muitos problemas na manipulação do pescado. Portanto, lave as mãos antes de pegar nos alimentos, após usar o banheiro ou mexer no lixo. Veja como lavar as mãos corretamente: 1) Na hora de lavar as mãos, utilize água corrente. 2) Esfregue a palma e o dorso das mãos e utilize bastante sabonete nestas partes, incluindo as unhas e os espaços entre os dedos, por em média, 15 segundos. 3) Enxágue bem as mãos até retirar todo o sabonete. 4) Seque bem as mãos. 5) Finalize utilizando um produto antisséptico. Observação: durante a venda do pescado, mantenha uma pessoa para lhe ajudar na venda. Somente uma pessoa pode pegar no dinheiro, a outra fica responsável por manipular o pescado. Jamais permita que manuseiem dinheiro e alimento ao mesmo tempo durante as vendas.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Guiana Francesa - Amapá
A fronteira Amapá-Guiana Francesa é a única área onde existe a real possibilidade de integração produtiva local entre o Brasil e a União Europeia. A Guiana Francesa é uma região da França na América do Sul, que tem no Amapá o seu parceiro preferencial no projeto de cooperação regional. A integração sociocultural já é uma realidade em festivais, competições esportivas e até mesmo em laços familiares. O comércio de subsistência na fronteira é muito intenso, já regulamentado através do Acordo Transfronteiriço pelos dois países (Brasil e França). A produção semimanufaturada de um lado poderia ser finalizada no outro, com obtenção de benefícios fiscais e financeiros em ambos os lados da fronteira.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
5 passos para identificar cliente insatisfeito e reconquistá-los
1 – Reveja os processos e identifique os possíveis erros cometidos pela empresa Revise com frequência todos os processos dos departamentos da sua empresa. Encontre os possíveis erros e negligências que podem levar seus clientes a insatisfação. Neste caso é importante que você ouça o feedback dos consumidores, isso é algo fundamental para a saúde do seu negócio. Ouça o que seus clientes tem a dizer; Aprenda a receber críticas e elogios. Use destes artifícios fazendo deles um combustível para crescimento do seu negócio, reitere o que funciona, ajuste os problemas que lhe custam clientes. 2 – Dei a seus clientes uma boa experiência de compra Crie uma rede positiva de clientes e contatos para qualquer negócio. Sua empresa precisa sempre ter em mente que clientes satisfeitos surgem sempre de uma boa experiência nas compras, seja ele de produto ou de serviço. Sua empresa tem sempre que procurar oferecer excelentes experiência para os seus clientes, assim, você consegue fidelizá-los. Desta forma, você consegue satisfazer seu cliente, assim é comum que ele indique a sua empresa para seus familiares e amigos. 3 – Pós-venda Mantenha-se sempre atento aos serviços oferecidos pelo departamento de pós-venda da empresa. Exija que os profissionais responsáveis estejam preparados para proporcionar um bom atendimento aos clientes após a compra, verifique com seus clientes se eles estão satisfeito com o atendimento do setor de pós-venda da sua empresa. 4 – Procure conhecer seu cliente Tente conhecer mais sobre seu cliente, identificando suas: Necessidades; Prioridades; Desejos; Gostos. Esta é a forma da sua empresa conseguir proporcionar aos seus clientes uma excelente experiência e oferecer seus produtos e serviços que estejam de acordo com seus interesses e necessidades. As empresas que não se atentam a esse ponto, correm o risco de fracassar e perder grande parte dos seus clientes. Lembre-se que, os consumidores são a base do seu negócio, não satisfazer seus desejos podem levar sua empresa ao fracasso. E por fim e não menos importante... 