Quer oferecer pratos sem insumos de origem animal? Veja as melhores dicas para se adaptar aos novos hábitos e conquistar mais clientes no seu estabelecimento!

Você sabia que a alimentação vegana e vegetariana é uma tendência para o mercado de bares e restaurantes no Brasil? No país, quase 15% das pessoas declaram-se vegetarianas, de acordo com esta pesquisa do IBOPE em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). São 30 milhões de consumidores em busca de estabelecimentos com pratos sem carne ou produtos de origem animal.
Pensando nisso, este conteúdo mostra o que é, afinal, a alimentação vegana e vegetariana, listando as diferenças entre as duas dietas. Além disso, o material explica por que investir em um negócio focado nesse público e dá dicas para o empreendedor oferecer alimentação sem carne e produtos de origem animal.
Continue a leitura e descubra mais sobre o tema!
Afinal, o que é alimentação vegana e vegetariana?
Respondendo à questão, o vegetarianismo é um tipo de dieta em que predominam produtos de origem vegetal, ovo, leite e queijo. Já a alimentação vegana evita qualquer contato com produtos de origem animal, motivo pelo qual, diferentemente dos vegetarianos, não consomem mel, leite, ovos e outros insumos dessa natureza.
Quais são as diferenças entre a alimentação vegana e vegetariana?
O veganismo, diferentemente do vegetarianismo, é uma filosofia de vida na luta pelos direitos dos animais. Por isso, os veganos estão associados ao grupo de vegetarianos estritos, mas também incluem no seu dia a dia bandeiras éticas como o fim da exploração animal em zoológicos, rodeios e circos, além do boicote a produtos testados em animais, por exemplo.
Os vegetarianos removem do cardápio todos os tipos de carne, incluindo nessa lista frutos do mar, como peixes e camarões. A dieta se divide em:
- ovolactovegetarianismo, em que predomina o consumo de produtos de origem animal, a exemplo de leite e derivados, sendo proibida a alimentação à base de carne;
- lactovegetarianismo, em que são liberados produtos de origem animal, como leite e derivados, mas proibido o consumo de carnes e ovo;
- ovovegetarianismo, em que o cardápio é composto por vegetais e ovos, mas são excluídos os produtos lácteos e a carne;
- vegetarianismo semiestrito, que exclui quase todos os alimentos de origem animal, com exceção do mel;
- e vegetarianismo estrito, com restrição a alimentos de origem animal, sejam ovos, laticínios e mel, além, é claro, da carne.
Por que investir em um negócio para alimentação vegana e vegetariana?
O número de brasileiros que se declaram vegetarianos corresponde à população da Austrália e da Nova Zelândia juntas, segundo o mesmo levantamento do IBOPE e da SVB. Além disso, 55% das pessoas no Brasil afirmam que consumiriam mais produtos veganos se isso estivesse explícito no rótulo dos produtos e nas informações dos pratos.
Por outro lado, a pandemia de Covid-19 aproximou as pessoas da cozinha e aumentou a curiosidade pela origem dos insumos. Nesse sentido, um estudo da Universidade de São Paulo mostra que o período pandêmico também foi marcado por uma mudança de hábitos alimentares, já que muita gente começou a consumir produtos naturais, deixando de lado os industrializados e os ultraprocessados.
Para aproveitar o novo perfil de consumidor, mais preocupado com a origem dos insumos e consciente da importância de uma alimentação sem carne e produtos animais, o empreendedor deve buscar se adaptar ao cenário, incluindo opções veganas e vegetarianas no cardápio.
Portanto, investir em um negócio com opções veganas e vegetarianas, além de aumentar e diversificar o público-consumidor, também impacta o posicionamento da sua marca no mercado competitivo, uma vez que a alimentação natural, com consciência social e ambiental, é uma meta para empresas que querem crescer de maneira sustentável.
Como oferecer alimentação vegana e vegetariana no seu negócio?
Até aqui, você soube qual é a diferença entre a alimentação vegana e a vegetariana e por que oferecer esse tipo de dieta alimentar no seu estabelecimento. Mas a pergunta que fica é como viabilizar essa mudança no cardápio, incluindo opções deliciosas sem carnes e outros produtos de origem animal. Veja as dicas a seguir!
1. Entenda o seu público e adapte-se ao perfil de consumo
O primeiro passo para ter sucesso com a oferta de alimentação vegana e vegetariana no seu estabelecimento é pesquisar o perfil e os hábitos do público-consumidor.
Essa etapa é importante para o empreendedor definir, por exemplo, o que oferecer no cardápio, como precificar as novas opções e que ações de marketing incluir no planejamento, garantindo a fidelização do cliente e a venda dos pratos sem insumos de origem animal no seu negócio.
2. Destaque as opções veganas e vegetarianas no cardápio
Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre a origem dos alimentos e a necessidade de reduzir o consumo de carne e produtos de origem animal.
Por isso, ao apostar em opções veganas e vegetarianas, o estabelecimento deve dar destaque aos novos pratos no cardápio, facilitando a visualização das ofertas e melhorando a comunicação entre o cliente e a equipe de atendimento.
3. Cadastre o seu negócio na lista de restaurantes veganos e vegetarianos
Apesar de ser uma tendência no mercado da alimentação, não são todos os estabelecimentos que oferecem opções de comidas e bebidas para o público vegano e vegetariano.
Nesse sentido, ao aderir ao novo perfil de consumidor, o estabelecimento deve participar de listas oficiais, que circulam entre pessoas que não consomem carne e insumos de origem animal e estão buscando negócios que se adequem à sua dieta e filosofia de vida.
4. Diversifique os tipos de proteína nos pratos
Muitas pessoas estão conscientes sobre o efeito nefasto de consumir ingredientes de origem animal, mas nem sempre querem abdicar do sabor e da textura desses insumos.
Sendo assim, é fundamental ter opções no cardápio que diversificam a fonte de proteína, a começar pelo versátil tofu, que pode ser marinando em temperos ou acrescido a cremes e ricotas (esta última opção focada, apenas, na dieta vegetariana).
Outras opções para diversificar as proteínas são as chamadas "carnes fakes", produzidas com soja e glúten, e o tempeh, um produto fermentado da soja. Esses insumos atraem, fortemente, os consumidores veganos e são um diferencial para negócios que querem produzir comida saborosa e acessível a todos os públicos.
5. Aposte na variação de legumes
Os legumes são a base da cozinha vegana e vegetariana, motivo pelo qual o estabelecimento deve incluir no cardápio opções com berinjela, batata, tomate, cenoura e abobrinha, por exemplo, que podem ser grelhadas, assadas no forno com azeite ou simplesmente douradas na frigideira.
Após o cozimento dos legumes, o chefe pode usar o alimento em diversos preparos, como no recheio de panquecas (dispense o leite e os ovos da receita vegana e vegetariana), sanduíches e tapiocas. A aposta tem tudo para ser um sucesso com o público!
6. Crie pratos com diferentes leguminosas
A comida saudável e equilibrada deve incluir leguminosas, seja feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico. O motivo é que esses insumos são ricos em ferro e proteína vegetal, além de terem um preço muito acessível para o empreendedor.
A partir dos feijões e de outros grãos disponíveis na natureza e no mercado, você consegue criar pratos com alimentos cozidos ou em forma de hambúrguer, faláfel, pastas e recheios salgados. Dá água na boca, não é?
Igualmente, leguminosas, como o feijão e a lentinha, após serem cozidas, são muito fáceis de amassar, o que torna esses produtos muito versáteis na hora de elaborar o cardápio vegano e vegetariano.
7. Ofereça prato executivo vegano e vegetariano
Engana-se quem pensa que as opções veganas e vegetarianas devem ser, necessariamente, muito elaboradas e com um alto custo de produção. Na verdade, quem consome esse tipo de comida precisa de pratos que atendem a diferentes necessidades, desde item para o dia a dia até receitas mais sofisticadas.
Desse modo, se você quer atrair o público vegano e vegetariano, ofereça, também, um prato executivo, com alto valor nutritivo e a um preço que cabe no bolso e na rotina da pessoa que não consome carne e outros ingredientes de origem animal.
8. Qualifique a equipe para atender à demanda
Antes de oferecer opções veganas e vegetarianas no cardápio do seu estabelecimento, é crucial qualificar a equipe de atendimento para lidar com as especificidades desse público.
A qualificação do pessoal facilita o contato entre o estabelecimento e o cliente, reduzindo possíveis erros na anotação dos pedidos e, sobretudo, na realização dos preparos, a exemplo do uso de manteiga e queijo em pratos veganos, ou a preparação de caldos com aparas de carne destinados a pessoas vegetarianas.
Dessa maneira, o estabelecimento atende à necessidade do consumidor, mostrando que está aberto a se adaptar ao novo perfil de consumo. Ao final, o resultado não poderia ser melhor: satisfação do cliente e alta rotatividade dos pedidos, combinação imperdível para o sucesso e a expansão das operações!
Neste conteúdo, você entendeu quais são as melhores práticas para oferecer a alimentação vegana e vegetariana no seu estabelecimento. Portanto, entenda qual é o perfil do seu cliente e esteja sempre aberto às sugestões do público para incluir no seu bar ou restaurante opções deliciosas sem uso de carne e outros insumos de origem animal.
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Quando mais pessoas conhecem os serviços oferecidos, o fluxo aumenta e, com ele, o lucro do salão de beleza. Mas nem toda estratégia traz resultados. Para que o investimento valha a pena, é importante escolher os canais certos e ter um plano bem estruturado. As redes sociais são ótimas para isso! Publicar conteúdos que mostrem os resultados dos atendimentos gera interesse. Por exemplo, vídeos curtos, antes e depois, e depoimentos reais passam confiança e despertam a vontade de experimentar. Mas não basta apenas postar para ter presença online, a interação também faz toda a diferença. Portanto, responder mensagens rapidamente, tirar dúvidas e criar enquetes ajudam a manter o público engajado. Por fim, oferecer promoções estratégicas também pode contribuir para aumentar o lucro do seu salão de beleza. Por exemplo, descontos para horários de menor movimento evitam cadeiras vazias. Combinar serviços em pacotes incentiva a venda de tratamentos que muitos clientes ainda não conhecem. Uma ideia interessante é criar combos sazonais, aproveitando datas comemorativas para atrair mais pessoas. Como as parcerias estratégicas podem impulsionar o lucro do salão de beleza? Parcerias bem escolhidas aumentam a visibilidade do salão e trazem clientes sem grandes investimentos em publicidade. Essa estratégia pode ser um caminho para fortalecer o lucro do salão de beleza, principalmente para quem está começando ou quer expandir o negócio sem precisar gastar muito com anúncios pagos. Trabalhar com influenciadores locais é um bom exemplo. Quando pessoas conhecidas divulgam serviços de beleza, o público se sente mais seguro para testar. Mas é importante escolher parceiros que realmente conversem com o perfil do salão. Muitas vezes, um micro influenciador da região gera mais resultados do que alguém com milhares de seguidores, mas sem conexão com o público-alvo. Outra opção é se unir a estabelecimentos que atendam o mesmo perfil de cliente, como academias, lojas e clínicas. Parcerias assim criam um fluxo natural de indicações. Um exemplo seria oferecer um desconto especial para quem treina em determinada academia ou criar pacotes exclusivos para clientes de uma clínica estética. Programas de indicação também funcionam bem. Oferecer benefícios para quem trouxer novos clientes aumenta o movimento e fideliza quem já conhece o espaço. Pode ser um desconto, um serviço gratuito ou um brinde. Quando as conexões certas são feitas, o faturamento cresce naturalmente, sem precisar investir tanto em publicidade tradicional. Por fim, aumentar o lucro do salão de beleza envolve uma combinação de estratégias bem planejadas, desde a gestão eficaz até a adoção de boas práticas de marketing e parcerias. Ao entender os desafios e corrigir os erros comuns, é possível criar um ambiente que favoreça o crescimento constante. Com dedicação e as abordagens certas, você pode alcançar o sucesso desejado e ver o lucro do salão de beleza crescer de forma sustentável. Se você quer melhorar a gestão e aumentar o lucro do seu salão de beleza, entre em contato com o Sebrae-PE. Nós oferecemos orientação personalizada e suporte para ajudar você a transformar seu negócio.
