this is an h1

this is an h2

Mon Jan 16 15:19:16 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Uma startup pode ser MEI?

Começar como MEI pode ser uma boa alternativa para testar a sua solução, alcançar escalabilidade e validar o seu protótipo de startup.

· 18/11/2022 · Atualizado em 16/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você sabe o que é uma startup? Com certeza, na busca pela resposta a essa pergunta, você encontrará uma série de definições, e, apesar de elas estarem bastante presentes em nosso dia a dia, o nome em inglês acaba assustando ou confundindo algumas pessoas. Criadas em um ambiente de extrema incerteza, as startups são modelos de negócios que buscam resolver problemas dos clientes. Por isso, elas são geradas para ser um negócio escalável, isto é, que apresenta um crescimento acelerado sem que seja necessário aumentar os custos na mesma proporção.

Elas buscam oferecer soluções inovadoras, muitas vezes com base na tecnologia (mas não exclusivamente), alcançando um maior número de pessoas. Seja por marketplace (Uber, Airbnb), modelo de assinatura (Netflix, Spotify) ou outros, elas usam o universo on-line para tornar o negócio replicável e escalável.

São grandes os desafios para criar soluções de grande sucesso comercial para as startups, o que consiste na aplicação de metodologias, aperfeiçoamentos e validações para diminuir os riscos de um produto não obter um diferencial competitivo que cative o público. Para isso, soluções e funcionalidades específicas precisam ser testadas a todo momento, gastando o mínimo possível e otimizando aprendizados para melhorar a experiência da solução.

Uma startup pode ser MEI?

A resposta é sim! Embora o Microempreendedor Individual (MEI) não seja o único caminho, o regime simplificado e os tributos unificados e com valores especiais fazem desse porte uma boa possibilidade para iniciar uma startup, a depender do grau de maturidade e do desenvolvimento da solução. 

Há também o Inova Simples: instituído pela Lei Complementar nº 167, de 24 de abril de 2019, e regulamentado pela Resolução CGSIM nº 55, de 23 de março de 2020, ele tem facilidades como o regime do MEI, porém com vantagens para quem está na fase de comercialização experimental e atendimento diferenciado para o registro de patentes no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Inovação para startups

Para startups e todas as empresas que desejam se manter saudáveis no mercado, a inovação se tornou um diferencial competitivo. É inovando que as empresas conseguem se manter relevantes e, se o processo for contínuo, à frente da concorrência na maioria das vezes. Mas como a sua empresa pode aplicar o conceito de inovação em seu dia a dia? O curso Inovação e possibilidades de crescimento, com duração de apenas duas horas, mostra o que você precisa saber para implantar a cultura de inovação no seu negócio ou ideia. Acesse já!

O Sebrae ainda oferece dois cursos que vão ajudar você no processo de criação e desenvolvimento da sua startup. Inscreva-se nos links: Acesso a mercado para startups e Inovação de impacto para startups


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora