Pratos típicos, produtos artesanais e shows culturais são alguns dos atrativos do Festival Gastronômico Milhos Crioulos de Anchieta, que será realizado nos dias 28 e 29 de janeiro de 2023, no Salão Paroquial, no centro do município. A iniciativa é da Administração Municipal e do Sebrae/SC, com apoio da Associação Anchietense de Turismo (Anchietur) e da Cooperativa da Agricultura (Cooper Anchieta). A expectativa dos organizadores é de atrair um público aproximado de 500 pessoas e gerar uma movimentação econômica superior a R$ 15 mil.
Os milhos crioulos estão no território desde a década de 1950. A diversidade trazida foi conservada pelos usos dos sistemas agrícolas. Muitas das variedades se desenvolveram por meio de policultivo e consórcios, com a realização das trocas entre famílias da mesma comunidade ou de outros municípios. Isso contribui para ampliar e manter viva essa cultura alimentar. Essas sementes são sinônimo de alimentação saudável, manutenção da cultura agrícola e do cuidado com a vida.
A proposta do evento surgiu a partir das ações de estruturação do processo de Indicação Geográfica (IG), com o objetivo de qualificar e valorizar os produtos à base dos milhos crioulos de Anchieta. Desde o início a comunidade, o Poder Público e os agricultores foram envolvidos no processo tanto para contribuir com o resgate das receitas dos produtos ancestrais da agricultura familiar – um patrimônio do território – quanto para o fomento do empreendedorismo criativo.
“Pela primeira vez será realizada uma ação gastronômica exclusiva com os milhos crioulos de Anchieta. Justamente, porque a ideia é reforçar a imagem do produto no território, principalmente para as comunidades da região extremo-oeste. Para isso, não precisamos esperar que o registro de IG seja concedido”, explica o coordenador para projetos de IG do Sebrae/SC, Alan David Claumann.
O prefeito Ivan José Canci enaltece o comprometimento do Poder Público, das entidades empresariais, da iniciativa privada e da comunidade para que o Festival Gastronômico atinja seus objetivos de valorizar ainda mais uma cultura alimentar repassada entre gerações. “Sabemos que essa é mais uma etapa que contribuirá para que a região seja reconhecida devido às características exclusivas e essencialmente ligadas ao meio geográfico, além de fazer parte de uma estratégia de desenvolvimento territorial”, explica.
INDICAÇÃO GEOGRÁFICA
A Administração Municipal firmou parceria com o Sebrae/SC para o projeto de Indicação Geográfica dos milhos crioulos de Anchieta. Essa iniciativa conta com apoio da Epagri, do Governo de Santa Catarina, do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) e da Cooper Anchieta. O registro é a designação que identifica um produto ou um serviço como originário de uma área geográfica delimitada conforme qualidade, reputação ou outra característica essencialmente atribuída a essa origem.
O selo de IG para o território de produção de grãos preservará as tradições dessa cultura gastronômica, protegerá a região produtora tanto nos aspectos culturais quanto econômicos e promoverá essas variedades. Também contribuirá para o acesso de mais e melhores mercados estimulando também um empreendedorismo criativo atuante na agregação de valor ao produto.
Segundo Claumann, pelo projeto de construção dessa IG já foi possível organizar a governança, que se reúne com frequência para discutir os caminhos e as regras. “Muitas ações foram executadas, a exemplo de uma edição do Empretec Rural para fortalecer o empreendedorismo criativo em torno dos milhos crioulos e as oficinas culinárias para incentivar a produção das receitas e fomentar o comércio com a inserção desses produtos. Tudo com visão de futuro e para contribuir com o Festival Gastronômico”, relata.
Também estão previstas outras medidas, como comprovação da reputação e da produção na região, fortalecimento da governança, delimitação oficial da área abrangida, definição dos mecanismos de controle, promoção de festivais gastronômicos e, por fim, o pedido de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a IG representa a possibilidade de um novo ciclo de oportunidades para empreendedores com visão no mercado da bioeconomia. “A intenção é dar visibilidade para essa base produtiva, principalmente porque cada vez mais o consumidor busca por alimentos saudáveis e orgânicos”, analisa. Trennepohl comenta que essa será a primeira IG do oeste catarinense. “O propósito é evidenciar as qualidades e as características vinculadas ao meio geográfico, que podem garantir mercados especiais e um aumento da oferta do milho e derivados à própria comunidade, fortalecendo também a identidade territorial, que é fundamental para ações estruturantes da gastronomia no turismo local”, ressalta.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (28/01)
- a partir das 8h30 até às 22h: atendimento nas bancas com alimentos;
- 12h: Almoço no Restaurante Central e nas bancas do Festival Gastronômico;
- 14h às 15h: Solenidade de abertura oficial do evento e lançamento da rota de turismo rural;
- 15h às 18h: Apresentações musicais com Peterson e Thiago, Alécio Freitas e Mohamed Pinguim;
- 15h15 às 16h30: Oficina 1 Produção de milhos e pipoca crioulos (inscrição prévia);
- 15h15 às 16h30: Oficina 2 Produção de lasanha e massa de milho (inscrição prévia;
- 17h às 18h15: Oficina 3 Alimentação Sebrae (incluir temática);
- 19h30: Show do Grupo Águas Nativas;
Sábado (29/01)
- 8h: Recepção e rota rural das sementes (vagas limitadas);
- a partir das 8h30 até às 22h: atendimento nas bancas com alimentos;
- 10h às 12h: Mesa redonda com moradores e ex-moradores Tuia do Tempo;
- 12h: Almoço no Restaurante Central e nas bancas do Festival Gastronômico;
- 14h às 15h: Moda de viola com Cristian Ferrari;
- 15h às 16h: Apresentação do Grupo Italiano Trivêneto, de Pinhalzinho;
- 17h às 18h: Show com Banda 049.
Mais informações pelo telefone (49) 3653-3200.
Os milhos crioulos estão no território desde a década de 1950 (Foto: divulgação).
Pela primeira vez será realizada uma ação gastronômica exclusiva com os milhos crioulos de Anchieta (Foto: divulgação).