Mon Mar 31 14:35:48 BRT 2025
As 7 franquias mais rentáveis para investir
Você sabe quais são as franquias mais rentáveis nas quais vale a pena apostar? Investir em um novo negócio pode ser um grande desafio, principalmente se você não tem experiência nesse universo. Entretanto, existem modelos empresariais, como as franquias, que já "entregam", pelo menos, 50% do caminho andado — especialmente no quesito de ter uma marca preestabelecida. A verdade, porém, é que é preciso saber escolher aquelas que não só já têm um modelo de negócio pronto, mas que também podem trazer uma certeza maior de retorno para o empreendedor. Nesse sentido, é importante destacar que existe um bom número no mercado para se conhecer, caso esse seja o principal requisito. Neste texto, vamos apresentar quais são as franquias mais rentáveis nas quais investir e por que esse formato é tão interessante! Continue a leitura! O que é uma franquia? Conhecida como parte essencial do sistema de franchising, uma franquia é um formato de negócio em que os direitos de uso da marca e do modelo de operação são concedidos para outra pessoa, ou seja, para um franqueado. Dessa forma, ele passa a ter o direito de utilizar a marca e de abrir o seu estabelecimento na região, recebendo parcialmente os lucros alcançados. Quais são as franquias mais rentáveis para investir? O modelo de franquia não é nenhuma novidade no mercado. No Brasil, a primeira empresa a implementar esse sistema foi a Yázigi Internexus, em 1950. No entanto, ao longo das décadas, existiram muitos níveis de negócios desse tipo e alguns conseguiram se estabelecer como marcas de sucesso — não só no país, mas internacionalmente. Nesta seção, separamos alguns desses nomes para você conhecer. Confira! 1. O Boticário O Boticário é uma das marcas de cosméticos e perfumaria bastante conhecidas no mercado. Ela está atuando há mais de 35 anos no setor e conseguiu se tornar um nome bem estabelecido quando o assunto envolve as franquias de beleza, principalmente por abrir lojas em pequenos bairros de diferentes cidades. O investimento inicial é de, em média, R$ 85.000 a R$ 1.350.000. O retorno, por sua vez, começa a chegar entre 18 e 36 meses. 2. McDonald's Trata-se de um bom exemplo de uma franquia rentável e também de alcance internacional — estando presente em 119 países. Existe um McDonald's em cada região do mundo e essa é uma marca que precisa de pouca apresentação. Todo mundo conhece a rede de fast food e, é claro, os seus lanches. No Brasil, a responsabilidade pelo gerenciamento da rede é da Arcos Dourados, que cuida da marca em toda a América Latina. O investimento total é de R$ 2.500.000. 3. Orthodent Como uma boa representante do setor de saúde, a Orthodent é uma das redes mais rentáveis do mercado brasileiro. Ela não é uma franquia antiga — tem quase dez anos — e, apesar de o foco ser voltado às clínicas odontológicas tradicionais, oferece um modelo que vai além em termos de serviços. As franquias Orthodent podem abranger diferentes especialidades, como estética dental, implantes, cirurgias, clínica geral, procedimentos estéticos etc. Além disso, a marca tem um sistema de marketing ativo, com assessoria e treinamentos para os seus franqueados, e também ajuda no projeto de arquitetura da clínica. O investimento inicial é de R$ 130 mil, com previsão de retorno em 12 meses e de rentabilidade de 45%. 4. Açaí Granola Esse é um exemplo de franquia que requer um investimento inicial menor, mas que gera uma boa rentabilidade. O ramo alimentício tende a ter uma durabilidade interessante, até por envolver itens de primeira necessidade. No caso do Açaí Granola, o principal produto são as receitas à base da fruta e nem é necessário haver um grande estabelecimento para começar a operar. O investimento inicial é de R$ 130.000, com 21% de rentabilidade ao ano. Além disso, o prazo de retorno vai de 12 a 16 meses. 5. Cacau Show Também pertencente ao ramo alimentício, nos últimos anos, a Cacau Show se especializou, tornando-se um dos grandes nomes nacionais quando o assunto envolve a produção de bombons e de barras de chocolate. Ela existe desde 1988, com a principal fábrica localizada em Itapevi, São Paulo, porém a marca só começou a investir em franquias em 2004. Quase dez anos depois, em 2015, já tinha 2.000 lojas, conquistando todas as regiões do país. O investimento total é de R$ 55.000 a R$ 205.700, com um faturamento médio de R$ 80.000. Além disso, a previsão de retorno é de oito a 24 meses. 6. Oggi Sorvetes Essa franquia está totalmente ligada com a fábrica de sorvetes Oggi, por isso, as suas lojas tendem a oferecer um misto de produtos da marca. São 750 unidades espalhadas pelo país e cada loja apresenta as doze linhas de produtos, divididas em 140 itens. O investimento inicial é a partir de R$ 40.000, com um prazo de retorno de até 15 meses. 7. Supermercado DIA% Como uma alternativa para quem busca minimercados ou, até mesmo, um supermercado para investir, o DIA% é uma boa oportunidade para obter retorno. Porém, destacamos que é preciso se preparar para investir, pois existem alguns custos, além do investimento inicial, que já gira em torno de R$ 600.000 a R$ 800.000. Essa quantia deve ser somada à taxa de franquia, de R$ 10.000, além do valor da publicidade, dos royalties e do material, que pode chegar a mais de R$ 4.000. O retorno da aplicação começa a aparecer entre 24 e 36 meses. Como investir em cada tipo de franquia? Para ajudá-lo a entrar nesse mercado de franquias, resolvemos separar algumas dicas que o farão pensar de uma maneira mais direcionada, principalmente para evitar erros na escolha da rede. Vamos lá?! Pesquise O primeiro passo pode parecer até um pouco clichê, mas a pesquisa não deve ser direcionada somente à rentabilidade ou à quantia inicial de investimento. Um aspecto muito importante para administrar uma franquia de sucesso é escolher uma rede que combine com o seu perfil de empreendedor. Trata-se, inclusive, de um contexto fundamental para a gestão da unidade, afinal, mesmo marcas de sucesso precisam que o empreendedor esteja alinhado com os seus os valores e com os seus objetivos. Então, nesse momento inicial, procure verificar as características do negócio, os benefícios oferecidos, se há algum treinamento, entre outros elementos. Avalie o mercado Agora que você já "olhou para dentro", é o momento de olhar para fora — isto é, de analisar o setor em que a rede de franquias está inserida. O que será importante é avaliar quais são os resultados para esse ramo, principalmente na sua região. Também verifique os fornecedores e o tipo de público. Será que na sua localidade há pessoas suficientemente interessadas? Em caso afirmativo, o que elas buscam com os produtos da franquia? É importante levar todos esses aspectos em consideração ao longo do estudo do nicho. Invista por setor Se você observar os dois passos iniciais, será bem mais fácil encontrar uma franquia que o agrade. Como será possível perceber, esse modelo organizacional existe em diferentes setores e envolve algumas condutas específicas no que diz respeito à sua administração, dependendo da área. Por isso, neste tópico, vamos elencar as melhores dicas de acordo com os segmentos. Confira! Alimentação Geralmente, as franquias de alimentação são as primeiras a serem procuradas e as mais fáceis de se investir. Via de regra, elas oferecem possibilidades de trabalho bastante extensas, como fast food, confeitaria, café, comida japonesa, alimentação vegana, padarias etc. Por isso, é importante que o empreendedor se identifique com o setor e já tenha uma área gastronômica em mente. Outra ação indispensável é escolher uma região de atuação em que exista um largo potencial de interesse por parte do público-alvo. Casa e construção Talvez esse seja um setor pouco comentado quando se pensa em franquias, mas é um segmento com uma interessante rentabilidade de longo prazo. As pessoas estão sempre precisando de materiais para construção e itens para a casa, mesmo que a intenção seja fazer uma simples reforma. Logo, o nicho está inserido em um mercado que está constantemente aquecido. Outra vantagem desse setor é que é viável tanto trabalhar ofertando serviços quanto vendendo produtos específicos, de forma que qualquer pessoa se torna um cliente em potencial. Moda Esse é um setor que tem demanda o ano inteiro e que ainda dá a oportunidade de o empreendedor acompanhar diferentes tendências do mercado. Atualmente, trata-se de um ramo que tem atuado em duas frentes: a tradicional — em lojas físicas — e a digital. No caso da segunda modalidade, existe a facilidade de não precisar dispor de um estabelecimento próprio para a comercialização de roupas. Elas podem ser armazenadas em um galpão e, quando necessário, transportadas para a casa do cliente assim que ele confirmar o pedido. Saúde, beleza e bem-estar Esses três setores podem ser considerados os mais rentáveis quando o assunto envolve redes de franquias. Para quem está buscando abrir um negócio próprio, trata-se de uma boa alternativa, pois o nicho atende a duas necessidades básicas das pessoas: ter saúde e se sentir bem. Além disso, é um segmento que ganha bastante destaque pela quantidade de oportunidades que oferece, desde clínicas odontológicas e de estética até a venda de cosméticos, incluindo a abertura de salões de beleza, entre outros estabelecimentos. Assim, são ramos que tendem a se adaptar a diferentes empreendedores e ainda oferecem boas chances de obter rendimentos satisfatórios. Ao longo deste post, você pôde conhecer as franquias mais rentáveis do mercado brasileiro. Vimos como determinadas marcas, a exemplo de O Boticário, Açaí Granola e Cacau Show, representam uma parcela lucrativa do sistema de franchising. Apenas não se esqueça de que, apesar de ser um modelo pré-pronto, esse tipo de negócio precisa de um bom conhecimento de gestão e de análise do mercado e também do que é oferecido pela franquia, além de uma eficiente pesquisa de público para ter bons resultados. Agora, aproveitando o gancho, leia o nosso post para conhecer mais a fundo a legislação que regulamenta o modelo de franquia! Uma coisa em comum entre as franquias citadas é que todas prestam muita atenção a um fator: O encantamento do cliente! Cliente encantado se torna multiplicador da marca e a defende com unhas e dentes. Confira o nosso vídeo sobre o assunto a seguir. Aproveite para se aprofundar no mundo das franquias!Se você está considerando investir em uma franquia, é fundamental entender não só quais são as opções mais rentáveis, mas também como garantir o sucesso da sua operação. Para ajudá-lo nessa jornada, preparamos dois materiais imperdíveis:
Sat Mar 29 00:02:13 BRT 2025
Parcerias estratégicas: como se aliar e ganhar mais no setor da beleza
Talento e dedicação são fatores que contribuem para o desenvolvimento de um negócio no universo da beleza. Mas, para crescer de verdade, é preciso ir além! Nesse caso, as parcerias estratégicas podem abrir portas, trazer novos clientes e fortalecer o nome da sua empresa no mercado. Imagine uma manicure indicando um cabeleireiro de confiança. Ou um tatuador fechando parceria com um estúdio de estética. Essas conexões têm o poder de gerar oportunidades e tornam os serviços oferecidos pelo seu negócio ainda mais completos. Quer saber como fazer isso do jeito certo? Vamos tratar neste conteúdo sobre como criar alianças que realmente impulsionam o sucesso. Continue lendo! O competitivo mundo da beleza O setor da beleza não para de crescer. Para você ter uma ideia, em 2024 esse mercado faturou 27 bilhões de dólares no Brasil, colocando o nosso país no 5° lugar de maior faturamento global nesse segmento. A tendência é que esse número cresça em 2025 e nos próximos anos. Esse dado abre uma grande oportunidade para os profissionais dessa área. Mas, também traz muita concorrência. Ou seja, por um lado esse crescimento significa mais opções para os clientes, mas também gera mais desafios para quem quer se destacar. Atrair e fidelizar pessoas tornou-se uma tarefa cada vez mais difícil, a concorrência está por toda parte. Nesse sentido, preços, qualidade e atendimento pesam na escolha do consumidor e quem não se reinventa pode acabar perdendo espaço. Portanto, pensar em novas formas de expandir o negócio vem se tornando cada vez mais importante. A parceria estratégica, por exemplo, surge como uma abordagem interessante para se diferenciar e oferecer produtos mais exclusivos para seus clientes. As parcerias estratégicas no setor de beleza Além de oferecer um diferencial competitivo, ter um parceiro estratégico pode abrir oportunidade para alcançar um público totalmente novo, ampliar a sua margem de atuação e, consequentemente, melhorar o faturamento do seu negócio. Mas, para isso acontecer, é necessário seguir algumas estratégias. Não adianta sair por aí procurando um parceiro sem antes considerar os fatores básicos de uma parceria de sucesso. É o que vamos detalhar nos próximos tópicos. Acompanhe! Escolha pessoas com objetivos parecidos Antes de fechar qualquer acordo, analise se o outro profissional compartilha valores e tem uma visão semelhante sobre o mercado. Iniciar um relacionamento com uma empresa que tem ideias totalmente opostas — além de não trazer resultado positivo — pode causar um grande desconforto e, até mesmo, inimizades. Por outro lado, escolher fazer parcerias estratégicas com empreendedores que têm os mesmos objetivos evita conflitos e fortalece o trabalho em equipe. Por exemplo, se você é especialista em cabelo para noivas e quer ampliar seus serviços, unir-se a um maquiador que também atua com esse tipo de público pode ser uma ótima ideia. Proponha um benefício real para os dois lados Uma parceria só funciona quando todos ganham, não é verdade? Então, apresente uma proposta clara, mostrando o que cada um pode oferecer e o que pode receber em troca. Pode ser o compartilhamento de clientes, a divulgação mútua ou até um espaço para atuar juntos. Enfim, o mais importante é que ambos saiam ganhando na parceria. Formalize o combinado Para evitar problemas no futuro, coloque tudo no papel. Mesmo que seja algo simples, um contrato garante que os acordos sejam cumpridos e evita mal-entendidos. Dessa forma, cada profissional sabe exatamente quais são suas responsabilidades e limites. Aumente o faturamento com serviços combinados Uma estratégia poderosa para quem quer crescer no setor da beleza é o cross-selling, ou venda cruzada. Isso significa oferecer serviços complementares para quem já é cliente. Isso funciona muito bem quando você tem um parceiro dentro do seu negócio. Vamos imaginar o exemplo de uma pessoa que agenda um corte de cabelo. Durante a conversa, você pode sugerir uma hidratação ou um design de sobrancelhas em parceria com o outro profissional que atua no seu salão de beleza. Assim, além de aumentar o valor do atendimento, a experiência do cliente se torna ainda mais completa. Os casos reais de parcerias estratégicas no setor da beleza Nós temos diversos casos de empresas e profissionais que se uniram para transformar o faturamento de seus negócios. Neste tópico, citaremos alguns para você entender como as parcerias estratégicas têm o potencial de elevar o patamar de lucratividade do seu negócio. Confira! Bruna Tavares e Kiss NY Em 2018, a influenciadora Bruna Tavares se uniu à Kiss NY para lançar uma coleção de unhas postiças. Foi a primeira vez que a marca trabalhou com uma criadora de conteúdo, e o lançamento na Beauty Fair, em São Paulo, atraiu uma multidão de fãs. A parceria ajudou a Kiss NY a expandir sua presença no Brasil e reforçou a credibilidade de Bruna no setor. A união da empresa com a influenciadora teve tanto sucesso que em 2024 elas anunciaram a fusão de seus negócios. Camila Coelho e Lancôme Outro exemplo de influenciadores se unindo a grandes empresas é o caso da Camila Coelho e a Lancôme. O projeto teve como objetivo o desenvolvimento de uma linha exclusiva de maquiagem. Assim, elas combinaram a sofisticação da marca francesa com o estilo e a influência digital de Camila, resultando em grande aceitação do público. Esses casos que envolvem grandes nomes da beleza servem como inspiração para você. Eles mostram como empresas ou profissionais podem se unir para criar produtos ou soluções completamente novas e oferecê-las ao mercado. As principais dicas para ampliar resultados e inovar no setor da beleza Para quem quer crescer e se destacar, algumas estratégias podem ser seguidas. Aqui estão ideias para potencializar os resultados e atrair mais clientes em suas parcerias estratégicas: ações de marketing em conjunto: criar campanhas promocionais com parceiros ajuda a alcançar um público maior e reforça a credibilidade de todos os envolvidos; promoção cruzada: indicar os serviços do parceiro em suas redes sociais, site ou espaço físico faz com que os clientes conheçam novas opções e gera mais vendas para ambos; eventos exclusivos: realizar workshops, lançamentos de produtos ou experiências VIP para clientes selecionados cria um diferencial e fortalece a relação com o público; Presença digital compartilhada: criar conteúdos em parceria, como lives, vídeos e postagens conjuntas, amplia o alcance e engaja diferentes audiências. Para finalizar, é importante ter em mente que crescer sozinho no setor da beleza — apesar de ser possível — pode ser muito desafiador. Portanto, as parcerias estratégicas abrem portas para novas oportunidades, aumentando o alcance da sua empresa e fortalecendo a credibilidade do seu negócio perante o mercado. O melhor parceiro que você pode ter é aquele que vai pegar na sua mão e conduzir o seu negócio pelo melhor caminho. Então, entre em contato com o Sebrae/PE e venha firmar a sua primeira parceria de sucesso.