5 – Manter um bom relacionamento com os clientes Um relacionamento com o cliente não acaba quando ele termina a compra. Muito pelo contrário, o relacionamento com seus consumidores tem que ser duradouros, isto torna-se fundamental para qualquer empresa, pois, é esta relação que ajuda a aproximar o cliente da empresa, assim aumentando novas as chances de obter clientes cada vez mais satisfeitos com o seu negócio ir cada vez mais longe. Aposte em um bom relacionamento com seus clientes. Envie à eles: E-mails com promoções e descontos direcionados a consumidores fiéis; Mantenha-os informados das novidades envolvendo a oferta de produtos e serviços; Procure tratá-los sempre de maneira cordial e positiva. Com esses e outros cuidados irão fazer toda a diferença dentro da sua empresa, resultando em uma cadeia de consumidores cada vez mais satisfeitos e interessados nos produtos ou serviços que seu negócio trabalha. Saiba mais Gostou deste conteúdo? Você acha que ele foi útil para você? Se gostou, busque mais assuntos que do seu interesse no Portal Sebrae Amapá.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Fábrica de farinha d'água e tapioca, um negócio rentável
Futuro empresário pensando em montar um negócio de baixo investimento e com custo benefício rentável? A fábrica de farinha d’água e tapioca é uma oportunidade de negócio. A farinha d’água e a tapioca são derivados da mandioca, raiz brasileira utilizada para inúmeros produtos. Fonte de carboidrato a mandioca e seus derivados são hoje consumidos e bastante procurados de um modo geral, mas principalmente por quem está querendo montar um negócio lucrativo.
Mon Mar 17 11:44:17 BRT 2025
Saiba quais cuidados tomar ao abrir uma franquia
Esteja atento ao tipo de negócio em que você vai entrar, para saber os desafios que irá enfrentar e também para ter ciência de que a empresa é séria. Veja quais cuidados tomar: Pesquise o histórico da microfranquia; Busque informações sobre franqueadora; Como surgiu; Sua trajetória até agora; Quanta experiência tem com o negócio; Quando o negócio começou a ser franqueado. Na Circular de Oferta de Franquia (COF), você pode encontrar informações sobre a microfranquia. Mas, se informar com pessoas que já conheçam o negócio também ajuda nesta pesquisa. Imagem da marca da microfranquia Procure avaliar qual é a imagem que a empresa tem no mercado e o quanto é divulgada e conhecida na cidade em que você pretende abrir sua microfranquia. Se a marca for recente no mercado, avalie as prospecções da empresa. A imagem que ela construirá deve ser positiva, para se estabelecer e passar a ser conhecida em sua região. Faturamento Levante informações sobre quanto uma unidade de microfranquia pode faturar , o quanto se paga de impostos e de taxas à franqueadora, quais são os custos e despesas da operação e quanto sobra no final do mês. Estas informações podem ser conseguidas com a empresa, é válido considerar que as informações dadas pela franqueadora são baseadas em valores médios, que podem variar de unidade para unidade e que dependem do esforço e da dedicação empenhados no serviço, além de fatores de mercado. Leia mais sobre no artigo “Passo a passo para a formatação de franquias”. Documentos legais Os documentos legais envolvidos na relação entre a microfranquia e a franqueadora são a Circular de Oferta de Franquia e o contrato. Estes documentos devem ser lidos com atenção, de preferência, na companhia de um advogado que tenha experiência com franchising , antes de se comprometer com qualquer obrigação. A Circular contém informações sobre o tipo de negócio, pré-requisitos, regras, áreas de atuação, taxas a serem pagas, investimento e fornecedores. Este documento define o que é a microfranquia que você está comprando, seus direitos e obrigações. Relação com microfranqueados A participação e relação entre franquia e franqueado deve ser esclarecida desde o primeiro momento. Veja, de forma resumida, a responsabilidade de cada parte em uma rede de franquias: Franqueadora Desenvolvimento e atualização do conhecimento e das técnicas de gestão e operação do negócio, assim como dos produtos e serviços do negócio; Aplicar treinamentos para a rede de microfranquias, desde que previsto na Circular e no contrato; Cuidar do marketing da marca e divulgação em nível nacional; Oferecer consultoria de campo, por meio de visitas periódicas às microfranquias e contatos