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Mercado e Vendas | PROMOÇÃO
3 Passos para fazer uma boa promoção de vendas

A promoção de vendas é um dos recursos do marketing para atrair mais clientes e melhorar os resultados.

· 08/03/2023 · Atualizado em 10/05/2023
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Quer atrair novos clientes, aumentar as vendas e a visibilidade do negócio? Existe um recurso de marketing muito eficaz para tudo isso: a promoção de vendas.

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, mais de 70% das pessoas aguardam a oportunidade das promoções para adquirir produtos que desejam, mas que tem um valor mais alto, como celulares, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos.

Promoção de vendas é um conjunto de recursos e técnicas usadas para aumentar o volume de transações ao longo de um período determinado. Uma boa promoção requer investimentos baixos, já que o mais importante é o valor gerado.

Além disso, por ser uma ação de tempo limitado, desperta o senso de urgência e atrai clientes com grande potencial de compra.

Uma promoção de vendas pode ser funcional para diversos objetivos, como:

  • Lançamento de um serviço ou produto;
  • Fidelização de clientes antigos;
  • Liberação de espaço no estoque;
  • Movimentação do fluxo de caixa;
  • Aumento do número de vendas;
  • Atração de novos clientes.

Mesmo que o foco seja atrair novos clientes, melhorar o relacionamento ou oferecer um novo serviço, a empresa deseja sempre incrementar o desempenho comercial a fim de trazer mais receita à operação.

Para isso acontecer com êxito, é necessário planejamento: compreender onde o negócio está e aonde deseja ir. Veja três passos estratégicos para fazer uma promoção de venda eficaz!

1. Defina o público, produto e região 

Responda algumas perguntas para delimitar a sua campanha de promoção:

  • Quais clientes você deseja atingir? 
  • Que produto será o foco da promoção? 
  • Quais bairros ou cidades serão incluídas na campanha? 

2. Escolha a técnica de promoção 

Alinhe as necessidades e os objetivos do negócio às técnicas de promoção de vendas. Cada técnica é indicada para determinada meta.  

  • Prazos especiais: focada no aumento das vendas, estimula a sensação de vantagem e desperta o senso de urgência nos clientes.
  • Programas de indicação: utilizada quando a marca quer atrair novos ou fidelizar antigos clientes. 
  • Descontos progressivos: indicada para esvaziar o estoque, já que é uma maneira de estimular o consumidor a levar mais itens para casa.
  • Cupons: funcionam como método para estreitar o relacionamento e estimular a compra.
  • Bônus para a próxima compra: para quem precisa investir na retenção de clientes, essa é a técnica ideal.
  • Sorteios e concursos: serve para dar mais visibilidade aos negócios e também estimula a sensação de vantagem no consumidor.
  • Brindes e amostras grátis: indicada para o lançamento de produtos, já que incentiva o consumidor a experimentar novidades.

3. Divulgue sua promoção 

Agora que você já definiu o objetivo e método, é hora de garantir que a mensagem chegue a seus clientes. Escolha os canais que atingem o público-alvo e utilize a linguagem e o tom de voz adequados. Lembre-se que ter uma persona definida ajuda a criar conteúdos alinhados às expectativas do potencial cliente.

Dicas para fazer uma promoção de vendas matadora

  • Aproveite a sazonalidade - Valorize datas comemorativas para lançar alguma promoção de vendas e alavancar as vendas. Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal e Black Friday têm bastante força comercial. 
  • Mantenha o cadastro de clientes atualizado - Com contatos atualizados é possível enviar as ofertas e personalizar mensagens de acordo com o objetivo da promoção de vendas.
  • Consulte a viabilidade jurídica - Antes de investir na campanha, confira sempre o Código de Defesa do Consumidor ou consulte uma equipe jurídica com o propósito de garantir a legalidade da ação. 

A promoção de vendas é uma das ferramentas de marketing mais utilizadas nos pequenos e médios negócios. O recurso facilita o lançamento de produtos, a movimentação do fluxo de caixa e do estoque e ainda traz benefícios para o consumidor. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas: Como fazer uma promoção de vendas para melhorar o desempenho comercial

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