Fri Mar 28 14:56:31 BRT 2025
Programa de formatação de franquias está com inscrições abertas
Já pensou em transformar a sua empresa em uma franquia? Ou crescer por meio do francising e escalar o seu negócio? Se a sua resposta é sim, prepare-se! O Sebrae Pernambuco realizará um programa de formatação para 5 (cinco) empresas do estado, com um acompanhamento de 5 meses para implementação do processo de formatação, contemplando as seguintes fases: 1) Diagnóstico e estudo de franqueabilidade;2) Plano de expansão;3) Programa de gestão de rede;4) Elaboração de manuais. O programa é voltado para empresas de Pernambuco que estejam no estágio de expansão e que apostam no modelo de franquia para crescer. Quando? Inscrições até 28 de fevereiro de 2025. Quanto custa? R$ 50.000,00 -> O Sebrae subsidia a maior parte do valor total do programa e você, empresário e empresária, terá um custo total de R$ 10.500,00 O programa é realizado pelo Sebrae em parceria com a Player Franchising, que tem como CEO o especialista em franquias Raphael Mattos, referência nacional no segmento. Ficou interessado? INSCREVA-SE
Tue Feb 11 10:27:54 BRT 2025
Turismo de negócios: saiba como atrair e fidelizar clientes
O segmento de turismo é muito amplo e inclui os mais variados tipos de clientes. Nesse cenário, nós temos o turismo de negócios, uma modalidade que fatura bilhões todos os anos e tem uma forte tendência de crescimento para o futuro. Com o aumento da globalização, as empresas estão buscando cada vez mais oportunidades fora dos limites de seus estados e até mesmo do país. Isso abre um leque de possibilidades para novos serviços e soluções personalizadas a serem oferecidas para esses consumidores. Neste artigo, vamos explicar o funcionamento do turismo corporativo, seus benefícios e como oferecer a melhor experiência para seus clientes, conforme as tendências do setor. Acompanhe! O que é o turismo de negócios? Como o próprio nome sugere, esse é um serviço que envolve a organização de viagens e eventos que têm objetivos profissionais. Nesse caso, pode ser uma convenção fora da cidade ou do país, confraternizações, seminários, entre outros. Esse tipo de serviço é considerado um dos pilares da indústria de turismo. Segundo dados oficiais do governo brasileiro, em 2023 o mercado bateu um recorde, fechando o ano com um faturamento de R$ 13,5 bilhões. Logo, é uma área que pode proporcionar uma excelente oportunidade de crescimento e expansão para a sua empresa. Quais são as vantagens de trabalhar com turismo de negócios? Se você deseja atuar com o turismo corporativo, saiba que é possível obter muitos benefícios. As vantagens que listamos abaixo impactarão positivamente seu faturamento e a lucratividade. Confira! Possibilidade de obter demanda contínua As viagens de lazer, que você também pode explorar, dependem muito dos períodos de alta temporada, como férias e feriados. Por outro lado, o turismo de negócios acontece durante o ano todo. Diariamente, empresários e colaboradores estão cruzando o país para participarem de reuniões, feiras e eventos corporativos. Isso permite que a sua empresa tenha um fluxo constante e regular de clientes, sem depender da sazonalidade dos meses do ano. Ticket médio elevado Geralmente, quem viaja a negócios não faz as reservas de hotel ou compra de passagens com tanta antecedência como as pessoas que viajam a lazer. Por isso, é comum que viagens corporativas tenham orçamentos maiores. Além disso, muitas empresas estão dispostas a investir um pouco mais para garantir o conforto e conveniência de seus colaboradores. Pacotes com preços elevados tendem a gerar uma rentabilidade maior para a agência ou organizadora do evento. Ampliação do portfólio de serviços Não há dúvidas de que atuar em inúmeras frentes de negócios pode ser desafiador e, em muitos casos, prejudicial para o negócio. Por outro lado, focar apenas no lazer limita bastante o seu potencial de faturamento. Nesse sentido, o turismo de negócios pode ser uma alternativa interessante. Esse segmento permite utilizar a estrutura que você já tem para ampliar — de forma controlada, sustentável e lucrativa — o seu portfólio de serviços. Quais são as principais tendências para o turismo corporativo? Estamos vivenciando um momento em que quase todos os ramos de atuação estão passando por mudanças significativas, proporcionadas pelas principais inovações tecnológicas e o aumento da exigência por parte dos usuários. Para atrair clientes e fidelizá-los, você precisa oferecer serviços que estejam alinhados às maiores tendências do setor de turismo de negócios. Saiba mais nos próximos tópicos! Locação de espaços para a promoção de eventos empresariais O turismo de negócios vai além de promover viagens. Atualmente, as empresas também procuram serviços que incluem o aluguel de espaços para a promoção dos eventos. Isso inclui salas de reuniões, auditórios, e áreas de workshops. Ou seja, esses clientes buscam ambientes flexíveis e facilmente adaptáveis às diversas necessidades que podem surgir. Conforto e bem-estar para colaboradores Outra tendência muito marcante é a preocupação com a experiência do usuário. As empresas estão mais exigentes quanto ao conforto, à comodidade e à segurança que são oferecidos aos seus colaboradores. Logo, o bem-estar do viajante deve ser uma prioridade no curto e médio prazo. Hotéis e serviços de transporte que oferecem camas de qualidade, poltronas espaçosas e um atendimento atencioso, ganham a preferência de empresas e profissionais. Facilidades e conveniência Com a correria do dia a dia, ninguém tem mais tempo a perder. Quem viaja a negócios ou está participando de algum evento não pode perder tempo travado com burocracias em hotéis, serviços de transporte ou na entrada de algum evento. Nesse sentido, soluções como check-in automático, translado facilitado e suporte durante toda a viagem são altamente valorizados pelos empresários e profissionais. Aqui também entra a importância do fornecimento de Wi-Fi de alta velocidade e equipamentos tecnológicos modernos que facilitam a vida do cliente durante a viagem. Flexibilidade A capacidade de adaptar pacotes e serviços às necessidades específicas de cada empresa ou viajante também é uma tendência em alta. Afinal, mudanças de última hora e solicitações personalizadas são muito comuns no turismo de negócios e você precisa estar pronto para atender a todas elas. Atividades de networking Por fim, para se destacar nesse mercado, atrair e fidelizar clientes, você precisa criar um ambiente que favoreça a troca de experiências e atividades de networking. Esses momentos permitem que os viajantes corporativos ampliem as conexões profissionais enquanto participam da viagem. Se as suas soluções oferecem essa oportunidade, é natural que os colaboradores associam sua empresa às boas oportunidades. Logo, sempre que precisarem de algum serviço relacionado ao turismo de negócios, eles recorrerão a você. Quais são as estratégias de marketing que podem ser utilizadas? O marketing para alcançar clientes no setor corporativo é bem diferente do turismo de lazer. O foco deve ser apresentar ao usuário todos os benefícios que a sua empresa pode oferecer e, principalmente, a forma como ela atende as demandas e tendências do setor. Isso pode ser feito com o uso do marketing digital, com plataformas já conhecidas pela maioria das pessoas, tais como Google Ads, Facebook, Instagram e até mesmo o TikTok. Mas, nesse caso, nós também temos que destacar o importante papel do LinkedIn. Essa rede permite à sua empresa se conectar diretamente com profissionais e empresários interessados no turismo de negócios. Ter um bom perfil pode contribuir bastante para o trabalho de marketing, facilitando a chegada de usuários interessados em seus serviços. A presença online deve ser o foco das estratégias do seu negócio. Mas o marketing tradicional também pode trazer bons resultados em seus esforços de divulgação. Você pode participar de feiras, workshops e outros eventos que contam com a presença de empresários de vários setores. Assim, é possível aumentar a visibilidade da sua marca, firmar parcerias e fazer networking. Conquistar o mercado do turismo de negócios é uma jornada que exige estratégia, inovação e atenção aos detalhes. É importante lembrar que você está lidando com clientes extremamente exigentes e que têm uma ampla rede de contatos. Prestar um bom serviço pode abrir portas para a chegada de novos consumidores, o que impactará diretamente no crescimento do seu negócio. Se você gostou dessas informações e tem interesse em ingressar nessa área, podemos ajudar! Entre em contato com o Sebrae/PE e comece hoje a conquistar o seu espaço no mercado.
Tue Dec 17 11:28:25 BRT 2024
UGC: como essa ferramenta pode aumentar seu engajamento nas redes?