à distância, para apoio e suporte; Acompanhar o mercado, avaliar tendências, gerar informações relevantes para a rede e tomar decisões estratégicas que permitam a rede manter diferenciais competitivos. Franqueados ou microfranquias Implantar sua unidade franqueada; Participar de todos os treinamentos realizados pela franqueadora; Cuidar da equipe de sua unidade franqueada; Operar sua unidade; Fazer a gestão da unidade; Pagar as taxas previstas (inicial ou de franquia, royalties, marketing e outras); Fazer a divulgação local de sua unidade, assim como participar das campanhas de marketing da rede; Cuidar da imagem da marca em sua região de atuação. Capacitação e conhecimento sobre a microfranquia É importante que haja um tratamento inicial para que você possa se preparar para lidar com o novo negócio. Por isso, verifique como e quando ocorrem treinamentos e capacitações da franquia para se programar; Um material de apoio com informações, como um manual sobre a franquia, deve ser repassado ao franqueado; Outro ponto é importante é a capacitação da equipe, caso exista, os colaboradores precisam estar por dentro das tendências do setor em que atuam para trazer inovação para o negócio. Suas expectativas com o negócio Para não se frustrar com a realidade do seu novo negócio, você precisa entendê-la antes de iniciar esta caminhada. É muito comum que um franqueado crie expectativas que não serão atendidas pela franquia por falta de informação. Renda do negócio X nível de vida do franqueado Avalie o quanto a microfranquia poderá lhe gerar de renda e se isso supera seus gastos pessoais ou de família; Até se desenvolver, é normal que o lucro da empresa seja baixo ou que se tenha algum prejuízo. Promessas da franqueadora X o que será oferecido na prática Todos os benefícios e qualquer suporte prometido pela franquia deve ficar claro para as duas partes, para que não ocorram enganos quanto a isto. Uma boa maneira é verificar a circular da empresa, onde tudo deve constar antes de ser fechado o contrato. Risco de perda de capital investido X segurança de um emprego Numa franquia, como em qualquer outro negócio há o risco de se perder dinheiro. No entanto, com uma microfranquia as chances de sucesso são bem maiores por não partir do zero, mas existe o risco de não dar certo; O microfranqueado deve estar ciente disto e se dedicar para que seu trabalho possa render. O segredo é dedicação. Lista de perguntas para você fazer para a microfranquia Quantas unidades próprias a franqueadora tem e há quanto tempo existe? Qual a estrutura da franqueadora voltada para atendimento e suporte aos microfranqueados? Quantas unidades a franqueadora pretende abrir nos próximos anos e em quais cidades? Qual a regra de localização das unidades da rede? Qual a distância mínima que será respeitada para abertura de outras unidades da rede em uma mesma cidade? O microfranqueador poderá exercer outras atividades profissionais além da franquia ou terá que se dedicar exclusivamente? Em quais horários ela deve funcionar? Quais os tipos de suporte que serão oferecidos pela franquia ao microfranqueado? Existe um fundo de marketing formado por taxas pagas pelo microfranqueado e como este dinheiro é aplicado? A marca faz vendas pela internet? Os microfranqueados têm algum envolvimento direto nestas vendas? Os microfranqueados também podem fazer vendas pela internet? Preciso contratar funcionários ou posso trabalhar sozinho? Qual o retorno do investimento no negócio (qual a estimativa de tempo em que eu devo recuperar o valor investido no negócio)? Se eu trabalhar todos os dias e me dedicar bastante, quanto eu posso faturar com a microfranquia, e quanto deve me sobrar de dinheiro pra levar pra casa no final do mês? Qual o valor total que eu vou precisar para abrir a microfranquia e me manter (a mim e à minha família – quando for o caso) até que eu consiga viver do lucro do negócio? Eu tenho que ter todo o dinheiro necessário para abrir a microfranquia ou posso pegar empréstimos? O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.