O Empretec Rural é realizado pelo Sebrae/SC em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e o apoio da Administração Municipal de Galvão. A agente de desenvolvimento, Bruna Loureiro, conta que a dinâmica no município está em sua segunda edição e que os resultados foram positivos. “No ano passado tivemos um retorno muito bom em relação ao nível de conhecimento. Depois do curso os empretecos realizaram eventos e algumas parcerias se mantém firmes até hoje”, relata.
O empreendedor rural de Galvão Rubens Moretti seguiu os caminhos do pai e desde muito pequeno desempenha a função de produtor. No início cuidava apenas da pecuária, atualmente passou a trabalhar com o agro. Moretti diz que o interesse em participar do Empretec Rural partiu pela contribuição no planejamento de ações para o desenvolvimento de seu empreendedorismo rural. “Além disso, a formação nos traz atualizações de estratégias, ferramentas e soluções acerca do que há de mais moderno para o trabalho do produtor rural”, complementa.
O prefeito de Galvão, Edmir Edi Dalla Cort, frisa que “o Empretec Rural é uma solução que reforça a parceria entre a Administração Municipal e o Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, e traz incentivo aos agricultores para fortalecê-los para que invistam no município”, enfatiza.
CONHEÇA O EMPRETEC
O Empretec é o maior seminário de empreendedorismo do mundo, realizado no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos. Os conteúdos têm como base as dez características comportamentais do empreendedor: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, destaca que a formação é vivencial. “A prática e o domínio dos ensinamentos despertam no participante o seu perfil empreendedor e suas habilidades, ao aprimorar a gestão da empresa rural, ampliar as possibilidades de sucesso e identificar novas oportunidades de negócio”, explica.
A presidente do Sindicato Rural de Galvão, Marlene Morilhas Daneluz, vê o Empretec Rural como uma oportunidade de gerenciar melhor os negócios e de contribuir com a evolução dos participantes e seus empreendimentos. “A propriedade rural é uma empresa, para ter sucesso e alcançar o crescimento é preciso se capacitar. Em um cenário de margens de lucros pequenas, por exemplo, o diferencial é saber planejar, administrar e comercializar os produtos assertivamente”, frisa.
Marlene destaca que o Sebrae/SC e o Sistema Faesc/Senar-SC, são entidades que oferecem o conhecimento e a motivação para manter as famílias no agronegócio. “São instituições gigantes que muito contribuem por oferecer as ferramentas disponíveis para fortalecer os pequenos negócios. Basta os empreendedores saberem aproveitar”, conclui.
Podem participar empreendedores rurais de pequenas propriedades das áreas de produção vegetal (hortifruticultores, produtores de grãos, de reflorestamento etc), de produção animal (criadores de gado, suínos, frangos etc) e aquicultura. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira (13). Mais informações pelo telefone (49) 9 9954-2201 com Bruna Loureiro, na Sala do Empreendedor.