A forma com que as empresas trabalham suas estratégias de marketing mudam quase que diariamente. Antigamente, a publicidade em revistas, jornais, rádio e TV dominavam toda essa área. Os anos se passaram e as redes sociais conquistaram seu espaço. Mas, ainda hoje, novas estratégias estão aparecendo. O UGC é um exemplo disso. Hoje as marcas estão incentivando seu público a criarem e compartilharem conteúdos sobre seus próprios produtos. O que tem potencializado o engajamento dessas empresas em um público específico das redes sociais. Neste artigo, mostraremos o conceito de UGC, como ele pode ser utilizado e o que esperar dos resultados desse tipo de estratégia. Continue lendo! O que é UGC? UGC é utilizado para designar o termo em inglês User-Generated Content, que traduzindo para o nosso idioma significa Conteúdo Gerado pelo Usuário. Basicamente, esse conceito abrange todo tipo de conteúdo – como textos, imagens, vídeos, avaliações e comentários – que é criado e compartilhado pelos próprios clientes ou usuários de uma marca, produto ou serviço, em vez de ser produzido diretamente pela empresa. Quais são os principais tipos de conteúdo gerados pelo usuário? Existem diversos tipos de conteúdo gerado pelo usuário (UGC), eles podem ser classificados em várias categorias, cada uma com seu impacto específico no marketing e na comunicação de uma marca. Nos próximos tópicos, mostraremos os principais. Veja! Avaliações e resenhas O primeiro e talvez mais comum tipo de UGC são as avaliações e resenhas. Os consumidores frequentemente compartilham suas opiniões sobre produtos ou serviços em sites de e-commerce, ou plataformas de avaliação, como Google Reviews e TripAdvisor. Essas resenhas desempenham um papel importante no processo de tomada de decisão de outros consumidores. Isso porque, eles fornecem uma visão autêntica e verdadeira da experiência de quem já usou o produto ou serviço. Posts e fotos nas redes sociais Outro tipo relevante de UGC são os posts e fotos nas redes sociais. Plataformas como Instagram, TikTok e Twitter estão repletas de conteúdo que os usuários compartilham espontaneamente sobre suas interações com marcas e produtos. Muitas vezes, esse tipo de conteúdo envolve fotos de consumidores utilizando ou exibindo produtos, criando um efeito de vitrine social que tem um grande poder de atrair novos clientes. Inclusive, as marcas frequentemente incentivam esse tipo de conteúdo por meio de hashtags dedicadas ou concursos, aproveitando a visibilidade orgânica gerada. Conteúdos em vídeo Os conteúdos em vídeos também são um tipo poderoso de UGC. Alguns exemplos são o unboxing, em que consumidores mostram o processo de abrir um produto recém-adquirido. Outro exemplo são os tutoriais, demonstrando todas as funcionalidades do item adquirido. Além desses dois exemplos, temos os vídeos de demonstração. Nesse caso, o usuário compra o produto e demonstra o seu dia a dia utilizando o item comprado. Plataformas como YouTube e TikTok tornaram os vídeos uma ferramenta extremamente eficiente para influenciar a opinião pública, especialmente em segmentos como moda, beleza e tecnologia. Testemunhos ou depoimentos de clientes Outro exemplo de conteúdo gerado pelo usuário é o testemunho em vídeos ou depoimentos em texto. Esses conteúdos são compartilhados por consumidores que falam diretamente sobre suas experiências pessoais com um produto ou serviço, muitas vezes destacando os benefícios que encontraram ou como determinada solução atendeu às suas expectativas. Esses depoimentos são frequentemente encontrados nos sites das próprias empresas ou em redes sociais, e possuem um grande valor para o marketing. Isso porque, eles humanizam a marca e criam uma conexão emocional com o público. Como são relatos autênticos são de pessoas reais, eles ajudam a construir credibilidade e confiança. Dessa forma, influenciando outros consumidores a considerar ou adotar a mesma escolha. Como os conteúdos gerados pelo usuário pode ser utilizado? Os conteúdos gerados pelo usuário (UGC) podem ser utilizados de diversas maneiras pelas marcas para fortalecer suas estratégias de marketing e melhorar a relação com o público. Um dos principais usos é como prova social. Avaliações, comentários e depoimentos autênticos fornecem um atestado de confiança para novos clientes, mostrando que outras pessoas tiveram experiências positivas com os produtos ou serviços. Outro uso importante do UGC é no desenvolvimento de conteúdo para anúncios. Ao incorporar imagens, vídeos ou comentários feitos por consumidores reais em campanhas publicitárias, as marcas podem criar anúncios mais autênticos e envolventes. Isso contribui para aumentar a eficácia das campanhas, pois o público tende a confiar mais em conteúdo gerado por seus pares do que em anúncios tradicionais criados pela própria empresa. Por fim, o UGC também pode ser usado como ferramenta de feedback. Analisar as avaliações e interações dos usuários permite que as empresas identifiquem oportunidades de melhoria, ajustem seus produtos ou serviços e respondam diretamente às necessidades dos clientes. Quais benefícios podem ser conquistados com o UGC? O UGC pode proporcionar benefícios significativos para a empresa em suas estratégias de marketing. Primeiro, ele aumenta a credibilidade da marca, já que o público tende a confiar mais em recomendações autênticas de outros consumidores do que em publicidade tradicional. Além disso, essa estratégia amplia o alcance orgânico nas redes sociais, promovendo maior presença digital sem altos custos de marketing. Outro benefício interessante é a potencialização no engajamento da comunidade de pessoas que seguem seus perfis. Isso ocorre porque o incentivo pela criação de conteúdos por parte dos consumidores fortalece o relacionamento da sua empresa com o público que ela atinge. Por fim, o UGC oferece feedback de grande valor para as empresas. Assim, ajudando-as a entender melhor as necessidades dos clientes e melhorar seus produtos e serviços. Quais são os principais exemplos de uso do UGC? Várias empresas utilizam o conteúdo gerado pelo usuário como parte de suas estratégias de marketing. Um exemplo famoso é a Coca-Cola com a campanha "Share a Coke". Nesse caso, a marca incentivou consumidores a compartilhar fotos de garrafas personalizadas com seus nomes nas redes sociais. A ideia inicial era inserir apenas 150 nomes de homens e mulheres nas garrafas e latas. Mas, a ideia deu tão certo que se espalhou em mais de 80 países. Consagrando-se como uma das maiores campanhas de UGC da história. A GoPro também é conhecida por promover UGC ao encorajar seus clientes a postar vídeos de suas aventuras gravadas com as câmeras da marca. Assim demonstrando a qualidade e versatilidade do produto. Outra empresa que usa UGC de maneira eficaz é a Starbucks, que frequentemente incentiva seus clientes a compartilharem fotos criativas de seus pedidos personalizados, especialmente em épocas de lançamentos sazonais, como o famoso Pumpkin Spice Latte. Por fim, a Airbnb aproveita o UGC ao exibir fotos e avaliações autênticas feitas por hóspedes. Assim, mostrando experiências reais em suas acomodações e gerando confiança para futuros clientes. Concluindo, podemos afirmar que o uso de UGC é uma estratégia poderosa para empresas que buscam aumentar a confiança, engajamento e visibilidade de sua marca. Ao aproveitar a autenticidade das recomendações e experiências de seus clientes, é possível fortalecer sua reputação e criar uma comunidade ativa e engajada. Gostou deste artigo? Que tal agregar ainda mais conhecimentos sobre esse assunto? Separamos um post especial para você que chegou até aqui. Nele, mostramos 4 dicas para usar o conteúdo do seu cliente nas suas mídias sociais.
Sat Nov 30 00:01:05 BRT 2024
Entenda o impacto das novas gerações no comportamento de compra
O comportamento de compra dos consumidores é sempre moldado pelos hábitos das novas gerações que vão surgindo com o passar do tempo. Nesse sentido, os valores, expectativas e modos de consumir mudaram de forma intensa e contínua nos últimos anos. Gerações como a Z e os Millennials trazem consigo um perfil mais crítico, consciente e digitalizado. Essas pessoas impulsionam o mercado a adaptar suas estratégias para atender a um público que valoriza questões como a autenticidade, a transparência e o impacto social e ambiental das marcas. Com este conteúdo, temos o objetivo de mostrar os impactos que essas novas gerações proporcionam aos hábitos de compra e como você pode se adequar. Acompanhe! A evolução do comportamento de compra das novas gerações Antes de entender os fatores que provocam as mudanças do comportamento de compra das novas gerações, é importante conhecer a evolução desse processo. Na realidade, esse cenário continua passando por mutações, sendo moldado especialmente pela Geração Z, que são as pessoas que nasceram entre o final da década de 90 e o ano de 2010. Esses potenciais consumidores cresceram em um mundo digitalizado e, diferentemente das gerações anteriores — que foram se adaptando às novas tecnologias — a Geração Z já nasceu conectada. Sua interação com marcas e produtos acontece, na maioria das vezes, em ambiente online e por meio de dispositivos móveis. Além disso, esses jovens tendem a ter um olhar mais crítico, valorizando empresas que realmente manifestam preocupação com causas sociais e ambientais e que são transparentes em suas práticas. Eles também buscam inovação e experiências autênticas, interagindo com conteúdos dinâmicos como vídeos curtos e engajando-se diretamente nas redes sociais. Vivendo em um mundo onde a informação é imediata, a Geração Z quer rapidez, conveniência e uma experiência de compra que seja integrada e sem barreiras. Os impactos das novas gerações no comportamento de compra Agora, explicaremos cada um dos fatores que geram as mudanças no comportamento de compra das novas gerações. Confira! Tecnologia Sem dúvida, a tecnologia é um dos fatores mais importantes nas mudanças do comportamento de compra das novas gerações. A Geração Z e, até mesmo a anterior, Millennials, são pessoas que vivem conectadas. Eles utilizam a internet como seu principal meio de comunicação. Se você fizer uma pergunta complexa a uma pessoa de alguma dessas gerações, a primeira ação dela será pegar um smartphone e buscar a resposta na internet, o que também é percebido no consumo. Esses consumidores têm o hábito de procurar produtos e serviços na internet, antes mesmo de ir até o mercado tradicional. Para alcançar essa audiência, as empresas precisam investir em presença digital. Assim, é importante ter bons perfis nas redes sociais, sites, e-commerce e fazer um bom trabalho de marketing digital. Graças a tecnologia, adotar essas ações já não é mais um desafio. Atualmente, é possível oferecer uma experiência interativa e personalizada na internet para conquistar a atenção desse público. Consumo consciente As novas gerações têm se preocupado muito com o impacto de suas escolhas. Com isso, elas tendem a dar preferência para marcas que adotam práticas mais éticas, transparentes em suas ações e têm um apelo à sustentabilidade. Ou seja, o consumo consciente é uma prioridade e as novas gerações estão bem atentas às empresas que, efetivamente, adotam essas práticas. Portanto, implementar ações simples como, reduzir a pegada de carbono, utilizar embalagens ecológicas ou, até mesmo, apoiar iniciativas sociais se tornam fatores diferenciais na hora da compra. Experiência omnichannel Omnichannel significa integração de vários canais, que podem ser de comunicação, vendas ou pagamento. Esse tipo de experiência tem se tornado uma exigência para as novas gerações. Afinal, esses consumidores estão acostumados a transitar entre o ambiente online e offline. Logo, eles esperam uma integração perfeita entre os diferentes canais de interação e compra. Inclusive, hoje já existem grandes redes de lojas que abriram os olhos para essa integração omnichannel. Em certos estabelecimentos, o cliente pode iniciar a compra pelo site, fazer o pagamento e ir até a loja apenas para retirar o produto. Existe também a possibilidade de ele experimentar o produto em uma loja física e finalizar a compra pelo celular, sem perder a continuidade e a conveniência. É preciso ficar atento a esse detalhe se você não quer ficar para trás no seu mercado. Autenticidade das marcas A busca por autenticidade também é uma marca importante nas mudanças do comportamento de compra da Geração Z. Esses consumidores estão em busca de marcas com valores reais. Ou seja, eles procuram empresas que efetivamente demonstrem que têm compromisso com seus princípios e não executem campanhas ou ações artificiais. Por isso, empresas que transmitem uma mensagem verdadeira e se conectam emocionalmente com o público tendem a se destacar — especialmente em um mercado saturado de informações. Personalização A personalização é outra tendência importante para engajar as novas gerações. Os consumidores mais jovens valorizam ofertas e conteúdos adaptados aos seus interesses pessoais. A boa notícia é que com a ajuda da tecnologia, as empresas conseguem criar experiências únicas para cada cliente, adaptando e personalizando ações que vão desde o marketing até o produto final. Busca por novas experiências As novas gerações estão em busca de experiências significativas. Mais até do que adquirir novos produtos. Esses consumidores dão valor às marcas que proporcionam vivências autênticas e memoráveis. Essas experiências podem ser oferecidas por meio de eventos exclusivos, algum conteúdo interativo e, até mesmo, um design diferenciado. Essa busca reflete a preferência por um consumo que vá além do material e ofereça algo emocionalmente envolvente. Experiência de compra em tempo real A possibilidade de comprar em tempo real tornou-se uma tendência entre as novas gerações. Esse público aprecia a conveniência e a imersão que essas experiências proporcionam. Assim, esse processo permite que os consumidores conheçam e adquiram produtos de forma imediata, enquanto interagem com influenciadores ou representantes da marca. Influenciadores digitais Como tocamos no termo influenciadores, precisamos discorrer sobre como eles estão impactando o comportamento de consumo das novas gerações. Inclusive, gerando impactos diretos na tomada de decisões de compra. Com uma conexão autêntica com seus seguidores, eles servem como intermediários de confiança entre as marcas e o público jovem. A recomendação de um influenciador relevante pode ser decisiva para a escolha de um produto ou serviço. Portanto, essa é uma estratégia poderosa para as empresas que buscam alcançar esse segmento de consumidores. A adequação das empresas ao comportamento de compra das novas gerações Não existe segredo para se adaptar às novas tendências de consumo das gerações mais jovens. Você pode adotar algumas práticas simples, mas que farão toda a diferença nos resultados para os próximos anos. Entre elas, destacamos: investimento em transparência e sustentabilidade; aposta em produtos e serviços personalizados; presença digital forte, autêntica e marcante; oferecer uma experiência de compra em vários canais, perpassando entre o físico e o online e abrindo a possibilidade de fazer vendas por meio de redes sociais; trabalhar com influenciadores digitais de áreas afins ao seu negócio; investir em inovação com o foco de buscar novidades para o público mais jovem. As novas gerações estão redefinindo o comportamento de consumo, trazendo valores, hábitos e necessidades diferentes, bem como desafios para os gestores. Para conquistar esse público, as marcas precisam se adaptar e oferecer experiências relevantes e alinhadas a esses novos padrões. Gostou do conteúdo? Entre em contato e veja como podemos ajudar você a desenvolver estratégias personalizadas para conquistar seu público e personalizar a experiência dos seus clientes.
Mon Nov 25 17:06:33 BRT 2024
Como viralizar no TikTok? Descubra!
