this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo
Empresas de Açailândia se reposicionam no mercado com apoio do Sebrae
Empreendimentos receberam visita do diretor superintendente da instituição no estado, Albertino Leal, que conferiu as inovações e resultados implementados

Ratificando o compromisso com o desenvolvimento dos pequenos negócios da Pré-Amazônia Maranhense, o diretor superintendente do Sebrae estadual, Albertino Leal, conheceu, nesta segunda-feira (10), as instalações de empresas localizadas na cidade de Açailândia. Os empreendimentos, em algum momento de suas atividades, usufruíram de soluções do portfólio da instituição, reposicionando suas marcas, produtos e serviços fazendo uso da criatividade, conhecimento e inovação.

Na visita do diretor à região, empreendimentos como o Alambique Vale do Açaí, Knolas Facas Artesanais, Agroindústria Açaí Expresso/Real Fruity Brasil e Mamute Brasa foram visitados com objetivo de estreitar o relacionamento institucional com os donos desses pequenos negócios, ouvir sugestões de melhoria no atendimento e apurar informações sobre as soluções Sebrae, após serem aplicadas em suas empresas.

Durante as visitas, o superintendente destacou o trabalho do Sebrae para assegurar os melhores resultados nos ambientes de negócios, de forma contínua e de acordo com a necessidade de cada empreendimento.

“O Sebrae ajuda a transformar sonhos em realidade. Ficamos muito felizes ao ver uma cultura empreendedora forte, empreendimentos se desenvolvendo, expandindo, porque quando nossos pequenos negócios se desenvolvem, a cidade se desenvolve e a economia se movimenta. Por todo o nosso estado, temos levado inovações do Sebrae e estes empreendimentos que visitamos hoje são casos de sucesso aqui em Açailândia e refletem também o nosso trabalho “, pontuou.

Empreendimento de sucesso

Focada na produção de cachaça artesanal, a empresa Vale do Açaí, pretende avançar nesse mercado. Uma das medidas é o aumento da produção diária de aguardente para 550 litros e o rótulo das garrafas. A cachaça, o produto final, será padronizada para o teor alcoólico de 40%, tornando-a com sabor ‘macio’ e suave.

Outra empresa que teve soluções Sebrae implementadas é Knolas Facas, fundada em 2017 e que utiliza aço reciclado na criação de peças artesanais. São produtos exclusivos feitos à mão, a exemplo de facas, facões e machados. Por serem peças únicas, a produção semanal gira em média de 10 unidades.

Genuinamente açailandense, a Agroindústria Açaí Expresso/Real Fruity Brasil teve acompanhamento do Sebrae desde a criação, há 11 anos, quando era uma lanchonete, continuando na ampliação dos negócios com a implantação da fábrica. Atualmente, a empresa participa do Comércio Brasil e se prepara para exportar seus produtos.

Nesta cartela de cases de sucesso visitados pelo superintendente Albertino Leal também está a Mamute Brasa. O que iniciou sendo uma batataria, após consultoria do Sebrae, a empresa se reposicionou no mercado e, hoje, oferece aos clientes novos produtos, a exemplo do hambúrguer artesanal.

Emocionado, Alisson Ferraz, dono da Mamute, agradeceu o apoio do Sebrae na realização do sonho de empreender e expandir a empresa. “Vocês foram fundamentais na construção desse nosso sonho e não pararemos por aqui! Temos mais planos, inclusive já pensamos em ser uma franquia”, mencionou o empresário.

INOVAÇÃO

Aproveitando a visita do diretor superintendente, a regional do Sebrae em Açailândia apresentou o terceiro ciclo do programa Cidade Empreendedora ao prefeito de Açailândia, Aluísio Silva, vereadores, secretários municipais e representantes do Sistema Fiema e da Associação Comercial da cidade.

Durante a reunião, Albertino Leal destacou a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento dos pequenos negócios locais, explicando que o novo ciclo do Cidade Empreendedora 2023-2024 tem como foco o agronegócio e a educação empreendedora, dentre outras vertentes de atuação, por meio de ferramentas empreendedoras de fomento ao empreendedorismo local, gerando emprego e renda aos municípios. Ao final do encontro, foi assinado, pelo prefeito Aluísio Silva, um termo de intenção de adesão ao programa que, posteriormente, será contratado oficialmente.

Ainda em sua visita à Pré-Amazônia Maranhense, o diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal, participou de uma reunião agendada com outras instituições públicas e privadas para discutirem a proposta de criação do Ecossistema de Inovação de Açailândia, que terá atuação junto a empresas, instituições, universidades e sociedade em geral. O protocolo de intenções do ecossistema está em fase de consolidação e contempla pilares como o de educação, políticas públicas e conexões facilitadas.

De forma organizada, o Ecossistema já realiza ações há um ano, a exemplo da Fábrica de Inovação do IFMA e reuniões de planejamento. Além disso, está em fase de implantação um HUB de Inovação, que deve funcionar no Mercado Público de Açailândia.

As instituições envolvidas com o Ecossistema de Inovação de Açailândia são: Sebrae, Senai, Favale, UemaSul, Associação Comercial e Industrial de Açailândia, Câmara de Dirigentes Lojistas de Açailândia, Sindicato do Comércio Varejista de Açailândia, OAB de Açailândia, Prefeitura de Açailândia e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?