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Mon Jul 04 17:49:32 BRT 2022
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Aprenda a vender na Amazon e decole nas vendas

Saiba como cadastrar a sua empresa na Amazon e conheça algumas maneiras práticas e seguras de impulsionar as vendas do seu produto

· Atualizado em 04/07/2022
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Sabia que você pode vender seus produtos pelo site da Amazon, a empresa líder no comércio on-line? É isso mesmo. Seu negócio pode disparar ao ser apresentado para milhares de clientes que acessam o site todos os dias para comprar de tudo, desde roupas, livros e calçados e eletroeletrônicos. 

Para ser uma empresa parceira, basta se registrar, o que pode ser feito de duas formas. A profissional é para quem planeja vender mais de dez itens por mês. Já a individual é recomendada para quem quer vender até dez itens a cada 30 dias.  

Na categoria Profissional, é cobrado um valor é de R$ 19,90 por mês mais comissão e, no Individual, R$ 2,00 por item mais comissão, a qual consiste em uma porcentagem do valor total, variando de 8% a 20%, dependendo da categoria do produto. Quem se cadastrar no modo Profissional tem garantidos três meses de assinatura grátis.

Primeiros passos

Para o cadastro, serão solicitados alguns dados, como nome do titular, e-mail, informações da loja on-line (CNPJ, razão social, endereço comercial, nome fantasia, CNPJ), conta bancária e o cadastro de cartão de crédito.

Se o seu cadastro for de distribuidor para a venda de produtos dos setores pet, de saúde e de beleza, é possível que seja solicitada nota fiscal para verificação da origem da compra. Mas isso só ocorrerá se enviarmos um comunicado durante o processo de registro.

Estratégia de vendas

Embora a Amazon seja uma empresa renomada, cada negócio precisa fazer a sua parte. Por isso, antes de iniciar a operação, elabore um plano estratégico de vendas.

A maneira mais rápida de começar é sendo um distribuidor, ou seja, comprando produtos de outros fabricantes e publicando-os na sua conta Amazon. Já os proprietários de marcas produzem seus próprios produtos ou compram itens para vender uma seleção exclusiva. Nesse caso, é necessário fazer o Registro de Marcas na Amazon para proteger a sua propriedade intelectual e a criar uma experiência confiável para os consumidores. Para saber mais sobre como registrar a sua marca.

Cadastrei. E agora?

Com o cadastro, chegou o momento de catalogar os seus produtos. São mais de 15 categorias, desde acessórios para bebês, alimentação, casa e cozinha, ferramentas, computadores, objetos para escritório, entre outros.

Porém, nem todas as categorias estão abertas para os vendedores. Algumas são restritas, o que significa que uma autorização é necessária para a realização das vendas. Para obtê-la, você deve entrar em contato com a Amazon Seller Central para ficar mais por dentro da Política de Propriedade Intelectual da companhia.

Precificação

Ter que definir o preço de venda de um produto muitas vezes tira o sono do empresário, até porque isso influencia a decisão de compra do cliente e a lucratividade do seu negócio. Na Amazon, você pode dormir sossegado.

Isso porque ela oferece aos empresários a configuração automatizada de preço. Nesse modelo, o empresário pode limitar valores máximos e mínimos, para vender um produto abaixo da oferta em destaque ou acima do valor mais baixo. Essa precificação dinâmica dá subsídios para que se possam definir novas estratégias em relação ao tema.

Logística

Agora, com os produtos na “prateleira” e o início das vendas, vamos entender como funciona a entrega. Existe a opção de você enviar os produtos por conta própria ou, então, usar uma das logísticas da Amazon: FBA – Logística da Amazon, FBA Onsite – Logística da Amazon ou DBA – Delivery by Amazon.

Otimização das vendas

Independentemente de onde você esteja vendendo o seu produto, a publicidade é a alma do negócio. Por isso, aí vão algumas dicas:

Invista em anúncios patrocinados

A Amazon tem um jeito simples e prático de configurar as campanhas em seu sistema. Além de aumentar a visibilidade do seu negócio, uma campanha patrocinada ajuda a direcionar os anúncios ao público de interesse e, assim, aumentar o fluxo de vendas, evitando a limitação de alcance e, ainda, possibilitando um maior controle dos gastos.

Selo Prime

Outra forma de turbinar a saída de produtos é utilizar o Selo Prime. Essa opção faz com que as ofertas sejam mais atrativas, porque indica que o produto será enviado de forma rápida e gratuita. Ela é elegível para empresas que optam pela Logística da Amazon (FBA). Publicar promoções, cupons e ofertas-relâmpago também é uma alternativa para aumentas as vendas por meio do site.

Amazon Turbo

Outra estratégia é contratar o programa Amazon Turbo. Por meio dele, um prestador de confiança da Rede de Prestadores de Serviço o ajuda a identificar falhas e otimizar seus anúncios.

Entre algumas opções do programa, estão a análise e correção de preços, análise de performance, que inclui reputação e relatório de vendas, plano de ofertas e suporte na logística.

Programa de recompensas do vendedor

Essa iniciativa estimula os vendedores a aplicarem as melhores práticas possíveis para o sucesso de vendas, ganhando dinheiro com isso. Funciona assim: a Amazon lança uma promoção. O vendedor (empresa) escolhe se quer ou não participar, depois de avaliar se ela seria interessante para o seu negócio.  Por exemplo, ao aderir a um programa de logística ou a alguma ferramenta de precificação recomendada para sua loja, o vendedor parceiro poderá ser recompensado em dinheiro.

Aplicativo

Independentemente de onde você estiver, as vendas podem ocorrer com tranquilidade. Entre as funcionalidades que tornam isso possível estão a manutenção do contato com cliente, o cumprimento de ordens de venda e a gestão de ofertas e inventário.

Qualificação

Para acelerar seu negócio, você também pode contar com o treinamento promovido pela Amazon. Todas as quintas-feiras, a partir das 14 horas, fica disponível um webinar com temáticas distintas para disseminar conhecimento e ajudá-lo a aumentar ainda mais o poder do seu negócio. Basta se inscrever aqui.

Gostou do artigo? Ele foi inspirado em um conteúdo disponível na própria página da Amazon.

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