O TikTok se tornou uma das plataformas mais dinâmicas e influentes da atualidade, conquistando milhões de usuários ao redor do mundo com vídeos curtos, criativos e cheios de personalidade. O desejo de entender como viralizar no TikTok é comum entre criadores de conteúdo, marcas e até mesmo usuários casuais. Afinal, alcançar um grande número de visualizações pode abrir portas para novas oportunidades e visibilidade. No entanto, com a enorme quantidade de vídeos postados diariamente, alcançar um bom engajamento nessa rede social tem se tornado um desafio. Neste artigo, compartilharemos dicas e estratégias de viralização no TikTok que podem contribuir em muito para a divulgação de seu negócio. Continue lendo! Como o algoritmo do TikTok funciona? Entender o funcionamento do algoritmo da rede social é a chave para descobrir como viralizar no TikTok. Afinal, é ele quem determina quais vídeos aparecem na famosa Página "Para Você" (For You Page). Diferente de muitas plataformas, o TikTok dá mais oportunidades para vídeos de contas menores atingirem grandes audiências, tornando a viralização possível para qualquer criador. No entanto, para isso acontecer, você deve entender os fatores que influenciam nessa entrega. São eles: potencial de engajamento do perfil: o algoritmo valoriza fortemente a interação dos usuários com o conteúdo. Curtidas, comentários, compartilhamentos e até mesmo o tempo que alguém passa assistindo ao seu vídeo (retention rate) têm grande impacto; primeiras visualizações: os primeiros minutos após a postagem são determinantes para o sucesso de uma postagem. Se seu vídeo receber um bom número de visualizações e engajamentos logo no início, ele será impulsionado a mais pessoas; tempo de duração do vídeo: embora o TikTok permita vídeos mais longos, os mais curtos (entre 15 e 30 segundos) tendem a performar melhor, já que são mais fáceis de assistir até o fim; relevância do conteúdo: o algoritmo também se baseia nos interesses e comportamentos individuais de cada usuário. Isso significa que, se o seu conteúdo for relevante para um nicho específico e coincidir com os interesses de um grupo de pessoas, ele tem mais chances de aparecer para usuários com comportamentos semelhantes. Como viralizar no TikTok ao criar seus conteúdos? A autenticidade é a moeda de maior valor nessa rede social. Em outras plataformas, a estética e a perfeição, muitas vezes, ditam o sucesso do perfil. Por outro lado, o TikTok se destaca por premiar a espontaneidade e a originalidade. Para viralizar, é importante que o seu conteúdo seja autêntico, refletindo sua personalidade ou a essência da sua marca de forma verdadeira. Os usuários do TikTok valorizam criadores que compartilham suas ideias e talentos sem filtros excessivos, aproximando-se mais do público por meio dessa autenticidade. Envio da mensagem ideal para o nicho certo Além de enviar a mensagem ideal, que deve ser autêntica, espontânea e original, você deve se preocupar em encontrar o nicho específico que tende a receber bem o tipo de conteúdo postado pela sua empresa. A viralização nem sempre depende de agradar a todos, mas sim de cativar um grupo específico de pessoas que se identifique com o seu conteúdo. Criar vídeos voltados para um público-alvo claro e bem definido pode aumentar significativamente suas chances de sucesso. Relevância do conteúdo para o público Além disso, produzir conteúdo relevante para o momento também é fundamental. Ficar atento às tendências que surgem na plataforma, como músicas populares, efeitos e desafios virais, pode dar um empurrão extra ao seu alcance. O segredo está em adaptar essas tendências ao seu estilo único. Assim, fazendo com que seu vídeo se destaque em meio a tantos outros. Constância nas postagens A constância também é um fator determinante para quem deseja entender como viralizar no TikTok. Manter uma presença ativa na plataforma, postando regularmente, é indispensável para que o TikTok continue promovendo seus vídeos. Não quer dizer que você deve postar todos os dias, mas sim manter uma frequência que seja viável para, sem sacrificar a qualidade do conteúdo. Combinando autenticidade, relevância e constância, você estará mais preparado para criar conteúdo que gere engajamento e tenha o potencial de viralizar. Quais são as principais estratégias de viralização no TikTok? Após entender como gerar conteúdos que engajam e viralizam, apresentaremos algumas dicas extras para atrair mais usuários para suas postagens no TikTok. Confira! Utilize hashtags de forma estratégica As hashtags são importantes para aumentar a visibilidade no TikTok. Você pode combinar as populares, como #foryou, com algumas do seu nicho específico. Isso o ajudará a alcançar tanto grandes audiências quanto públicos segmentados. Porém, evite exagerar no uso de hashtags irrelevantes. Isso pode comprometer severamente o alcance de suas postagens. Aposte naquelas que, efetivamente, representem o tema do vídeo para garantir que o algoritmo o sugira ao público certo. Faça desafios, colaborações e trends Participar de desafios e trends aumenta suas chances de viralizar. O ideal é customizar esses elementos para refletir seu estilo e nicho. Colaborações com outros criadores e influenciadores também são uma ótima forma de ampliar seu público. Assim, é possível aproveitar a base de seguidores de ambos os perfis Seguir tendências de música e efeitos populares ajuda a aumentar a relevância. Porém, tenha muito cuidado! Sempre se lembre de adicionar sua personalidade para se destacar. Afinal, a autenticidade é a palavra de ordem quando o assunto é viralização no TikTok Aposte em edição e criatividade A edição criativa pode fazer toda a diferença no sucesso dos seus vídeos no TikTok. Portanto, utilize as ferramentas de edição disponíveis na própria plataforma, como efeitos, transições e filtros, para tornar o conteúdo mais dinâmico e visualmente atraente. Adicionar legendas e textos pode aumentar o engajamento, especialmente para aqueles usuários que têm o hábito de assistir aos vídeos do TikTok sem som. Como usar TikTok para marketing de negócios O TikTok oferece uma oportunidade única para negócios alcançarem um público diversificado de maneira autêntica e envolvente. Para usá-lo no marketing, crie conteúdos que reflitam a essência da sua marca, focando em tendências, desafios e storytelling criativo. Participe ativamente das trends da plataforma, adaptando-as ao seu nicho de mercado, e utilize hashtags populares e específicas para aumentar a visibilidade. Além disso, pode ser interessante investir em anúncios pagos, como o TikTok Ads, e colaborações com influenciadores para expandir seu alcance. Por fim, é importante manter uma presença consistente e interagir com a audiência para fortalecer o relacionamento com os seguidores. Finalmente, entender como viralizar no TikTok é uma tarefa que exige uma combinação de autenticidade, criatividade e entendimento do algoritmo. Ao seguir essas dicas, suas chances de alcançar um público maior aumentam significativamente. Com persistência e interação constante com sua audiência, você estará mais próximo de conquistar o sucesso na plataforma. Gostou deste conteúdo? Que tal continuar lendo sobre o assunto? Se você está pronto para levar seu negócio a um novo patamar, confira nosso artigo sobre como impulsionar suas vendas com o TikTok.
Mon Nov 04 14:33:18 BRT 2024
Pesquisa por voz: como adequar seu negócio para atender essa inovação.
A forma como as pessoas buscam informações na internet está passando por uma verdadeira revolução. Com a popularização de assistentes virtuais como Google Assistant, Siri e Alexa, a pesquisa por voz se tornou parte do cotidiano de milhões de usuários. Essa tecnologia oferece conveniência e rapidez, permitindo que as buscas sejam feitas de forma natural, como em uma conversa. No entanto, essa mudança de comportamento dos usuários também exige que empresas adaptem suas estratégias de SEO para garantir que seus conteúdos sejam encontrados nesse novo formato. Justamente nesse momento é que os desafios começam a surgir. Neste artigo, mostraremos como você pode adaptar suas estratégias de marketing para essa nova realidade. Continue lendo! O que é pesquisa por voz? A pesquisa por voz é uma tecnologia que permite que os usuários realizem buscas na internet por meio de comandos vocais, em vez de digitar suas consultas. Com assistentes virtuais como Siri, Google Assistant, Alexa e Cortana, as pessoas podem, simplesmente, fazer perguntas faladas, e esses dispositivos fornecem respostas rápidas e precisas. A grande diferença em relação à pesquisa tradicional é que, ao falar, os usuários tendem a utilizar uma linguagem mais natural e completa. Ou seja, eles podem fazer perguntas do dia a dia, por exemplo: "Qual é o restaurante mais próximo?" ou "Como está o tempo hoje?". Essa forma de interação com a tecnologia está se tornando cada vez mais popular, principalmente por conta da conveniência. Com a pesquisa por voz, não é necessário parar o que você está fazendo para digitar uma consulta — o que a torna ideal para uso em diversas situações, como dirigir, cozinhar ou realizar tarefas domésticas. Além disso, a precisão e a eficiência dos sistemas de reconhecimento de voz melhoraram significativamente nos últimos anos. Contribuindo ainda mais para a adoção em larga escala dessa tecnologia. Qual é o papel dos assistentes virtuais na pesquisa por voz? Os assistentes virtuais, como Google Assistant, Alexa, Siri e Cortana, desempenham um papel fundamental na popularização da pesquisa por voz e estão moldando a forma como os resultados são apresentados. Esses dispositivos têm a capacidade de ouvir, interpretar e fornecer respostas imediatas a comandos de voz. Assim, permitindo que os usuários realizem diversas tarefas, como encontrar informações, controlar dispositivos domésticos e até fazer compras, tudo sem precisar tocar em um teclado. Uma característica importante dos assistentes virtuais é que — diferente da pesquisa tradicional — eles geralmente fornecem apenas uma ou duas respostas faladas, em vez de uma lista extensa de links. Isso torna o SEO para voz extremamente competitivo, já que as empresas precisam otimizar seu conteúdo para ser aquela resposta escolhida pelo assistente. O Google, por exemplo, usa snippets em destaque (featured snippets) para selecionar essas respostas. Logo, garantir que seu conteúdo esteja otimizado para esses snippets aumenta significativamente as chances de ser escolhido. Cada assistente virtual tem seus próprios algoritmos e critérios de seleção, mas todos compartilham o objetivo de fornecer a melhor e mais rápida resposta possível. O Google Assistant, por exemplo, é integrado diretamente ao mecanismo de busca do Google, o que significa que o SEO tradicional e de voz muitas vezes se sobrepõem. A Alexa, por outro lado, tende a se basear em fontes como o Bing ou em skills específicas criadas para fornecer respostas. Portanto, adaptar sua estratégia de SEO para cada plataforma pode aumentar as chances de sucesso. Além disso, esses assistentes estão cada vez mais integrados a dispositivos do cotidiano, como alto-falantes inteligentes, carros conectados e eletrodomésticos. Essa expansão significa que a presença digital da sua marca não está mais limitada à tela de um smartphone ou computador, mas pode estar acessível em uma variedade de contextos do dia a dia. Quais são as tendências de pesquisa por voz para empresas? Quem não se adequar ao SEO otimizado para pesquisas por voz pode sofrer muito com a queda de suas estratégias de marketing. Afinal, nos últimos anos, o uso dessa ferramenta vem crescendo de maneira exponencial. Nos Estados Unidos — conforme pesquisa divulgada pelo portal Oberlo — cerca de 50% da população já utiliza essa funcionalidade em suas pesquisas diárias na internet. No Brasil, o cenário não é diferente. Um levantamento divulgado no portal Tray (Escola de e-commerce) mostrou que em 2020 48% dos brasileiros utilizavam assistentes de voz para fazer buscas na internet. Porém, em 2022 esse número atingiu 90%. Nesse sentido, previsões indicam que a tendência é que o uso da pesquisa por voz continue a crescer, especialmente com a chegada de novos dispositivos conectados e a integração da voz em sistemas de casas inteligentes e automóveis. À medida que a tecnologia evolui, o comportamento dos consumidores também muda, e isso reflete diretamente nas estratégias de marketing digital. Empresas que adotam o SEO para voz têm a oportunidade de se destacar e conquistar visibilidade em um cenário em que esse tipo de pesquisa pode se tornar a principal forma de interação com a web. Como adaptar SEO para busca por voz? Agora que você entendeu a importância da busca por voz, nós mostraremos como adaptar suas estratégias de SEO para essa nova realidade. Continue lendo! Utilização de palavras-chave em linguagem natural Diferente das buscas por texto, em que palavras-chave curtas e diretas predominam, a pesquisa por voz tende a envolver frases completas e perguntas mais longas. Portanto, esse é um ponto importante relacionado a otimização de SEO para buscas por voz. A ideia é inserir palavras chaves no formato long-tail Keywords. Basicamente, são expressões de busca que são mais específicas e que refletem a maneira como as pessoas realmente falam. Por exemplo, em vez de focar apenas na palavra-chave "previsão do tempo", você pode otimizar seu site para perguntas como "Qual é a previsão do tempo para amanhã na minha cidade?". Ou ainda, imagine que estamos elaborando um conteúdo em que a palavra-chave é “restaurante de comida italiana”. No caso da otimização por voz, o termo poderia ser: “Quais são os restaurantes italianos em Recife?” Esses são apenas alguns exemplos para você entender a ideia por trás das long-tail Keywords. Criação de conteúdo para respostas rápidas As pesquisas por voz muitas vezes pedem respostas rápidas e diretas. Isso significa que você deve produzir conteúdos que possam ser facilmente extraído pelos motores de busca e usado em featured snippets, que são aquelas caixas de resposta que aparecem no topo dos resultados de busca. Portanto, estruture seu conteúdo de forma a responder a perguntas específicas logo no início, com parágrafos curtos e diretos. Adicionar listas e resumos também ajuda a aumentar suas chances de ser escolhido como a resposta principal. Utilização de SEO local Uma parte significativa das pesquisas por voz está relacionada a buscas de estabelecimentos locais, como "restaurantes perto de mim" ou "onde encontrar uma farmácia 24 horas". Isso faz do SEO local uma prioridade para otimização de voz. Portanto, certifique-se de que as informações sobre o seu negócio, como endereço, horário de funcionamento e telefone, estejam corretas e bem otimizadas para aparecer em buscas locais. Uma ação importante nesse aspecto é cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio e mantenha suas informações sempre atualizadas. Essa funcionalidade está disponível gratuitamente na plataforma. Uso de dados estruturados para melhorar a visibilidade do site Os dados estruturados são uma ferramenta poderosa que pode ajudar a otimizar seu conteúdo para buscas por voz. Esse assunto é um pouco mais técnico, mas é importante conhece-lo, até mesmo para você poder instruir os profissionais da área sobre como parametrizar seu site para esse tipo de pesquisa. Ao utilizar marcação de dados estruturados, você pode oferecer contexto adicional sobre seu conteúdo. Isso gera um facilitador aos assistentes virtuais como Google Assistant e Alexa que compreenderão melhor do que se trata a sua página. O que são dados estruturados? Dados estruturados são um formato de organização e marcação de informações que permite que os motores de busca compreendam melhor o conteúdo de uma página web. Eles