Região, que no ano passado recebeu operadoras de turismo e agências de viagens, tem sido escolhida como destino por turistas do Nordeste
O Sul catarinense já começou a colher os frutos das ações de incentivo ao turismo promovidas pelo Sebrae/SC. Neste mês, a região já recebeu um grupo de turistas do Nordeste e espera receber ao menos outros dois ainda no primeiro semestre. O resultado é consequência de um trabalho iniciado em 2022, com famtours (viagens de familiarização), realizados pelo Sebrae/SC em parceria com a Santur e municípios da Amrec e Amesc, tendo como público-alvo agências e operadoras de turismo.
No início deste mês, um grupo de 25 turistas de Natal, no Rio Grande do Norte, desembarcou em Santa Catarina para percorrer um roteiro de viagem. Durante a semana de estadia, eles visitaram a Gôndola Lucille, em Nova Veneza, e conheceram a história, a cultura e a gastronomia da cidade. Os turistas tiveram também a chance de se aventurar no balonismo de Praia Grande; conhecer tradicionais vinhos e edificações históricas de Urussanga; além de apreciar a beleza das paisagens naturais da Serra do Rio do Rastro.
De acordo com o Sebrae/SC, mais dois grupos dos estados de Alagoas e Ceará, também com cerca de 25 pessoas, estão previstos para visitarem a região no início de maio. Além desses, há ainda outros previstos para o segundo semestre do ano, ainda a confirmar data, e também turistas vindo por conta própria, sem a formação de grupos.
Resultado do incentivo ao turismo
Em 2022, o Sebrae/SC e a Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) trouxeram mais de 50 representantes de agências de viagem e de uma operadora de turismo do nordeste para o Sul do estado.
“O famtour é uma estratégia de turismo, onde divulgamos o destino para as agências emissivas e operadoras de viagens, os convidando para conhecer equipamentos turísticos, hotéis, restaurantes e cultura da região que estão organizados e formatados como produto turístico, conhecendo melhor nossa oferta, essas operadoras formatam roteiros e as agências emissivas vendem ao turista final”, explica a gestora de projetos do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.
À época, o famtour percorreu mais de 10 cidades, num roteiro que incluiu águas termais, passeios de trem e balão, visita a vinícolas, cultura alemã e italiana, pontos de ecoturismo e hotel fazenda, além da produção associada ao turismo, como produtos coloniais, cervejas, cachaças e artesanato.
Segundo a consultora do Sebrae/SC, Ná Menegari, essas ações de promoção devem atrair cada vez mais turistas para o Sul catarinense. “Essas agências vendem bastante a serra gaúcha, mas se encantaram por toda nossa região, que integra os roteiros das Serras Catarinenses. É assim que eles têm sido vendidos”, relata.