utilizam um vocabulário específico para descrever o que é o conteúdo e como ele se relaciona com outras informações. O foco dos dados estruturados é fornecer contexto e significado adicional para as informações contidas em uma página. Por exemplo, se você tem uma receita em seu site, a marcação de dados estruturados pode incluir informações sobre os ingredientes, o tempo de preparo, as calorias e outros detalhes. Isso pode fazer com que a receita apareça em um formato visual mais atrativo nos resultados de busca, como um rich snippet, que é um destaque que o Google oferece a determinados conteúdos. Assim, a implementação de dados estruturados permite que seu site se destaque em resultados de busca, aumentando a probabilidade de aparecer em featured snippets e respostas diretas. Isso é especialmente importante para SEO de voz, em que os usuários geralmente esperam respostas rápidas e diretas. Usar dados estruturados pode contribuir em muito para a estratégia de SEO para pesquisa de voz. Portanto, converse com a equipe técnica responsável pelo seu site e verifique a possibilidade de inclusão desse improtante elemento. Melhorias na velocidade do site Outro fator importante para SEO de voz é a velocidade de carregamento do site. Como as buscas por voz são frequentemente feitas em dispositivos móveis, o Google tendem a dar mais prioridade para as páginas que carregam rapidamente. Além disso, o usuário que faz uma pesquisa por voz espera uma resposta imediata, e se o seu site for lento, isso pode prejudicar sua classificação nos resultados de busca. Para melhorar a velocidade, você pode solicitar ao setor técnico do seu site a utilizar algumas técnicas como compressão de imagens, caching e otimização de código. Finalmente, ao implementar essas estratégias, sua empresa poderá se posicionar melhor para capturar o crescente tráfego de pesquisas por voz. Aproveitando todo potencial que esse tipo de ferramenta pode proporcionar. A chave para o sucesso no SEO de voz é pensar na experiência do usuário: respostas rápidas, precisas e localizadas são o caminho para conquistar visibilidade nesse novo cenário de buscas. Discorreremos mais sobre esse assunto no próximo tópico deste artigo. A Importância da experiência do usuário no SEO para voz A preocupação com a experiência do usuário é um fator determinante quando se trata de SEO para voz. Como as respostas fornecidas pelos assistentes virtuais são limitadas e devem ser rápidas, os motores de busca dão preferência a sites que proporcionam uma navegação fluida e intuitiva. Isso significa que o conteúdo otimizado para voz deve ir além de palavras-chave bem colocadas. Ele precisa estar inserido em um site que ofereça uma experiência agradável e sem obstáculos. Um dos aspectos mais importantes nesse sentido é a responsividade. Como a maioria das pesquisas por voz ocorre em dispositivos móveis, o seu site seja responsivo, ou seja, ele deve se adaptar bem aos diferentes tamanhos de tela e funcionar corretamente em smartphones e tablets. Isso inclui elementos como botões de fácil acesso, texto legível sem a necessidade de zoom e menus simplificados. Logo, a navegação deve ser clara e objetiva, com informações organizadas de forma lógica. Assim, tanto os assistentes virtuais quanto os usuários possam encontrar respostas rapidamente. Isso também ajuda a aumentar a taxa de retenção de visitantes, algo que o Google e outros mecanismos de busca consideram como um indicador de qualidade. Por fim, é possível concluir que a pesquisa por voz já é uma realidade no ambiente do marketing digital. A otimização para esse modalidade envolve uma série de estratégias, como as que mostramos ao longo deste conteúdo. Portanto, você não pode ficar parado frente a essa inovação. É importante voltar os olhos para o seu negócio e fazer as adequações necessárias o quanto antes. Então, está pronto para dar o próximo passo? Se a resposta foi sim, nós preparamos um conteúdo especial para você que chegou até este ponto do nosso conteúdo. Separamos outro post mostrando mais detalhes sobre como otimizar um conteúdo para buscas por voz.
Thu Oct 31 11:50:11 BRT 2024
Descubra as melhores estratégias de fidelização em restaurantes!
Em um mercado cada vez mais competitivo, conquistar novos clientes é apenas uma parte do desafio. Manter esses consumidores engajados e leais ao seu estabelecimento é o que realmente pode diferenciar um negócio de sucesso. Nesse sentido, ter um programa de fidelidade pode fazer toda a diferença. Esse processo é capaz de reduzir os custos de aquisição de clientes, além de aumentar o valor de cada consumidor gasta na sua empresa ao longo do tempo. Assim, promovendo um ciclo de compras recorrentes e, muitas vezes, gerando indicações. Neste artigo, mostraremos as melhores estratégias de fidelização de clientes, especialmente, em restaurantes. Você verá como pequenas ações podem fazer grandes diferenças na construção de relacionamentos duradouros. Continue lendo! O que é fidelização de clientes? A fidelização de clientes é o processo de criar laços duradouros com o consumidor, fazendo com que ele retorne e continue a escolher sua marca em vez de partir para a concorrência. Ao contrário da aquisição de novos clientes — que exige esforços maiores de marketing e vendas — a fidelização é focada em manter os clientes já conquistados. Desse modo, criando uma relação de confiança e satisfação. Um cliente fiel tende a ter um ciclo de vida mais longo, realizar compras recorrentes e, muitas vezes, se tornar um defensor da marca, recomendando seus produtos ou serviços para amigos e familiares. Quando um cliente chega nesse ponto, a imagem da sua marca é fortalecida. Além disso, os custos com aquisição tendem a cair bastante. Afinal, manter um cliente é mais econômico do que conquistar novos. Investir em fidelização é uma estratégia vital para qualquer negócio que busca um crescimento sustentável. Consumidores fiéis são menos sensíveis a preço, estão mais abertos a experimentar novos produtos e serviços da marca, e geralmente proporcionam feedback valioso para melhorar a experiência geral. O que é um programa de fidelidade? Fidelização de clientes e programas de fidelidade são coisas distintas. No primeiro caso, estamos tratando de uma estratégia mais ampla, que envolve todas as ações e iniciativas de uma empresa para manter seus clientes satisfeitos e leais a longo prazo. Já os programas de fidelidade é uma ferramenta utilizada dentro de uma estratégia de fidelização. Assim, focando especificamente em recompensar os clientes por suas compras ou interações com a marca. Nesse sentido, podemos afirmar que a adoção de técnicas de fidelização vem antes da criação de programas de fidelidade. Por isso, antes de entrar nesse assunto, é importante entender como tornar simples consumidores em clientes fieis do seu estabelecimento. Como funciona a fidelização de clientes em restaurantes? Diferentemente de outros setores, em que a fidelização pode depender exclusivamente de descontos ou recompensas, nos restaurantes ela envolve a qualidade dos produtos oferecidos e a experiência completa que o cliente vivencia durante sua visita. Isso inclui uma série de fatores que devem ser avaliados e implementados nesse tipo de negócio. Abaixo, listaremos quais são esses elementos para construir um bom relacionamento e fidelizar clientes. Qualidade dos pratos O primeiro fator essencial para fidelizar clientes em um restaurante é a qualidade consistente dos pratos. Os consumidores voltam a frequentar um local quando sabem que podem confiar na excelência dos alimentos toda vez que visitam. Um menu bem elaborado, com pratos saborosos e sempre bem preparados, gera confiança e cria a expectativa de uma experiência gastronômica satisfatória a cada retorno. Atendimento de excelência Outro ponto que gera fidelização nos clientes é o atendimento de excelência. Um serviço cordial, rápido e atencioso faz toda a diferença na percepção do cliente sobre o restaurante. Funcionários bem treinados que demonstram interesse e cuidado com as necessidades dos consumidores criam um ambiente acolhedor. Desse modo, fazendo com que os clientes se sintam valorizados, aumentando as chances de retorno. Personalização da experiência A personalização da experiência do cliente também desempenha um papel importante na fidelização. Ao lembrar-se de preferências pessoais, como pratos favoritos ou restrições alimentares, e oferecer uma experiência adaptada a essas necessidades, o restaurante demonstra cuidado individualizado. Isso gera um impacto positivo na satisfação do cliente e o faz sentir-se único, o que fortalece o vínculo com o estabelecimento. Logo, é natural que um cliente que recebeu uma experiência personalizada queira voltar várias vezes para receber novamente esse tratamento. Por fim, a fidelização de clientes em restaurantes depende de um equilíbrio entre oferecer uma excelente experiência gastronômica, um ambiente acolhedor e um atendimento personalizado. Isso cria uma relação duradoura entre o cliente e o restaurante, aumentando as chances de retorno e recomendação. Como criar um programa de fidelidade em um restaurante? Após entender as estratégias para tornar seus clientes fiéis ao seu restaurante, apresentaremos um passo a passo para criar um programa de fidelidade eficiente que, efetivamente, ofereça benefícios aos consumidores e fortaleça ainda os laços deles com sua empresa. Continue lendo para saber mais! Defina o objetivo do programa O primeiro passo para criar um bom programa de fidelidade é determinar seus objetivos principais. Você deve responder as perguntas: quero aumentar o número de visitas dos clientes? desejo incentivar o consumo de produtos específicos? quero premiar aqueles que indicam novos clientes? Definir um objetivo claro permitirá que você crie um programa mais focado e direcionado para os resultados que deseja alcançar. Por exemplo, se o foco é aumentar o número de visitas do cliente, a oferta de programas de benefícios progressivos pode ser interessante. Por outro lado, se o objetivo é incentivar o consumo de um produto específico, o objetivo pode ser focado em oferecer descontos e condições especiais para o consumo. Enfim, cada objetivo terá um tipo de programa de fidelidade específico. Escolha o tipo de programa Após definir o objetivo do programa de fidelidade, você deve escolher o tipo que será aplicado. São várias as opções que podem ser implementadas em um restaurante. Nos tópicos abaixo, descrevemos brevemente sobre as principais. Veja! Programa de pontos Nesse caso, os clientes acumulam pontos a cada vez que fazem uma compra. Por exemplo, a cada R$ 1 gasto, o cliente ganha 1 ponto. Após acumular 100 pontos, ele pode trocá-los por um desconto ou uma refeição gratuita, por exemplo. Esse tipo de programa incentiva os clientes a retornarem e gastar mais para atingir suas metas de pontos. Cartão de fidelidade No caso desse tipo de programa, os clientes recebem um cartão físico ou digital que é carimbado ou registrado a cada visita. Após um determinado número de carimbos (por exemplo, 10), o consumidor ganha uma refeição gratuita ou um desconto significativo. Essa também é uma forma simples de incentivar a frequência em seu restaurante. Níveis de fidelidade Esse programa classifica os clientes em diferentes níveis com base na frequência de visitas ou no valor gasto. Por exemplo, um cliente pode ser classificado como “Prata”, “Ouro” ou “Platina”, cada uma dessas classificações oferece benefícios diferentes, como descontos maiores, acesso a eventos exclusivos ou itens do menu gratuitos. Recompensas de aniversário Outro programa de fidelidade interessante é oferecer uma recompensa especial para clientes em seus aniversários, como um prato gratuito, uma sobremesa ou um desconto. Além de criar laços com o cliente, esse tipo de ação faz com que ele se sinta valorizado e lembrado. Promoção indique um amigo Nesse caso, o foco é incentivar os clientes a indicarem novos consumidores, oferecendo recompensas tanto para quem indica quanto para quem é indicado. Por exemplo, ambos podem ganhar um desconto em sua próxima visita. Essa estratégia é poderosa para aumentar a base de clientes. Mas, também pode ser muito útil para conquistar a lealdade de pessoas que não faziam negócios com sua empresa antes. Eventos exclusivos Por fim, ofereça a clientes fiéis a oportunidade de participar de eventos exclusivos, como degustações, aulas de culinária ou jantares temáticos. Essa abordagem tipo de abordagem pode contribuir em muito com a fidelização desses consumidores. Isso porque, ela fortalece a conexão emocional entre ele e o restaurante. Estabeleça recompensas atrativas As recompensas são o principal motivador para os clientes participarem de um programa de fidelidade. Portanto, além de conhecer os tipos de programas de fidelidade é importante oferecer benefícios que, efetivamente, sejam atraentes para o público. Imagine o tamanho da frustração do consumidor ao saber que, após completar um cartão de fidelidade, por exemplo, ele receberá um brinde simples e insignificante? Isso não pode acontecer! Independentemente do tipo de programa de fidelidade escolhido, a recompensa deve ser satisfatória. Ou seja, o cliente precisa enxergar valor naquilo que receberá. Facilite a participação A adesão ao programa deve ser simples e rápida. Ofereça uma inscrição fácil por meio de um aplicativo, site, ou até mesmo diretamente no ponto de venda. É importante que o cliente consiga acompanhar seu progresso de maneira intuitiva e saiba exatamente quanto falta para obter uma recompensa. Investir em uma plataforma digital para gerenciar o programa de fidelidade pode ajudar a automatizar o processo e melhorar a experiência do cliente. Crie experiências personalizadas A personalização é um diferencial importante para fidelizar clientes. Portanto, use os dados do programa de fidelidade para entender melhor os hábitos de consumo de seus clientes e oferecer promoções direcionadas. Assim, você pode oferecer benefícios como descontos em seus produtos favoritos ou ofertas especiais em datas como aniversários. Quanto mais personalizado for o programa, maior a conexão emocional do cliente com a marca. Incentive a interação digital Um bom programa de fidelidade no setor gastronômico pode ser fortalecido com a integração de canais digitais. Assim, utilize as redes sociais e e-mail marketing para promover o programa, comunicar novas recompensas e manter os clientes informados sobre suas metas. Além disso, ofereça incentivos para check-ins online, avaliações ou compartilhamento nas redes sociais. Assim, é possível fortalecer a sua presença digital enquanto fideliza seus consumidores. Monitore e ajuste o programa Por fim, é importante acompanhar os resultados do programa de fidelidade para garantir que ele está trazendo os benefícios desejados. Sendo assim, sempre monitore o aumento no número de clientes recorrentes, o valor gasto por cliente e o feedback deles sobre as recompensas. Esteja preparado para ajustar o programa conforme necessário, seja aumentando as recompensas ou oferecendo novos incentivos para manter os clientes engajados. Quais são os benefícios de fidelidade para consumidores Os programas de fidelidade oferecem diversos benefícios para os consumidores, tornando-se uma forma eficaz de recompensar a lealdade e melhorar a experiência de compra. Veja como esse tipo de estratégia pode beneficiar os seus clientes. Descontos e recompensas Um dos principais atrativos é a possibilidade de obter descontos e recompensas. Isso incentiva o retorno ao estabelecimento e oferece uma sensação de ganho a cada compra, transformando o simples ato de consumir em uma experiência mais vantajosa. Acesso exclusivo a promoções e eventos especiais Além disso, os programas de fidelidade frequentemente proporcionam acesso exclusivo a promoções e eventos especiais. Clientes fiéis podem ser os primeiros a conhecer novos produtos, participar de vendas antecipadas ou aproveitar descontos exclusivos. Assim, criando um senso de pertencimento e privilégio. Personalização da experiência Outro benefício relevante é a personalização da experiência. Com o acompanhamento das preferências e hábitos de compra, muitas empresas conseguem oferecer recomendações de produtos e serviços que realmente interessam ao cliente. Assim, é possível facilitar o processo de compra e demonstrar que a marca está atenta às necessidades individuais do consumidor, melhorando a satisfação e o engajamento. Facilitação da tomada de decisões do consumidor Os programas de fidelidade também ajudam a facilitar a tomada de decisão dos consumidores. Ao saber que suas compras renderão pontos ou recompensas futuras, muitos clientes optam por continuar comprando na mesma marca, evitando a necessidade de pesquisar concorrentes. Agora, uma pergunta fica no ar: porque é importante conhecer esses benefícios do programa de fidelidade para os clientes? A resposta é muito simples! Quando você, como empreendedor do setor alimentício” entende as vantagens que uma estratégia pode trazer para um consumidor, fica mais fácil compreender a importância de sua implementação no seu negócio. Em outras palavras, significa que ao oferecer benefícios para o cliente, você está criando oportunidade de lucratividade para a sua empresa. Por exemplo: aumento do ticket médio por cliente, redução do custo para captação de novos consumidores, entre outros. Em resumo, implementar estratégias eficazes de fidelização de clientes e programas de fidelidade é vital para o sucesso a longo prazo de um restaurante. Ao focar nessas estratégias será possível construir um relacionamento duradouro com seus clientes, transformando-os em consumidores assíduos e defensores da marca, contribuindo para um crescimento sustentável e uma base de clientes sólida. Gostou das dicas deste artigo? Então, pensamos em oferecer mais uma opção de leitura para enriquecer o seu conhecimento sobre o tema. Confira este post, onde mostramos tudo sobre as novas tendências de programas de fidelidade.
Thu Oct 31 11:34:18 BRT 2024
Como aumentar o engajamento no Instagram? Descubra!
Atualmente, as redes sociais têm desempenhado um papel fundamental na comunicação e no marketing digital. Nesse sentido, saber como aumentar o engajamento no Instagram se tornou um objetivo constante de marcas e empresas que utilizam a plataforma. Um alto nível de engajamento significa que você está criando conversas, gerando valor e, mais importante, construindo uma comunidade leal ao redor da sua marca. No entanto, fazer isso vai além de apenas publicar conteúdo regularmente. É necessário conhecer bem seu público, criar uma estratégia personalizada e estar sempre atento às tendências que surgem quase que diariamente. Neste artigo, compartilharemos com você dicas essenciais para ajudar seus perfis no Instagram a se destacarem e alcançarem um envolvimento mais profundo com seus seguidores. Transformando suas redes sociais em um espaço ativo e interativo. Confira! O que vem a ser o engajamento no Instagram? O engajamento no Instagram refere-se ao nível de interação que os usuários têm com o conteúdo publicado em uma conta, e é um dos principais indicadores de sucesso na plataforma. Esse conceito abrange uma variedade de ações que os seguidores podem realizar em relação às postagens, incluindo curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e visualizações de vídeos. Cada uma dessas interações demonstra o interesse e a conexão que o público tem com o conteúdo, refletindo a eficácia da comunicação e a relevância da marca ou do criador proprietário do perfil. Nesse sentido, o engajamento pode ser visto como uma métrica de desempenho que permite ao gestor de marketing digital entender melhor suas audiências e o que elas valorizam. Essa análise fornece insights valiosos que podem guiar a criação de conteúdo futuro, permitindo que as marcas se ajustem e evoluam de acordo com os interesses de seus seguidores. Quais são os benefícios de aumentar o engajamento no Instagram? Aumentar o engajamento no Instagram oferece uma série de benefícios significativos para marcas e empresas. Veja os principais nos tópicos abaixo! Maior visibilidade e alcance O aumento da visibilidade e alcance é um dos principais benefícios dessa estratégia. Quando você aumenta o engajamento, seu conteúdo tende a ser exibido com mais frequência nos feeds dos usuários e nas páginas de exploração. O algoritmo do Instagram prioriza postagens com alto nível de interação, o que pode resultar em um maior alcance orgânico e na exposição para novos públicos. Aumento da credibilidade e confiança Postagens com alto engajamento são frequentemente percebidas como mais relevantes e autênticas pelos usuários. Isso pode aumentar a credibilidade da sua marca, fazendo com que novos seguidores confiem mais em você. A confiança é um fator importantíssimo nas decisões de compra, especialmente nas redes sociais. Maior retenção de seguidores Marcas e perfis que conseguem engajar seu público de maneira consistente tendem a ter uma taxa de retenção de seguidores mais alta. Quando os usuários veem que seu conteúdo é valioso e interessante, eles são mais propensos a continuar seguindo seu perfil ao longo do tempo. Melhor segmentação de público Ao interagir e analisar o engajamento do seu público, você pode identificar padrões e preferências que ajudam a segmentar melhor sua audiência. Isso permite que você crie conteúdo ainda mais direcionado e relevante, o que pode aumentar ainda mais o engajamento. Impacto positivo nas campanhas de marketing Campanhas de marketing que se aproveitam de um público engajado tendem a dar retornos melhores. O engajamento elevado pode levar a taxas de conversão mais altas, melhor retorno sobre investimento (ROI) e resultados gerais mais eficazes para suas iniciativas de marketing. Como aumentar o engajamento no Instagram? Agora que já entendemos o que é e quais os benefícios que curtidas, comentários e outras ações podem proporcionar, mostraremos, de fato, como aumentar o engajamento no Instagram. Continue lendo! Aprenda a criar conteúdos envolventes para seu público O primeiro passo é aprender a criar conteúdos envolventes para o seu público. Para fazer isso, é importante seguir alguns passos. Entre eles: conhecer bem o seu público, entendendo os interesses, necessidades e comportamentos. Isso permitirá criar postagens que, efetivamente, ressoem com eles e os incentive a interagir; conte histórias para criar conexão emocional. Mostre os bastidores, compartilhe relatos reais e mostre o lado humano da sua marca; use visuais atraentes, como imagens e vídeos de alta qualidade que chamam atenção. Cores vibrantes, boa iluminação e edição criativa são fundamentais nessa hora; crie legendas envolventes, pergunte, peça a opinião dos seguidores ou crie uma chamada para ação (CTA) que incentive a interação; aposte na variedade de formatos, alternando entre imagens, carrosséis, vídeos curtos (Reels), e lives para manter o conteúdo dinâmico e interessante; utilize tendências, como músicas populares, memes ou desafios virais, e adapte essas ideias ao seu nicho. Por fim, é importante que você interaja com sua audiência. Para fazer isso, sempre responda aos comentários, faça perguntas e crie enquetes nos stories. Isso cria uma sensação de comunidade e incentiva a interação contínua. Com essas estratégias, seus conteúdos serão mais atraentes e envolventes, resultando em um maior engajamento. Faça postagens de forma consistente Além de aprender a criar conteúdos envolventes para o seu público, você precisa ter consistência nas suas postagens. Esse é um dos pilares fundamentais para aumentar o engajamento no Instagram. Manter uma frequência regular de postagens ajuda a fortalecer a sua marca e a mantê-la ativa na mente do público e aumenta as chances de o seu conteúdo ser exibido para mais pessoas pelo algoritmo da plataforma. O Instagram tende a priorizar contas que postam de forma frequente e consistente, mostrando seu conteúdo com mais frequência para seguidores e novos usuários. Nesse sentido, vale a pena desenvolver um planejamento de postagens bem estruturado. Ou seja, você deve definir quantas vezes por semana você vai postar e qual o tipo de conteúdo que será publicado em cada dia. O ideal é criar um cronograma de postagens que mantenha um bom equilíbrio entre variedade de formatos (fotos, vídeos, Reels, carrosséis) e temáticas (dicas, tutoriais, curiosidades, bastidores, promoções, etc.). Isso ajuda a evitar que seu conteúdo se torne repetitivo e, ao mesmo tempo, garante que você esteja sempre presente no feed dos seus seguidores. Aposte na tendência dos vídeos curtos Uma excelente forma de aumentar o engajamento no Instagram é apostar na tendência dos conteúdos em vídeos curtos, como os Reels. Eles têm ganhado muita popularidade pela facilidade de consumo rápido e pela capacidade de transmitir mensagens de maneira dinâmica e criativa. As pessoas tendem a interagir mais com esse tipo de conteúdo, seja curtindo, comentando ou compartilhando, justamente pela leveza e rapidez. Além disso, os algoritmos do Instagram priorizam os vídeos curtos, dando maior visibilidade a quem utiliza esse formato. Essa é uma ótima oportunidade para as marcas se conectarem com seu público-alvo de maneira envolvente, utilizando músicas populares, desafios ou apresentando produtos de forma criativa. Utilize carrosséis para aumentar o engajamento O uso de carrosséis no Instagram também é uma estratégia altamente eficaz para manter o público envolvido e aumentar o engajamento. Com a possibilidade de adicionar até 10 imagens ou vídeos em um único post, os carrosséis permitem que você apresente conteúdo de forma mais profunda e detalhada. Esse formato é ideal para várias finalidades, por exemplo: vídeos ou fotos com tutoriais passo a passo para executar alguma tarefa; criação de storytelling, que é uma técnica de contar histórias para engajar e conectar o público; criação de mostruário de produtos; fazer comparações e; criar listas informativas. O formato carrossel é uma estratégia interessante sobre como aumentar o engajamento no Instagram pois incentiva o usuário a interagir deslizando por cada slide, aumentando o tempo que ele passa no post. Quanto mais tempo o público interage com o seu conteúdo, maior a chance de o algoritmo do Instagram dar mais visibilidade a ele. Além disso, carrosséis aumentam as chances de o público curtir, comentar e compartilhar, já que as informações são apresentadas de maneira mais dinâmica e envolvente. Use interações como enquetes e quizzes Outra dica interessante sobre como aumentar o engajamento no Instagram é utilizar as enquetes ou quizzes, especialmente nos stories. Elas são ferramentas poderosas para promover interatividade direta com o público. As enquetes são rápidas e fáceis, permitindo que os seguidores participem com apenas um clique, respondendo a perguntas simples ou expressando suas preferências. Isso pode aumentar bastante o número de visualizações, além de ajudar a entender melhor o que o seu público quer ver ou consumir. Por outro lado, os quizzes são uma forma divertida de testar o conhecimento dos seus seguidores sobre um tema específico ou até mesmo sobre a sua marca. Eles geram curiosidade e podem incentivar a audiência a participar repetidamente, aumentando a proximidade entre você e seus seguidores. Esses formatos de interação são ideais para criar o criam um senso de comunidade que mencionamos no início deste conteúdo. Além de estimular os seguidores a voltarem ao seu perfil, contribuindo para o crescimento do engajamento e a retenção do público. Aprenda a utilizar hashtags relevantes Saber usar hashtags é uma das formas mais eficientes para quem deseja saber como aumentar o engajamento no Instagram. Elas funcionam como palavras-chave que agrupam postagens de temas semelhantes, permitindo que seu conteúdo seja descoberto por usuários além dos seus seguidores. Ao utilizar hashtags relevantes e específicas para o seu nicho, você aumenta as chances de alcançar um público maior e mais qualificado. Uma boa prática é encontrar um equilíbrio entre hashtags populares e aquelas mais segmentadas. Aquelas que são muito concorridas, como #fashion ou #love, têm milhões de postagens, o que pode fazer com que seu conteúdo se perca rapidamente. Por outro lado, as nichadas, como #ModaSustentável ou #AmorPorAcessórios, são menos concorridas e podem atrair seguidores mais engajados e interessados no que você oferece. Para usar as hashtags com excelência você deve conhecer bem o seu público-alvo. Portanto uma pesquisa aprofundada sobre o tema é fundamental para utilizar hashtags que realmente contribuirão para suas postagens. Faça parcerias com outros perfis do Instagram Fazer parcerias com outros perfis no Instagram é uma excelente maneira de aumentar seu engajamento e alcançar novos públicos. Ao colaborar com influenciadores, criadores de conteúdo ou marcas que compartilham interesses semelhantes, você pode expandir sua base de seguidores de forma orgânica e eficaz. Essas parcerias podem ocorrer de diversas maneiras, como em postagens colaborativas, sorteios em conjunto, lives ou até mesmo menções cruzadas. A chave para o sucesso dessas colaborações está em escolher parceiros que tenham uma audiência compatível com a sua Assim, é possível garantir que o público deles esteja alinhado com os interesses da sua marca. Além disso, essas colaborações trazem um ar de autenticidade e confiança, já que o público tende a confiar em recomendações feitas por perfis que já seguem. Abaixo, listaremos algumas formas de maximizar suas parcerias no Instagram. Veja! Promova lives colaborativas Realizar lives com outros perfis é uma forma rápida de gerar interação ao vivo com ambas as audiências. Durante a transmissão, você pode responder perguntas, compartilhar dicas ou discutir temas relacionados ao nicho de ambos os perfis. Isso gera maior envolvimento e amplia o alcance. Faça postagens em parceria Crie postagens conjuntas com outros perfis, seja em formato de foto, vídeo ou carrossel. Marque o parceiro na publicação e incentive seus seguidores a interagirem com ambos os perfis. Isso aumenta a visibilidade e pode trazer novos seguidores para ambos. Realize sorteios e concursos em parceria Sortear produtos ou serviços em colaboração com outros perfis é uma maneira popular de aumentar rapidamente seu alcance. Ao definir que uma das regras para participar do sorteio é seguir ambos os perfis, você estimula um crescimento mútuo na base de seguidores. Faça menções e reposts Simples menções ou repostagens de conteúdo criado por parceiros também são estratégias eficazes. Ao compartilhar o conteúdo deles, você mostra apoio e promove o engajamento entre as duas audiências. Essas parcerias geram um efeito de sinergia, onde ambos os perfis se beneficiam do aumento de visibilidade e engajamento. Ao estabelecer colaborações estratégicas, você fortalece sua presença digital, especialmente, no Instagram e cria uma rede de conexões que pode se expandir continuamente. Por fim, entender como aumentar o engajamento no Instagram exige disciplina, planejamento, estratégia e consistência. Ao implementar essas táticas, aumentará a visibilidade de sua marca e construirá relacionamentos mais profundos com seus seguidores. Colocando-os a um passo de fechar negócios com sua empresa. Gostou deste artigo? Que tal continuar lendo sobre esse assunto? Então, venha conferir o conteúdo que separamos para você. Nele, nós mostraremos o que você deve fazer para ter engajamento e sucesso no Instagram.
Thu Oct 31 11:33:45 BRT 2024
Saiba o que é a moda circular e como integrá-la ao seu seu negócio
O desperdício nunca esteve tão fora de moda. Inserida na economia circular e priorizando a reutilização de materiais, a reciclagem e o descarte consciente, a moda circular é fruto de um movimento de conscientização coletiva. A transição do modelo linear para essa proposta tem sido uma mudança significativa na indústria da moda, unindo estilo e sustentabilidade em um só conceito. Neste post, mostraremos o que é a moda circular e quais as vantagens de implementá-la no seu negócio. Você verá que o conceito não trata apenas de roupas e peças de vestuário, mas de todo um modelo de economia que promove durabilidade e respeito ao meio ambiente. Acompanhe! O que é a moda circular? Por muito tempo, o mercado da moda se baseou em fast fashion. O termo, que pode ser traduzido como "moda rápida", tinha ligação com a prática de renovar o guarda-roupa de maneira contínua. O que servia para um trimestre já seria considerado ultrapassado em outro, por exemplo. No entanto, além de inviável financeiramente para a maioria das pessoas, o modelo fast fashion também não é ambientalmente sustentável. Afinal, com itens sendo descartados a todo momento, o meio ambiente recebia cada vez mais lixo, contribuindo para a sua degradação precoce. Nesse sentido, o conceito de moda circular surge para unir o melhor de dois mundos: preocupação socioambiental; um uso mais duradouro das roupas. Alternativa que se encaixa no orçamento de grande parte das pessoas, a moda circular inverte a lógica dos sistemas de produção de roupas, calçados e acessórios. Isso porque ela propõe que os itens não sejam descartados ou simplesmente armazenados — e sim reinseridos no mercado após o uso. Assim, em vez de ter aquela peça guardada e em desuso há anos no guarda-roupa — ou simplesmente jogar fora, contribuindo com a poluição e privando alguém de ter uma peça que ainda está em bom estado —, há a opção de vendê-la. Saiba mais sobre os princípios por trás desse movimento Como a proposta é que cada peça seja usada por muito tempo, mesmo que por pessoas diferentes, a moda circular valoriza muito a preservação dos itens, buscando aumentar sua vida útil. Com isso, ela reduz os resíduos produzidos pela indústria da moda e ainda promove o desenvolvimento sustentável desse setor. O conceito se baseia na certeza de que os recursos do planeta são finitos. Portanto, não se deve usá-los de forma indiscriminada, em uma produção desnecessária de novas peças de vestuário. E, quando esses artigos são confeccionados, é importante buscar usar um número menor de materiais. Além disso, essa proposta de moda sustentável prega a remoção de materiais não recicláveis e poluentes da cadeia de suprimentos. Nesse sentido, uma alternativa é buscar novos fornecedores, que pratiquem ativamente a sustentabilidade e repassem esse princípio para os insumos. Algumas outras características da moda circular são: a reutilização daquilo que sai das fábricas, desde embalagens até peças de vestuário; aproveitamento máximo de todos os insumos; renovação e coleta de materiais; descarte de resíduos apenas conforme necessário e com boas práticas de segurança ambiental, como a separação de lixo por tipo de material e a parceria com empresas que fazem esse descarte de maneira sustentável. Quais os benefícios da moda circular para a sua empresa? Quando uma empresa adere ao modelo circular de negócio, ela não só demonstra aos clientes os seus valores, mas também colhe outras vantagens e oportunidades. Você pode conferir alguns desses benefícios a seguir. Melhoria da imagem da marca Um estudo de 2021, intitulado O Futuro do E-commerce de Moda e organizado pelo Dafiti Group e pela Worth Global Style Network (WGSN), mostra que algumas das expectativas dos consumidores mudaram muito nos últimos anos. Agora, tão importante quanto escolher bem as peças e compor um look é se relacionar com lojas que estejam comprometidas com mudanças socioambientais. Nesse caso, algumas das características mais procuradas são: durabilidade das peças; minimalismo na composição; transparência na produção e confecção. Por isso, quando o seu negócio adere à moda circular, você não apenas ajuda o meio ambiente: também agrada a um público cada vez mais exigente com o comportamento socioambiental das marcas. Economia de recursos A moda circular também aposta em um uso melhor direcionado dos recursos, como a água e a energia elétrica. Além disso, como você já sabe, ela coloca em foco a redução do desperdício e incentiva o reaproveitamento de tecidos e outros insumos. Desse modo, a empresa passa a ter mais atenção em relação aos seus níveis de consumo. Por exemplo, tende a buscar gastar menos energia elétrica. A consequência natural disso é que os custos de produção sejam reduzidos e a alocação de gastos seja feita com precisão. Parcerias no comércio local A economia circular tem um foco maior no comércio local. Afinal, trabalhar com parceiros mais próximos ajuda a reduzir a poluição e o uso de combustíveis fósseis, já que isso dispensa longas viagens para transportar mercadorias e matérias-primas. Desse modo, a empresa que adota esse modelo ainda apoia o desenvolvimento econômico local — o que fortalece a região na qual atua e tende a atrair mais consumidores em potencial para aquele lugar. Por isso, ao apostar na economia circular, a empresa pode renovar sua base de fornecedores e de parceiros, de modo a ficar geograficamente mais perto deles e reduzir a dependência de longas viagens e também de matérias-primas importadas, cujo transporte tem custos maiores. Networking Por falar em parcerias, a moda circular proporciona um meio de acesso a negócios parecidos, que têm preocupações e princípios semelhantes. Portanto, a empresa se insere em um ecossistema de parceiros que ajudam uns aos outros por conta dos objetivos em comum. Essas organizações podem planejar campanhas coletivas, com cada uma delas tendo acesso a um novo público. Como inserir a moda circular na sua empresa? Exercer a moda circular no negócio não precisa envolver apenas roupas, calçados e acessórios de vestuário. A empresa também pode se engajar em um movimento mais amplo, a economia circular, que também preza pela reutilização e o corte de desperdícios. A seguir, confira nossas dicas para colocar esses conceitos em prática! Reutilize roupas e tecidos Para tornar nosso planeta mais sustentável, é importante investir em um uso consciente das matérias-primas. Isso envolve reutilizar sobras e evitar o desperdício. A moda circular é uma abordagem promissora nesse sentido, já que propõe que as sobras de uma produção sejam usadas como insumo para outra produção, em vez de serem descartadas como lixo. Um exemplo inspirador é a campanha de reciclagem têxtil da Riachuelo, que utiliza as sobras de tecido como matéria-prima para novas peças de moda. Outras empresas também podem adotar essa prática — por exemplo, ao reutilizar os uniformes dos funcionários, em vez de simplesmente descartá-los. Essa abordagem pode até mesmo envolver clientes, por meio de concursos para roupas feitas a partir de materiais reutilizados. Isso fortalece o relacionamento da empresa com a clientela e pode gerar uma renda extra com a venda de materiais recicláveis. Faça o controle de estoque Quando falamos em sustentabilidade, um dos grandes desafios é combater o desperdício. Nas empresas, muitas vezes isso acontece devido a um controle de estoque ineficiente. Uma solução para esse problema é investir em um programa de gerenciamento, como um software que ajuda a racionalizar os custos. Com essa tecnologia, a empresa pode ter um melhor controle sobre o que compra e o que descarta. Isso não só reduz o desperdício, mas também evita a perda de vendas por falta de produtos no estoque. Em resumo, investir em um programa de gerenciamento pode ser uma ótima maneira de melhorar a sustentabilidade e a eficiência de uma empresa. Informe-se sobre os modos de produção das marcas Caso a sua empresa utilize uniformes padronizados, uma boa ideia é buscar saber mais sobre essas peças: como elas são produzidas, os compromissos dos fornecedores com a preservação do meio ambiente e as suas práticas gerais em relação à sustentabilidade. O seu negócio pode estar trabalhando com uma empresa que explora mão-de-obra ou que não emprega nenhuma política de sustentabilidade, por exemplo. Associar-se a esse tipo de parceiro pode ser danoso para a imagem da empresa, já que os próprios clientes podem fazer essa conexão e evitar os seus produtos. Utilize menos embalagens As embalagens são itens que podem ser reciclados e transformados em algo novo e único. Materiais como metal, plástico e vidro podem ser aproveitados, evitando que a empresa despeje tantos resíduos no lixo. Além disso, o uso de embalagens plásticas nas entregas pode ser substituído por bolsas de tecido reutilizável. Essa medida é uma excelente opção para reduzir a quantidade de resíduos gerados pela empresa e ajudar a preservar o meio ambiente. Aposte na comunicação digital Chega de imprimir milhares de folders, propagandas e outros documentos dedicados à comunicação. Afinal, como a maior parte das pessoas já utiliza a internet, esse contato pode se concentrar no meio online. As newsletters e memorandos digitais também podem substituir a impressão de documentos no ambiente físico da empresa. Esse movimento é chamado de paperless. Uma empresa paperless é aquela que evita ao máximo imprimir documentos. É possível transmitir arquivos por meio de celulares, tablets e notebooks — principalmente quando a organização faz uso da computação em nuvem, que permite o acesso aos documentos em qualquer lugar do mundo. A comunicação online e o marketing digital também proporcionam meios para que a empresa explore a criatividade em seu contato com clientes, fornecedores e colaboradores internos. Um exemplo é a criação de infográficos. Em resumo, a moda circular é um conceito fundamental para a construção de um futuro mais sustentável. A indústria da moda é conhecida por ser uma das mais poluentes do mundo, mas essa realidade pode mudar com a adoção de práticas mais conscientes e responsáveis. E é preciso que empresas, consumidores e toda a sociedade se unam nessa jornada em busca de um planeta mais saudável e equilibrado. Quer ter acesso a mais conteúdos interessantes em primeira mão? 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